Faculdades

Melhores faculdades de Educação Física do Brasil

MELHORES-FACULDADES-DE-EDUCAÇÃO-FÍSICA-DO-BRASILMelhores faculdades de Educação Física do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Educação Física é uma área ligada às práticas corporais e visa formar profissionais que poderão prescrever e controlar treinamentos físicos. Veja as melhores faculdades do país para esse curso nesse artigo!

Gosta de praticar esportes ou outro tipo de exercícios físicos? Deseja ajudar as pessoas a praticarem também? Então você está no lugar certo! Nesse artigo apresentaremos as melhores faculdades de Educação Física do Brasil.

Nesse artigo, traremos bastante conteúdo para você que deseja fazer esse curso. Se a distância não for uma fronteira e você estiver disposto a se mudar para estudar, este artigo te ajudará muito.

Por outro lado, se na sua cidade há uma universidade que oferece o curso, mas você não sabe o quão bem colocado ele está, confira isso no site do Beduka. Lá nós te informamos tudo!

Está estudando para o ENEM? Revise os principais conteúdos com o nosso simulado. É grátis!

O que faz o graduado em Educação Física?

O que faz o graduado em Educação Física

As faculdades de Educação Física podem oferecer cursos em duas modalidades: licenciatura e bacharelado.

Na modalidade de licenciatura, o objetivo é formar professores de Educação Física para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Já a modalidade de bacharelado, tem como objetivo formar profissionais que irão atuar na prescrição e controle de treinamentos e atividades físicas nas diversas modalidades desportivas e recreativas em instituições não escolares, como academias, hotéis e clubes.

Os estudantes do curso de Educação Física aprendem sobre a estrutura e funcionamento do organismo humano no que diz respeito aos movimentos corporais e sobre o crescimento e desenvolvimento do corpo humano em diversas etapas da vida. Também recebem noções de nutrição e primeiros socorros, além de aprenderem a prescrever exercícios físicos adequados para todos os tipos de pessoas.

Como saber quais as melhores faculdades de Educação Física do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Educação Física do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Educação Física

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

5. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

7. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

8. Universidade Federal de Viçosa (UFV)

9. Universidade de Brasília (UnB)

10. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Veja agora os detalhes das melhores faculdades de Educação Física do Brasil:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)  

Fundada em 1934, a USP também é considerada uma das melhores faculdades do país e da América Latina. A faculdade teve um desempenho considerado excelente e conseguiu ficar entre a 51ª e 100ª posição das melhores universidades do mundo.

O curso de Educação Física da USP oferece ênfase em saúde ou em esporte, que é escolhida pelo aluno no 3º ano do curso. De maneira geral, o curso da USP tem como objetivo formar profissionais generalistas, com visão humanística, crítica, reflexiva e inseridos no contexto histórico, cultural e político vigente.

A faculdade tem como principal forma de ingresso o vestibular da FUVEST, porém parte de suas vagas são destinadas ao Sisu. O curso é oferecido em São Paulo e em Ribeirão Preto.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira.

O curso de Educação Física da Unicamp está inserido no maior campus da universidade, que possui uma verdadeira seleção de profissionais e um programa de educação continuada considerado cinco estrelas pelo Guia do Estudante há 10 anos consecutivos.

O ingresso nessa faculdade ocorre por meio de um vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. É a maior universidade do estado, possuindo campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

No curso de Educação Física da UFMG, os alunos aprofundam conhecimentos em áreas como biomédicas e humanísticas, entre outras disciplinas. São oferecidas as modalidades de licenciatura, que prepara professores para atuar em educação básica, e de bacharelado, em que os profissionais tornam-se aptos a prestar serviços em atividades físicas, desportiva, recreativa e de gestão, na área, em instituições públicas e privadas. 

A faculdade oferece cerca de 100 vagas anuais para o curso de Educação Física e tem como forma de ingresso o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Educação Física da UFRGS forma bacharéis e licenciados aptos a atuar nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática destas atividades, em ambientes diferenciados da rede escolar formal.

A faculdade possui vestibular próprio, porém destina 30% de suas vagas para o ingresso pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

A Unesp oferece dois cursos de graduação em Educação Física: o de Licenciatura e o de Bacharelado, ministrados em tempo integral. O curso de Licenciatura funciona desde 1984 e está voltado para a formação de professores. Já o curso de Bacharelado, funciona desde 1989 com duas áreas: a de Atividades Físicas Generalizadas e a de Esportes, e visa formar profissionais que contribuam para a consolidação da Educação Física como área de conhecimento.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, a UFRJ é considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Ela se encontra entre a a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo.

O curso de Educação Física da UFRJ é oferecido nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, com o objetivo de formar profissionais licenciados para atuarem como professores e bacharéis para a área não-escolar, podendo também realizar pesquisas na área.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Fundada em 1950, possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do país.

O curso de Educação Física da UERJ oferece formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes sobre essa instituição aqui.

8ª – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Fundada em 1922, é uma instituição de ensino superior pública com sede em Viçosa, há cerca de 225 km de Belo Horizonte. A faculdade também possui campus nas cidades de Florestal e Rio Paranaíba.

A UFV oferece o curso de Educação Física nas modalidade Licenciatura e Bacharelado. O ingresso ocorre através do Sisu. O curso é oferecido nas cidades de Viçosa e Florestal.

9ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Brasília. A UnB, desde que foi criada, possui papel fundamental nacionalmente e regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

A faculdade oferece o curso de Educação Física nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. O ingresso na faculdade ocorre pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) e pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a instituição com concepção de universidade mais antiga do Brasil. É uma instituição pública sediada na cidade de Curitiba e com campus nas cidades de Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

O ingresso é feito pelo próprio vestibular da universidade, porém as vagas remanescentes são disponibilizadas no Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além dessa lista de melhores faculdades de Educação Física do Brasil, o Beduka traz diversos conteúdos que podem te ajudar no ENEM e outros diversos vestibulares. Saiba um pouco mais sobre Aquecimento Global, descubra o que é Magnetismo e veja a importância dos biomas brasileiros.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de Educação Física do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.