Geografia

Tipos de solo no Brasil

Tipos de solo no BrasilTipos de solo no Brasil

Os solos brasileiros são de três tipos: zonais, intrazonais e azonais. Dentre estes distinguem-se os aluviais, terra roxa, massapê e salmourão.

Se você tem dificuldades em Geografia e o caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do Enem te deixa receoso, então esse artigo é para você! Nele vamos explicar quais os tipos de solo no Brasil

Estude com o Simulado do Beduka! Ele conta com questões das edições anteriores do Enem e correção pelo método TRI, e o melhor de tudo: É grátis!

Nesse artigo você encontrará:

  1. O que é solo;
  2. Quais os tipos de solo no Brasil;
  3. As características de cada tipo de solo.

O que é solo?

Solo é a camada superficial da Terra. É formado, basicamente, por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas. O solo é também o espaço utilizado e transformado pelo homem e pelos demais seres vivos, portanto é uma importante fonte de vida. 

Os solos foram formados há milhões de anos através do processo de desintegração de rochas. Essa desintegração foi ocasionada devido aos desgastes provocados por processos erosivos – iniciado pela ação do calor, dos ventos, da água, entre outros – e as modificações químicas. Basicamente, o solo é uma fina camada que cobre as rochas.

Tipos de solo no Brasil

Mapa dos tipos de solo brasileiros

O Brasil possui grande variedade de tipos de solo, já que possui grande dimensão territorial. Além disso, o nosso país é um grande produtor agrícola, fato que pode ser explicado tanto pela extensão de território já mencionada, como pelo fato de ter solo diversificado e fértil.

Outra consequência da vasta dimensão territorial é o fato de que no nosso país conseguimos identificar e diferenciar os tipos de solo de acordo com a tonalidade, composição e granulação.

De maneira geral, os solos podem ser classificados em:

  • Zonais: são bem desenvolvidos, maduros e profundos. Podem ser subdivididos em latossolos, podzóis, solos de pradaria e desérticos.
  • Intrazonais: são bem desenvolvidos e se relacionam com o relevo local e são influenciados por fatores externos. Dividem-se em solos salinos e solos hidromórficos.
  • Azonais: São pouco desenvolvidos e rasos. Não possuem relação com o clima da região. Podem ser subdivididos em solos aluviais e litossolos.

Os tipos de solo no Brasil variam de acordo com a região, mas podem ser divididos em quatro principais formas: Aluviais, Terra roxa, Massapê e Salmourão. É importante lembrar que esses são apenas os tipos principais. Veja as características de cada um deles abaixo. 

Aluviais

Solo aluvial

São solos formados por fragmentos de rocha provenientes de outros lugares e que são trazidos pela ação dos ventos e das águas. Esse tipo de solo pode ser encontrado em várias áreas do território brasileiro, principalmente em regiões de várzea e que são próximas a rios ou outros cursos d’água.

Quando encontrado em locais áridos e com forte incidência de erosões, pode ser considerado pobre em nutrientes. Já em regiões que possuam cobertura vegetal e chuva periódica, o solo tende a ser um pouco mais fértil. Os solos aluviais, apesar de não serem considerados muito férteis, possuem um alto potencial agrícola.

Terra roxa

Solo terra roxa

A terra roxa é um tipo de solo que possui coloração avermelhada e que é proveniente da decomposição de rochas basálticas. As rochas basálticas se originaram do maior derrame vulcânico que o planeta já presenciou. A cor avermelhada é devido à presença do mineral magnetita, um óxido de ferro.

A terra roxa é muito fértil e pode ser encontrada em Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. Esse solo teve muita importância, já que no final do século XIX foram plantadas grandes lavouras de café nesses locais. Isso fez com que surgissem várias ferrovias e propiciou o crescimento de várias cidades.

Massapê

solo massapê

Massapê é um tipo de solo mais escuro, quase preto, e argiloso. É um tipo de solo muito fértil e, portanto, é excelente para as práticas da agricultura. É formado a partir da decomposição do calcário, da gnaisse e outras rochas.

Esse tipo de solo pode ser encontrado no litoral do nordeste brasileiro. No período colonial, foi muito explorado na agricultura de cana-de-açúcar. Na época úmida, o massapê apresenta uma consistência pegajosa e no período de seca fica rígido.

Salmourão

solo salmourão

O salmourão é um tipo de solo proveniente da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros. Dentre os tipos de solo no Brasil, é um dos menos férteis. Possui textura arenosa e apresenta certo nível de acidez. 

O Salmourão pode ser encontrado em áreas do Centro-oeste, Sudoeste e do Sul do Brasil. Com a utilização de técnicas corretas e utilizando fertilizantes, é possível utilizar esse solo na agricultura.

Gostou de saber sobre os tipos de solo no Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador