Geografia

Como estudar geografia para o ENEM?

como estudar geografia para o ENEMComo estudar Geografia para o ENEM

Nesse artigo citaremos e explicaremos os temas mais recorrentes da matéria de Geografia no ENEM. Ainda não sabe quais são? Então confira esse texto e comece a se preparar para o exame.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um assunto sempre presente na vida de estudantes de norte a sul do Brasil. Por conta de seu formato interdisciplinar, muitas pessoas não sabem como estudar geografia para o ENEM. Se este é o seu caso, seus problemas acabaram. Vamos detalhar os assuntos que você terá que revisar.

O ENEM é subdividido em diversos cadernos, sendo que o de Ciências Humanas e suas Tecnologias reúne questões das áreas de história, geografia, filosofia e sociologia. Mas o limite entre uma matéria e outra nem sempre é tão claro, por isso, compreender os assuntos te permitirá encontrar as respostas corretas.

Geografia é a ciência que analisa, estuda e pesquisa o espaço geográfico, ou seja, tudo o que foi produzido pelo ser humano e como isso se relaciona com o ambiente natural.

Basicamente, os assuntos de geografia estão inseridos em duas áreas: a de Ciências Humanas e a que estuda os fenômenos da natureza.

Queremos te ajudar a se preparar bem para os grandes vestibulares, além de explicar como estudar geografia para o ENEM, aqui no Beduka já detalhamos quais livros ler para o exame, como montar o seu plano de estudos e como melhorar a sua interpretação de texto.

Afinal, como estudar geografia para o ENEM?

Como já foi explicado, as questões envolvendo geografia costumam estar presentes na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e os conhecimentos. É importante estudar profundamente essa matéria porque ela pode participar das questões de disciplinas como história, sociologia e filosofia.

Ao iniciar seus estudos, tenha em mente que relacionar geografia e outras áreas do saber é um ponto importante para ir bem na prova como um todo. Por exemplo, o estudo sobre solos remete muito a temas cobrados em biologia e química.

Os estudos sobre as questões rurais envolvem história e todo o contexto por trás das ocupações de terra ou outros aspectos.

Até a cartografia pode ser ajudada pela matemática, principalmente para entender as escalas, os fusos horários e algumas outras técnicas. Acho que você já percebeu que a sua dúvida sobre como estudar geografia para o ENEM vai, na maioria das vezes, relacionar esta área com outra matéria, certo?

O que muitos participantes do exame não sabem sobre como estudar geografia para o ENEM é que colocar em prática uma maior reflexão sobre a interdisciplinaridade de todos os temas é fundamental, especialmente aqueles que fazem parte de disciplinas que estão na mesma prova.

Então, ao invés de simplesmente ler sobre os assuntos previstos, busque considerar a amplitude deles, ou seja, suas fronteiras com as outras matérias.

Outro ponto fundamental para entender como estudar geografia para o ENEM é estar sempre de olho nas atualidades e notícias do país (e do mundo). Esteja por dentro dos principais acontecimentos relacionados a política, a outros fatores sociais e com os direitos humanos.

Saber essas atualidades não ajuda apenas em geografia, mas também em outras áreas, principalmente na redação.

Veja aqui como fazer uma redação nota 1.000 e os principais temas que já caíram no ENEM.

Quais assuntos de geografia que caem no ENEM?

Quais-assuntos-de-geografia-que-caem-no-ENEM

Nós separamos alguns dos principais assuntos de geografia que caem com frequência no ENEM para você ter uma ideia do que priorizar durante seus estudos. Confira a seguir:

  • Urbanização: estude bem a questão do aumento da população urbana em comparação com a população rural, procurando entender o que causou/causa isso, assim como o contexto. Desenvolva os significados de metrópole, megacidade e megalópole
  • Geopolítica: veja como foi o processo do território brasileiro, seus aspectos morfoclimáticos, a globalização, as organizações que controlam a economia, a polarização da política e todo o contexto regional do país
  • Estrutura fundiária: relacione os assuntos sobre a concentração de terras com a desigualdade social gerada por ela. Como é a divisão das propriedades rurais no Brasil? Aprenda como ler gráficos e tabelas
  • Geologia: esse é um dos assuntos mais básicos da geografia. Estude bem a estrutura e o relevo da Terra. O que é o núcleo, o manto e a crosta? Entenda sobre os fenômenos naturais causados pelas ações do homem
  • Meio ambiente: leia bastante sobre a biodiversidade da fauna e flora brasileiras. Quais são os tipos de vegetação encontrados pelo país? Estude os biomas, os tipos de clima e toda a composição vegetal do Brasil

Explicamos aqui como estudar geografia para o ENEM e os principais assuntos que são cobrados na prova. Faça revisão do conteúdo e simulados para avaliar os seus conhecimentos.

Você já decidiu qual a carreira que quer seguir? Se ainda tem dúvidas, leia nosso artigo que ajuda a descobrir qual o curso certo para você.

Abaixo detalhamos algumas atividades profissionais nas quais você pode se aprofundar mais:

Beduka é um buscador gratuito de cursos e faculdades, particulares ou públicas, que surgiu em 2017. Através de uma pesquisa simples você encontra informações detalhadas sobre todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC).

Após compreender como estudar geografia para o ENEM, aproveite para ver também:

Acompanhe nossa página no Facebook e receba as últimas atualizações!

Clique no banner abaixo para baixar o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador