Geografia

Conheça as principais fontes de energia do Brasil! Resumo de todos os tipos!

Fontes de Energia do BrasilFontes de Energia do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

As principais fontes de energia do Brasil atualmente são: energia hidrelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como o gás natural e a energia nuclear.

Neste artigo sobre as principais Fontes de Energia do Brasil, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que são Fontes de Energia?
  2. Quais são as principais Fontes de Energia do brasil?
  3. Principais fontes Renováveis.
  4. Principais fontes não-renováveis.
  5. Petróleo.
  6. Hidrelétrica.
  7. Biomassa.
  8. Gás natural.
  9. Nuclear.

O que são Fontes de Energia?

Para entender sobre as fontes de energia do Brasil, precisamos primeiro entender o que são fontes de energia e quais são os seus tipos.

Fontes de energia são os recursos naturais ou artificiais que são utilizados para a produção de energia. As fontes de energias podem ser divididas em dois tipos: renováveis ou não-renováveis.

  • Fontes de energia renováveis: são os recursos usados para a produção de energia que estão disponíveis na natureza sem possibilidade de esgotamento, ou seja, que são reabastecidos continuamente e sua utilização e uso é renovável;
  • Fontes de energia não-renováveis: são todas as fontes de energia presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas se acabarem.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Quais são as principais Fontes de Energia do brasil?

As principais fontes de energia no brasil, independente de ser renovável ou não, são:

  • Energia Hidrelétrica.
  • Energia Termoelétrica.
  • Energia Eólica.
  • Energia Nuclear.
  • Energia Solar.

Nós próximos tópicos, falaremos separadamente sobre as fontes de energia do Brasil que são renováveis e depois sobre as não renováveis. Por fim, haverá um resumo focado em cada uma dessas 5 principais.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre fontes de energia renováveis e não renováveis.

Quais são as principais fontes de energia renováveis do Brasil?

As principais fontes de energia renováveis do Brasil são 5:

  • Energia Solar:  A energia solar é captada quando a energia do sol é convertida em eletricidade ou usada para aquecer o ar, água ou outros líquidos.
  • Energia Eólica: A energia eólica é gerada através da conversão de correntes de vento em outras formas de energia, usando turbinas eólicas. A energia eólica é considerada uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável.
  • Energia da Biomassa:  A biomassa pode ser usada para produzir eletricidade ou como combustível para o transporte e para fabricar produtos que demandariam o uso de combustíveis não-renováveis.
  • Energia Hídrica: produz energia elétrica em usinas hidrelétricas, gerada a partir da movimentação de turbinas impulsionadas por água de rios acumulados em barragens.
  • Energia Geotérmica: O calor no interior da Terra produz vapor e água quente que podem ser utilizados por geradores para produzir energia elétrica sustentável ou para outras aplicações de energia renovável, tais como o aquecimento e geração de energia para a indústria

Quais são as principais fontes de energia não-renováveis do Brasil?

As principais fontes de energia não-renov´áveis utilizadas no Brasil são 4:

  • Petróleo: a partir desse minério fóssil são processados vários subprodutos utilizados como fonte de energia como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.
  • Carvão Mineral: é a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo depois do petróleo. É extraído do subsolo por meio de túneis e poços. Atualmente é utilizado por alguns tipos de usinas termoelétricas;
  • Gás Natural: trata-se da mistura de hidrocarbonetos leves na forma gasosa – principalmente metano, etano, propano e butano. Costuma ser encontrado nas mesmas áreas onde existe petróleo e, no entanto, é menos poluente. É aplicado em indústrias, residências (gás de cozinha) e veículos;
  • Energia Nuclear: obtida por meio da fissão nuclear de átomos de urânio, um processo que libera grande quantidade de energia. É utilizada principalmente para produzir eletricidade.

Fontes de Energia do Brasil

1. Petróleo

O petróleo é uma das principais fontes de energia do Brasil, sendo a pioneira no fornecimento de energia para veículos motores, através da produção de gasolina, óleo diesel, querosene. Ele também é responsável pelo abastecimento de usinas termoelétricas.

Principais Bacias Petrolíferas

  • Bacia de Campos (a maior do país);
  • Bacia de Santos;
  • Bacia do Espírito Santo;
  • Bacia do Recôncavo Baiano.

Atualmente, o país é praticamente 100% abastecido pela produção interna de petróleo. Além disso, foram descobertas recentemente grandes reservas de petróleo na camada do pré-sal no fundo do oceano do litoral de Santos (SP) e do Espírito Santo.

2. Energia Hídrica

A energia hídrica, ou hidroelétrica, é a principal fonte de energia no Brasil usada para gerar eletricidade. Mais de 60% da energia elétrica consumida no Brasil resulta de usinas hidrelétricas.

No entanto, o país só utiliza 25% de seu potencial hidráulico. É uma energia limpa em sua produção, mas na formação das represas ela pode gerar alguns impactos ambientais.

Principais hidrelétricas do país

1. Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná;

2. Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins;

3. Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná;

4. Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco;

5. Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia, no Rio Iguaçu;

6. Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, no Rio São Francisco;

7. Usina Hidrelétrica de Itumbiara, no Rio Paranaíba;

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

8. Usina Hidrelétrica de Teles Pires, no Rio Teles Pires;

9. Usina Hidrelétrica de São Simão, no Rio Paranaíba;

10. Usina Hidrelétrica de Jupiá, no Rio Paraná.

3. Biomassa

A Biomassa é uma das fontes de energia no Brasil mais recentes e caracterizadas por serem bastante renováveis.

Elas têm sua origem de produtos vegetais, como a mamona, a cana-de-açúcar, entre outros. Trata-se de uma energia mais limpa, ou seja, ocasiona menos danos para o meio ambiente.

Entretanto, alguns estudos apontam que muitas áreas naturais são devastadas para o cultivo das matérias-primas necessárias para essa fonte de energia.

Principais biocombustíveis

Os principais biocombustíveis do nosso país são:

  • Etanol (álcool);
  • Biogás;
  • Biodiesel.

4. Gás Natural

O gás natural geralmente é produzido juntamente com o petróleo e é responsável por quase 10% do consumo de energia no Brasil.

Seu uso majoritário é na produção do gás de cozinha, no abastecimento de indústrias e usinas termoelétricas, e na produção de combustíveis automotores.

5. Energia Nuclear

A utilização da energia nuclear foi idealizada no início da década de 1960 e implantada a partir de 1969, com a criação do Programa Nuclear Brasileiro.

Em 1981, foi inaugurada a primeira Usina Nuclear brasileira, localizada em Angra dos Reis no estado do Rio de Janeiro e foi chamada de Angra I.

Entretanto, devido a problemas técnicos, ela foi desativada e não se encontra ativa atualmente.

Posteriormente, foram iniciados os projetos de Angra II e III, entretanto, a usina de Angra II começou a operar em 2000 e Angra III até hoje não foi concluída.

Além dos custos elevados e do baixo nível produtivo (apenas 3% da produção nacional de energia), as usinas nucleares de Angra são fortemente reprovadas por grupos ambientalistas devido aos riscos no casos de acidentes ou vazamentos.

Outro motivo que leva o questionamento por parte desses grupos é o não estabelecimento de um local fixo para a destinação dos resíduos radioativos gerados pela usina.

Se gostou do nosso artigo sobre as Fontes de energia do Brasil, confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

8 Comentários