GeografiaMatérias

O que é clima? Entenda este tema, os tipos de climas e seus fatores!

O que é climaO que é clima?

Você já deve ter reparado que ao longo do ano existe uma condição durável no tempo de sua cidade. Por exemplo, ela é quente e tem poucas chuvas. Esse fenômeno se deve ao tipo de clima da região. Neste artigo você descobrirá o que é clima, um dos temas que mais aparecem na prova do Enem.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler o artigo sobre o que é clima, que tal organizar seus estudos com o plano de estudos Beduka?

O que é clima?

Asa Branca é uma música de Luiz Gonzaga que consagrou a imagem que temos do sertão nordestino. Nela, a região é vista como seca, ao ponto de fazer as pessoas perderem gado e cavalos por causa da sede.

Isso forçaria o sertanejo a sair de seu lugar para buscar melhores condições de vida. Sendo que o retorno dele para a sua terra depende da chuva. Só volta quando a chuva deixar a plantação verde como os olhos da mulher que ama.

Esse fato da vida de parte dos habitantes do Nordeste se deve ao tipo de clima da região. Assim como parte do que você faz é determinada pelo mesmo motivo.

Conhecer o clima da sua cidade é mais do que saber um tema da Geografia. É saber um pouco mais sobre si mesmo.

“Beleza, né? Mas o que é clima?”, você deve estar se perguntando.

O clima é o padrão de comportamento atmosférico numa determinada região. Ou seja, é o conjunto de fenômenos ligados à variação do tempo atmosférico que se repetem e se sucedem ciclicamente em algum local.

O tipo climático define a dinâmica das condições atmosféricas de uma região. Portanto, ele é o fator principal para determinar o regime anual de chuvas, as médias de temperatura, as estações definidas localmente e etc.

O clima interage com diversos elementos e fenômenos da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera, que o alteram e são alterados por ele. É o clima que determina o tipo de vegetação de um local e forma com ela um domínio morfoclimático, ou seja, uma paisagem.

Um exemplo disso é a vegetação característica da Caatinga. As plantas deste bioma se adaptam ao seu clima seco, por isso elas têm espinhos. Algumas também têm raízes longas para buscar água mais fundo no solo.

O clima é muitas vezes confundido com o tempo. Contudo, enquanto o clima é um padrão de comportamento atmosférico, o tempo é um fenômeno momentâneo. Por isso, o fato de estar chovendo num lugar não determina que seu clima seja chuvoso.

Para determinar o clima de uma região, é preciso um longo tempo de estudos de sua atmosfera. Muitas vezes isso chega ao período de 30 anos de observação dos fatores climáticos. Por falar neles, vamos entender o que são.

O que são fatores climáticos?

O clima surge pela interação de diversos fatores. Eles, em conjunto, dão as características dos diversos tipos climáticos. Abaixo, falamos quais são esses fatores e como influenciam no clima.

Latitude

A latitude é a distância em graus entre um local e a linha do equador. Ela interfere na quantidade de raios solares que uma região recebe. Assim, quanto mais próximo do Equador for um local, mais raios ele vai receber e vice-versa.

A quantidade de raios incide diretamente na temperatura da região. Por isso, quanto mais próximo do Equador, mais quente, quanto mais longe, mais frio.

É a partir da latitude que se conhece a zona climática de uma região. Ela pode ser tropical, temperada ou polar.

Altitude

Já notou que as cidades que ficam muito acima do nível do mar são mais frias que as demais?

Isso acontece porque quanto maior a altitude de um local, mais rarefeito se torna o ar. Nestas condições, as moléculas de ar não conseguem reter calor e umidade, o que faz a temperatura cair.

Correntes marítimas

As correntes marítimas são fluxos de água dos oceanos decorrentes da rotação da Terra e dos ventos. Elas podem acumular calor e, por isso, influenciam na temperatura do planeta. 

A forma de influência é pela umidade. Se a água for quente, ela evapora mais rápido e torna o ar mais úmido, elevando a temperatura. Em caso de a água ser fria, a umidade diminui, pois a evaporação também decai em intensidade.

Continentalidade e Maritimidade

Estes termos referem-se à proximidade que uma região tem com o mar. A continentalidade influencia no interior do continente, distante dos oceanos, e a maritimidade as partes mais próximas do litoral.

São fatores que exercem variação na umidade e interferem na temperatura da região.

Os locais mais distantes do mar sofrem uma variação térmica muito grande. Isso se dá porque o solo esquenta ou esfria mais rápido do que a água.

Massas de ar

São grandes porções de ar atmosférico que se movimentam graças às mudanças de pressão. As características que elas tomam derivam do ambiente em que se formaram e são transferidas para os ambientes pelas quais elas passam.

Há diversos tipos de massas de ar, que podem se encontrar e transferir calor e umidade entre si.

Esses fatores determinam o clima da região. Como eles são diferentes, os climas também serão. Vamos conhecer os tipos de clima logo abaixo!

  • Que tal testar seus conhecimentos sobre clima com uma lista de exercícios que separamos?

Quais são os tipos de clima?

A base de classificação dos climas é a média de temperatura e a umidade relativa do ar.

O clima é classificado, quanto à temperatura, como: quente, temperado, frio e polar. Quanto à umidade, a classificação é: super úmido, úmido, semiárido e árido.

O encontro entre essas variáveis determina os vários tipos climáticos da região. São eles:

  • Tropical: clima quente a maior parte do ano, com apenas duas estações bem definidas: inverno seco e ameno e verão quente e chuvoso.
  • Equatorial: clima de temperaturas elevadas e chuvoso a maior parte do ano, com baixa oscilação térmica.
  • Subtropical: clima de chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ano. O verão é quente e o inverno frio. A oscilação térmica é significativa.
  • Temperado: é o único clima que apresenta as quatro estações bem definidas. A umidade depende da região geográfica.
  • Polar: é um clima frio, com temperaturas baixas o ano inteiro. O verão tem dias com no máximo 10°C.
  • Semiárido: está presente em todos os continentes e é marcado por baixa precipitação e pouca umidade no ar.

Quais são os tipos de clima do Brasil?

O Brasil é um país muito extenso. Isso significa que há pontos diversos de latitude. Por si só, esse fator já tornaria os climas brasileiros variados.

No entanto, há ainda as condições de relevo, a proximidade com o mar, a influência de massas de ar e etc. Tudo isso faz com que o clima de Goiás seja diferente do clima do Rio de Janeiro.

Assim, é possível encontrar no Brasil os seguintes climas:

  • Equatorial: ocorre na região Norte, principalmente no estado do Amazonas.
  • Semiárido: presente no sertão nordestino e no norte de Minas Gerais.
  • Tropical: é o clima predominante no Brasil, ocorre nas regiões centrais.
  • Subtropical: presente na região sul do país.

O tipo tropical possui variações como o tropical de altitude e o tropical litorâneo:

  • Tropical litorâneo: tem um clima quente, úmido e chuvoso na maior parte do ano.
  • Tropical de altitude: ocorre nas partes mais elevadas do país. A temperatura é amena e o verão é chuvoso. O inverno pode ter geadas.

O que é climograma?

Como visto acima, o clima é um fator determinante para as condições de vida das pessoas. Por isso, prever o funcionamento do tempo é algo importante, pois ajuda a controlar os impactos sociais e econômicos causados pela dinâmica da atmosfera.

Um instrumento utilizado para isso é o climograma. Ele é uma ferramenta que permite conhecer o perfil climático de uma região

Um recurso gráfico, que contém informações sobre variação de temperatura e de precipitação da localidade estudada durante um determinado tempo, geralmente de 1 ano. Como neste exemplo:

Esta ferramenta permite prever as médias de chuva e temperatura da região, pois apresenta a dinâmica atmosférica e as mudanças no clima.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou do nosso artigo sobre o que é clima? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador