Biologia

Resumo do Sistema Urinário

Resumo do Sistema UrinárioResumo do Sistema Urinário
Kit Aprovação Enem 2022

Em resumo, o Sistema Urinário tem a função de produzir e eliminar a urina, sendo o responsável por filtrar as “impurezas” do sangue que circula no organismo. A urina é produzida nos rins, na região dos néfrons. Ela é levada pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada por um tempo. Depois, é eliminada para o exterior pela uretra.

Neste artigo sobre o resumo do Sistema Urinário, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Resumo do Sistema Urinário.
  2. Funções do Sistema Urinário.
  3. Quais são os principais órgãos?
  4. Rins.
  5. Estrutura e funções do Néfron.
  6. Formação da Urina.
  7. Ureteres.
  8. Bexiga.
  9. Uretra.
  10. Principais doenças do Sistema Urinário.
  11. Nefrite.
  12. Hipertensão.
  13. Infecções bacterianas.
  14. Cálculos renais.
  15. Cistite.

O ENEM sempre cobra, no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias, questões relacionadas à fisiologia do corpo humano. Dentro dessa matéria, o Beduka preparou um Resumo do Sistema Urinário para te ajudar a se preparar!

Resumo do Sistema Urinário

O Sistema Urinário é o sistema responsável pela produção, armazenamento e eliminação da urina, que contém substâncias que podem ser tóxicas ou prejudiciais ao organismo humano. 

Essas substâncias são provenientes de reações químicas que acontecem dentro das células do corpo humano, durante os processos metabólicos que elas podem realizar.

O Sistema Urinário está dentro do Sistema Excretor, que é o principal responsável pela eliminação de impurezas do organismo.

Você pode conferir o nosso artigo completo sobre o Sistema Excretor e, quando acabar de estudar o sistema urinário, poderá testar seus conhecimentos com os exercícios sobre Sistema Urinário

Resumo das Funções do Sistema Urinário

As principais funções do Sistema Urinário são:

  • Controle do volume e composição do sangue;
  • Auxílio na manutenção da pressão e pH do sangue;
  • Transporte da urina dos rins até a bexiga;
  • Armazenamento e eliminação da urina.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Resumo dos principais órgãos do Sistema Urinário

Para que todas essas funções sejam desempenhadas, há um sistema de órgãos interligados, sendo que cada um tem um papel específico.

Os principais órgãos do sistema urinário são Rins (néfron), Ureteres, Bexiga e Uretra. Vamos conhecer sobre a estrutura e função de cada um deles:

Rins

rins

Os rins são órgãos que possuem a forma de um grande feijão e se localizam próximo ao centro do abdômen. Cada ser humano nasce normalmente com um par de rins e eles são formados por uma cápsula de tecido conjuntivo denso, com regiões cortical e medular.

Dentro do Sistema Urinário, os rins executam a função principal, que é a de filtrar do sangue as substâncias potencialmente tóxicas para o organismo. 

Assim, os rins regulam os níveis iônicos no sangue, controlam o pH, o volume e a pressão do sangue, produzem hormônios e excretam substâncias.

Saiba mais sobre os hormônios produzidos pelo rim no artigo sobre o Sistema Endócrino.

Estrutura e funções do Néfron

nefron

O Néfron é o nome de uma unidade que fica na região cortical do Rim. Os néfrons são os responsáveis por formar a urina através da filtração do plasma sanguíneo e, depois, da eliminação da urina.

O néfron é constituído por um corpúsculo renal que contém o glomérulo e a cápsula de Bowman. Há também os túbulos renais que contêm o túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor.

Cada uma dessas partes tem uma função própria, veja:

  • Glomérulo: é uma rede de capilares sanguíneos onde ocorre a circulação do sangue arterial que é filtrado por esta estrutura;
  • Túbulos coletores: têm a função de absorver parte do líquido filtrado pelos glomérulos;
  • Cápsula de Bowman: envolve a rede de vasos capilares, filtrando o sangue novamente;
  • Túbulo Contorcido Proximal: responsável pela reabsorção de possíveis nutrientes;
  • Alça de Henle: responsável pela reabsorção de água;
  • Túbulo Contorcido Distal: responsável pela reabsorção de água e sal.

Resumo da Formação da Urina no Sistema Urinário

formacao-da-urina

Em cada néfron, a formação da urina ocorre em três etapas:

  • Filtração: resíduos potencialmente tóxicos, sais minerais e água passam para o néfron e tornam-se parte do filtrado;
  • Reabsorção: a água, os nutrientes (pequenas moléculas de proteínas, lipídios e glicose) e alguns sais minerais são reabsorvidos e voltam para a corrente sanguínea;
  • Secreção: são eliminadas as substâncias do plasma sanguíneo que não foram filtradas inicialmente, como ácido úrico, sais minerais e medicamentos. 

Ureteres

ureteres

Após a formação da urina, ela é conduzida do rim até a bexiga por meio dos ureteres. Os ureteres são canais finos, com tubos que realizam movimentos peristálticos que auxiliam no transporte da urina. 

Bexiga

bexiga

A bexiga é um músculo em forma de bolsa elástica responsável pelo armazenamento da urina transportada pelos ureteres. É a partir dela que a urina poderá ser eliminada. A bexiga possui uma capacidade de armazenamento de cerca de 800ml de urina. 

Beduka Bolsas Direito

Ainda assim, quando as mulheres estão grávidas, em período menstrual ou quando alguém possui algum inchaço no abdômen, a bexiga sofre pressão dos órgãos de cima e não consegue armazenar por muito tempo, aumentando a frequência da micção (xixi).

Uretra

uretra

A uretra é um canal fininho e tubular, cuja função é expelir a urina para fora do corpo humano durante a micção. Ela conecta a bexiga com o meio externo.

Nas mulheres, ela é exclusiva do sistema urinário/excretor. Nos homens, ela participa do sistema tanto do sistema reprodutor quanto do excretor. 

Resumo das principais doenças do Sistema Urinário

Como qualquer outra parte do corpo, quando o sistema urinário sofre alguma alteração maléfica, seja por deficiência na sua função ou pela ação de antígenos, surgem algumas doenças típicas.

As doenças mais comuns do sistema urinário são:

  • Nefrite.
  • Hipertensão.
  • Infecção bacteriana.
  • Cálculo renal.
  • Cistite.

Vamos aprender sobre cada uma delas:

Nefrite

A nefrite é a infecção dos néfrons, que pode acontecer devido às superdosagem de medicamentos e presença de substâncias tóxicas no organismo, como o mercúrio que pode ferir ou até mesmo destruir os néfrons. 

Os sintomas são dores, redução da produção de urina, aparência turva e aumento da pressão na urina.

Hipertensão Arterial e Problemas Renais

Quando ocorre um disfuncionamento dos rins, a água e os sais em excesso causam o aumento da pressão arterial. A filtragem nos rins acontece de maneira deficiente, podendo ocasionar no desenvolvimento de doenças nos rins.

Infecções Bacterianas

Bactérias como a Escherichia coli podem entrar no sistema urinário pela uretra e causar infecções em diversas partes do sistema, seja na própria uretra, na bexiga, ureteres e rins. 

Algumas delas podem ser contraída por má higiene ou por relações sexuais com contaminados.

Cálculos Renais

Popularmente conhecido como “pedra nos rins“, os cálculos renais são formados por conta da alta concentração de cálcio ou outros tipos de sal. Eles podem se alojar nos rins, nos ureteres ou na bexiga. 

Os principais sintomas são cólicas renais muito fortes, náuseas e vômitos.

Cálculos renais podem ser formados por má hidratação e em algumas pessoas isso pode ser facilitado pela hereditariedade.

Cistite

A Cistite é uma infecção na bexiga causado por microorganismos (geralmente bactérias). 

Os principais sintomas são ardor na uretra no ato de urinar e, como o organismo é incapaz de reter a urina por muito tempo, a urina é eliminada frequentemente e em pequenas quantidades.

Se gostou do nosso artigo sobre o resumo do Sistema Urinário, confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Instagram do Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador