Biologia

Resumo do Sistema Excretor

Resumo do Sistema ExcretorResumo do Sistema Excretor
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Sistema Excretor é o responsável por eliminar substâncias que podem ser tóxicas para o organismo humano. Fazem parte do Sistema Excretor o sistema urinário (Rins, Bexiga, Ureteres e Uretra) e as glândulas sudoríparas.

O ENEM sempre cobra, no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias, questões relacionadas à fisiologia do corpo humano. Dentro dessa matéria, o Beduka preparou um Resumo do Sistema Excretor para te ajudar a se preparar para as questões que surgem sobre o tema.

Não deixe de conferir os Exercícios sobre Sistema Excretor!

Nesse artigo vamos trazer:

  • Resumo do Sistema Excretor;
  • Formação da Urina;
  • Órgãos do Sistema Excretor.

Resumo do Sistema Excretor

O Sistema Excretor é o conjunto de órgãos e estruturas responsáveis por filtrar o sangue humano e eliminar as substâncias em excesso e que podem ser tóxicas para o organismo. Essas substâncias são resultantes de reações químicas que acontecem dentro das células do corpo humano, durante os processos metabólicos que estas podem realizar.

O Sistema Excretor também é responsável pela homeostase do organismo, isto é, pelo equilíbrio químico interno que controla a quantidade de água e de sais minerais, fazendo com que todas as etapas do metabolismo sejam realizadas de forma correta.

O nome da eliminação de substâncias tóxicas ao organismo se chama excreção, e os produtos dessa excreção são chamados de “excretas”, que são provenientes das células e são passadas para o sangue, posteriormente eliminados na urina, na respiração ou no suor.

Órgãos do Sistema Excretor 

Rins

rins

Os rins são órgãos em formato de feijão, constituídos por uma cápsula formada de tecido conjuntivo denso, por uma região cortical e uma região medular. As regiões corticais e medulares recebem sangue pela artéria renal e são drenadas pela veia renal. A região cortical é onde estão presentes os néfrons, que são as unidades funcionais dos rins. 

As substâncias eliminadas pelos rins são: ureia, creatinina, ácido úrico e toxinas do sangue. O rim também atua na regulação de volume de líquidos no corpo humano e na manutenção da pressão arterial do sangue.

Néfron

nefron

Os néfrons estão localizados nos rins em grandes quantidades (aproximadamente 1.200.000 em cada rim) e são os responsáveis pela formação da urina, filtrando os elementos do plasma sanguíneo e, posteriormente, eliminando a urina.

Formação da Urina

formacao da urina

Em cada néfron, a formação da urina acontece em três etapas:

1. Filtração: substâncias como nutrientes, resíduos tóxicos, sais minerais e água passam para o néfron e tornam-se parte do filtrado. Células sanguíneas e moléculas maiores de proteína não passam pelo néfron e continuam no sangue;

2. Reabsorção: a água, os nutrientes (pequenas moléculas de proteínas, lipídios e glicose) e alguns sais minerais são reabsorvidos e voltam para a corrente sanguínea. Essas substâncias são importantes para as atividades celulares e, por essa razão, não são eliminadas;

3. Secreção: são eliminadas certas substâncias do plasma sanguíneo que não foram filtradas inicialmente, como ácido úrico, sais minerais e medicamentos. Algumas substâncias, como medicamentos e drogas, são eliminados na urina e, por esse motivo, são encontrados em maior quantidade do que no próprio sangue. 

Ureteres

ureteres

Os ureteres são tubos que ligam e transportam a urina do rim à bexiga. Eles realizam movimentos peristálticos que ajudam na condução da urina até a bexiga, sendo um ureter para cada rim. 

Bexiga

bexiga

A bexiga é o órgão que armazena a urina produzida pelos rins e transportada pelos ureteres. Ela também é a responsável por eliminar a urina e possui uma alta capacidade elástica, podendo armazenar até 800 ml de urina.

Uretra

A uretra é responsável por expelir a urina para fora do organismo, durante a micção. Ela faz parte também do sistema reprodutor no caso dos homens, é o local por onde o sêmen é expelido na ejaculação. Entretanto, nas mulheres, a uretra é restrita ao sistema excretor.

uretra

Excreção da Urina

A excreção ou eliminação da urina se inicia nos rins, que têm a função de filtrar o sangue, retirando todas as substâncias que podem ser tóxicas presentes. Após filtrado, o sangue retorna para circular por todo o organismo, enquanto todas as impurezas são levadas pelos ureteres até a bexiga

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Aprenda mais sobre o Sistema Reprodutor Humano.

Após a bexiga estar suficientemente cheia, a urina é transportada pela uretra para fora do organismo. As principais substâncias que formam a urina são ureia, ácido úrico e amônia.

Excreção do Suor

O suor também é uma maneira do organismo eliminar substâncias que podem ser tóxicas para ele. Os órgãos utilizados para eliminar o suor são glândulas sudoríparas, que são células presentes na pele espalhadas pelo corpo todo.

glandulas sudoriparas

O suor não está relacionado somente à excreção de substâncias, o corpo humano, que é capaz de manter sua temperatura constante, utiliza do suor para regulá-la. As principais substâncias eliminadas pelo suor são cloreto de sódio, ureia, ácido úrico e água.

Excreção do Gás Carbônico

O gás carbônico é proveniente do metabolismo dos lipídios e glicídios durante a respiração, e é excretado durante a expiração.

A inspiração, que ocorre através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, proporciona a entrada de ar dentro dos pulmões.

A expiração, que acontece através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, proporciona a saída de ar do organismo. O ar expirado é rico em gás carbônico (CO2).

inspiração e expiração

No pulmão ocorre a hematose, que é o processo que acontece nos alvéolos pulmonares e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado. O oxigênio é utilizado pelas células para a realização da respiração celular, o processo no qual a célula produz energia.

Nos alvéolos pulmonares, o gás oxigênio difunde-se para o sangue nos capilares sanguíneos ao seu redor e o gás carbônico, que está no sangue dos capilares, difunde-se para o interior dos alvéolos.

Aprenda mais sobre o Sistema Respiratório Humano.

Principais doenças do Sistema Excretor 

Nefrite

É o processo inflamatório que acontece nos néfrons, mais especificamente nos glomérulos, e podem ser decorrentes de vírus, bactérias ou até mesmo medicamentos. Pode levar ao aparecimento de sangue na urina e aumento da pressão arterial.

Cálculo renal

Popularmente conhecido como “pedras”, pode acontecer em qualquer parte do sistema urinário. Essas pedras são formadas por sais de cálcio e podem obstruir os ureteres, causando cólicas renais fortíssimas, além de náuseas e vômitos.

Cistite

É o processo inflamatório que acontece na bexiga e, geralmente, é causado por microorganismos (vírus e bactérias). Nesse caso, o organismo é incapaz de reter a urina por muito tempo e a elimina frequentemente e em pequenas quantidade. 

Além de conferir esse Resumo do Sistema Excretor você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de conferir o Resumo do Sistema Excretor? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários