Cursos

Melhores cursos de gastronomia do Brasil

MELHORES-CURSOS-DE-GASTRONOMIA-DO-BRASILMelhores cursos de gastronomia do Brasil

A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Deseja seguir essa carreira? Descubra aqui quais os melhores cursos do Brasil.

Você sonha em ser um chef profissional? Muitas pessoas almejam essa carreira, mas não sabem nem por onde começar. Pode realmente ser um pouco confuso de início, pois existem diversas formações com várias especialidades e níveis. Uma das formas é analisar a lista dos melhores cursos de gastronomia do Brasil. Vamos lá?

Graças aos programas de culinária da televisão e a outras mídias, o setor da gastronomia cresceu consideravelmente no Brasil. Isso fez com que diversas escolas especializadas abrissem suas portas, o que pode deixar o interessado ainda mais confuso sobre qual delas escolher.

Para facilitar sua vida, nós preparamos uma lista com os melhores cursos de gastronomia do Brasil. Os critérios de seleção variam da nota do Ministério da Educação (MEC) a aspectos mais voltados às especialidades do curso. Dê uma olhada.

Melhores cursos de gastronomia do Brasil

Curso de gastronomia da Univali – A graduação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC), obteve nota máxima do MEC. Ela é dividida em duas partes. Na primeira, o aluno está apto a ser um cozinheiro chef e pâtissier.

Já na segunda parte, ele sai de fato como um bacharel, pronto para gerenciar e liderar as atividades de uma cozinha. É uma graduação relativamente cara e completa, por isso figura na lista dos melhores cursos de gastronomia do Brasil. No total, ele dura por volta de 7 semestres e custa cerca de R$ 30 mil (os 3 anos e meio).

Curso de tecnologia em gastronomia da PUCPR – Esta graduação foi uma das pioneiras da área no país. Para você ter uma ideia, o seu diploma é muito valorizado tanto aqui quanto mundo afora. Ela possui nota máxima no MEC e ainda permite que você tire o diploma de nutrição junto.

Além disso, ele dura cerca de 2 anos e o seu espaço físico (em Curitiba) é bem completo, com cozinhas super equipadas e laboratórios à disposição. O custo total do investimento para fazer graduação em gastronomia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná está por volta dos R$ 9 mil.

Curso superior de tecnologia em gastronomia da IFSC – A graduação em gastronomia do Instituto Federal de Santa Catarina também tem a nota máxima no MEC. Ela é bem aprofundada, com matérias sobre planejamento, criação, gerenciamento e produções culinárias. O aluno sai pronto para gerenciar uma cozinha em diversas áreas.

Em nossa relação, este é o melhor curso de gastronomia do Brasil oferecido por uma instituição pública. O curso dura cerca de 3 anos e consta com um ambiente completo e propício ao maior rendimento de aprendizado, com cozinhas e laboratórios preparados para a confeitaria, panificação e outras atividades. Por ser federal, é gratuito.

Curso de tecnologia em gastronomia da Anhembi Morumbi – A formação em gastronomia da Anhembi Morumbi pode ser mais recente do que muitos dessa lista, mas ela já é tida como uma das melhores do Brasil. Isso porque o curso possui professores referenciados, ótimos equipamentos e uma infra-estrutura completa.

Além disso, o curso é parceiro de institutos reconhecidos internacionalmente, como o Institut Paul Bocuse Worldwide Alliance da França e o Glion Institute of Higher Education da Suíça. Com isso, é possível que os alunos façam intercâmbio e tenham experiências ricas lá fora.

O curso dura por volta de dois anos e pode ser feito presencialmente ou a distância. Ele possui o primeiro centro de pesquisas gastronômicas do Brasil, cujo objetivo é estudar cientificamente a culinária brasileira.

Cursos da escola Wilma Kövesi – A escola Wilma Kövesi é uma das mais tradicionais do Brasil, funcionando há 32 anos na área gastronômica. Seus cursos englobam os chefs profissionais e os iniciantes. Existem diversas opções, cada uma com foco em alguma especialização.

Os cursos para cortes de carne e os voltados para a culinária infantil são alguns dos mais populares. Com certeza, ter um diploma desta escola no currículo chamará atenção.

Esta acima foi uma pequena relação com os cinco melhores cursos de gastronomia do Brasil. Vale sempre destacar que o conceito de melhor é sempre relativo. Aquilo que é melhor pra mim, não necessariamente será para você.

Busque informações sobre a faculdade que está interessado. Procure saber se ela é reconhecida pelo MEC, qual a avaliação do curso, veja se os professores são mestres, qual a estrutura oferecida, se existem aulas práticas, valores das mensalidades e também se fica perto de sua casa ou trabalho.

Todos estes fatores acima são importantes para você tomar a decisão sobre se matricular ou não em determinada instituição de ensino superior.

Aqui já apresentamos uma relação das melhores faculdades de nutrição em SP e também já explicamos o que faz um profissional formado em medicina veterinária. Desta vez você teve a oportunidade de conhecer os melhores cursos de gastronomia do Brasil.

O Beduka é um buscador gratuito de universidades e cursos, particulares e públicos, que exibe uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Agora que você conheceu os melhores cursos de gastronomia do Brasil, que tal se dedicar a fazer um deles? Nunca subestime os seus sonhos e a sua força de vontade. Aproveite para conferir os livros indicados para o ENEM, ver dicas de como produzir uma redação nota 1.000 e também aprende como escolher o curso certo, além ver a lista das profissões mais perigosas do país.

Gostou do nosso conteúdo sobre os melhores cursos de gastronomia do Brasil? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

1 Comentário

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador