Português

Os 8 Melhores Exercícios de Interpretação de Texto para turbinar sua compreensão e habilidades de leitura

Exercícios de Interpretação de TextoExercícios de Interpretação de Texto
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Interpretação de texto é um habilidade que nos permite entender com excelência um conteúdo escrito. Ela não surge do nada, mas sim através de pequenos passos diários: como prática e leitura.

Por esse motivo, é tão importante que você esteja em contato constante com temas, questões e textos que te estimulem a encontrar respostas, formular teorias, questionar e se desafiar diante daquilo que está sendo proposto.

Esse artigo vai te ajudar a dar um passo a mais em relação a saber ler e compreender o que está sendo lido. Isso é sem dúvida a característica mais fundamental que você pode adquirir para mandar bem no Enem. Leia nosso resumo e faça os Exercícios sobre Interpretação de texto. Não esqueça de conferir o gabarito no final.

Antes de resolver os exercícios de interpretação de texto, leia nosso resumo.

Caso você queira seguir diretamente para alguma parte específica, clique em algum dos itens abaixo:

Resolver os exercícios de interpretação de texto vai te ajudar muito, mas ter um Plano de Estudos que é atualizado todo mês será seu diferencial. Com ele, você vai saber o que, como e por quanto tempo estudar, além de ter dicas de tema de redação e muito mais. Não perca tempo e baixe logo o seu.

Como começa a interpretação de texto? O poder da sua mente!

Quando você começar a ler este artigo, seu cérebro fará uma atividade que não é nada simples…

Além de identificar as palavras e suas combinações, ele será capaz de se abstrair o suficiente para dar sentido a elas.

São duas habilidades fenomenais e muito poderosas que nós seres humanos desenvolvemos: a capacidade de ler e interpretar o que lemos. Pense em quantas coisas boas puderam ser feitas a partir daí…

Quantas histórias nós nem conheceríamos se não fossem os livros? E, ainda pior, como faríamos para passar o conhecimento adiante sem a escrita?

Bem, é por isso que o ENEM valoriza tanto a sua capacidade de interpretar um texto. E esse poder super complexo começa a se desenvolver lá na infância, mas olha só que curioso: o processo nunca termina, e acabamos passando a vida toda trabalhando para o tornar mais eficiente.

E, para te ajudar nessa jornada, estamos sempre criando e disponibilizando artigos, cursos e muito mais, tudo para que você fique cada dia mais perto dos seus objetivos.

Então aproveita e já segue a gente lá no Instagram! Você vai encontrar uma série de conteúdos exclusivos e ainda pode nos mandar um direct caso surja alguma dúvida.

Aprenda no seu ritmo!

Como interpretar um texto?

A interpretação de texto é exigida em todas as questões do Enem e de outros vestibulares. Claro, em todas as provas na verdade, mas as do Enem possuem textos maiores e isso pode gerar dificuldades. 

Saber como interpretar um texto é uma habilidade fundamental para qualquer curso de graduação.

Depois que aprender as técnicas, aplique-as no nosso artigo de exercícios de interpretação de texto. Aqui você terá texto para estudar e mais abaixo indicações de livros, além dos exercícios sobre interpretação de texto.

Pré-compreensão, compreensão e interpretação

Estes são níveis diferentes de leitura e de exigência:

Pré-compreensão: Significa entender o mínimo do que o autor está dizendo. É interpretar as frases e descobrir simplesmente o tema do texto. Ainda não é exigido saber explicar as partes complexas do que foi lido, apenas reconhecê-las. Esta etapa exige conhecimento prévio. 

Compreensão: Significa descobrir as informações novas no texto ou reconhecer informações já conhecidas. Assim você poderá dizer que compreendeu, pois já mapeou o que sabe e o que não sabe e tem consciência disso. 

Interpretação de texto: Significa começar a raciocinar com as informações lidas e compreendidas, fazer intertextualidade com outros assuntos e conseguir responder às questões propostas.

Executando todas estas etapas você saberá como aprender interpretação de texto e terá muito alívio lendo as nossas dicas, todas pensadas para te ajudar a alcançar a habilidade de interpretação de texto.

Quando você terminar os Exercícios de Interpretação de Texto, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Quais são as habilidades envolvidas na interpretação de um texto?

Primeiro: Memória. Ela é que te ajudará a usar o seu conhecimento prévio durante e depois da leitura.

Segundo: Intertextualidade. Ela é que te ajudará a unir conhecimentos distintos para conseguir interpretar bem. No Enem eles especialmente gostam de misturar as áreas do saber.

Terceiro: Analise. Ela é que te ajudará a analisar o conteúdo estudado, a separar informações certas das erradas e responder corretamente. 

Os 8 melhores exercícios de interpretação de texto com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe nosso Plano de Estudos e tenha uma preparação perfeita para o Enem.

Questão 1 – (PUC-PR 2018)

O menino ouviu a narrativa de um arqueiro que passou anos e anos treinando a arte do arco e flecha, até se tornar um especialista. Ao chegar a uma reunião com outros arqueiros, encontrou uma extensa parede com inúmeros alvos – e flechas cravadas bem no centro deles. O arqueiro ficou impressionado. Não acreditava que uma única pessoa havia feito aquilo. Era uma proeza. Uma multidão de flechas milimetricamente no centro dos alvos, quem realizou aquele feito? Havia um garotinho perto dos alvos e o arqueiro perguntou:

“Você sabe quem lançou essas flechas?”. E o garoto disse: “Sim, fui eu”. O arqueiro não conseguia acreditar. Como assim? Aquele garotinho era o responsável por tamanha façanha? Então o menino contou como fez aquilo: “Primeiro eu jogo a flecha e depois pinto o alvo ao redor”. […]

Disponível em: <http://observatoriodasjuventudes.pucpr.br/2015/07/28>. Acesso em: 13/06/17. (Excerto).

Os ditados populares e provérbios têm a propriedade de sintetizar interpretações sobre fatos da vida cotidiana, geralmente ilustrados por narrativas que contêm quebras de expectativa. Considerando essas informações, o possível provérbio que melhor sintetiza o texto é

a) não adianta chorar sobre o leite derramado

b) água mole em pedra dura tanto bate até que fura

c) cada macaco no seu galho

d) quem com ferro fere, com ferro será ferido

e) em terra de cego, quem tem um olho é rei

Questão 2 – (FAMERP 2018) […] dia desses, uma equipe de reportagem de um canal por assinatura veio até minha casa para me entrevistar sobre a Era Vargas. O repórter que conduziria a conversa advertiu-me, antes de o operador ligar a câmera: “Pense que nosso telespectador típico é aquele sujeito esparramado no sofá, com uma lata de cerveja numa mão e o controle remoto na outra, que esbarrou na nossa reportagem por acaso, durante o intervalo de um filme de ação”, detalhou. “É para esse cara que você vai falar; pense nele como alguém com a idade mental de 14 anos.”

Sou cortês, mas tenho meus limites. Quase enxotei o colega porta afora, aos pontapés. Respirei fundo e procurei ser didático, sem me esforçar para parecer que estava falando com o Homer Simpson postado ali do outro lado da lente. Afinal, como pai de duas crianças, acredito que há uma enorme distância entre o didatismo e o discurso toleirão, entre a clareza e a parvoíce.

(“A TV virou um dinossauro”. Folha de S.Paulo, 09.07.2017.)

Segundo o repórter, o telespectador típico

a) tem dificuldade para entender a Era Vargas

b) é imaturo

c) é capaz de entender qualquer explicação

d) evita mudar de canal

e) busca informações históricas ao acaso

Questão 3 – (FUVEST 2018)

Tirinha de interpretação de texto com dois personagens em paris, próximos a torre eiffel

Examine o cartum:

O efeito de humor presente no cartum decorre, principalmente, da

a) semelhança entre a língua de origem e a local

b) falha de comunicação causada pelo uso do aparelho eletrônico

c) falta de habilidade da personagem em operar o localizador geográfico

d) discrepância entre situar-se geograficamente e dominar o idioma local

e) incerteza sobre o nome do ponto turístico onde as personagens se encontram

Questão 4 – (UNIFESP 2017) Enquanto fugia de caçadores, uma raposa viu um lenhador e lhe pediu que a escondesse. Ele sugeriu que ela entrasse em sua cabana e se ocultasse lá dentro. Não muito tempo depois, vieram os caçadores e perguntaram ao lenhador se ele tinha visto uma raposa passar por ali. Em voz alta ele negou tê-la visto, mas com a mão fez gestos indicando onde ela estava escondida.

Entretanto, como eles não prestaram atenção nos seus gestos, deram crédito às suas palavras. Ao constatar que eles já estavam longe, a raposa saiu em silêncio e foi indo embora. E o lenhador se pôs a repreendê-la, pois ela, salva por ele, não lhe dera nem uma palavra de gratidão. A raposa respondeu: “Mas eu seria grata, se os gestos de sua mão fossem condizentes com suas palavras.”

(Fábulas completas, 2013.)

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A moral mais apropriada para fechar a fábula seria:

a) esta fábula pode ser dita a propósito de homens desventurados que, quando estão em situações embaraçosas, rezam para encontrar uma saída, mas assim que encontram procuram evitá-las

b) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito daqueles homens que nitidamente proclamam ações nobres, mas na prática realizam atos vis

c) esta fábula mostra que os homens desatentos prestam atenção nas coisas de que esperam tirar proveito, mas permanecem apáticos em relação àquelas que não lhes agradam

d) assim, alguns homens se entregam a tarefas arriscadas, na esperança de obter ganhos, mas se arruínam antes mesmo de chegar perto do que almejam

e) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito de um homem frouxo que reclama de ínfimas desgraças, enquanto ela própria suporta, sem dificuldade, desgraças enormes

  • Você está indo muito bem! Chegamos à metade dos Exercícios de Interpretação de Texto. Continue assim!

Questão 5(Enem 2012 – Segundo Dia) “Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.

Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.

História Viva, n.° 99, 2011.

Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que

a) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
b) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
c) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
d) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
e) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.

Questão 6(Enem 2012 – Segundo Dia) A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à aplicação do domínio de ter na área semântica de “posse”, no final da fase arcaica.

Mattos e Silva (2001:136) analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a emergência de ter existencial, tomando por base a obra pedagógica de João de Barros. Em textos escritos nos anos quarenta e cinquenta do século XVI, encontram-se evidências, embora raras, tanto de ter “existencial”, não mencionado pelos clássicos estudos de sintaxe histórica, quanto de haver como verbo existencial com concordância, lembrado por Ivo Castro, e anotado como “novidade” no século XVIII por Said Ali.

Como se vê, nada é categórico e um purismo estreito só revela um conhecimento deficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber uma norma única e prescritiva? É válido confundir o bom uso e a norma com a própria língua e dessa forma fazer uma avaliação crítica e hierarquizante de outros usos e, através deles, dos usuários? Substitui-se uma norma por outra?

CALLOU, D. A propósito de norma, correção e preconceito linguístico: do presente para o passado, In: Cadernos de Letras da UFF, n.° 36, 2008. Disponível em: www.uff.br. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).

Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que

a) o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica.
b) os estudo clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
c) a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
d) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
e) os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.

  • Ufa, já estamos quase no fim. Faça os 2 últimos exercícios sobre Interpretação e Texto.

Questão 7(Enem – 2013)

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos

A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.

Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.

Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.

DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).

Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que

a) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
b) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
c) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
d) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.
e) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.

Questão 8(Enem 2017)

Cartaz para interpretação de texto com uma criança e livros

Os textos publicitários são produzidos para cumprir determinadas funções comunicativas. Os objetivos desse cartaz estão voltados para a conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de

a) as crianças frequentarem a escola regularmente.
b) a formação leitora começar na infância.
c) a alfabetização acontecer na idade certa.
d) a literatura ter o seu mercado consumidor ampliado.
e) as escolas desenvolverem campanhas a favor da leitura.

  • Parabéns, você fez todos os Exercícios de Interpretação de Texto, Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios de interpretação de texto

Resposta do exercício da questão 01 – e) – Considere que questões como esta são muito frequentes, pois os examinadores querem saber se você consegue combinar o dito popular com o texto que acabou de ler. Assim eles avaliam duas coisas: se você compreendeu o texto e se consegue trazer uma frase que combine com ele.

Resposta do exercício da questão 02 – b)– Atente sempre para o enunciado da questão. Veja que apesar de o texto enfocar diversos aspectos e ter mais de um personagem, a pergunta é bem específica e versa sobre quem é o telespectador típico. Vá eliminando as opções que não fazem sentido e chegará à letra B. Ele é considerado imaturo porque de acordo com o próprio texto tem idade mental baixa, além de apresentar outros comportamentos que podem reforçar isso.

Resposta do exercício da questão 03 – d) – A análise de cartuns é muito comum. Observe não apenas o verbal, o que está escrito, mas também o não verbal, ou seja, a imagem e tudo o que ela contribui para a compreensão do texto. Aí você poderá identificar que os homens são brasileiros, mas estão em outro país (veja a famosa Torre Eiffel ao fundo), com um telefone na mão e aparentemente perdidos.

Resposta do exercício da questão 04 b) – Se não sabe o que é uma fábula, pesquise a respeito. Você saberá que cada uma tem uma moral. A ideia é que você possa apontar, depois de ler a fábula, que moral ela quer nos apresentar.

Resposta do exercício da questão 05 – d) A digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional. Ora, estando digitalizados não podem perderem-se por fogo, desastre, depredação e afins. Além disso, sua divulgação é facilitada num tempo muito mais hábil para diversas pessoas.

Resposta do exercício da questão 06 – e) Os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.  Estes comportamentos citados mais atrasam a compreensão do que facilitam o aprendizado do Português.

Resposta do exercício da questão 07 – a) A falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes. Neste caso compreende-se uma carência nutricional que supra o corpo na medica certa, unida à uma carência funcional física, que não fortalece os músculos e a resistência como um todo. Tudo isso conduz o organismo à fraqueza no combate às enfermidades.

Resposta do exercício 08 – b) A formação leitora começar na infância. A intenção é que as crianças leiam mais, aprendam mais, memorizem, relacionem, raciocinem, enfim, se encantem com o mundo da leitura.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

14 Comentários