Biologia

Organelas citoplasmáticas e suas funções. Aprenda tudo sobre citologia!

Quais as organelas citoplasmáticas e suas funções Aprenda tudo sobre citologiaQuais as organelas citoplasmáticas e suas funções
Sala do Saber - melhor cursinho online

O entendimento em relação à estrutura e o metabolismo celular é essencial para entendermos a organização e o funcionamento dos seres vivos e, por isso, a citologia é uma matéria muito cobrada nos vestibulares. Então que tal se preparar e aprender de maneira simples quais as organelas citoplasmáticas e suas funções?

Se quiser ir diretamente para alguma organela citoplasmática, clique em algum dos tópicos abaixo:

Você sabia que a biologia celular é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

O que é o Citoplasma e Citosol?

Cuidado! Citoplasma e Citosol não são sinônimos! O citoplasma é o local onde a maioria das reações metabólicas da célula acontecem, enquanto o citosol é uma substância gelatinosa que preenche o espaço do citoplasma. 

Nós encontramos inclusões citoplasmáticas e as organelas celulares imersas no citosol. As inclusões citoplasmáticas são estruturas inertes que podem ser formadas por substâncias de reserva, como grânulos de glicogênio e amido.

As organelas celulares são estruturas que fazem parte do metabolismo celular, cada uma com a sua função específica. É importante entender o papel de cada organela para entender o funcionamento da célula em relação a todo o organismo. Vamos aprender mais?

O que é o Citoesqueleto?

O citoesqueleto é uma junção de filamentos proteicos que dão forma e sustentação à célula. Ele é o responsável pelo posicionamento das organelas, movimentação de estruturas e, até mesmo, da própria célula

O citoesqueleto é dividido em filamentos. São eles:

  • Microtúbulos: participam da divisão celular e da formação de cílios e flagelos.
  • Filamentos intermediários: participam da adesão entre células adjacentes a partir da ligação entre os desmossomos.
  • Filamentos de actina: participam do processo de divisão celular, da contração muscular e da sustentação das organelas no citosol.

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

O que são Centríolos, Cílios e Flagelos?

Os centríolos são estruturas que orientam a formação dos microtúbulos e das fibras do fuso no processo de divisão celular. Desse modo, essas estruturas ficam localizadas próximas do núcleo das células eucarióticas.

Os centríolos também são responsáveis pela organização dos cílios e flagelos. Essas estruturas são muito importantes para o deslocamento celular, seja no ambiente ou dentro do próprio organismo.

Saiba quais são as atividades das organelas com nosso guia completo sobre as organelas citoplasmáticas e suas funções nas células.

O que são os Ribossomos?

Ribossomos são as principais estruturas responsáveis pela síntese de proteínas. Essas organelas podem ser encontradas livres no citosol ou associadas ao retículo endoplasmático rugoso. 

Os ribossomos são formados no nucléolo e sua estrutura é composta por RNA ribossômico e proteínas. Ele apresenta um formato globular dividido em duas subunidades, uma maior e a outra menor.

O que é o Retículo endoplasmático?

Os retículos endoplasmáticos são redes de canais que participam do transporte de substâncias pela célula. Existem dois tipos de retículo endoplasmático:

  • Retículo Endoplasmático Rugoso (REG): além de transportar substâncias, é responsável pela intensa síntese proteica, pois apresenta ribossomos aderidos a sua parede, o que confere o nome de “rugoso”. Está intimamente ligado ao envoltório nuclear.
  • Retículo Endoplasmático Liso (REL): além de distribuir substâncias ao longo da célula, também é responsável pela síntese de lipídeos e metabolização de substâncias tóxicas, como álcool e outras drogas.

O que é o Complexo de Golgi?

O Complexo de Golgi é uma organela responsável pelo processamento de substâncias produzidas na célula. No aparelho golgiense, substâncias metabolizadas pelo REG e pelo REL são processadas para serem usadas depois. 

Localizado próximo ao retículo endoplasmático, seu aspecto se aparenta com uma pilha de sacos achatados sem conexão entre si. Esse complexo possui duas faces distintas:

  • Face cis ou região formativa: voltada para o retículo endoplasmático, é a região que recebe as substâncias produzidas pelo REG e pelo REL.
  • Face trans ou região de maturação: voltada para a membrana plasmática, é a região que expele as vesículas com as substâncias que foram processadas dentro do Complexo de Golgi.

O que são Mitocôndrias?

As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas responsáveis pela produção de energia por meio da respiração celular. Sua morfologia apresenta duas membranas, sendo uma interna que forma as cristas e outra externa que delimita a organela.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O interior dessa organela é preenchido pela matriz mitocondrial: substância parecida com o citosol de células bacterianas. Nela, nós encontramos ribossomos mitocondriais, RNA e DNA mitocondrial, o que confere capacidade de autoduplicação à mitocôndria.

  • A capacidade de autoduplicação está relacionada à teoria da endossimbiose! 

O que são Cloroplastos?

Os cloroplastos são organelas encontradas nas células de plantas e algumas algas. Apresentam coloração verde devido a presença do pigmento clorofila e, por isso, sua função está relacionada ao processo da fotossíntese.

Da mesma forma que as mitocôndrias, os cloroplastos apresentam duas membranas, material genético próprio e capacidade autorreplicativa. Desse modo, a formação dessas organelas também é explicada pela teoria da endossimbiose.

Esperamos que este resumo sobre organelas citoplasmáticas e suas funções tenha despertado em você a vontade de estudar mais sobre o incrível mundo da Biologia!

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Obrigada por ler nosso resumo sobre organelas citoplasmáticas e suas funções.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • Olá! Os ribossomos não são organelas. eles são muito menores que as oranelas e nãos são rodeados pro membranas. Eles são estruturas do citoplasma, formadas por RNAr e proteínas, que executam a tradução do RNAm em proteínas. A subunidade menor e maior dos ribossomos são montadas no nucléolo dentro do núcleo.

    • Boa tarde professora. Realmente alguns estudiosos não consideram os ribossomos como organelas pelo fato de não terem membrana. Mas há outras literaturas que os considera como organelas não-membranosas, já que estão no citoplasma e desempenham funções para a célula. Seguimos a linha dos livros didáticos mais comuns, embora a sua observação seja muito válida e importante de ser conhecida também. Obrigada!