Português

O que é pronome possessivo? Funções e Exemplos!

O que é pronome possessivo Descubra agora!O que é pronome possessivo? Descubra agora!
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os pronomes possessivos são um tipo de pronome usados para dizer a qual pessoa do discurso que uma coisa pertence. Para entender o que é pronome possessivo, você precisa saber os tipos de relação de posse, como usar e alguns exemplos!

Neste artigo sobre o que é pronome possessivo, você encontrará todos os tópicos abaixo, com explicações e exemplos detalhados. 

Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é pronome possessivo?
  2. Quais são os pronomes possessivos?
  3. Frases com pronome possessivo.
  4. Observações importantes sobre pronomes possessivos.
  5. Outras funções do Pronome Possessivo.

Estudar a gramática da língua portuguesa é essencial para a sua vida no geral. É mais importante ainda se você for prestar vestibular, ENEM ou realizar algum concurso público. É uma disciplina que sempre aparece, não importa o tema central da prova.

Por ser fundamental e também por assustar tanta gente, nós decidimos fazer este artigo explicando o que são os pronomes possessivos. Continue lendo para entendê-los de uma vez por todas!

O que é Pronome Possessivo?

Os pronomes possessivos são uma classe de pronomes com a função de apresentar a relação de posse. Isso quer dizer que eles indicam que algo pertence a alguma das pessoas do discurso ou da frase.

O modo como o pronome possessivo é empregado precisa concordar com a pessoa a qual ele está se referindo. Essas pessoas podem ser primeira, segunda ou terceira, estando no plural ou singular. (Eu, tu, ele // nós, vós, eles).

O pronome possessivo também pode variar de acordo com o gênero (feminino ou masculino) e o número (singular ou plural), tendo em vista o objeto que está sendo possuído.

Quais são os Pronomes Possessivos?

Pessoas do SingularPronomes Possessivos
1ª pessoa (eu)meu, minha, meus, minhas
2ª pessoa (tu)teu, tua, teus, tuas
3ª pessoa (ele/ela)seu, sua, seus, suas
Pessoas do PluralPronomes Possessivos
1ª pessoa (nós)nosso, nossa, nossos, nossas
2ª pessoa (vós)vosso, vossa, vossos, vossas
3ª pessoa (eles/elas)seu, sua, seus, suas

Confira frases com Pronomes Possessivos (Exemplos)

Agora, dê uma olhada em algumas frases que separamos com exemplos de pronomes possessivos para que você entenda melhor como usá-los.

  • Eu usei a minha escova de dentes.
  • Tu não sabes o teu nome?
  • Você gostou de sua escolha?
  • Nós visitamos a nossa avó.
  • Vós conseguistes a vossa herança?
  • Eles não estavam em suas casas.

Observe nas frases acima o que já dissemos antes sobre o que é o pronome, veja que ele está sempre variando para singular ou plural, masculino ou feminino, assim como de acordo com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª). 

Tudo isso para concordar com o possuidor e o objeto possuído.

Note, ainda, que as pessoas do discurso são representadas pelos pronomes pessoais do caso reto. Além disso, “você” é um pronome de tratamento que se refere à segunda pessoa, mas se comporta como de terceira pessoa.

Algumas observações sobre o que são Pronomes Possessivos

O uso de artigos definidos anteriores aos pronomes possessivos é opcional. Isso significa que vai da escolha do estilo de quem escreve. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Confira algumas frases com pronomes possessivos como exemplos para compreender melhor:

  • Minha mãe é muito batalhadora. // A minha mãe é muito batalhadora.
  • O funcionário não entendeu minha pergunta. // O funcionário não entendeu a minha pergunta.
  • Meu caderno é o mais lindo. // O meu caderno é o mais lindo.

Em certos casos, é possível que os pronomes pessoais oblíquos tenham um valor igual aos pronomes possessivos. 

Por exemplo:

  • O sol banhou-te a pele. (O sol banhou a sua pele)
  • Peguei-lhe o braço. (Peguei o seu braço)

Outra observação importante é que nas frases como “Seu Rafael, o que aconteceu com o senhor?”, o termo “seu” está longe de ser um pronome possessivo, ok? Ele é uma alternativa fonética para o termo “senhor”. Então, não confunda!

Outras funções do Pronome Possessivo

Além de apresentarem a noção de posse, os pronomes possessivos também podem ser utilizados para passar uma ideia de carinho, respeito, cálculo aproximado ou ofensa. 

Veja alguns outros exemplos de frases com pronomes possessivos para entender:

  • Oi, minha querida, como está? (carinho)
  • Pode deixar, meu senhor, isso será resolvido. (respeito)
  • Ouvi dizer que aquela casa deve ter seus 100 anos. (cálculo aproximado)
  • Olha aqui, seu miserável, não fuja da responsabilidade! (ofensa)

Viu como entender ou relembrar o que é pronome possessivo pode ser mais simples do que parece? Faça muitos exercícios e estude bastante. Assim conseguirá arrasar nas provas!

Se gostou do nosso artigo sobre o que é pronome possessivo, confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.