Geografia

Quais são os tipos de solo no Brasil? Entenda como eles foram formados e suas características

Tipos de solo no BrasilTipos de solo no Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os solos são a superfície onde a nossa vida acontece e podem ser de diversos tipos. Os tipos de solo no Brasil são de três: zonais, intrazonais e azonais. Dentre estes distinguem-se os aluviais, terra roxa, massapê e salmourão.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Estude com o Simulado do Beduka! Ele conta com questões das edições anteriores do Enem e correção pelo método TRI, e o melhor de tudo: É grátis!

O que é solo?

Solo é a camada superficial da terra. É formado, basicamente, por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas. O solo é também o espaço utilizado e transformado pelo homem e pelos demais seres vivos, portanto é uma importante fonte de vida. 

Os solos foram formados há milhões de anos através do processo de desintegração de rochas. Essa desintegração foi ocasionada devido aos desgastes provocados por processos erosivos – iniciado pela ação do calor, dos ventos, da água, entre outros – e as modificações químicas. Basicamente, o solo é uma fina camada que cobre as rochas.

Quais são os tipos de solo no Brasil?

Mapa dos tipos de solo brasileiros

O Brasil possui grande variedade de tipos de solo, já que possui grande dimensão territorial. Além disso, o nosso país é um grande produtor agrícola, o que pode ser explicado tanto pela extensão de território já mencionada, como pelo fato de ter solo diversificado e fértil.

Outra consequência da vasta dimensão territorial é o fato de que no nosso país conseguimos identificar e diferenciar os tipos de solo de acordo com a tonalidade, composição e granulação.

De maneira geral, os solos podem ser classificados em:

  • Zonais: são bem desenvolvidos, maduros e profundos. Podem ser subdivididos em latossolos, podzóis, solos de pradaria e desérticos.
  • Intrazonais: são bem desenvolvidos e se relacionam com o relevo local e são influenciados por fatores externos. Dividem-se em solos salinos e solos hidromórficos.
  • Azonais: São pouco desenvolvidos e rasos. Não possuem relação com o clima da região. Podem ser subdivididos em solos aluviais e litossolos.

Os tipos de solo no Brasil variam de acordo com a região, mas podem ser divididos em quatro principais formas: Aluviais, terra roxa, Massapê e Salmourão. É importante lembrar que esses são apenas os tipos principais. Veja as características de cada um deles abaixo. 

Aluviais

São solos formados por fragmentos de rocha provenientes de outros lugares e que são trazidos pela ação dos ventos e das águas. Esse tipo de solo pode ser encontrado em várias áreas do território brasileiro, principalmente em regiões de várzea e que são próximas a rios ou outros cursos d’água.

Quando encontrado em locais áridos e com forte incidência de erosões, pode ser considerado pobre em nutrientes. Já em regiões que possuam cobertura vegetal e chuva periódica, o solo tende a ser um pouco mais fértil. Os solos aluviais, apesar de não serem considerados muito férteis, possuem um alto potencial agrícola.

Terra roxa

A terra roxa é um tipo de solo que possui coloração avermelhada e que é proveniente da decomposição de rochas basálticas. As rochas basálticas se originaram do maior derrame vulcânico que o planeta já presenciou. A cor avermelhada é devido à presença do mineral magnetita, um óxido de ferro.

A terra roxa é muito fértil e pode ser encontrada em Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. Esse solo teve muita importância, já que no final do século XIX foram plantadas grandes lavouras de café nesses locais. Isso fez com que surgissem várias ferrovias e propiciou o crescimento de várias cidades.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Massapê

Massapê é um tipo de solo mais escuro, quase preto, e argiloso. É um tipo de solo muito fértil e, portanto, é excelente para as práticas da agricultura. É formado a partir da decomposição do calcário, da gnaisse e outras rochas.

Esse tipo de solo pode ser encontrado no litoral do nordeste brasileiro. No período colonial, foi muito explorado na agricultura de cana-de-açúcar. Na época úmida, o massapê apresenta uma consistência pegajosa e no período de seca fica rígido.

Salmourão

O salmourão é um tipo de solo proveniente da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros. Dentre os tipos de solo no Brasil, é um dos menos férteis. Possui textura arenosa e apresenta certo nível de acidez. 

O Salmourão pode ser encontrado em áreas do Centro-oeste, Sudoeste e do Sul do Brasil. Com a utilização de técnicas corretas e utilizando fertilizantes, é possível utilizar esse solo na agricultura.

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Muito obrigado por ter lido nosso resumo sobre os tipos de solo no Brasil!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.