Física

Desafie seus conhecimentos com estes 10 exercícios de unidades de medidas com resposta!

Exercícios de Unidades de MedidaExercícios de Unidades de Medida
Sala do Saber - melhor cursinho online

Se você está estudando medidas e precisa testar seus conhecimentos, os exercícios de unidades de medidas são uma excelente opção. Com eles, você poderá avaliar seu desempenho e identificar seus pontos fracos.

Resolver exercícios sobre unidades de medidas é uma forma eficiente de fixar o conteúdo aprendido, além dessa prática ajudar a desenvolver habilidades de interpretação e raciocínio lógico, tão importantes em outras áreas.

Os exercícios de unidade de medida podem ser encontrados em vários lugares, mas aqui no blog do Beduka você terá de tudo: resumo, questões e gabarito. Se você quer aprimorar seus conhecimentos, não deixe de praticar agora mesmo!

Dá uma olhada em tudo o que você vai encontrar por aqui e já clica em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que são as unidades de medida?
  2. Quais são as unidades de medidas?
  3. Exercícios de unidades de medida
  4. Respostas dos Exercícios de Unidades de Medida

Sinta a magia da aprovação no Enem usando o nosso Plano de Estudos!

O que são as Unidades de Medida?

As unidades de medida são símbolos que mensuram o tamanho ou a quantidade das coisas. Se falarmos que uma tábua mede 3 cm e a outra mede 3 m, você consegue imaginar a diferença de tamanho por causa das unidades que acompanham o número 3.

Assim, cada uma das diferentes grandezas possuem suas próprias unidades de medidas:

  • Comprimento → cm, m…
  • Área → cm², km²…
  • Capacidade → cm³, dm³…
  • Massa → g, kg…
  • Volume → ml, l,…

Você já deve ter ouvido falar no Sistema Internacional de Unidades (SI). Ele foi criado para padronizar as medidas de cada grandeza na maioria dos países. Então o km é usado para medir distância nas estradas tanto do Brasil como do México, por exemplo.

O tempo também é uma grandeza, mas sua forma de ser medido é diferente de todas acima.

Quais são as unidades de medidas?

Nós imaginamos que você esteja ansioso para responder às perguntas… Mas prometemos que esse é o último tópico de explicação. Logo depois você já irá resolver os exercícios de transformação de unidades de medidas com gabarito!

Vamos lá:

Medidas de Comprimento

Comprimento é a grandeza que mede a distância ou o tamanho das coisas, seja no mapa, na pista, na régua… Existem muitas unidades de medida para o comprimento, como jardas, polegadas e pés. No entanto, o padrão é usar o metro (m).

As subdivisões do metro são: quilômetro (km), hectômetro (hm), decâmetro (dam), decímetro (dm), centímetro (cm) e milímetro (mm).

Nós escrevemos um artigo super completo sobre as Medidas de Comprimento

Medidas de Massa

O nome já deixa claro o que está sendo medido, e também aqui existem diferentes unidades como a onça e a tonelada. Mas o padrão do sistema internacional é o grama (g).

As subdivisões do grama são: quilograma (kg), hectograma (hg), decagrama (dag), grama (g), decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg).

Também temos um artigo falando exclusivamente sobre as Medidas de Massa!

Medidas de Volume

O Volume é a grandeza que mede o espaço que um líquido ocupa no recipiente. Como você já deve imaginar, existem diferentes unidades para isso: galão, barril, quarto… Mas o padrão é usar o litro (l).

As subdivisões do litro são: quilolitro (kl), hectolitro (hl), decalitro (dal), decilitro (dl), centilitro (cl), mililitro (ml).

Você também pode ler o texto que escrevemos sobre Medidas de Volume.

Medidas de Capacidade

A capacidade é a grandeza que mede o espaço ocupado por um corpo sólido, e é preciso ter uma visão tridimensional para enxergar o que estamos falando. Por isso, o padrão de unidade de medida é o metro cúbico (m³).

As subdivisões do metro cúbico são: quilômetro cúbico (km³), hectômetro cúbico (hm³), decâmetro cúbico (dam³), decímetro cúbico (dm³), centímetro cúbico (cm³) e milímetro cúbico (mm³).

Parece com o Volume, né? Por isso é bom saber fazer a conversão de unidades de medidas.

Exercícios de Unidades de Medida

1 – (ENEM 2011)  – Um mecânico de uma equipe de corrida necessita que as seguintes medidas realizadas em um carro sejam obtidas em metros: a) distância a entre os eixos dianteiro e traseiro;


Ao optar pelas medidas a e b em metros, obtêm-se, respectivamente,

a) 0,23 e 0,16
b) 2,3 e 1,6
c) 23 e 16
d) 230 e 160
e) 2.300 e 1.600 

2 – (Prova Resolvida PC SP 2014 – Oficial Administrativo)Foram construídos dois reservatórios de água. A razão entre os volumes internos do primeiro e do segundo é de 2 para 5, e a soma desses volumes é 14 m³. Assim, o valor absoluto da diferença entre as capacidades desses dois reservatórios, em litros, é igual a

a) 8 000.

b) 6 000.

c) 4 000.

d) 6 500.

e) 9 000.

3 – (Prova Resolvida PM Acre Músico 2012 – Funcab)Determine o valor em decímetros de 0,375 dam.

a) 3,75dm

b) 0,0375dm

c) 3750dm

d) 37,5dm

e) 375dm

4 – (TJ CE – ESAF) Quantos cm³ existem em 10 litros?

a) 10

b) 100

c) 1.000

d) 10.000

e) 100.000

5 – (ENEM)Uma empresa especializada em conservação de piscinas utiliza um produto para tratamento da água cujas especificações técnicas sugerem que seja adicionado 1,5 ml desse produto para cada 1000 l de água da piscina. Essa empresa foi contratada para cuidar de uma piscina de base retangular, de profundidade constante igual a 1,7 m, com largura e comprimento iguais a 3 m e 5 m, respectivamente. O nível da lâmina d’água dessa piscina é mantido a 50 cm da borda da piscina.

A quantidade desse produto, em mililitro, que deve ser adicionada a essa piscina de modo a atender às suas especificações técnicas é :

a) 11,25

b) 27,00

c) 28,80

d) 32,25

e) 49,50

6 – (PM Pará – Fadesp)Sabendo-se que uma pessoa consome aproximadamente 800 metros cúbicos de água por ano e que o planeta dispõe de, no máximo, 9000 quilômetros cúbicos de água para o consumo por ano, pode-se afirmar que a capacidade máxima de habitantes que o planeta suporta, considerando-se apenas a disponibilidade de água para consumo, é aproximadamente:

a) 11.100.000.000.

b) 11.150.000.000.

c) 11.250.000.000.

d) 11.350.000.000.

7 – (PM RN – Consultec) Um reservatório, inicialmente vazio, com capacidade para 8000 litros, recebe água à razão de 1600cm³ por segundo.

O tempo decorrido para que ele fique totalmente cheio é de

a) 1h 20min 40s

b) 1h 21min 30s

c) 1h 22min

d) 1h 23min 20s

8 – (Correios – Cespe) Nos Correios, são utilizados vários tipos de caixas para o envio de encomendas, entre elas, a caixa do tipo 4B, um paralelepípedo retângulo, em papel ondulado, com arestas medindo 360 mm, 270 mm e 180 mm. O volume dessa caixa, em dm³, é:

a) superior a 18 e inferior a 21.

b) superior a 21 e inferior a 24.

c) superior a 24.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

d) inferior a 15.

e) superior a 15 e inferior a 18.

9 – (PM RN – Consultec)Na saída da cidade de Mossoró (RN), uma blitz intercepta um caminhão- baú lotado de caixas retangulares, cada uma com 12 garrafas de mel. O comandante da operação ordenou que o soldado contasse quantas garrafas de mel havia no caminhão. O soldado, inteligentemente, simplesmente verificou que o volume interno do baú era igual a 36m³ e que o volume de cada caixa era igual a 36000cm³. Voltou-se ao comandante e disse, com toda certeza, que o número de garrafas era x.

Se o baú estava com a maior quantidade possível de caixas e se a resposta do soldado está correta, 15% de x é igual a

a) 2800

b) 2400

c) 1800

d) 1600

e) 1500

10 – Enem – 2010 Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, com 1/3de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a  densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, ρágua= 1 g/cm³.

No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma).Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a:

a) 0,073 kg.

b) 0,167 kg.

c) 0,250 kg.

d) 0,375 kg.

e) 0,750 kg

Parabéns por ter chegado até aqui. Você também já pode treinar para o Enem com o Simulado do Beduka. É gratuito e mostra seu desempenho no final!

Respostas dos Exercícios de Unidades de Medida

Exercício resolvido da questão 1 –

b) 2,3 e 1,6 

Exercício resolvido da questão 2 –

b) 6 000.

Exercício resolvido da questão 3 –

d) 37,5dm

Exercício resolvido da questão 4 –

d) 10.000

Exercício resolvido da questão 5 –

b) 27,00

Exercício resolvido da questão 6 –

c) 11.250.000.000.

Exercício resolvido da questão 7 –

d) 1h 23min 20s

Exercício resolvido da questão 8 –

e) superior a 15 e inferior a 18.

Exercício resolvido da questão 9 –

c) 1800

Exercício resolvido da questão 10 –

d) 0,375 kg.

Gostou dos nossos Exercícios de Unidades de Medida? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Nós também queremos te conectar à faculdade! Experimente fazer o Teste vocacional ou procurar uma vaga no seu curso dos sonhos com desconto no Beduka Bolsas. Por lá você pode encontrar o que está procurando e não vai se arrepender de ter se dado uma chance.

Boa sorte!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários