Matemática

Unidades de Medida de Massa

Unidades de Medida de MassaUnidades de Medida de Massa

Unidades de Medida de massa são as grandezas utilizadas para medir as diversas quantidades de matéria. Segundo o Sistema Internacional de Medidas, a unidade de tempo padrão é o quilograma (kg).

Você já ouviu falar em Unidades de Medida de Massa? O Beduka preparou esse artigo para você entender melhor esse tema e se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Não deixe de conferir também nossos exercícios sobre Unidades de Medida.

História

Ao longo da história e por conta das diferentes características de cada sociedade, as grandezas eram medidas em inúmeras unidades por todo o planeta. A partir do desenvolvimento e da integração dos povos, foi necessária a padronização das medidas de grandezas.

O que são Unidades de Medida?

Unidades de medida são as quantidades específicas de uma certa grandeza física e que são usadas como fundamento para outras medidas.

Sistema Internacional de Unidades (SI)

Para resolver a falta de padronização, foi elaborado o Sistema Métrico Decimal que adotou três unidades de medida:

  • Metro: medida de distâncias;
  • Litro: medida de volumes de líquidos:
  • Quilograma: medida de quantidade de massa (peso).

A medida em que a sociedade, a tecnologia e a ciência se desenvolveram, um sistema de medidas mais exato foi adotado. Em 1960 foi criado o Sistema Internacional de Medidas que até hoje é o mais utilizado.

Não deixe de conferir o artigo completo sobre Unidades de Medida Física.

Massa x Peso

massa e peso

Massa: é a quantidade de matéria que um corpo tem, sendo constante em qualquer lugar da Terra ou até mesmo fora dela.

Peso: é a força com que um corpo é atraído pela gravidade para o centro da Terra. O peso de um corpo varia de acordo com o local em que o ele está localizado, principalmente em planetas diferentes.

Unidades de Medida de Massa

As unidades de medida de massa são utilizadas para medir a quantidade de matéria presente em um corpo qualquer. A unidade adotada pelo Sistema Internacional de Medidas é o quilograma (kg) para medição de massas.

Apesar do quilograma ser a unidade de medida adotada pelo Sistema Internacional, temos a grama como a unidade base, que origina todas as outras, incluindo o próprio quilograma.

Múltiplos e Submúltiplos

Como falamos anteriormente, adota-se a grama como sendo a unidade de medida base para se obter outras. Sendo assim, para medidas de massa maiores temos:

  • Quilograma (kg): Corresponde a 1000 gramas;
  • Hectograma (hg): Corresponde a 100 gramas;
  • Decagrama (dag): Corresponde a 10 gramas.

Da mesma forma, para medir massas menores, temos:

  • Decigrama (dg): Corresponde a um grama dividido por 10;
  • Centigrama (cg): Corresponde a um grama dividido por 100;
  • Miligrama (mg): Corresponde a um grama dividido por 1000.

Conversão de Medidas

Pela imagem podemos ver que para converter um valor em medidas maiores, basta dividir por 10 o valor que desejamos transformar. Para cada vez que você quiser transformar a massa em uma maior, vá multiplicando por dez.

Exemplo:

  • Para transformar 3000 gramas em quilogramas, basta dividir esse valor por 10, onde obteremos 300 decagramas. Depois, dividimos esse valor novamente por 10, obtendo 30 hectogramas. Por fim, dividimos esse valor mais uma vez por 10, encontrando 3 quilogramas (3kg).
conversão de medidas massa

Pela imagem também vemos que para converter um valor em medidas menores, basta multiplicar por 10. Para continuar transformando a massa, basta continuar multiplicando por 10 cada vez que mudar.

Exemplo:

  • Para transformar 3 quilogramas em gramas, basta multiplicar esse valor por 10, obtendo 30 hectogramas. Depois, multiplicamos por 10, obtendo 300 decagramas e, por fim, multiplicamos por 10 mais uma vez para obtermos 3000 gramas.

Dicas para facilitar a conversão de medidas

Reduzindo o número de multiplicações e divisões

Digamos por exemplo que precisamos de converter uma medida em quilogramas para miligramas. Para reduzir o número de multiplicações que fazemos, basta contar quantas vezes precisaríamos multiplicar por 10, e então elevarmos o 10 a potência com o valor do número de vezes.

Por exemplo, para transformar uma medida em quilogramas para miligramas, precisaríamos multiplicar o valor da medida por 10 seis vezes (quilogramas para hectograma, depois hectograma para decagrama, depois decagrama para grama, depois grama para decigrama, depois decigrama para centigrama, e por fim, de centigrama para miligrama – 6 multiplicações por 10)

Para facilitar, podemos elevar o 10 à sexta potência (10^6) que corresponde à 10x10x10x10x10x10. O resultado desse cálculo é igual a 1.000.000. 

Depois, multiplicamos o valor da medida em quilogramas por 1.000.000, obtendo o seu valor em miligramas.

Exemplo:

  • Transformar 3 quilogramas em miligramas:

3 x (10^6) 

3 x (10x10x10x10x10x10)

3 x 1.000.000 

3.000.000 miligramas

  • Transformar 4000 gramas em quilogramas:

4000 ÷ (10^3) 

4000 ÷ (10x10x10)

4000 ÷ 1000

4 quilogramas

Além de aprender sobre Unidades de Medida de Massa, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre Unidades de Medida de Massa? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador