Geografia

Aprenda como ocorre a formação dos solos e os processos necessários para que ela aconteça

Como ocorre a formação dos solosComo ocorre a formação dos solos?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os solos são onde acontecem as ações da vida humana e o local da terra do qual dependemos para viver, pois é neles que plantamos os alimentos e construímos nossas casas. Neste texto, você aprenderá como ocorre a formação dos solos, seus processos, fatores e os tipos variados de solos que existem.

Neste artigo você verá como ocorre a formação dos solos, caso deseje ir direto para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Os solos são assunto da prova de Ciências Humanas. Prepare-se para ela com o Simulado do Beduka. Você pode personalizar as questões e fazer uma prova só sobre este tema. É grátis!

O que é solo?

O solo é a base da vida e todos os seres vivos da Terra dependem dele de modo direto ou indireto. Ele é o substrato terrestre que contém o material orgânico necessário para sustentar plantas e vegetais.

Ele é um recurso renovável, apesar de que o mau uso pode levá-lo à inutilização e ao torná-lo não cultivável.

Existem diversos tipos de solo que possuem níveis diferentes de acidez e quantidade de nutrientes. Isso se deve às condições ambientais e ao modo como ocorre a formação dos solos. Vamos descobrir como isso acontece.

Como ocorre a formação dos solos?

Os solos se formam principalmente a partir da decomposição de rochas de origem, também chamadas de rochas mãe, no processo conhecido como pedôgenese. Ele é resultado da ação de diversos agentes, como o clima, relevo e certos organismos, que atuam sobre o material de origem durante um período de tempo.

O processo é composto tanto de perdas quanto de adições, transformações e transportes de materiais e envolve diversos agentes.

No caso, pode-se dizer que nem sempre houve solo onde ele existe atualmente, mas apenas grupos rochosos que sofreram ações de desagregação dos agentes de intemperismo e deram origem às camadas de solo presentes. No caso, fenômenos como os ventos e as chuvas retiraram partes das rochas que se juntaram e formaram os solos.

Para isso acontecer se leva muito tempo. A formação de um centímetro de solo pode demorar 400 anos. É um processo muito lento, por isso é preciso bastante cuidado para não deixar o solo inútil.

A pedôgenese tem uma sequência natural de fenômenos, que se dá assim:

  • Decomposição da rocha pelos agentes de intemperismo;
  • acúmulo de material orgânico sobre os detritos;
  • Enriquecimento do solo a partir da decomposição do material orgânico e formação dos horizontes do solo;
  • Constituição dos diversos horizontes do solo e apresentação de camada superficial própria para o plantio.

Os horizontes são as camadas dos solos, elas são 4 ao todo:

  • Horizonte O: é o horizonte orgânico, a camada mais externa do solo, composta por matéria orgânica em decomposição;
  • Horizonte A: horizonte mais próximo da superfície composto de minérios e com relativa presença de matéria orgânica;
  • Horizonte B: possui presença abundante de minerais e quase nada de matéria orgânica;
  • Horizonte C: formado pelos sedimentos da rocha mãe, muitas vezes com saprolitos, uma mistura de minerais primários e secundários.

Agora que já vimos como ocorre a formação dos solos, vamos conhecer quais são os fatores necessários para que ela ocorra.

Quais são os fatores de formação dos solos?

A formação do solo ocorre por meio de processos e de fatores, que são mais ou menos a matéria-prima trabalhada pelos agentes.

Para ficar mais claro, imagine que você tem de construir uma cadeira. Não basta você saber os processos (serrar, pregar, envernizar etc.), você precisa do material para isso (madeira, pregos, verniz). Assim também acontece com os solos. Há os processos, mas ela também precisa do material, que chamamos aqui de fatores. São eles:

  • Material de origem: pode ser de natureza mineral (rochas ou sedimentos) ou orgânica (resíduos vegetais). Porém, o material rochoso é o principal e determina a maior parte das características do solo.
  • Relevo: o tipo de relevo determina as ações dos agentes do intemperismo. Por exemplo, a infiltração de água no relevo mais inclinado é menor, diminuindo a ação deste agente.
  • Clima: a principal influência do clima no modo como ocorre a formação dos solos está relacionada a precipitação e temperatura, mas também existe a ação dos ventos, que são agentes de intemperismo.
  • Organismos vivos: atuam de forma contínua tanto na formação, quanto na transformação do solo, conservando-o, degradando-o ou alterando sua composição. Os corpos destes organismos são fonte de material orgânico, que constitui o solo após a morte deles.
  • Tempo: O tempo também deve ser levado em conta. As áreas geologicamente mais antigas sofreram mais ações intempéricas, ocasionando em solos mais profundos e alterados, enquanto as mais recentes possuem solos mais jovens e rasos, com menor quantidade de material orgânico.

O clima é um dos principais fatores para a formação dos solos. Saiba mais sobre ele com nosso texto sobre o que é clima.

Como ocorre o processo de formação dos solos?

Para entendermos como ocorre a formação dos solos, temos de conhecer também os processos realizados pelos agentes. Existem quatro processos de formação do solo, são eles:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Adição: é o acréscimo de material ao solo. O principal constituinte adicionado é o material orgânico proveniente da morte dos organismos que vivem no solo, especialmente a vegetação.
  • Perdas: na sua formação, os solos perdem materiais por erosão ou solução. A chuva é o principal agente de perda por solução, pois solubiliza os minerais e os leva para o subterrâneo.
  • Transformações: são os processos que realizam alterações químicas, físicas e biológicas, como a transformação de minerais primários em novos minerais.
  • Transportes: é a translocação de materiais orgânicos e minérios dentro do próprio solo, decorrente da ação da gravidade e da perda de água das plantas e do solo pela ação do calor.

A forma como ocorre a formação dos solos define os tipos dos quais eles serão. Vamos ver quais são eles.

Quais são os tipos de solo?

Os tipos de solo variam a depender do ambiente e dos processos de sua formação. É possível que uma mesma rocha forme solos de tipos diferentes, graças às condições em que está envolvida.

  • Solos arenosos: possuem bastante presença de areia e pouca umidade, onde micro-organismos e plantas possuem mais dificuldade de sobrevivência devido à falta de água.
  • Solos argilosos: apresentam boa quantidade de nutrientes e se tornam mais arejados ao absorver a água, o que o deixa mais apto à agricultura.
  • Solos humosos: solos de cor escura devido à presença alta de material orgânico, o que o torna bastante fértil.
  • Solos calcários: contém muitas pedras em sua composição e é impróprio para o cultivo.

Como os solos são classificados?

Os tipos de solos têm variação química, física e biológica bem altas em sua composição. Existem 13 classificações elaboradas pelo sistema brasileiro. São elas:

  • Argissolos
  • Cambissolos
  • Chernossolos
  • Esposossolos
  • Gleissolos
  • Latossolos
  • Luvissolos
  • Neossolos
  • Notssolos
  • Organossolos
  • Planossolos
  • Plintossolos
  • Vertissolos

No Brasil, o predomínio é de três tipos, que somados abrangem cerca de 70% do território do país: os latossolos, argissolos e neossolos.

Latossolos e argissolos são altamente intemperizados, sendo mais profundos, ácidos e de baixa fertilidade. Já os neossolos apresentam média ou alta fertilidade, decorrente do baixo grau de intemperismo.

Agora você conhece a forma como ocorre a formação dos solos. Não perca a oportunidade que o Beduka tem para você a seguir.

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre como ocorre a formação dos solos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários