Português

O que é pronome possessivo? Descubra agora!

O que é pronome possessivo? Descubra agora!O que é pronome possessivo? Descubra agora!

Os pronomes possessivos se referem às pessoas do discurso indicando uma relação de posse. Veja quais são esses pronomes e como usá-los nesse artigo completo!

Você já viu este tema nas salas de aula, mas nosso propósito aqui hoje é ajudar a relembrar o que é pronome possessivo. Estudar a gramática da língua portuguesa é essencial para a sua vida no geral. É mais importante ainda se você for prestar vestibular, ENEM ou realizar algum concurso público. É uma disciplina que sempre aparece, não importa o tema central da prova.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

A gramática tem como objetivo orientar e regular o uso da língua, mantendo um padrão de fala e de escrita baseado em certas normas, como: bom senso, lógica, referência de autores renomados e tradição. Se quiser obter uma boa nota nos exames, estude muito bem a estrutura gramatical do nosso idioma.

Por ser fundamental e também por assustar tanta gente, nós decidimos preparar este artigo explicando uma das matérias mais comuns em provas: o que são os pronomes possessivos. Continue lendo para entendê-los de uma vez por todas!

o que é pronome possessivo

O que é pronome possessivo?

Os pronomes possessivos apresentam basicamente uma relação de posse. Isso quer dizer que algo pertence a alguma das pessoas do discurso/ frase.

O modo como o pronome possessivo é empregado precisa concordar com a pessoa a qual ele está se referindo (primeira, segunda ou terceira).

O pronome possessivo também pode variar de acordo com o gênero (feminino ou masculino) e o número (singular ou plural), tendo em vista o objeto que está sendo possuído.

quais são os pronomes possessivos

Quais são os pronomes possessivos?

  1. ª pessoa do singular (eu) – meu, minha, meus, minhas
  2. ª pessoa do singular (tu) – teu, tua, teus, tuas
  3. ª pessoa do singular (ele/ela) – seu, sua, seus, suas
  1. ª pessoa do plural (nós) – nosso, nossa, nossos, nossas
  2. ª pessoa do plural (vós) – vosso, vossa, vossos, vossas
  3. ª pessoa do plural (eles/elas) – seu, sua, seus, suas

Nada melhor para aprender do que observar a teoria na prática, certo? Como já explicamos aqui no Beduka sobre as principais figuras de linguagem e também como fazer uma citação direta ou indireta, agora é hora de apresentar algumas frases com pronomes possessivos para que você possa observar a sua aplicação no texto.

Confira frases com pronomes possessivos

Agora, dê uma olhada em algumas frases que separamos com exemplos de pronomes possessivos para que você entenda melhor como usá-los.

  • Eu usei a minha escova de dentes.
  • Tu não sabes o teu nome?
  • Você gostou de sua escolha?
  • Nós visitamos a nossa avó.
  • Vós conseguistes a vossa herança?
  • Eles não estavam em suas casas.

Observe nas frases acima o que já dissemos antes sobre o que é o pronome, veja que ele está sempre variando para singular ou plural, masculino ou feminino, assim como de acordo com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª). Tudo isso para concordar com o possuidor e o objeto possuído.

Algumas observações sobre pronomes possessivos

O uso de artigos definidos anteriormente aos pronomes possessivos é facultativo, ou seja, vai da escolha de quem escreve. Confira algumas frases com pronomes possessivos como exemplos para compreender melhor:

Minha mãe é muito batalhadora. / A minha mãe é muito batalhadora.

O funcionário não entendeu minha pergunta. / O funcionário não entendeu a minha pergunta.

Meu caderno é o mais lindo. / O meu caderno é o mais lindo.

Além de apresentarem a noção de posse, os pronomes possessivos também podem ser utilizados para passar uma ideia de carinho, respeito, cálculo aproximado ou ofensa. Veja alguns outros exemplos de frases com pronomes possessivos para entender:

  • Oi, minha querida, como está? (carinho)
  • Pode deixar, meu senhor, isso será resolvido. (respeito)
  • Ouvi dizer que aquela casa deve ter seus 100 anos. (cálculo aproximado)
  • Olha aqui, seu miserável, não fuja da responsabilidade! (ofensa)

Em certos casos, é possível que os pronomes pessoais oblíquos tenham um valor igual aos pronomes possessivos. Por exemplo:

  • O sol banhou-te a pele. (O sol banhou a sua pele)
  • Peguei-lhe o braço. (Peguei o seu braço)

Outra observação importante é que nas frases como “Seu Rafael, o que aconteceu com o senhor?”, o termo “seu” está longe de ser um pronome possessivo, ok? Ele é uma alternativa fonética para o termo senhor. Então, não confunda!

Viu como entender ou relembrar o que é pronome possessivo pode ser mais simples do que parece? Faça muitos exercícios e estude bastante. Assim conseguirá arrasar nas provas!

Beduka é um buscador de faculdades e cursos que apresenta um catálogo completo de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Temos aqui uma série de textos para ajudar aqueles que estão estudando para passar no ENEM, na FUVEST e em outros vestibulares.

Além de relembrar o que é pronome possessivo, você pode aproveitar para ver também:

Você pode seguir nossa página no Facebook para receber as nossas atualizações.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador