Matemática

O que é fração?

O que é fraçãoO que é fração?

Fração é, basicamente, a representação de partes iguais de um todo. Nesse artigo você aprende a fazer operações básicas com frações, como adição, subtração, multiplicação e divisão.

Se você tem dificuldades em matemática, confira esse artigo e aprenda de uma vez o que é fração. Dessa forma, você estará mais bem preparado para o Enem e outros principais vestibulares. 

Aproveite e se prepare com o Simulado do Beduka! Ele conta com questões das edições anteriores do Enem e é corrigido com base na nota TRI.

Nesse artigo você verá:

  1. O que é fração;
  2. Tipos de frações;
  3. Tipos de operações com fração.

O que é fração?

Fração é, basicamente, uma representação das partes iguais de um todo. Isso quer dizer que a fração determina a divisão de partes iguais sendo que cada uma integra um número inteiro.

Para exemplificar de forma mais didática, pense em uma pizza dividida em 6 partes iguais. Cada fatia da pizza corresponde a 1/6 (um sexto), ou seja, se uma pessoa come 3 fatias de pizza, ela estará comendo 3/6 (três sextos) da pizza. 

O que é fração

Nas frações, o número que fica embaixo – ou seja, aquele que representa o total – é chamado de denominador. Já o número que fica em cima – que representa a porcentagem do todo – é chamado de numerador.

O que é fração

Quais os tipos de frações?

Agora que você já sabe o que é fração, deve entender que há 4 tipos principais de frações. São elas:

  1. Fração própria
  2. Fração imprópria
  3. Fração aparente 
  4. Fração mista

Veja quais as características de cada uma delas abaixo. 

1. Fração própria

Fração própria é toda aquela em que o numerador é menor que o denominador. Isso significa que representa um número menor que um inteiro. Como por exemplo: 2/8.

2. Fração imprópria

São frações em que o numerador é maior que o denominador. Isso significa que  representa um número maior que um inteiro. Como por exemplo: 5/3.

3. Fração aparente

São frações em que o numerador é múltiplo do denominador, ou seja, representa um número inteiro escrito em forma de fração. Como por exemplo: 9/3 = 3.

4.Fração mista

São frações constituídas por uma parte inteira e uma fracionária, representada por números mistos. Como por exemplo: 1 2/5 (um inteiro e dois quintos).

Tipos de operações com fração

O mais importante sobre as frações é saber como utilizá-las para fazer operações matemáticas básicas, como adição, subtração, divisão e multiplicação. Confira a seguir como fazer cada uma dessas operações:

Soma de frações

Para fazer uma operação de adição entre frações, é necessário identificar se os denominadores das duas frações são iguais. Se forem, basta repetir o denominador e somar os numeradores.

Soma de frações - Denominador igual

Se os denominadores forem diferentes, antes de somar deve-se transformar as frações em frações equivalentes de mesmo denominador. Para isso, calculamos o MMC (Mínimo Múltiplo Comum) entre os denominadores das frações a serem somadas. 

O valor do MMC passa a ser o novo denominador das frações. Após isso, deve-se dividir o MMC encontrado pelo denominador da fração e o resultado dessa operação é multiplicado pelo numerador de cada fração e esse valor passará a ser o novo numerador.

Soma de frações - Denominador diferente

Subtração de frações

A subtração de frações funciona da mesma forma que a adição, ou seja, é necessário verificar se os denominadores são iguais ou não. Se o denominador for igual, basta repetir o denominador e subtrair os numeradores.

Subtração de fração - Denominador igual

Mas se os denominadores forem diferentes, é necessário fazer o mesmo procedimento, procurando o MMC para obter frações equivalentes de mesmo denominador. Após esse procedimento podemos fazer a subtração normalmente.

Subtração de fração - Denominador diferente

Divisão de frações

A divisão de frações é feita multiplicando a primeira fração pelo inverso da segunda, ou seja, inverte-se o numerador e o denominador da segunda fração.

Divisão de frações

Multiplicação de frações

A multiplicação de frações é feita multiplicando os numeradores entre si, bem como seus denominadores.

Multiplicação de frações

Frações equivalentes

As frações equivalentes são frações que representam a mesma quantidade. As frações 1/2, 2/4 e 4/8 são equivalentes, por exemplo. Para encontrar frações equivalentes, é necessário multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo número natural, diferente de zero.

Frações equivalentes

Simplificação de frações

A simplificação de frações consiste em reduzir o numerador e o denominador por meio da divisão pelo máximo divisor comum (MDC) aos dois números. Uma fração está totalmente simplificada quando verificamos que seus termos estão totalmente reduzidos a números que não possuem termos divisíveis entre si. Quando isso acontece, ela é chamada de fração irredutível.

Simplificação de frações

Gostou de saber o que é fração? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador