Artes

Quais os principais autores do futurismo?

Quais os principais autores do futurismo?Quais os principais autores do Futurismo?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O futurismo foi um movimento artístico e literário que surgiu oficialmente em 1909 com a publicação do “Manifesto Futurista”. Saiba as características e os principais autores esse movimento nesse artigo e chegue preparado no dia do vestibular.

Você sabe quais são os principais autores do futurismo? Estudar as escolas artísticas mundiais é essencial para se destacar no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já que educação artística costuma ser uma matéria negligenciada por grande parte dos alunos. Engana-se quem pensa que ela não é digna de uma leitura mais aprofundada.

Já falamos aqui no Beduka sobre o classicismo e detalhes sobre as vanguardas europeias, além da Semana de Arte Moderna que aconteceu no Brasil em 1922. Desta vez, detalharemos sobre uma das áreas mais conhecidas e que possui grandes chances de cair na prova deste ano: o futurismo.

Continue lendo para saber o que é este movimento e suas maiores características, além dos principais autores do futurismo.

O que foi o futurismo?

Apesar de se chamar futurismo, essa escola vem lá do final do século XIX e envolveu principalmente a literatura e as artes plásticas. O movimento se iniciou na França e procurava dar ênfase aos traços coloridos.

A obra que “inaugurou” o futurismo foi o Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, publicado pelo jornal francês Le Figaro. O texto enfatizava o lema “Liberdade para as palavras”.

Todos os artistas e autores do futurismo acreditavam na rejeição ao passado e aos valores hipócritas de moral duvidosa. Suas obras buscavam mostrar toda a agitação da vida moderna, assim como as evoluções tecnológicas daquela época.

Alguns dos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 foram influenciados pelos futuristas.

Eles estavam interessados em rejeitar os modelos antigos europeus e começar um novo padrão nacional, ou seja, olhar para o futuro.

No Brasil, não apenas o futurismo, mas boa parte dos movimentos de vanguarda, como o dadaísmo, o cubismo, o expressionismo, entre outros, teve adeptos que estavam presentes na Semana de 22.

Quais são as maiores características do futurismo?

quais são as principais características do futurismo

Confira a seguir as características que predominaram nas obras dos principais autores e artistas futuristas:

  • Valorização das tecnologias e das novas indústrias
  • Utilização de onomatopeias nas poesias
  • Rejeição ao moralismo e à tradição
  • Busca da conexão entre as artes e a sociedade moderna
  • Na pintura, a sobreposição de imagens, a utilização de cores bem vivas e o desenvolvimento de técnicas que dessem a sensação de movimento
  • Na escrita, frases aleatórias em locais inesperados para refletir a agitação e a rapidez do período

Quais são os principais autores do futurismo?

quem são os principais autores do futurismo

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Além do já citado Filippo Tommaso Marinetti (Manifesto Futurista), entre os principais autores do futurismo, podemos mencionar:

  • Vladimir Maiakovski: o russo escreveu O Percevejo, Os Banhos, entre outros
  • Fernando Pessoa: o português escreveu em pseudônimos Cancioneiro, O Guardador de Rebanhos, entre outros
  • Oswald de Andrade: o poeta brasileiro foi um dos modernistas influenciados pelo futurismo e escreveu Pau-Brasil, Os Condenados, entre outros
  • Émile Verhaeren: este belga escreveu Les Villages illusoire, Les Forces tumultueuses, entre outros
  • Joan Salvat-Papasseit: o espanhol escreveu Humo de Fábrica, Poemas de Amor, entre outros

Quais são os principais artistas do futurismo?

quem são os prinipais artistas do futurismo

O futurismo não era feito apenas de escritores. Na verdade, existem muitos outros artistas incríveis que merecem ser citados e estudados pelo seu impacto no movimento futurista. Confira agora quais são os principais artistas do futurismo:

  • Giacomo Balla escultor e pintor italiano. Entre suas obras, estão: Luz rua, Carro veloz, Composição futurista, etc
  • Anita Malfattipintora e desenhista brasileira e modernista influenciada pelo futurismo. Entre suas obras, estão: A Boba, O Farol, O Homem Amarelo, etc
  • Luigi Russolocompositor e pintor italiano. Entre suas obras, estão: A Revolta e Noturno (pinturas), Corale e Crepitatore (músicas), etc
  • Antonio Sant’Elia arquiteto italiano que publicou o Manifesto da Arquitetura Futurista
  • Carlo Carrá pintor italiano. Entre suas obras, estão: A Musa Metafísica, Mulher no Balcão, etc

E aí, achou o movimento futurista interessante? Não deixe de analisar as obras citadas e pesquisar mais sobre os principais autores do futurismo. Isso vai te ajudar a ampliar a área de conhecimento e sair na frente dos seus concorrentes para conquistar uma vaga no curso escolhido.

Você pode aproveitar e, além de entender quais são os principais autores do futurismo, estudar também quem foi e as ideias do sociólogo Émile Durkheim e do filósofo Platão.

Temos aqui no Beduka uma relação completa de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples, você consegue informações detalhadas como avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Agora que você já sabe quais são os principais autores do futurismo, veja também:

Siga nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários