Biologia

Exercícios sobre Sistema Endócrino

Exercícios sobre Sistema EndócrinoExercícios sobre Sistema Endócrino
Domine Sisu Prouni e Fies

O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas que possuem como função a produção dos hormônios lançados no sangue e circulam o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais exercem funções.

O Sistema Endócrino pode ser cobrado no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias na Prova do ENEM! Por isso revise a matéria com o resumo abaixo e faça os exercícios sobre o assunto.

Esse sistema, juntamente com o sistema nervoso é capaz de coordenar todas as funções do nosso corpo. O hipotálamo é um grupo de células nervosas que estão presentes na base do encéfalo e faz a integração entre esses dois sistemas.

Glândulas do Sistema Endócrino

Estão presentes na hipófise, tireoide e paratireoides, timo, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais. Observe a imagem abaixo:

Sistema Endócrino

Hipófise

Hipófise -Exercícios sobre Sistema Endócrino

A hipófise se encontra no centro da cabeça, abaixo do cérebro e é responsável pela produção de hormônios, como o do crescimento.

Ela é essencial para a manutenção do corpo, pois ela é um estimulante de outras glândulas, como as sexuais, e a até mesmo a tireoide. Além disso, a hipófise produz o hormônio antidiurético (ADH) e pode gerar o gigantismo ou o nanismo.

Tireoide

tireoide Exercícios sobre Sistema Endócrino

A tireoide possui a qualidade de produzir a tiroxina, que é o hormônio que controla a velocidade do metabolismo celular, o peso e o calor corporal, no crescimento e ritmo cardíaco.

O hipertireoidismo pode gerar o aparecimento de doenças cardíacas e vasculares, por causa do funcionamento exagerado da tireoide.

 O hipotireoidismo ao contrário do hipertireoidismo é quando a tireoide trabalha menos e tem uma menor produção de tiroxina, o que poderia gerar uma maior lentidão física e mental, má circulação sanguínea, gasta menos energia e pode levar ao aumento de peso.

Saiba tudo sobre a fisiologia humana com o nosso artigo exercícios sobre o assunto.

Paratireoides

As paratireoides são glândulas pequenas que estão presentes atrás da tireoide, que têm como função a produção do paratormônio, responsável na regulação da quantidade de cálcio e fósforo no sangue.

Caso haja a diminuição desse hormônio, a quantidade de cálcio no sangue irá diminuir, o que fará a contração dos músculos ser muito forte. 

Timo

timo Exercícios sobre Sistema Endócrino

O timo está localizado entre os pulmões e é responsável pela produção do hormônio que atua na defesa do organismo contra infecções, principalmente do recém-nascido.

Suprarrenais

suprarrenais Exercícios sobre Sistema Endócrino

Estão presentes acima dos rins e são responsáveis pela produção da adrenalina, que tem como função:

  • Taquicardia: disparo e impulsionamento do sangue para os membro superiores e inferiores, de modo que aumente a capacidade de agir em determinadas situações.
  • A adrenalina é capaz de aumentar a frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue.
  • Contração dos vasos sanguíneos.

Pâncreas

pancreas  Exercícios sobre Sistema Endócrino

O pâncreas produz os hormônios insulina e glucagon, além de produzir também o suco pancreático responsável por auxiliar o processo digestivo. 

Glândulas sexuais

sexuais  Exercícios sobre Sistema Endócrino

Os ovários e os testículos são glândulas sexuais que compõem o sistema reprodutor feminino e o masculino.

Teste seus conhecimentos com os Exercícios sobre Sistema Endócrino e confira as respostas no gabarito.

Exercícios sobre Sistema Endócrino

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (UFC-CE)Os hormônios secretados pelas glândulas endócrinas estimulam diversas funções e atividades dos organismos, como, por exemplo, o crescimento e reações de susto e raiva nos vertebrados. Assinale a opção inteiramente correta quanto às glândulas secretoras e aos efeitos dos hormônios indicados.

a) Ocitocina: é liberada na hipófise e acelera as contrações uterinas que levam ao parto;

b) Somatotrofina: é liberada no pâncreas e promove o crescimento corporal;

c) Insulina: é liberada na hipófise e diminui a concentração de glicose no sangue;

d) Adrenalina: é liberada nas suprarrenais e diminui a pressão arterial;

e) Estrógeno: é liberado nos testículos e determina o impulso sexual nos machos.

2 – (UFU-MG)Um determinado hormônio, liberado por certa glândula, remove o cálcio da matriz óssea, levando-o ao plasma. O hormônio e a glândula são, respectivamente:

a) Somatotrófico, hipófise;

b) Adrenalina, suprarrenal;

c) Paratormônio, paratireoide;

d) Insulina, pâncreas;

e) ADH, hipófise.

3 – (UFLA)Considere os seguintes hormônios:

1. Glucagon

2. Adrenalina

3. Somatotrofina

4. Noradrenalina

5. Insulina

As glândulas responsáveis pela secreção desses são, respectivamente:

a) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, pâncreas, suprarrenais.

b) Suprarrenais, pâncreas, hipófise, suprarrenais, pâncreas.

c) Pâncreas, hipófise, suprarrenais, suprarrenais, pâncreas.

d) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, suprarrenais, pâncreas.

e) Pâncreas, suprarrenais, suprarrenais, pâncreas, hipófise.

4 – (Uneb-BA) – Um deficit de água no sangue estimula certas células no hipotálamo que, por sua vez, levam a hipófise a liberar:

a) ocitocina.

b) adrenalina.

c) secretina.

d) hormônio antidiurético.

e) hormônio luteinizante.

5 – (UFABC/2009) Leia a tirinha:

charge sistema endócrino

Enquanto o futuro não chega, diabéticos controlam a glicemia através de injeções diárias de insulina ou mesmo através de controle alimentar associado a práticas esportivas.

Sobre os hormônios pancreáticos que atuam na glicemia, foram feitas as seguintes afirmações:

I. O pâncreas produz a insulina e também outro glicocorticóide, o glucagon, que possui ação antagônica.

II. A insulina liga-se a receptores presentes na membrana das células, permitindo que a glicose atravesse a membrana.

III. O glucagon tem efeito inverso ao da insulina, aumentando a glicemia, pois atua estimulando a transformação do glicogênio em glicose.

IV. A insulina tem uma função enzimática, já que pertence ao grupo das proteínas, e o glucagon promove a entrada de glicogênio nos hepatócitos.

De acordo com as informações contidas na tirinha e nas afirmações, pode-se esperar que está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I e III.

e) II, III e IV.

6 – (UFV-JULHO/2009)  – Considere as seguintes afirmativas, relacionadas com o sistema endócrino humano:

I. A tireóide é a glândula produtora do hormônio tiroxina, também denominado de paratormônio, que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue.

II. O glucagon e a insulina são hormônios produzidos por grupos de células do pâncreas, denominados Ilhotas de Langerlhans, que participam do controle dos níveis de glicose no sangue.

III. A hipófise, localizada na base do encéfalo, produz vários hormônios, como o gonadotrófico, o adrenocorticotrófico e o tireotrófico, que participam da regulação da atividade de outras glândulas endócrinas.

IV. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

a) I, II e III.

Aprenda a usar a nota do Enem

b) II, III e IV.

c) I, II e IV.

d) I, III e IV.

7 – (UFC/2008) – O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de sensações como prazer, por estar próxima a tão sonhada aprovação; emoção, por vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equívoco ao responder as questões. 

Essas sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da freqüência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como conseqüência das sensações citadas no texto.

a) Supra-renal e adrenalina.

b) Tireóide e adrenalina.

c) Tireóide e calcitonina.

d) Hipófise e adrenalina.

e) Pineal e melatonina

8 – (UFRGS)A secreção do hormônio de crescimento STH produz quais dos seguintes efeitos?

a) lipólise aumenta, absorção de cálcio aumenta e síntese protéica diminui.

b) lipólise aumenta, absorção de cálcio aumenta e síntese protéica aumenta.

c) lipólise diminui, absorção de cálcio diminui e síntese protéica diminui.

d) lipólise diminui, absorção de cálcio aumenta e síntese protéica aumenta.

e) lipólise aumenta, absorção de cálcio diminui e síntese protéica diminui.

9 – (Vunesp-2008) Os esportes radicais são atividades muito difundidas entre os jovens e têm recebido crescente atenção da mídia, inclusive com veiculação pela televisão. Uma característica deles, utilizada na sua propaganda, é a capacidade de induzir um aumento na produção de adrenalina nos participantes. Indique a alternativa que descreve corretamente o local de produção e a ação da adrenalina.

a) Pâncreas – vasoconstrição, sudorese e elevação do nível de açúcar no sangue.

b) Hipófise – vasodilatação, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e dilatação de pupilas e brônquios.

c) Supra-renais – vasodilatação, sudorese e dilatação das pupilas.

d) Hipófise – redução no volume sanguíneo, redução na pressão sanguínea sistêmica e elevação do nível de açúcar no sangue.

e) Supra-renais – vasoconstrição, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e elevação do nível de açúcar no sangue.

10 – (UFC-2007) – Um amigo meu ficou sabendo que estava com câncer na tireoide e teria que se submeter a uma cirurgia para a retirada desse órgão. Ele foi informado de que, como conseqüência da cirurgia, teria que tomar medicamentos, pois a ausência dessa glândula:

a) provocaria a ocorrência do aumento do volume do pescoço, caracterizando um quadro clínico conhecido como bócio endêmico.

b) reduziria a produção do hormônio de crescimento, provocando a redução de cartilagens e ossos, fenômeno conhecido como nanismo.

c) diminuiria a concentração de cálcio no sangue, levando à contração convulsiva das células musculares lisas, o que provocaria a tetania muscular.

d) comprometeria a produção do hormônio antidiurético, aumentando a concentração de água no sangue e diminuindo o volume de urina excretado.

e) levaria a uma queda generalizada na atividade metabólica, o que acarretaria, por exemplo, a diminuição da temperatura corporal.

11 – (PUC-SP-2002)Uma pessoa apresenta o seguinte quadro de sintomas: eliminação de grande volume de urina, sede e desidratação. Exames clínicos revelaram alteração hormonal, tratando-se de 

a) aumento do hormônio aldosterona, produzido pela adrenal, que levou a um aumento na reabsorção de água pelos rins. 

b) diminuição do hormônio aldosterona, produzido pela hipófise, que levou a um aumento na reabsorção de água pelos rins. 

c) aumento do hormônio antidiurético, produzido pela adrenal, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. 

d) diminuição do hormônio antidiurético, produzido pela hipófise, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. 

e) aumento do hormônio antidiurético, produzido pela hipófise, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins.

12 – (PUC – SP-2006)Certo medicamento inibe o funcionamento da enzima responsável pela degradação de uma substância I, que estimula a produção de insulina. Se uma pessoa ingerir dose diária desse medicamento, adequada a seu organismo, deverá apresentar 

a) aumento dos níveis de glicose no sangue, uma vez que sua atividade pancreática aumentará. 

b) redução dos níveis de glicose no sangue, uma vez que a atividade da substância I diminuirá. 

c) aumento dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada. 

d) redução dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada. 

e) maior degradação de glicogênio no fígado, o que implicará redução dos níveis de glicose no sangue. 

Respostas dos Exercícios sobre Sistema Endócrino

Exercício resolvido da questão 1 –

a) Ocitocina: é liberada na hipófise e acelera as contrações uterinas que levam ao parto;

Exercício resolvido da questão 2 –

c) Paratormônio, paratireoide;

Exercício resolvido da questão 3 –

d) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, suprarrenais, pâncreas.

Exercício resolvido da questão 4 –

d) hormônio antidiurético.

Exercício resolvido da questão 5 –

b) II e III.

Exercício resolvido da questão 6 –

b) II, III e IV.

Exercício resolvido da questão 7 –

a) Supra-renal e adrenalina.

Exercício resolvido da questão 8 –

b) lipólise aumenta, absorção de cálcio aumenta e síntese protéica aumenta.

Exercício resolvido da questão 9 –

e) Supra-renais – vasoconstrição, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e elevação do nível de açúcar no sangue.

Exercício resolvido da questão 10 –

e) levaria a uma queda generalizada na atividade metabólica, o que acarretaria, por exemplo, a diminuição da temperatura corporal.

Exercício resolvido da questão 11 –

d) diminuição do hormônio antidiurético, produzido pela hipófise, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. 

Exercício resolvido da questão 12 –

d) redução dos níveis de glicose no sangue, pois a produção de insulina será estimulada. 

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Sistema Endócrino? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Faça sua nota trabalhar

6 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador