Geografia

Principais Fontes de Energia do Brasil

Fontes de Energia do BrasilFontes de Energia do Brasil

As principais fontes de energia do Brasil são: energia hidrelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como o gás natural e a energia nuclear.

Entender mais sobre alguns temas de Geografia é essencial para quem deseja se sair bem na prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo sobre as Principais Fontes de Energia do Brasil para você se preparar para a prova do ENEM ou outros vestibulares.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre fontes de energia renováveis e não renováveis.

O que são Fontes de Energia?

Para entender sobre as fontes de energia do Brasil, precisamos primeiro entender o que são fontes de energia e quais são os seus tipos. Fontes de energia são os recursos naturais ou artificiais que são utilizados para a produção de energia. As fontes de energias podem ser divididas em dois tipos: renováveis ou não-renováveis.

  • Fontes de energia renováveis: são os recursos usados para a produção de energia que estão disponíveis na natureza sem possibilidade de esgotamento, ou seja, que são reabastecidos continuamente e sua utilização e uso é renovável;
  • Fontes de energia não-renováveis: são todas as fontes de energia presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas se acabarem.

Principais Fontes de Energia Renováveis

Energia Solar:  A energia solar é captada quando a energia do sol é convertida em eletricidade ou usada para aquecer o ar, água ou outros líquidos.

Energia Eólica: A energia eólica é gerada através da conversão de correntes de vento em outras formas de energia, usando turbinas eólicas. A energia eólica é considerada uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável.

Energia da Biomassa:  A biomassa pode ser usada para produzir eletricidade ou como combustível para o transporte e para fabricar produtos que demandariam o uso de combustíveis não-renováveis.

Energia Hídrica: produz energia elétrica em usinas hidrelétricas, gerada a partir da movimentação de turbinas impulsionadas por água de rios acumulados em barragens.

Energia Geotérmica: O calor no interior da Terra produz vapor e água quente que podem ser utilizados por geradores para produzir energia elétrica sustentável ou para outras aplicações de energia renovável, tais como o aquecimento e geração de energia para a indústria

Confira mais aprofundadamente tudo sobre as Fontes de Energia Renováveis.

Principais Fontes de Energia Não-Renováveis

Petróleo: a partir desse minério fóssil são processados vários subprodutos utilizados como fonte de energia como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.

Carvão Mineral: é a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo depois do petróleo. É extraído do subsolo por meio de túneis e poços. Atualmente é utilizado por alguns tipos de usinas termoelétricas;

Gás Natural: trata-se da mistura de hidrocarbonetos leves na forma gasosa – principalmente metano, etano, propano e butano. Costuma ser encontrado nas mesmas áreas onde existe petróleo e, no entanto, é menos poluente. É aplicado em indústrias, residências (gás de cozinha) e veículos;

Energia Nuclear: obtida por meio da fissão nuclear de átomos de urânio, um processo que libera grande quantidade de energia. É utilizada principalmente para produzir eletricidade.

Aprenda mais detalhadamente tudo sobre cada uma das Fontes de Energia Não-Renováveis.

Fontes de Energia do Brasil

1. Petróleo

petroleo

O petróleo é uma das principais fontes de energia do Brasil, sendo a pioneira no fornecimento de energia para veículos motores, através da produção de gasolina, óleo diesel, querosene. Ele também é responsável pelo abastecimento de usinas termoelétricas.

Principais Bacias Petrolíferas

  • Bacia de Campos (a maior do país);
  • Bacia de Santos;
  • Bacia do Espírito Santo;
  • Bacia do Recôncavo Baiano.

Atualmente, o país é praticamente 100% abastecido pela produção interna de petróleo. Além disso, foram descobertas recentemente grandes reservas de petróleo na camada do pré-sal no fundo do oceano do litoral de Santos (SP) e do Espírito Santo.

2. Energia Hídrica

fonte de energia hídrica brasil

A energia hídrica, ou hidroelétrica, é a principal fonte de energia no Brasil usada para gerar eletricidade. Cerca de 90% da energia elétrica consumida no Brasil resulta de usinas hidrelétricas. No entanto, o país só utiliza 25% de seu potencial hidráulico. É uma energia limpa em sua produção, mas na formação as represas ela pode gerar alguns impactos ambientais.

Principais hidrelétricas do país

1. Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná;

2. Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins;

3. Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná;

4. Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco;

5. Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia, no Rio Iguaçu;

6. Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, no Rio São Francisco;

7. Usina Hidrelétrica de Itumbiara, no Rio Paranaíba;

8. Usina Hidrelétrica de Teles Pires, no Rio Teles Pires;

9. Usina Hidrelétrica de São Simão, no Rio Paranaíba;

10. Usina Hidrelétrica de Jupiá, no Rio Paraná.

3. Biomassa

fonte de energia biomassa

A Biomassa é uma das fontes de energia no Brasil mais recentes e caracterizadas por serem bastante renováveis. Elas têm sua origem de produtos vegetais, como a mamona, a cana-de-açúcar, entre outros. Trata-se de uma energia mais limpa, ou seja, ocasiona menos danos para o meio ambiente.

Entretanto, alguns estudos apontam que muitas áreas naturais são devastadas para o cultivo das matérias-primas necessárias para essa fonte de energia.

Principais biocombustíveis

  • Etanol (álcool);
  • Biogás;
  • Biodiesel.

4. Gás Natural

gás de cozinha

O gás natural geralmente é produzido juntamente com o petróleo e é responsável por quase 10% do consumo de energia no Brasil. Seu uso majoritário é na produção do gás de cozinha, no abastecimento de indústrias e usinas termoelétricas, e na produção de combustíveis automotores.

5. Energia Nuclear

fonte de energia nuclear

A utilização da energia nuclear foi idealizada no início da década de 1960 e implantada a partir de 1969, com a criação do Programa Nuclear Brasileiro. Em 1981, foi inaugurada a primeira Usina Nuclear brasileira, localizada em Angra dos Reis no estado do Rio de Janeiro e foi chamada de Angra I.

Entretanto, devido a problemas técnicos, ela foi desativada e não se encontra ativa atualmente. Posteriormente, foram iniciados os projetos de Angra II e III, entretanto, a usina de Angra II começou a operar em 2000 e Angra III até hoje não foi concluída.

Além dos custos elevados e do baixo nível produtivo (apenas 3% da produção nacional de energia), as usinas nucleares de Angra são fortemente reprovadas por grupos ambientalistas devido aos altos riscos no casos de acidentes ou vazamentos. Outro motivo que leva o questionamento por parte desses grupos é o não estabelecimento de um local fixo para a destinação dos resíduos radioativos gerados pela usina.

Além de aprender sobre as fontes de energia no Brasil, você pode testar seus conhecimentos de Geografia e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador