BiologiaMatérias

Quais as organelas citoplasmáticas e suas funções? Aprenda tudo sobre citologia!

Quais as organelas citoplasmáticas e suas funções Aprenda tudo sobre citologiaQuais as organelas citoplasmáticas e suas funções

O entendimento em relação à estrutura e o metabolismo celular é essencial para entendermos a organização e o funcionamento dos seres vivos e, por isso, a citologia é uma matéria muito cobrada nos vestibulares. Então que tal se preparar e aprender de maneira simples quais as organelas citoplasmáticas e suas funções?

Se quiser ir diretamente para alguma organela citoplasmática, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler o artigo sobre Organelas Citoplasmáticas, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é o Citoplasma e Citosol?

Cuidado! Citoplasma e Citosol não são sinônimos! O citoplasma é o local onde a maioria das reações metabólicas da célula acontecem, enquanto o citosol é uma substância gelatinosa que preenche o espaço do citoplasma. 

Nós encontramos inclusões citoplasmáticas e as organelas celulares imersas no citosol. As inclusões citoplasmáticas são estruturas inertes que podem ser formadas por substâncias de reserva, como grânulos de glicogênio e amido.

As organelas celulares são estruturas que fazem parte do metabolismo celular, cada uma com a sua função específica. É importante entender o papel de cada organela para entender o funcionamento da célula em relação a todo o organismo. Vamos aprender mais?

O que é o Citoesqueleto?

O citoesqueleto é uma junção de filamentos proteicos que dão forma e sustentação à célula. Ele é o responsável pelo posicionamento das organelas, movimentação de estruturas e, até mesmo, da própria célula

O citoesqueleto é dividido em filamentos. São eles:

  • Microtúbulos: participam da divisão celular e da formação de cílios e flagelos.
  • Filamentos intermediários: participam da adesão entre células adjacentes a partir da ligação entre os desmossomos.
  • Filamentos de actina: participam do processo de divisão celular, da contração muscular e da sustentação das organelas no citosol.

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

O que são Centríolos, Cílios e Flagelos?

Os centríolos são estruturas que orientam a formação dos microtúbulos e das fibras do fuso no processo de divisão celular. Desse modo, essas estruturas ficam localizadas próximas do núcleo das células eucarióticas.

Os centríolos também são responsáveis pela organização dos cílios e flagelos. Essas estruturas são muito importantes para o deslocamento celular, seja no ambiente ou dentro do próprio organismo.

O que são os Ribossomos?

Ribossomos são as principais estruturas responsáveis pela síntese de proteínas. Essas organelas podem ser encontradas livres no citosol ou associadas ao retículo endoplasmático rugoso. 

Os ribossomos são formados no nucléolo e sua estrutura é composta por RNA ribossômico e proteínas. Ele apresenta um formato globular dividido em duas subunidades, uma maior e a outra menor.

O que é o Retículo endoplasmático?

Os retículos endoplasmáticos são redes de canais que participam do transporte de substâncias pela célula. Existem dois tipos de retículo endoplasmático:

  • Retículo Endoplasmático Rugoso (REG): além de transportar substâncias, é responsável pela intensa síntese proteica, pois apresenta ribossomos aderidos a sua parede, o que confere o nome de “rugoso”. Está intimamente ligado ao envoltório nuclear.
  • Retículo Endoplasmático Liso (REL): além de distribuir substâncias ao longo da célula, também é responsável pela síntese de lipídeos e metabolização de substâncias tóxicas, como álcool e outras drogas.

O que é o Complexo de Golgi?

O Complexo de Golgi é uma organela responsável pelo processamento de substâncias produzidas na célula. No aparelho golgiense, substâncias metabolizadas pelo REG e pelo REL são processadas para serem usadas depois. 

Localizado próximo ao retículo endoplasmático, seu aspecto se aparenta com uma pilha de sacos achatados sem conexão entre si. Esse complexo possui duas faces distintas:

  • Face cis ou região formativa: voltada para o retículo endoplasmático, é a região que recebe as substâncias produzidas pelo REG e pelo REL.
  • Face trans ou região de maturação: voltada para a membrana plasmática, é a região que expele as vesículas com as substâncias que foram processadas dentro do Complexo de Golgi.

O que são Mitocôndrias?

As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas responsáveis pela produção de energia por meio da respiração celular. Sua morfologia apresenta duas membranas, sendo uma interna que forma as cristas e outra externa que delimita a organela.

O interior dessa organela é preenchido pela matriz mitocondrial: substância parecida com o citosol de células bacterianas. Nela, nós encontramos ribossomos mitocondriais, RNA e DNA mitocondrial, o que confere capacidade de autoduplicação à mitocôndria.

  • A capacidade de autoduplicação está relacionada à teoria da endossimbiose! 

O que são Cloroplastos?

Os cloroplastos são organelas encontradas nas células de plantas e algumas algas. Apresentam coloração verde devido a presença do pigmento clorofila e, por isso, sua função está relacionada ao processo da fotossíntese.

Da mesma forma que as mitocôndrias, os cloroplastos apresentam duas membranas, material genético próprio e capacidade autorreplicativa. Desse modo, a formação dessas organelas também é explicada pela teoria da endossimbiose.

Gostou do nosso resumo sobre o que são Cônicas? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador