Geografia

Fontes de Energia Não Renováveis

Fontes de energia não-renováveisFontes de Energia Não-Renováveis

As fontes de energia não renováveis são aquelas que estão presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, que terão um fim, seja em um futuro próximo ou em um período de médio ou longo prazo. Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.

Questões sobre fontes de energia são bastante recorrentes no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM. Por esse motivo é importante que se saiba o que são Fontes de Energia Não Renováveis.

Não deixe de conferir nossos EXERCÍCIOS SOBRE FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que são fontes de energia não renováveis;
  • As principais fontes de energia utilizadas;
  • Vantagens e desvantagens da utilização desse tipo de fonte de energia.

1 – O que são Fontes de Energia Não Renováveis?

Fontes de energia são os recursos naturais ou artificiais que são utilizados para a produção de energia. São chamadas de não renováveis todas as fontes de energia presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas se acabarem.

Esses recursos não podem ser renovados pois sua recomposição na natureza ocorre de forma extremamente lenta. Eles são resultados de processos que ocorrem sob condições de pressão e temperatura específicas e em uma escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar para se tornarem disponíveis. Quanto mais utilizamos as fontes de energia não renováveis, mais rapidamente esses recursos vão chegar ao fim.

Esse tipo de energia também é chamada energia suja, pois o uso desses recursos causa prejuízos ao meio ambiente e também ao homem, bem como a destruição de ecossistemas, efeito estufa, aquecimento global, dentre diversos outros transtornos. Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis e os combustíveis nucleares.

2 – Principais Fontes de Energia Não Renováveis

Petróleo

petróleo

O petróleo é um líquido viscoso, formado por uma combinação complexa de compostos orgânicos. São compostos, sobretudo, por hidrocarbonetos, que são compostos cujas moléculas são constituídas por átomos de hidrogênio e de carbono.

Associados a pequenas medidas de outras classes de compostos (que contêm oxigênio, nitrogênio, e enxofre), esses hidrocarbonetos formam o petróleo.

O petróleo surgiu de restos de seres vivos, animais e vegetais, no decorrer de milhões de anos. Pequenos seres marinhos, como animais e vegetais unicelulares, depositaram-se no fundo de mares e lagos.

Ao longo dos anos, ocorreu o acúmulo de sedimentos e essa matéria orgânica foi impelida para locais ainda mais profundos, onde condições de temperatura e pressão elevadas e a inexistência de oxigênio, impediram que bactérias fizessem a decomposição rápida dessa matéria orgânica.

Essa matéria orgânica decompôs-se ao longo de milhões de anos, através da ação de bactérias anaeróbicas, gerando o petróleo. O nome, que significa óleo de pedra, é dado a este recurso porque este fica armazenado no interior de poros de rochas impermeáveis, denominadas rochas-reservatório.

O petróleo é a principal matéria-prima e uma das principais fontes de energia do planeta. Por isso, sua extração e consumo são focos de conflitos envolvendo países que são potências imperialistas e países produtores e refinadores.

O petróleo é abundantemente utilizado por veículos, sendo um componente importante nos meios de transporte, além de poder também ser empregado na produção de derivados, especialmente o plástico.

Carvão Mineral

carvão mineral

O carvão mineral é um minério de cor preta que possui grande potencial combustível. Ele libera uma alta quantidade de energia quando queimado. É formado por carbono e magnésio, sendo encontrado na condição de betume.

O surgimento desse minério se equipara, em partes, com a do petróleo, pois ambos se desenvolveram em áreas sedimentares. As jazidas do carvão mineral se formaram há milhões de anos.

Quando os restos de vegetais, ricos em carbono, foram soterrados por várias camadas de sedimento. Formou-se uma condição de grande pressão sobre esse material que se transformou em um elemento rochoso: o carvão mineral.

A extração do carvão mineral do subsolo ocorre através da construção de túneis e poços, muita das vezes em áreas de reservas ambientais ou florestais, o que causa impactos ambientais altíssimos. Além do mais, a queima do carvão mineral é apontada como ainda mais poluente que a do petróleo.

O carvão mineral passou a ser utilizado de forma mais ampla após as revoluções industriais resultantes do capitalismo, sendo, atualmente, uma fonte de energia altamente utilizada em todo o planeta, perdendo somente para o petróleo.

Gás Natural

Gás natural é a mistura de hidrocarbonetos leves que, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanecem no estado gasoso. O gás é uma fonte de energia mais limpa, que pode ser utilizado nas indústrias, substituindo outros combustíveis que são mais poluentes.

As reservas de gás natural são altas e encontram-se quase sempre disponibilizadas nas áreas onde se extrai o petróleo, transcorrendo pelo mesmo processo de estruturação.

O gás natural é altamente utilizado em usinas termoelétricas, sendo apontado como uma fonte mais proveitosa por apresentar menor impacto ambiental, menor complexidade de transporte, e também por apresentar necessidade quase nula de armazenamento.

É aplicado como fonte de energia nas indústrias, residências (gás de cozinha) e também em alguns tipos de veículos.

Classificação do Gás Natural

O gás natural é achado em rochas porosas acumuladas no subsolo (terrestre ou marinho), e em locais arenosos que possuem petróleo em suas profundidades. Pode ser classificado em duas categorias:

  • Gás natural associado: é o gás natural que se encontra em companhia do petróleo no reservatório, estando dissolvido no óleo ou em uma parte superior da rocha acumulada, onde a concentração de gás é maior do que a concentração da água e do óleo;
  • Gás não associado: é o gás natural que, no reservatório, não está associado ao óleo ou este se encontra em concentrações muito baixas. A concentração de gás é predominante na acumulação rochosa, permitindo a produção basicamente de gás.

Energia nuclear

A energia nuclear ocorre a partir da fissão nuclear de átomos de urânio, que é uma fonte esgotável de energia. Quando a fissão do núcleo desse material acontece, uma alta quantidade de energia é liberada, que é utilizada para a produção de eletricidade, principalmente.

É um recurso energético estratégico, especialmente em países ou regiões que apresentam um baixo potencial hidrelétrico, além de não depender tanto de outras fontes de energia. As energias nucleares possuem maiores reservas e não emitem poluentes na atmosfera.

Entretanto, existem muitas críticas à energia nuclear por conta de suas desvantagens. O destino do lixo atômico (radioativo e perigoso), os altos custos de produção, e, em casos de acidentes, os elevados riscos ambientais e sociais são os principais argumentos contrários à utilização desse tipo de energia.

3 – Vantagens e Desvantagens das Fontes de Energia Não Renováveis

Agora que aprendemos o conceito de fonte de energia não renovável e sabemos os principais recursos disponíveis na natureza, vamos conferir quais as vantagens e desvantagens da utilização desse tipo de energia.

Vantagens

  • Costumam ter um preço mais baixo, em comparação às fontes renováveis. Por esse motivo estas fontes são muito utilizadas por países mais pobres ou em desenvolvimento;
  • Elevado rendimento energético;
  • Criam muitos postos de trabalho;
  • Fáceis de transportar;
  • O petróleo gera combustíveis (gasolina de automóveis, combustíveis de aviação e diesel), além de também gerar uma alta quantidade de derivados (parafina, gás natural, querosene, solventes, entre outros);
  • São fontes utilizadas há bastante tempo, por isso são bem conhecidas pelos seres humanos;
  • Variedade de utilização.

Desvantagens

  • A principal desvantagem das fontes de energia não renováveis é, justamente, fato de não serem renováveis. As reservas, em algum momento, vão acabar e poderemos sofrer falta de energia no futuro, caso não haja o investimento necessário nas fontes de energia renováveis;
  • A queima de combustíveis fósseis gera alta poluição no ar, prejudicando a saúde, principalmente nos grandes centros urbanos;
  • Alguns gases poluentes, resultantes da queima destes combustíveis, são um dos principais fatores da geração do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, são extremamente prejudiciais ao meio ambiente;
  • A queima destes combustíveis fósseis também é um dos principais geradores da chuva ácida;
  • A extração do petróleo, principalmente nas águas do oceano, deve ser feita com muito cuidado. Vários acidentes ambientais provocados pelo derramamento de petróleo nas águas oceânicas já aconteceram, gerando problemas ambientais de elevadas proporções nos ecossistemas marinhos.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de explicar o que são Fontes de Energia Não Renováveis, já falamos aqui sobre outros assuntos que caem nos vestibulares. Veja aqui qual a definição de efeito estufa, aprenda o que é a estrutura atômica e descubra o que é cinética química.

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador