BiologiaGeografia

Os 10 melhores exercícios sobre Aquecimento Global!

Exercícios sobre Aquecimento GlobalExercícios sobre Aquecimento Global
Sala do Saber - melhor cursinho online

Esse assunto costuma aparecer com frequência no Enem e demais vestibulares e pensando em potencializar seus estudos selecionamos os 10 melhores exercícios sobre Aquecimento Global, com gabarito!

Quer seguir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quer praticar mais exercícios de Ciências da Natureza? Faça o Simulado Enem do Beduka, ele é 100% gratuito personalizável!

O que é Aquecimento Global?

O Aquecimento Global é compreendido como o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera.

A aumento da temperatura média da Terra, acontece em decorrência do acúmulo de altas concentrações de gases do Efeito Estufa, que bloqueiam o calor emitido pelo Sol e o “prendem” na superfície.

A principal causa do aumento da emissão de gases do Efeito Estufa, são as atividades humanas, que aumentaram em cerca de 70% entre 1970 e 2004. Veja a seguir quais são as principais atividades que emitem esses gases:

  • Uso de combustíveis fósseis;
  • Atividades industriais;
  • Queimadas e Desmatamento;
  • Desenvolvimento urbano sem planejamento.

O órgão responsável por estudar as mudanças climáticas, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), estima que a temperatura aumentará ainda mais nos próximos anos.

Assim, podemos concluir que o Aquecimento Global é um problema sério e considerado urgente, pois em um futuro não muito distante, implicará em graves consequências para o planeta Terra e para todos os seres que o habitam.

Para resolver os exercícios sobre Aquecimento Global, também é importante saber quais são suas principais consequências, entenda a seguir!

Quais são as consequências do Aquecimento Global?

O aumento das temperaturas dos oceanos e da atmosfera, traz uma série de consequências danosas para o meio ambiente. Entre as principais estão:

  • Aumento das temperaturas dos oceanos: desequilíbrio ambiental e danos às espécies marinhas;
  • Derretimento das geleiras: elevação no nível do mar, o que gera inundações nas áreas costeiras;
  • Aumento do buraco da Camada de Ozônio: aumento da insolação e radiação solar, podendo causar problemas de pele e câncer;
  • Intensificação de catástrofes climáticas: tempestades, furacões, inundações…
  • Desertificação: intensificação da seca e escassez de água
  • Disseminação de doenças por falta de saneamento básico;
  • Extinção de espécies.

Como combater as Mudanças Climáticas?

Frente a todos esses problemas, causados não apenas pelo Aquecimento Global, mas também pela poluição ambiental e outras ações humanas, precisamos desenvolver maneiras de combater estes desafios.

Para isso, uma das principais iniciativas é o consumo responsável.

Afinal, as mudanças climáticas são consequências dos padrões atuais de consumo e produção e da intensa emissão de gases gerados pela queima de combustíveis fósseis e pela produção agropecuária.

Este padrão de consumo e produção, além de causar sérios prejuízos ao meio ambiente, também afetam a qualidade de vida de bilhões de pessoas.

Além de cobrar políticas socioambientais responsáveis por parte dos governantes e grandes corporações, cada um de n´´os, podemos tomar pequenas ações e rever nossos hábitos de consumo.

Confira a seguir algumas atitudes sustentáveis que contribuem o combate as mudanças climáticas:

  • Reduzir o consumo de carne bovina;
  • Evitar o uso de plástico e outros materiais descartáveis;
  • Economizar água e energia;
  • Andar menos de carro e optar por bicicletas e transporte público;
  • Não consumir alimentos processados e não desperdiçar comida;
  • Reutilizar e reciclar produtos e materiais.

Agora que você já sabe o que é o Aquecimento Global e quais são suas causas e consequências, que tal resolver os melhores exercícios sobre Aquecimento Global? Vamos lá!

Exercícios sobre Aquecimento Global

Questão 1 – (PUC-RIO)

O aquecimento global é considerado por inúmeros cientistas como um fenômeno provocado pelo homem em função do desequilíbrio causado no ciclo do carbono.

Considerando que esses cientistas estejam certos, é correto afirmar que:

a) Mecanismos que aumentam o sequestro de carbono por organismos autotróficos reduzem a disponibilidade do monóxido de carbono na atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa.

b) A liberação do gás carbônico na atmosfera em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma velocidade muito maior do que sua assimilação pela fotossíntese.

c) O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera está sendo provocado, principalmente, pela diminuição no sequestro do carbono pelos organismos fotossintetizantes.

d) As queimadas florestais são a principal causa do aquecimento global.

e) Os países pobres, em geral, contribuem mais para o aquecimento global que os países ricos.

Questão 2 – (UNAMA)

Cientistas acreditam que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução desse aquecimento ocorreria porque:

a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.

b) aumentaria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, liberado pela respiração celular.

c) a expansão das florestas seria inibida, em longo prazo, pelo excesso de gás carbônico liberado.

d) diminuiria o efeito estufa, com a liberação de gás carbônico, em decorrência da expansão da cobertura vegetal.

Questão 3 – (UNIOESTE – com adaptações)

Nos últimos anos, um dos temas ambientais de maior destaque está no debate sobre o aquecimento do planeta Terra e nas mudanças climáticas globais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

a) Além dos fatores internos ao planeta, com destaque para as consequências das ações humanas, fatores externos, como as explosões solares, influenciam no aumento da temperatura da Terra.

b) Existem pesquisadores que discordam da teoria de que estamos vivendo uma mudança climática em virtude da ação antrópica, pois consideram que houve outros períodos de aquecimento e de resfriamento do planeta antes da existência do homem e de sua interferência na Terra.

c) Além das florestas, os oceanos são fundamentais na regulação do clima no planeta, pois as plantas aquáticas são responsáveis pela absorção de CO2 da atmosfera. No entanto, a degradação ambiental de origem antrópica nos oceanos vem sendo intensa, reduzindo a vida marinha.

d) Os relatórios do IPCC, composto por um grupo de pesquisadores que vem analisando o impacto das ações antrópicas sobre o clima, constituem-se na principal fonte de informações sobre o aquecimento global. O IPCC trabalha com projeções de cenários futuros e tais projeções vêm sendo consideradas exatas e acertadas por toda a comunidade científica.

Estamos apenas no começo dos exercícios sobre Aquecimento Global. Concentre-se e dê o seu melhor!

Questão 4 – (UEMG)

Aquecimento global é o fenômeno responsável pelo aumento na temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos, nas últimas décadas. Os poluentes do ar se acumulam na atmosfera, formando uma capa cada vez mais grossa, que ‘segura’ o calor do sol, causando o aquecimento do planeta.

Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA uma conseqüência do aquecimento global:

a) Derretimento das geleiras, nos extremos da Terra.

b) Desflorestamento e queimadas das áreas de matas.

c) Secas severas, que causam maior escassez de água.

d) Aumento do nível do mar, causando inundações costeiras.

Questão 5 – (VUNESP)

O impacto do aquecimento global será “grave, abrangente e irreversível”, segundo um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) divulgado em (31/03/2014).

(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/03/140331 _ipcc_relatorio_dg.shtml. Adaptado)

Um dos impactos mais conhecidos e temidos do aquecimento global é

a) a extinção da biodiversidade em áreas como o Saara devido ao aumento da temperatura.

b) o desaparecimento dos fenômenos La Niña e El Niño no oceano Atlântico.

c) a diminuição de mares costeiros como o mar das Antilhas e o Mediterrâneo.

d) o aumento de espécies aquáticas predadoras devido à alta temperatura das águas.

e) a elevação do nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares.

Muito bem! Você chegou na metade dos exercícios sobre Aquecimento Global.

Questão 6 – (CESGRANRIO)

Conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, mais conhecido pelas iniciais em inglês — IPCC, o aumento da temperatura média global nos últimos anos deve-se principalmente às emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs), provocadas pelo homem. A esse aquecimento é dado o nome de

a) aquecimento global antropogênico

b) aquecimento global dos mares

c) aquecimento global primário

d) aquecimento global devido à variabilidade natural

e) potencial de aquecimento global

Questão 7 – (UNIFOR)

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

Marque a opção que indica das fontes de produção de energia abaixo listadas a mais recomendável, cientificamente, para diminuição dos gases causadores do aquecimento global:

a) Gasolina.

b) Óleo diesel.

c) Carvão mineral.

d) Gás natural.

e) Eólica.

Questão 8 – (ENEM)

O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.

Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o

a) metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes.

b) metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes.

c) gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes.

d) gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes.

e) gás carbônico é fonte de oxigênio molecular para os organismos heterotróficos aeróbicos.

Calma, a lista de exercícios sobre Aquecimento Global está chegando ao fim. Vamos com tudo para os dois últimos exercícios!

Questão 9 – (PUC-RIO)

Nos últimos anos, observa-se um aumento crescente do percentual de CO2 na atmosfera.

Entre outros efeitos, o excesso de CO2 pode contribuir para:

a) resfriamento global.

b) diminuição da fotossíntese.

c) aumento da camada de ozônio.

d) aquecimento global.

e) diminuição da camada de ozônio.

Questão 10 – (IFAL) 

Sobre O aquecimento global, que é o processo de elevação das temperaturas médias da Terra ao longo do tempo, marque a alternativa correta.

a) É causado pela falta de saneamento básico e pela poluição dos rios e mares.

b) São consequências do aquecimento global: diminuição do nível da água dos oceanos e um maior congelamento das calotas polares.

c) Tem como causa principal a emissão de poluentes para a atmosfera dos chamados gases-estufa. Os gases-estufa mais conhecidos são o dióxido de carbono e o gás metano.

d) São consequências do aquecimento global: furacões no Nordeste brasileiro e aumento do nível das águas dos rios da Amazônia.

e) A poluição das atividades industriais e as queimadas de florestas não têm nenhuma relação com o aquecimento global.

Agora que você já respondeu todos os exercícios sobre Aquecimento Global, é hora de conferir o gabarito.

Gabarito dos Exercícios sobre Aquecimento Global

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) A liberação do gás carbônico na atmosfera em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma velocidade muito maior do que sua assimilação pela fotossíntese.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: d) Os relatórios do IPCC, composto por um grupo de pesquisadores que vem analisando o impacto das ações antrópicas sobre o clima, constituem-se na principal fonte de informações sobre o aquecimento global. O IPCC trabalha com projeções de cenários futuros e tais projeções vêm sendo consideradas exatas e acertadas por toda a comunidade científica.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: b) Desflorestamento e queimadas das áreas de matas.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: e) a elevação do nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: a) aquecimento global antropogênico

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: e) Eólica.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: d) gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes.

Exercício resolvido da questão 9

Alternativa correta: d) aquecimento global.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: c) Tem como causa principal a emissão de poluentes para a atmosfera dos chamados gases-estufa. Os gases-estufa mais conhecidos são o dióxido de carbono e o gás metano.

Esperamos ter ajudado com a nossa seleção dos melhores exercícios sobre Aquecimento Global. Bons estudos!

Entre na faculdade com o Beduka!

Nosso maior objetivo é te ver cursando a faculdade dos seus sonhos e para isso sempre trazemos as melhores soluções. 

Na plataforma do Beduka Bolsas você pode comprar uma bolsa de estudos com excelentes descontos na mensalidade. 

Além de escolher entre mais de 90 cursos em uma de nossas 10 universidades parceiras. Garanta já a sua bolsa! 

Receba nossos conteúdos diários e gratuitos seguindo o Instagram e o Pinterest! Nessas redes postamos resumos sobre os principais assuntos do Enem e Vestibulares. 

Obrigada por ler até aqui!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.