Matemática

Unidades de Medida de Comprimento

Unidades de Medida de ComprimentoUnidades de Medida de Comprimento
Sala do Saber - melhor cursinho online

Unidades de Medida de Comprimento são as grandezas utilizadas para mesurar as diversas medidas de distâncias. Segundo o Sistema Internacional de Medidas, a unidade de comprimento padrão é o metro (m).

Você já ouviu falar em Unidades de Medida de Comprimento? O Beduka preparou esse artigo para você entender melhor esse tema e se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Não deixe de conferir também nossos exercícios sobre Unidades de Medida.

Nesse artigo vamos falar sobre:

História

Ao longo da história e por conta das diferentes características de cada sociedade, as grandezas eram medidas em inúmeras unidades por todo o planeta. A partir do desenvolvimento e da integração dos povos, foi necessária a padronização das medidas de grandezas.

O que são Unidades de Medida?

Unidades de medida são as quantidades específicas de uma determinada grandeza física e que são utilizada como padrão para outras medidas.

Sistema Internacional de Unidades (SI)

A sociedade tinha inúmeros problemas, principalmente no comércio, por conta das unidades de medida não padronizadas. Para resolver essa situação, foi elaborado o Sistema Métrico Decimal que adotou, de início, três unidades de medida:

  • Metro: medida de distâncias;
  • Litro: medida de volumes de líquidos:
  • Quilograma: medida de quantidade de massa (peso).

Ao passar do tempo, com o desenvolvimento da tecnologia e da ciência, foi necessária a criação de um sistema de medidas mais preciso. Por essa razão, o Sistema Internacional de Medidas foi criado em 1960, e continua sendo o mais utilizado em todo mundo até hoje. 

Não deixe de conferir o artigo completo sobre Unidades de Medida Física.

Unidades de Medida de Comprimento

Segundo o Sistema Internacional de Medidas, a base fundamental para as medidas de comprimento é o metro. Derivada da palavra grega “métron”, que significa “aquilo com capacidade de medir”, o metro se estabeleceu, à princípio, como sendo a 10ª milionésima parte da distância entre a linha do Equador e o Pólo Norte. Em 1928 somente que o metro foi adotado oficialmente como a principal medida do Brasil.

Medidas de Comprimento – Múltiplos do Metro

O metro (m) é a principal unidade de comprimento, sendo considerada a base para outras medidas. Para medir grandes distâncias, foi criado um conjunto de múltiplos do metro. São eles:

  • Quilômetro (km): equivale a 1000 metros (1000 vezes um metro);
  • Hectômetro (hm): equivale a 100 metros (100 vezes um metro);
  • Decâmetro (dam): equivale a 10 metros (10 vezes um metro).

Medidas de Comprimento Submúltiplos do Metro

Para medir as pequenas distâncias, foi estabelecido um grupo de submúltiplos do metro. São eles:

  • Decímetro (dm): Equivale a 0,1 metros (um metro dividido por dez);
  • Centímetro (cm): Equivale a 0,01 metros (um metro dividido por cem);
  • Milímetro (mm): Equivale a 0,001 metros (um metro dividido por mil).

Conversão de Medidas

Para convertemos medidas de distâncias em outras, como transformar metros em quilômetros, centímetros em metros e etc, podemos utilizar a imagem abaixo, que demonstra como realizar a conversão de medidas:

conversão de medidas

Conversão para unidades de medida de comprimento maiores

Pela imagem podemos ver que, para converter um valor em medidas maiores, basta dividir por 10 o valor que desejamos transformar. Para cada vez que você quiser transformar o comprimento em um maior, vá dividindo por dez.

Exemplo:

  • Para transformar 4000 centímetros em metros, basta dividir esse valor por 10, onde obteremos 400 decímetros, e depois divide o valor novamente por 10, encontrando 40 metros
  • Para transformar 3000 metros em quilômetros, basta dividir esse valor por 10, onde obteremos 300 decâmetros. Depois, dividimos esse valor novamente por 10, obtendo 30 hectômetros. Por fim, dividimos esse valor mais uma vez por 10, encontrando 3 quilômetros.

Conversão para unidades de medida de comprimento menores

Pela imagem também vemos que para converter um valor em medidas menores, basta multiplicar por 10. Para continuar transformando o comprimento, basta continuar multiplicando por 10 cada vez que mudar. 

Exemplo:

  • Para transformar 3 quilômetros em metros, basta multiplicar esse valor por 10, obtendo 30 hectômetros. Depois, multiplicamos por 10, obtendo 300 decâmetros e, por fim, multiplicamos por 10 mais uma vez para obtermos 3000 metros.
  • Para transformar 40 metros em centímetros, basta multiplicar esse valor por 10, onde obteremos 400 decímetros, e depois multiplicamos o valor novamente por 10, encontrando 400 centímetros.

Dicas para facilitar a conversão das unidades de medida de comprimento

Para tornar o processo de conversão de medidas mais fácil, podemos utilizar duas dicas importantes:

Reduzindo o número de multiplicações e divisões

Digamos por exemplo que precisamos de converter uma medida em quilômetros para centímetros. Para reduzir o número de multiplicações que fazemos, basta contar quantas vezes precisaríamos multiplicar por 10, e então elevarmos o 10 a potência com o valor do número de vezes.

Por exemplo, para transformar uma medida em quilômetros para centímetros, precisaríamos multiplicar o valor da medida por 10 cinco vezes (quilômetro para hectômetro, depois hectômetro para decâmetro, depois decâmetro para metro, depois metro para decímetro, e por último decímetro para centímetro – 5 multiplicações por 10).

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Para facilitar, podemos elevar o 10 à quinta potência (10^5) que corresponde à 10x10x10x10x10. O resultado desse cálculo é igual a 100.000

Depois, multiplicamos o valor da medida em quilômetros por 100.000, obtendo o seu valor em centímetros.

Exemplo:

  • Transformar 3 quilômetros em centímetros:

3 x (10^5) = 3 x (10 x 10 x 10 x 10 x 10) = 3 x 100.000 = 300.000cm

  • Transformar 4000 metros em quilômetros:

4000 : (10^3) = 4000 : (10 x 10 x 10) = 4000 : 1000 = 4Km

Reduzindo o número de cálculos

Como realizamos multiplicações e divisões por 10, observamos que, no final, se altera somente a quantidade de “zeros” acrescentada à direita (no caso de multiplicação) e à esquerda (no caso de divisão).

Logo, para reduzirmos o número de cálculos, podemos contar quantas vezes iremos ter que multiplicar ou dividir o valor que queremos transformar, e depois simplesmente acrescentar ou retirar essa quantidades em “zeros”. Não entendeu? Vamos aos exemplos:

  • Transformar 3 quilômetros em centímetros:

Sabemos que para transformar quilômetros em centímetros basta multiplicar por 10 cinco vezes, que é a mesma coisa que multiplicar por 100.000. Perceba que 100.000 possui exatamente cinco “zeros” e, para transformar o valor de quilômetros para centímetros, basta acrescentar os cinco “zeros” ao 3.

3 quilômetros = 300000 centímetros

  • Transformar 4000 metros em quilômetros

Sabemos que para transformar metros em quilômetros, basta dividir o valor por 10 três vezes, que é o mesmo que dividir por 1000. Perceba que 1000 possui três “zeros”, portanto, para transformar uma medida de metros para quilômetros, basta retirarmos três “zeros” do 4000.

4000 metros = 4 quilômetros

  • Transformar 40000 centímetros em quilômetros

Para transformar centímetros em quilômetros, basta dividir o valor por 10 cinco vezes, ou seja, dividir por 100.000. Como vemos, 100.000 possui cinco zeros, e o valor que queremos transformar possui quatro. Nesses casos procedemos da seguinte forma:

Cortamos o máximo de “zeros” possível do valor que desejamos transformar. No caso acima, conseguiríamos cortar somente quatro “zeros”. Para continuar a conversão, quando os “zeros” à direita do número acabam, acrescentamos a quantidade restante à esquerda do número e os separamos pela vírgula. Veja:

40.000cm : 100.000 = 4 : 10 = 0,4 Km

Além de aprender sobre Unidades de Medida de Comprimento, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre Unidades de Medida de Comprimento? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.