Exercícios

Questões de vestibular sobre vanguardas europeias com gabarito

Questões de vestibular sobre vanguardas europeias com gabaritoQuestões de vestibular sobre Vanguardas Europeias

As vanguardas europeias caem no ENEM de maneira bem recorrente. Ainda não sabe do que elas se tratam? Estude fazendo nossas questões de vestibular sobre essas vanguardas.

Separamos aqui uma série de questões de vestibular sobre vanguardas europeias com gabarito para você se preparar para alcançar um bom resultado.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Se existe uma parte na prova do Exame Nacional do Ensino Médio ou dos maiores vestibulares que deixa algumas pessoas surpresas é a de ARTES. Há questões Enem sobre Vanguardas!

Os estudantes tendem a pensar que as perguntas não serão muito difíceis, acabam não estudando e, no fim, percebem o contrário.

Vanguardas europeias está entre os assuntos preferidos pelos organizadores dos exames. As questões podem ser voltadas totalmente para as artes plásticas ou em conjunto com a literatura. De qualquer forma, é importante estudar com os exercícios sobre vanguardas europeias para conseguir ainda mais pontos do que a concorrência.

Antes de mostrarmos as questões de vestibular sobre vanguardas europeias com gabarito, precisamos revisar o que elas foram. Lembre-se: faremos apenas uma recordação, não deixe de estudá-las mais detalhadamente antes de fazer os exercícios resolvidos.

O que foram as vanguardas europeias?

As vanguardas dizem respeito a um conjunto de movimentos artísticos e culturais que aconteceram em vários lugares da Europa do início do século XX em diante.

Os movimentos que mais ficaram conhecidos (e os que mais caem nas provas) são:

  • Expressionismo
  • Cubismo
  • Surrealismo
  • Futurismo
  • Dadaísmo

Estes movimentos influenciaram não apenas a pintura, mas também o teatro, o cinema, a música, a literatura, etc.

Eles também impactaram o cenário artístico brasileiro, pois serviram de influência para a Semana de Arte Moderna de 1922. Aqui temos um artigo que explica mais sobre a famosa Semana de 22.

As vanguardas tinham como objetivo extrapolar os limites tradicionais da arte. Elas queriam ir de encontro a todos os avanços da época, tanto tecnológicos quanto industriais e científicos.

Quais os principais movimentos vanguardistas?

Expressionismo

O Grito de Edvard Munch questões de vanguarda europeia

Começou na Alemanha em 1905 e é baseado nas expressões dos sentimentos e emoções. Costumava focar na parte ruim da mente humana, por vezes irracional, trágica e bem pessimista.

O artista pioneiro deste movimento foi Edvard Munch, cuja obra mais famosa é O Grito. Além dele, temos também nomes como: Kandinsky, Paul Klee e Modigliani.

Cubismo

As damas d’Avignon de Pablo Picaso exercícios de vanguarda europeia

O cubismo surgiu em 1907 através das pinturas de Pablo Picasso, em especial a tela As damas d’Avignon. Este movimento teve como base a geometria das formas e o fator abstrato.

Além de Picasso, temos outros artistas cubistas que se destacaram como: Fernand Léger, Juan Gris e, aqui no Brasil, Tarsila do Amaral, que foi muito influenciada por este movimento.

Surrealismo

Surrealismo de Salvador Dalí em exercícios resolvidos de vanguarda europeia

O surrealismo tem origem na Paris de 1924 e tem como referência o subconsciente, a fantasia e os devaneios oníricos. Alguns dos artistas mais famosos deste movimento são: Salvador Dalí, Max Ernst, Giorgio de Chirico, René Magritte e Joan Miró.

A literatura também foi influenciada pelo surrealismo. No Brasil, por exemplo, tivemos o escritor Oswald de Andrade.

Futurismo

Giacomo Balla e o futurismo nas questões do Beduka

O movimento surgiu em 1909 com o poeta italiano Filippo Marinetti. O futurismo tem a intenção de destacar as tecnologias da época (como as maquinarias) e abraçar o futuro. Um dos principais artistas futuristas foi Giacomo Balla.

Dadaísmo

Dadaísmo emquestões de vanguarda europeia

Foi Tristan Tzara que deu início a este movimento, em 1916, e é tido como um dos precursores do surrealismo. Tinha como característica a irracionalidade e o absurdo. A Fonte, de Marcel Duchamp, é uma das obras mais conhecidas desta vanguarda.

Antes de entramos nos exemplos de questões de vestibular sobre vanguardas europeias, sugerimos que você leia bastante, faça anotações para depois revisar todo o conteúdo estudado. Veja aqui nossas dicas de como se organizar para estudar e baixe o nosso Plano de Estudos. É gratuito!

5 questões de vestibular sobre vanguardas europeias com gabarito

1ª questão de vestibular sobre vanguardas europeias – O surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções.

Questões de vestibular sobre vanguardas europeias - Magritte

Um traço do surrealismo presente nessa pintura é o(a):

a) justaposição de elementos díspares, observada na imagem do homem no espelho.

b) crítica ao passadismo, exposta na dupla imagem do homem olhando sempre para frente.

c) construção de perspectiva, apresentada na sobreposição de planos visuais.

d) processo de automatismo, indicado na repetição da imagem do homem.

e) procedimento de colagem, identificado no reflexo do livro no espelho.

2ª questão de vestibular sobre vanguardas europeias – As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas.

Questões de vestibular sobre vanguardas europeias - Máscara

A máscara remete à:

a) preservação da proporção.

b) idealização do movimento.

c) estruturação assimétrica.

d) sintetização das formas.

e) valorização estética.

3ª questão de vestibular sobre vanguardas europeias – Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros modernistas:

a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.

b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.

c) representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.

d) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.

e) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.

4ª questão de vestibular sobre vanguardas europeias – O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome.

Questões de vestibular sobre vanguardas europeias - Guernica

A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo:

a) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.

b) horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.

c) uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.

d) esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.

e) uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.

5ª questão de vestibular sobre vanguardas europeias – O início do Século XX, trás consigo uma grande gama de vertentes artísticas que vão dominar toda a produção artística da época. Entre 1904 e 1905, na Alemanha, com um grupo chamado Die Bruche, que significa A Ponte, tem início o movimento expressionista. Quanto a este movimento e suas características, assinale a alternativa correta:

a) A “sensação de luz e cor, não se importando com os sentimentos humanos e com a problemática da sociedade moderna” são características marcantes deste movimento.

b) É inegável que o expressionismo seja uma aceitação ao que fora o impressionismo.

c) O Grito, de Van Gogh, é um grande exemplo deste marcante movimento.

d) O expressionismo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX.

Agora que você já avaliou seus conhecimentos com nossas 5 questões de vestibular sobre vanguardas europeias, vamos ao gabarito para verificar os acertos?

Exercícios resolvidos sobre Vanguardas Europeias – GABARITO

1- Resposta correta – a) justaposição de elementos díspares, observada na imagem do homem no espelho.
2- Resposta correta – d) sintetização das formas.
3- Resposta correta – a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
4- Resposta correta – a) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
5- Resposta correta – d) O expressionismo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX.

Durante os seus estudos para tirar uma boa nota no vestibular, todas as matérias merecem dedicação. Além disso, pode verificar aqui também como fazer uma redação nota 1000.

O que você achou destas questões de vestibular sobre vanguardas europeias? Foram fáceis ou difíceis? Comente no final deste artigo. Temos aqui também outros testes:

Aprenda muito mais com o Beduka

Se o seu objetivo é conquistar uma boa nota no ENEM, fizemos aqui um especial com os temas mais cobrados no Enem de cada matéria e dicas do que estudar para prova de história.

Nós aqui no Beduka, o buscador de faculdades e cursos, estamos preocupados com a sua capacitação para descobrir a sua vocação e para decidir a profissão certa a seguir. Temos uma série de conteúdos que vão te ajudar a saber quais palavras usar para enriquecer sua redação, quais as profissões mais valorizadas do mercado de trabalho e como estimular a criatividade.

Além das já citadas questões de vestibular sobre vanguardas europeias, você pode aproveitar para ver também:

Beduka também está no INSTAGRAM. Segue a gente lá, pra receber as atualizações.

Baixe o nosso plano de estudos clicando no banner abaixo.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador