Português

Quais são os elementos do texto narrativo?

Quais são os elementos do texto narrativo?Quais são os elementos do texto narrativo?

Uma narrativa é um relato de eventos conectados, reais ou imaginários. Quer saber mais sobre as características e os elementos do texto narrativo? Leia nosso artigo e revise sobre o tema.

Fique atento, hoje vamos te explicar quais são os elementos do texto narrativo para que você consiga identificá-lo, ou mesmo, produzir uma redação com esta estrutura, caso seja solicitado no seu vestibular.

Saber como funciona um texto narrativo é importante para qualquer pessoa que goste de escrever ou ler. No entanto, ele é ainda mais necessário para quem está no período de prestar vestibular, pois algumas provas podem exigir que você identifique, analise e escreva um texto narrativo.

Por isso, decidimos fazer este post explicando os elementos do texto narrativo, qual é a sua estrutura e como ele é. Prepare-se para sair daqui mais preparado e com vontade de escrever!

Além de entender os elementos do texto narrativo, aproveite também para ler:

O que é um texto narrativo?

O texto narrativo é aquele que conta a trajetória de um ou mais personagens em um certo período de tempo e em algum lugar determinado. Ele é quase sempre escrito em prosa e é recheado de ações e consequências.

Você sabe quais são os tipos textuais? Leia o nosso artigo e teste os seus conhecimentos com os exercícios.

Ele pode ser um texto narrativo de romance, crônica, conto, fábula e novela. Aposto que você já leu diversos tipos de textos narrativos antes, não é? Isso é ótimo, já vai ajudar muito na hora de estudar o assunto.

Qual é a estrutura do texto narrativo?

Qual é a estrutura do texto narrtivo

A estrutura narrativa desses textos normalmente é uma progressão dos fatores a seguir:

1 – Apresentação

É a introdução e a primeira parte do texto, na qual o autor apresenta e estabelece seus personagens, seu ambiente e os outros elementos que farão parte da história.

2 – Desenvolvimento

Esta é a parte na qual o autor desenvolve as ações dos personagens, os caminhos escolhidos e as decisões tomadas, as quais eventualmente vão gerar consequências.

3 – Clímax

A trama ainda está se desenvolvendo, entretanto, é o momento em que algo muito grandioso ocorre por culpa das ações que ocorreram durante a parte anterior da história. É aqui que acontecem as famosas “viradas de roteiro”.

4 – Desfecho

É a conclusão da trama, onde o autor determina o final de seus personagens e o término da narrativa. Nesta parte, todos os conflitos já devem ter sido solucionados (a não ser que exista uma continuação da história).

Quais são os elementos do texto narrativo?

quais são os elementos do texto narrativo

Agora que você sabe o que é este tipo de escrita e qual é a sua estrutura, vai ficar bem mais fácil compreender quais são os elementos do texto narrativo. Confira a seguir:

1 – Personagem

É a peça essencial dentro da história. Sem ele, não existe narrativa. Existem personagens protagonistas (normalmente, os heróis que movem a trama), os antagonistas (os vilões ou aqueles que estão contra os protagonistas) e os secundários, que servem como apoio aos protagonistas.

2 – Tempo

É o período em que os fatos ocorrem. Pode ser o tempo cronológico, ou seja, marcado por datas específicas, como anos, meses ou horas; ou o tempo psicológico, que está relacionado às memórias e sentimentos dos personagens.

3 – Narrador

É aquele que conta a história e permite que o leitor compreenda tudo o que está acontecendo. O narrador pode aparecer de três modos:

  • o narrador onisciente, que sabe tudo sobre todos os personagens e o universo da trama, podendo detalhar aspectos íntimos
  • o narrador-personagem, que é um personagem inserido na trama e narra os acontecimentos em primeira pessoa
  • o narrador-observador, que não sabe tudo, não é um personagem e apenas descreve os fatos ocorridos em 3ª pessoa, como alguém que estivesse vendo o que se passa

4 – Espaço

Nada mais é do que o local onde tudo acontece. Ele pode ser um espaço físico, no qual a trama realmente está ocorrendo ou pode ser psicológico, que está conectado às experiências e traumas do personagem.

5 – Enredo

É o acontecimento! É a história vivida pelos personagens num determinado tempo e espaço com a estrutura já descrita: Apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Viu como entender os elementos do texto narrativo é mais fácil do que você pensou? Para praticar e arrasar na prova, você deve fazer muitos exercícios e ler bastante!

Aqui no Beduka temos alguns materiais de apoio que podem servir de base para os seus estudos:

O Beduka é um buscador gratuito de universidades e cursos, particulares e públicos, que exibe uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Desafio Beduka: Quando estiver lendo aquele seu livro favorito, procure identificar quais são os elementos do texto narrativo e como é a estrutura. Isso vai te ajudar muito!

Agora que você já compreende melhor os elementos do texto narrativo, aproveite para ver também:

Curta nossa página no Facebook e receba as novidades sobre os principais vestibulares!

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador