Química

O que é pH? Confira a escala, indicadores e cálculos!

O que é pH?O que é pH?
Instagram do Beduka

O potencial hidrogeniônico é uma escala numérica que indica se uma solução química é ácida, básica ou neutra. Ele pode variar de acordo com a temperatura e a composição de cada substância.  Leia este resumo completo e entenda o que é pH, como medi-lo e como calculá-lo!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Estudando Química para o Enem? Depois de ler nosso resumo sobre a diferença entre ácido e alcalino, teste seus conhecimentos com o Simulado Beduka do Enem. Ele é totalmente gratuito e personalizável, acesse agora!

O que é pH?

pH significa potencial hidrogeniônico. É, basicamente, uma escala numérica que serve para medir o grau de acidez, neutralidade e alcalinidade de uma solução química, que é determinada pela concentração de íons de hidrogênio (H+). O pH pode variar de acordo com a temperatura e a composição de cada substância. 

O termo “pH” foi introduzido em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørense, que tinha como objetivo facilitar o seu trabalho no controle de qualidade de cervejas.

Escala de pH

Escala de pH

A escala que mede os valores do potencial hidrogeniônico possui valores de 0 a 14 e mede a acidez, a neutralidade e a alcalinidade de cada substância química. Valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, apesar de muito raros. Além disso, nesses casos eles não podem ser medidos com as sondas normais. 

As substâncias químicas que possuem valor entre 0 e 7 são consideradas ácidas. Valores em torno de 7 indica a neutralidade de uma substância. Já valores de 7 a 14 representam que aquela substância é básica.

O caráter ácido é crescente – da direita para a esquerda – e o caráter básico é decrescente – da esquerda para a direita. É importante observar que na escala que mede os valores, quanto menor o valor do pH mais ácida será a solução.

Por que o pH é importante?

As medições são utilizadas em várias indústrias que acabam afetando a nossa rotina diária. Estações de tratamento de água e esgoto, produção química, monitoramento ambiental, entre outras, fazem a medição do potencial hidrogeniônico em seus processos. 

Por esse motivo, podemos dizer que esse é o parâmetro mais medido do mundo e, muitas vezes, são utilizados como controle de qualidade de alguns fatores importantes para a vida humana e para fins científicos. 

Como medir o pH?

É muito importante medir o potencial hidrogeniônico em algumas situações da nossa vida cotidiana. Por exemplo, o pH de uma piscina precisa ser medido regularmente, assim como potencial hidrogeniônico de um aquário. Dessa forma, consegue-se verificar se a água está adequada. 

Indicador ácido-base

Existem algumas substâncias que são medidoras de potencial hidrogeniônico, chamadas de indicadores ácido-base. Essas substâncias mudam de cor quando entram em contato com a substância, indicando que aquela é uma substância ácida ou uma substância básica. 

Isso acontece, pois o valor do potencial hidrogeniônico está diretamente relacionado com a quantidade de íons livres existentes na solução. Os indicadores ácido-base mais utilizados são o tornassol e a fenolftaleína.

O papel de tornassol fica com a coloração vermelha quando entra em contato com um ácido. Já a solução de fenolftaleína, que normalmente possui a coloração vermelha, fica incolor na presença de uma substância ácida.

Peagâmetro

O peagâmetro é um aparelho utilizado para medir o potencial hidrogeniônico de uma substância. Esse aparelho é constituído por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência. Esse aparelho eletrônico mede a condutividade elétrica da solução e converte para a escala dos valores de potencial hidrogeniônico.

Como calcular o pH?

Em 1909, o químico dinamarquês Soren Sörensen propôs que a acidez das soluções, medida em termos das concentrações de íons H+, tivesse seus valores transformados utilizando logaritmos para facilitar a compreensão.

Beduka Bolsas Direito

Usamos a seguinte equação logarítmica para fazer esse cálculo:

pH = – log [H3O+]

ou

pH = – log [H+]

Nos cálculos envolvendo o pH de uma solução, é sempre utilizado o logaritmo de base 10.

Gostou do nosso resumo? Não deixe de conferir outros artigos igualmente interessantes aqui do blog.

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso artigo!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador