Física

Aprenda o que é Gravidade

O que é GravidadeO que é Gravidade?

A Gravidade é a força de atração entre dois corpos. No caso da Terra, é a força que atrai todos os corpos presentes em sua superfície para o seu centro. 

O Beduka preparou esse artigo sobre o que é Gravidade para você entender melhor esse tema de física e se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Organize melhor seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Não deixe de conferir nossos exercícios de Física para você se preparar melhor para o ENEM.

Nesse artigo vamos trazer:

  • O que é Gravidade;
  • Força da Gravidade;
  • Ondas Gravitacionais.

O que é Gravidade?

Gravidade é a força de atração que comanda a movimentação dos corpos. A gravidade da Terra é a força que faz com que os objetos sejam atraídos para o centro do planeta. De acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, esse fenômeno acontece em consequência da curvatura formada no espaço-tempo do objeto.

A gravidade age sobre a massa de um corpo, portanto, quanto maior a massa de um objeto, maior é a gravidade sobre ele. Tomando a Terra como exemplo, como o planeta possui massa muito superior à de um ser humano e dos objetos presentes nela, estes são atraídos para o centro da Terra. Cada objeto tem um centro de gravidade, isto é, o ponto onde a força gravitacional é exercida.

O planeta Terra também exerce força de atração sobre a Lua. Por esse motivo, ela orbita em volta do planeta. Da mesma forma, a Terra orbita o Sol porque é atraída por ele, visto que a massa do Sol é muito superior à da Terra.

A gravidade foi identificada primeiramente por Isaac Newton em 1687. Ao observar uma maçã caindo de uma árvore, Newton concluiu que a Terra exerce uma força que atraía todos os objetos para o seu centro. Essa força foi denominada gravidade. Posteriormente, Albert Einstein estudou o fenômeno da gravidade em sua Teoria da Relatividade.

descoberta da gravidade

Lei da Gravitação Universal

Através de seus estudos, Isaac Newton chegou à conhecida Lei da Gravitação Universal, que diz que todas as partículas de matéria atraem umas às outras. Da mesma forma que a Terra atraiu a maçã, a maçã também atrai a Terra. Newton concluiu que a força gravitacional depende da massa de cada um dos corpos, assim como da distância entre eles.

Aceleração da gravidade

A aceleração da gravidade diz respeito às intensidade da força gravitacional exercida sobre os objetos. O valor da aceleração da gravidade na Terra é padronizado, sendo aproximadamente 9,80 m/s².

Gravidade zero

gravidade zero

Gravidade zero é o nome dado ao estado em que não existe força de gravidade terrestre. Esse fenômeno acontece em aeronaves e naves espaciais, onde não há força que atraem os corpos ao “chão” e, consequentemente, pessoas e objetos flutuam em ambientes de gravidade zero. A exposição prolongada à gravidade zero pode ter efeitos negativos no ser humano, como por exemplo: desorientação, vômitos, alterações no sistema circulatório, etc.

Ondas Gravitacionais

ondas-gravitacionais

Ondas gravitacionais são ondulações de gravidade ocasionadas pelo movimento de corporal no espaço. O responsável pela Teoria das Ondas Gravitacionais foi Albert Einstein, que afirma que a movimentação de objetos causa uma ondulação no contínuo espaço-tempo.

Segundo Einstein, quando objetos que têm uma força gravitacional agindo sobre eles se movimentam, causam uma onda no espaço. Um exemplo semelhante a esse é o lançamento de uma pedra na água, que também gera ondas.

Aprenda mais sobre ondas e Física Ondulatória.

Definição Mecânica de Gravidade

Na mecânica, a gravidade surge entre dois corpos pelo simples motivo da presença deles em um ponto no espaço. A fórmula que define a gravidade, na Mecânica, é a seguinte:

F = Força de interação gravitacional (N);

G = Constante de gravitação universal (G = 6,67 x 10 – 11 N.m²/kg²);

m1 = Massa do maior corpo (kg);

m2 = Massa do menor corpo (kg);

d = Distância entre os corpos (m).

Diferente do senso comum, peso e massa são conceitos diferentes. Popularmente acredita-se que a quantidade de matéria presente em um corpo corresponde ao seu peso. Entretanto, o que acreditamos ser peso na verdade se chama massa, que é a quantidade de matéria presente em um corpo, que é medida em quilogramas e suas variações. 

O peso de um corpo é determinado pela quantidade de massa multiplicada pela aceleração da gravidade em que ele está sujeito. Como vimos anteriormente, a aceleração da gravidade terrestre corresponde à aproximadamente 9,80m/s². Logo, para calcular o peso de um corpo, multiplicamos sua massa (em kg) por 9,80. A força peso de um corpo é medido em Newtons (N).

Por exemplo, um corpo de 100 kg tem um peso na Terra aproximadamente igual a 980 N. Se esse corpo for colocado na Lua, seu peso será de apenas cerca de 160 N, pois o valor da gravidade na Lua é bem menor do que na Terra.

Aprenda também sobre Unidades de Medida de Massa.

Além de aprender o que é Gravidade, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender o que é Gravidade? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador