Física

Unidades de Medida de Tempo

Unidades de Medida de TempoUnidades de Medida de Tempo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Unidades de Medida de tempo são as grandezas utilizadas para medir as diversas quantidades de tempo. Segundo o Sistema Internacional de Medidas, a unidade de tempo padrão é o segundo (s).

Você já ouviu falar em Unidades de Medida de Tempo? O Beduka preparou esse artigo para você entender e se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Não deixe de conferir também nossos exercícios sobre Unidades de Medida.

História

Antigamente, para medir o tempo o homem primitivo se orientava pelo Sol e pelas estrelas. O primeiro relógio inventado foi o conhecido relógio solar, que utilizava a sombra projetada por um pino ou uma placa e, a partir das linhas demarcadas, o homem podia ter uma ideia de qual era a hora solar aparente. 

relogio-de-sol

Algumas civilizações antigas da Europa utilizavam o relógio de fogo, que era uma corda com nós que queimavam em períodos de tempo específicos ao longo de 14 horas. Os egípcios, por sua vez marcavam o tempo através do relógio de água, que foi considerado o melhor medidor de tempo da época.

Atualmente, temos diversos aparelhos que possuem a função exclusiva de medir o tempo. O principal é o relógio, que marca as unidades de medida de tempo, estando disponíveis em diversos formatos analógicos e digitais.

Unidades de Medida de Tempo

O Sistema Internacional de Unidades (SI) padronizou os segundos como sendo a unidade de tempo padrão, que por sua vez, possui múltiplos e submúltiplos.

O segundo é estabelecido como a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.

A partir do segundo, podemos definir os seus múltiplos e submúltiplos utilizados para medir quantidades maiores e menores de tempo.

Múltiplos do segundo

Para medir quantidades maiores de tempo, utilizamos os múltiplos do segundo. No entanto, diferentemente das Unidades de Medida de Comprimento, onde todos os múltiplos são da unidade base (no caso, o metro), os múltiplos do tempo são diferentes, como podemos ver:

  • Minuto: Equivale a 60 segundos;
  • Hora: Equivale a 60 minutos (3600 segundos).

O dia solar, por exemplo, é o tempo necessário que a Terra leva para dar uma volta completa em torno de seu próprio eixo. O nome desse movimento é denominado movimento de rotação.

  • Um dia = 24 horas;

Aprenda também sobre Unidades de Medida de Comprimento.

Outras medidas de tempo

tipos de unidade de medida de tempo - tabela

Submúltiplos ou frações de segundo

Para algumas situações, o segundo ainda é uma medida de tempo grande. Por exemplo, alguns esportes trabalham com décimos, centésimos e milésimos de segundo. Como os próprios nomes sugerem, temos:

  • Décimo de segundo: Equivale a 0,1s (Um segundo dividido por 10);
  • Centésimo de segundo: Equivale a 0,01s (Um segundo dividido por 100);
  • Milésimo de segundo: Equivale a 0,001s (Um segundo dividido por 1000).

Conversão de Medidas

Segundos, Minutos e Horas 

Para fazer a conversão de medidas de tempo em outras, como transformar segundos para minutos e minutos para horas (que são as conversões mais comuns de se realizar), utiliza-se a seguinte relação:

1 hora = 60 minutos

1 minuto = 60 segundos

1 hora = 3600 segundos

Para transformar uma medida em horas para minutos, basta multiplicar o tempo em minutos por 60.

Exemplo:

  • Transformar 5 horas em minutos:

5 horas  x 60 = 300

5 horas = 300 minutos

Da mesma forma, para converter uma medida em minutos para horas, basta dividir o tempo em horas por 60.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Exemplo:

  • Transformar 180 minutos em horas:

180 minutos ÷ 60 = 3

180 minutos = 3 horas

Para converter minutos em segundos, também multiplicamos os minutos por 60. 

Exemplo:

  • Transformar 20 minutos em segundos:

20 minutos x 60 = 1200

20 minutos = 1200 segundos

Também podemos converter uma medida em horas diretamente para segundos, basta multiplicarmos o tempo por 3600.

Exemplo: 

  • Transformar 3 horas em segundos:

3 horas x 3600 = 10800

3 horas = 10800 segundos

Frações de segundo

Para convertermos uma medida em segundos para décimos, centésimos ou milésimos de segundo, basta dividir o tempo por 10, 100 ou 1000 respectivamente.

Exemplo: 

  • Transformar 50 segundos em décimos de segundo:

50 segundos ÷ 10 = 5

50 segundos = 5 décimos de segundos = 0,5s

Aprenda também como transformar número decimal em fração.

Além de aprender sobre Unidades de Medida de Tempo, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre Unidades de Medida de Tempo? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários