Geografia

Quais são as fontes de energia renováveis?

fontes de energia renováveisfontes de energia renováveis
Sala do Saber - melhor cursinho online

Fontes de energia renováveis são recursos encontrados na natureza que não se esgotam, mas são constantemente disponibilizados em uma escala de tempo humana. Os principais exemplos de fontes de energia renováveis são: energia solar, energia eólica, energia hídrica (água), e outras formas de bioenergia (biomassa).

Nesse artigo vamos falar sobre fontes de energia renováveis, se quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe um desconto de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

O que são fontes de energia renováveis?

Fontes de energia renováveis são os recursos usados para a produção de energia que estão disponíveis na natureza sem possibilidade de esgotamento, ou seja, que são reabastecidos continuamente e sua utilização e uso é renovável.

A energia produzida por essas fontes renováveis pode ser chamada de energia limpa, pois a utilização desses recursos não afeta o meio ambiente.

Ela pode ser chamada também de energia alternativa, porque por ser uma fonte de energia de baixo impacto ambiental e não-tradicional, é uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis que são muito mais prejudiciais ao meio ambiente.

Saiba também quais as fontes de energia não-renováveis, veja quais são os tipos de energia, e aprenda qual a definição de aquecimento global.

Principais fontes de energia renováveis

Energia Solar

A energia solar é uma fonte de energia renovável, sustentável e não-prejudicial ao meio ambiente que é obtidas através da luz solar, ou calor solar. Podemos utilizar da energia solar quando toda esta energia obtida do Sol é convertida diretamente em eletricidade ou em calor, para aquecer a água, por exemplo.

Energia solar térmica

A energia solar térmica é obtida através de sistemas que convertem o calor da luz solar em energia térmica. Esta pode ser usada para aquecimento de água, aquecimento de ambientes e até produção de vapor, que pode ser utilizado para gerar energia elétrica.

Energia solar fotovoltaica (FV)

A energia solar fotovoltaica é obtida através de sistemas que convertem a luz solar diretamente em eletricidade, através do uso de células fotovoltaicas. Esses sistemas podem ser instalados nos telhados para produzir energia para o próprio consumo ou em veículos elétricos movidos a energia solar.

Energia Eólica

A energia eólica é obtida através de turbinas que realizam a conversão de correntes de vento em demais formas de energias. As turbinas convertem a força do vento em torque, que é a força de rotação. Esse torque é utilizado para propulsar um gerador elétrico e então gerar eletricidade.

No Brasil, este recurso renovável cresce a cada dia mais. O governo criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) em 2002. Atualmente, são mais de 250 usinas eólicas instaladas no país que possuem uma capacidade total de 6.39GW de potência.

Energia da Biomassa

A fonte mais comum de biomassa é a madeira, que proporciona energia ao ser queimada. Mas outras fontes da biomassa também estão sendo cada vez mais utilizadas, como componentes orgânicos de resíduos urbanos e industriais, resíduos florestais e agrícolas, dentre outros.

A biomassa pode ser utilizada para a produção de eletricidade ou como combustível para transportes e fabricação de produtos que normalmente demandariam a utilização de combustíveis não-renováveis.

Energia Hídrica

A energia hídrica é uma fonte renovável que usa a força da água em movimento para a geração de energia elétrica. A hidroeletricidade é obtida quando a água é canalizada nas turbinas hidráulicas e a pressão fluída sobre as lâminas roda um eixo e propulsa um gerador elétrico, transformando o movimento em eletricidade. No Brasil, a energia hídrica representa cerca de 70% da geração de energia de todo o país.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Energia Geotérmica

A energia geotérmica é obtida através do calor interno da Terra. As usinas geotérmicas perfuram e injetam água no subsolo através de tubos especificamente elaborados.

A água então evapora por conta da elevada temperatura do subsolo e é conduzida até as turbinas, que começam a se movimentar e acionam o gerador de eletricidade. Para reaproveitar a água, o vapor é conduzido novamente para áreas em que retorna à sua forma líquida, reiniciando o processo.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Fontes de Energia Renováveis!

Vantagens das Energias Renováveis

As principais vantagens da utilização de fontes renováveis de energia são:

  • Podem ser consideradas inesgotáveis comparada aos combustíveis fósseis;
  • O impacto ambiental é menor do que o provocado pelos combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e gás;
  • Oferecem menos riscos do que a energia nuclear;
  • Permitem reduzir as emissões de CO2 que poluem o ar;
  • Reduzem a dependência energética da humanidade nos combustíveis fósseis.

Desvantagens das Energias Renováveis

Existem algumas desvantagens na implantação de fontes renováveis de energia:

  • Custos elevados de investimento e infra-estruturas apropriadas;
  • Impactos visuais negativos no meio ambiente;
  • No caso da energia da Biomassa, o método de combustão da biomassa não é limpo;
  • Na energia Hidroelétrica, causa erosão de solos que pode ter impacto na vegetação do local;
  • No caso das energias solar e eólica, os custos são muito elevados.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Você acabou de conferir uma explicação sobre Fontes de Energia Renováveis, se prepare para o vestibular com outros conteúdos que o Beduka já disponibilizou. Aproveite para descobrir o que é cartografia, aprender qual a importância dos biomas brasileiros ou até mesmo conferir a importância da ecologia e meio ambiente.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre Fontes de Energia Renováveis? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.