BiologiaGeografia

Exercícios sobre Aquecimento Global

Exercícios sobre Aquecimento GlobalExercícios sobre Aquecimento Global

O Aquecimento Global é compreendido como o processo de aumento das temperaturas médias do oceano e da atmosfera da Terra. Esse tema possui discordâncias, por isso compreender as consequências, causas e diferentes pontos de vista é importante para realizar uma boa prova e ir bem nos exercícios sobre aquecimento global.

O aquecimento global é importante para entender os problemas atuais causados pelo aumento da temperatura. Além disso, você consegue compreender diferentes pontos de vista, que irão te auxiliar durante as provas.

Nesse artigo separamos exercícios sobre Aquecimento Global para te ajudar ainda mais nos estudos, além de revisar o que é aquecimento global, as suas consequências e outros conceitos.

Além dos exercícios sobre aquecimento global também temos outros exercícios disponíveis que vão te ajudar a testar os seus conhecimentos e estudar para a prova, como os exercícios sobre ondas, sobre células e sobre genética.

O que é Aquecimento Global?

O aquecimento global é compreendido como o processo de aumento das temperaturas nos oceanos e na atmosfera.

O desenvolvimento acelerado da sociedade gera consequências importantes, como o aumento da queima de combustíveis fósseis e outros gases de efeito estufa, queimadas de matas e florestas, desmatamento e desenvolvimento urbano sem planejamento. São exatamente esses aspectosque causam o aquecimento global.

O órgão responsável por estudar as mudanças climáticas, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, (IPCC) acredita que a temperatura irá aumentar ainda mais nos próximos anos.

Esse é um problema grave e considerado urgente, pois causará graves consequências para o planeta. Segundo alguns estudos recentes, a chance da temperatura se elevar é de 90%.

O aquecimento global é um tema discutido frequentemente entre os cientistas, pois alguns acreditam que o aquecimento global é uma mentira. Eles defendem que a Terra possui períodos quentes e frios e que a elevação da temperatura é um processo natural.

Principais consequências do Aquecimento Global

 Exercícios sobre Aquecimento Global desmatamento
  • Aumento das temperaturas dos oceanos: desequilíbrio ambiental e danos às espécies marinhas;
  • Derretimento das geleiras: elevação no nível do mar, o que gera inundações nas áreas costeiras;
  • Aumento do buraco da Camada de Ozônio: aumento da insolação e radiação solar, podendo causar problemas de pele e câncer;
  • Intensificação de catástrofes climáticas;
  • Extinção de espécies.

Quer ler mais sobre o assunto e saber as causas, consequências e maneiras de diminuir o Aquecimento Global? Confira o artigo COMPLETO sobre o Aquecimento Global.

Exercícios sobre Aquecimento Global

1 – (PUC-RIO) O aquecimento global é considerado por inúmeros cientistas como um fenômeno provocado pelo homem em função do desequilíbrio causado no ciclo do carbono.

Considerando que esses cientistas estejam certos, é correto afirmar que:

a) Mecanismos que aumentam o sequestro de carbono por organismos autotróficos reduzem a disponibilidade do monóxido de carbono na atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa.

b) A liberação do gás carbônico na atmosfera em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma velocidade muito maior do que sua assimilação pela fotossíntese.

c) O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera está sendo provocado, principalmente, pela diminuição no sequestro do carbono pelos organismos fotossintetizantes.

d) As queimadas florestais são a principal causa do aquecimento global.

e) Os países pobres, em geral, contribuem mais para o aquecimento global que os países ricos.

2 – (UNAMA) Cientistas acreditam que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução desse aquecimento ocorreria porque:

a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.

b) aumentaria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, liberado pela respiração celular.

c) a expansão das florestas seria inibida, em longo prazo, pelo excesso de gás carbônico liberado.

d) diminuiria o efeito estufa, com a liberação de gás carbônico, em decorrência da expansão da cobertura vegetal.

3 – (UNIOESTE – com adaptações)Nos últimos anos, um dos temas ambientais de maior destaque está no debate sobre o aquecimento do planeta Terra e nas mudanças climáticas globais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

a) Além dos fatores internos ao planeta, com destaque para as consequências das ações humanas, fatores externos, como as explosões solares, influenciam no aumento da temperatura da Terra.

b) Existem pesquisadores que discordam da teoria de que estamos vivendo uma mudança climática em virtude da ação antrópica, pois consideram que houve outros períodos de aquecimento e de resfriamento do planeta antes da existência do homem e de sua interferência na Terra.

c) Além das florestas, os oceanos são fundamentais na regulação do clima no planeta, pois as plantas aquáticas são responsáveis pela absorção de CO2 da atmosfera. No entanto, a degradação ambiental de origem antrópica nos oceanos vem sendo intensa, reduzindo a vida marinha.

d) Os relatórios do IPCC, composto por um grupo de pesquisadores que vem analisando o impacto das ações antrópicas sobre o clima, constituem-se na principal fonte de informações sobre o aquecimento global. O IPCC trabalha com projeções de cenários futuros e tais projeções vêm sendo consideradas exatas e acertadas por toda a comunidade científica.

4 – (UEMG 2009)Aquecimento global é o fenômeno responsável pelo aumento na temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos, nas últimas décadas. Os poluentes do ar se acumulam na atmosfera, formando uma capa cada vez mais grossa, que ‘segura’ o calor do sol, causando o aquecimento do planeta. Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA uma conseqüência do aquecimento global:

a) Derretimento das geleiras, nos extremos da Terra.

b) Desflorestamento e queimadas das áreas de matas.

c) Secas severas, que causam maior escassez de água.

d) Aumento do nível do mar, causando inundações costeiras.

5 – (VUNESP – 2014 – PM-SP)O impacto do aquecimento global será “grave, abrangente e irreversível”, segundo um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) divulgado em (31/03/2014).

(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/03/140331 _ipcc_relatorio_dg.shtml. Adaptado)

Um dos impactos mais conhecidos e temidos do aquecimento global é

a) a extinção da biodiversidade em áreas como o Saara devido ao aumento da temperatura. b) o desaparecimento dos fenômenos La Niña e El Niño no oceano Atlântico.

c) a diminuição de mares costeiros como o mar das Antilhas e o Mediterrâneo.

d) o aumento de espécies aquáticas predadoras devido à alta temperatura das águas.

e) a elevação do nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares.

6 – (CESGRANRIO – 2018 – TRANSPETRO – Técnico Ambiental Júnior)Conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, mais conhecido pelas iniciais em inglês — IPCC, o aumento da temperatura média global nos últimos anos deve-se principalmente às emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs), provocadas pelo homem. A esse aquecimento é dado o nome de

a) aquecimento global antropogênico

b) aquecimento global dos mares

c) aquecimento global primário

d) aquecimento global devido à variabilidade natural

e) potencial de aquecimento global

7 – (UNIFOR 2011.1)O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

Marque a opção que indica das fontes de produção de energia abaixo listadas a mais recomendável, cientificamente, para diminuição dos gases causadores do aquecimento global:

a) Gasolina.

b) Óleo diesel.

c) Carvão mineral.

d) Gás natural.

e) Eólica.

8 – (ENEM) O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis,como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.

Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o

a) metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes.

b) metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes.

c) gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes.

d) gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes.

e) gás carbônico é fonte de oxigênio molecular para os organismos heterotróficos aeróbicos.

9 – (PUC-RIO) Nos últimos anos, observa-se um aumento crescente do percentual de CO2 na atmosfera.

Entre outros efeitos, o excesso de CO2 pode contribuir para:

a) resfriamento global.

b) diminuição da fotossíntese.

c) aumento da camada de ozônio.

d) aquecimento global.

e) diminuição da camada de ozônio.

Organize-se com o plano de estudos do Beduka, ele é gratuito! Clique aqui para baixá-lo.

Agora que você já respondeu todos os exercícios sobre Aquecimento Global, é hora de conferir o gabarito.

Resposta dos Exercícios sobre Aquecimento Global

Exercício resolvido da questão 1

b) A liberação do gás carbônico na atmosfera em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma velocidade muito maior do que sua assimilação pela fotossíntese.

Exercício resolvido da questão 2

a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.

Exercício resolvido da questão 3

d) Os relatórios do IPCC, composto por um grupo de pesquisadores que vem analisando o impacto das ações antrópicas sobre o clima, constituem-se na principal fonte de informações sobre o aquecimento global. O IPCC trabalha com projeções de cenários futuros e tais projeções vêm sendo consideradas exatas e acertadas por toda a comunidade científica.

Exercício resolvido da questão 4

b) Desflorestamento e queimadas das áreas de matas.

Exercício resolvido da questão 5

e) a elevação do nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares.

Exercício resolvido da questão 6

a) aquecimento global antropogênico

Exercício resolvido da questão 7

e) Eólica.

Exercício resolvido da questão 8 –

d) gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes.

Exercício resolvido da questão 9

d) aquecimento global.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de fazer exercícios sobre Aquecimento Global, veja outros exercícios que caem no vestibular, como exercícios de probabilidade, exercícios sobre biomas brasileiro e exercícios sobre átomos.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer.Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Agora que você sabe a definição de Aquecimento Global, você também pode acessar outros conteúdos do Beduka que foram feitos para te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Veja os principais autores da primeira fase do modernismo, descubra os principais recursos naturais do Brasil e saiba quais são os principais elementos do texto narrativo.

Você também pode se preparar com o plano de estudos do Beduka. O plano de estudos gratuito mais completo da internet.

Você acabou de conferir uma breve explicação sobre a definição de Aquecimento Global, aproveite para fazer alguns exercícios que te ajudarão nos vestibulares:

Gostou do nosso exercício sobre Aquecimento Global? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador