Matemática

Unidades de Medida de Volume

Unidades de Medida de VolumeUnidades de Medida de Volume
Sala do Saber - melhor cursinho online

Unidades de Medida de Volume são as grandezas utilizadas para medir quantidade de espaço ocupada por um corpo. Segundo o Sistema Internacional de Medidas, a medida padrão para volume é o metro cúbico (m³) .

Você já ouviu falar em Unidades de Medida de Volume? O Beduka preparou esse artigo para você entender melhor esse tema e se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Não deixe de conferir também nossos exercícios sobre Unidades de Medida.

História

Devido às diferentes características dos inúmeros povos que existiam antigamente, sempre encontravam dificuldade em medir as grandezas. Os maiores problemas estavam no comércio, pois cada sociedade media as grandezas do seu próprio jeito. Ao longo do tempo, com o desenvolvimento e integração dos povos, foi necessária a padronização das medidas de grandeza.

O que são Unidades de Medida?

Unidades de medida são as quantidades específicas de uma determinada grandeza e que são usadas como padrão para outras medidas.

Sistema Internacional de Unidades (SI)

Por conta dos diversos problemas anteriormente citados, foi elaborado o Sistema Métrico Decimal que adotou primeiramente três unidades de medida:

  • Metro: medida de distâncias;
  • Litro: medida de volumes de líquidos:
  • Quilograma: medida de quantidade de massa (peso).

Com o desenvolvimento da tecnologia e da ciência, foi preciso a elaboração de um sistema de medidas mais eficiente. Por esse motivo, o Sistema Internacional de Medidas foi criado em 1960 e continua sendo o mais utilizado em todo mundo atualmente. 

Não deixe de conferir o artigo completo sobre Unidades de Medida Física.

O que é Volume?

Volume pode ser definido como o espaço ocupado por um corpo, ou a capacidade que ele possui de comportar uma substância. Podemos calcular o volume através da multiplicação do comprimento x largura x altura. Em resumo, podemos definir o volume de forma prática como sendo a grandeza que expressa a extensão de um corpo em três dimensões: altura, largura e comprimento.

Unidades de Medida de Volume

O Sistema Internacional de Medidas adota como unidade de medida de volume o metro cúbico, que está associado às dimensões de altura (m) x comprimento (m) x largura (m). Chama-se metro cúbico pois as unidades de medida de cada uma das dimensões estão multiplicadas três vezes (m x m x m = m³ > metro cúbico).

metro-cubico

Confira também o artigo sobre Unidades de Medida de Comprimento.

Classificação das Unidades de Volume

Unidades de volume sólido

As unidades de medida de volume sólido são utilizadas na geometria para medir as dimensões e espaços ocupados por corpos sólidos que possuem três dimensões. Elas têm a função de medir o volume de um certo corpo através da fórmula comprimento x largura x altura.

Unidades de volume líquido (Medida de Capacidade)

As unidades de medida de volume líquido são responsáveis por medir o volume ocupado por líquidos que estão inseridos em um recipiente. Ela também pode ser chamada de Medida de Capacidade e sua principal unidade de medida é o Litro (L). Por exemplo, em um piscina, medimos a sua capacidade em Litros.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
piscina

Múltiplos e Submúltiplos do m³

Para medir volumes maiores, foram criadas algumas medidas à partir do m³, que correspondem às seus múltiplos. São eles:

  • Quilômetros cúbicos (km³): Corresponde a 1000³ (1000 x 1000 x 1000) metros cúbicos;
  • Hectômetros cúbicos (hm³): Corresponde a 1000² (1000 x 1000) metros cúbicos;
  • Decâmetros cúbicos (dam³): Corresponde a 1000 metros cúbicos.

Para medir volumes menores, foram criadas medidas menores, também a partir do m³. São elas:

  • Decímetro cúbico (dm³): Corresponde a um metro cúbico dividido por 1000;
  • Centímetro cúbico (cm³): Corresponde a um metro cúbico dividido por 1000² (1000 x 1000);
  • Milímetro cúbico (mm³): Corresponde a um metro cúbico dividido por 1000³ (1000 x 1000 x 1000).

Relação Litro x m³

O litro representa a capacidade exata de um cubo que possui aresta igual a 1dm comportar um líquido. Como o volume (em m³) desse cubo é igual a 1dm³, temos então a relação:

1 L = 1 dm3

Tendo essa relação principal como base, podemos definir também:

  • 1m³ = 1000 litros;
  • 1dm³ = 1 litro;
  • 1cm³ = 1 mililitro (ml).

Conversão de Medidas

Pela imagem podemos ver que para converter um valor em medidas maiores, basta dividir por 1000 o valor que desejamos transformar. Para cada vez que você quiser transformar o volume em um maior, vá multiplicando por mil.

conversao de volume

Pela imagem também vemos que para converter um valor em medidas menores, basta multiplicar por 1000. Para continuar transformando o volume, basta continuar multiplicando por 1000 cada vez que mudar. 

Além de aprender sobre Unidades de Medida de Volume, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre Unidades de Medida de Volume? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!


Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.