ExercíciosGeografia

As 10 Melhores Questões Sobre Clima e Vegetação com Gabarito

questões sobre clima e vegetaçãoquestões sobre clima e vegetação
Sala do Saber - melhor cursinho online

Clima e vegetação se relacionam de uma maneira muito estreita, ao ponto de serem fatores que interferem na formação um do outro dentro dos domínios morfoclimáticos. Este é um dos temas mais explorados na parte de geografia do Enem. Confira abaixo nosso resumo e em seguida teste seus conhecimentos com as questões sobre clima e vegetação.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo

Quando você terminar os exercícios sobre clima e vegetação, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é clima?

O clima é o comportamento durável do tempo numa determinada região. Ou seja, são as condições meteorológicas que prevalecem num local durante um longo tempo. 

O clima pode ser estudado por meio de uma análise histórica, da qual geralmente são necessários 30 anos para se conhecer o clima de uma região.

O clima é muito confundido com tempo, mas eles se diferem pela duração de ambos os fenômenos. Enquanto o clima tem longa duração, o tempo é uma condição atmosférica passageira. Assim, quando alguém fala que está chovendo, está falando de tempo, não de clima.

O Clima apresenta 3 elementos. São eles:

  • Umidade
  • Pressão atmosférica
  • Temperatura

O clima é determinado pelos fatores climáticos, sendo os principais:

  • Latitude
  • Longitude
  • Massas de ar
  • Maritimidade
  • Continentalidade
  • Fatores antrópicos

A grande quantidade de fatores climáticos é responsável pela variada quantidade de tipos de climas.

O que é vegetação?

Vegetação é o termo que designa a cobertura vegetal de uma região específica. Ou seja, refere-se às formas de vida que possuem característica botânica e recobrem o solo dum espaço geográfico.

Há diversos fatores que podem influenciar na formação da paisagem botânica de um espaço, como a ação do homem, o relevo, a hidrografia, etc. Mas, de modo primordial, a vegetação nativa de um local é determinada pelo seu clima.

Tal como o clima é variado, a vegetação também será.

O que são domínios morfoclimáticos?

Domínio morfoclimático é o termo utilizado pelo geógrafo Aziz Ab’Saber (1924-2012) para definir o conjunto de elementos que formam a paisagem de um local por meio de interação e associação. Clima e vegetação são dois destes elementos.

O Enem traz diversas questões sobre esse tópico. É importante prestar atenção que, sendo um exame nacional, as questões se referem ao contexto brasileiro, não somente regional, como se vê geralmente nos vestibulares tradicionais. Portanto, é necessário estudar todos.

A geografia física, nas questões do exame, tende a se mesclar com a social. Deste modo, não basta ter as informações decoradas, mas é preciso fazer associações entre os fatores que influenciam na formação das paisagens para respondê-las, inclusive os humanos como o político e o econômico.

No Brasil há seis tipos de domínios morfoclimáticos. São eles:

  • Amazônia;
  • Cerrado;
  • Caatinga;
  • Mata Atlântica;
  • Pradarias e
  • Mata das Araucárias.

Agora que você revisou o tema com nosso resumo, teste seus conhecimentos respondendo às questões sobre clima e vegetação abaixo.

Exercícios sobre clima e vegetação

Questão 1- (UPE) Na Europa Central e Ocidental, nas porções oriental e ocidental do Canadá e dos Estados Unidos assim como no Extremo Oriente, ocorrem paisagens fitogeográficas, que se constituem, quase sempre, por árvores caducifólias e apresentam uma baixa densidade botânica e certa homogeneidade de espécies. Estão em grande parte destruídas pelas ações antrópicas, uma vez que se encontram em áreas densamente povoadas e onde houve um expressivo desenvolvimento econômico. Grande parte da superfície ocupada por essas formações vegetais foi substituída pelas atividades agrícolas e pecuárias ou pelas cidades que, por elas próprias, se expandiram.

A quais formações vegetais estamos nos referindo?

a) Savanas e Taiga.

b) Florestas Tropicais e Florestas Subtropicais.

c) Florestas Boreais e Tundra.

d) Florestas Temperadas e Florestas Subtropicais.

e) Estepes e Florestas Temperadas.

Questão 2- (URCA 2017/1) De acordo com a influência de massas de ar, podemos dividir o território brasileiro em cinco principais tipos climáticos. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a alternativa correta:

I. Clima Equatorial Úmido

II. Clima Litorâneo Úmido

III. Clima Tropical Alternadamente Úmido e Seco

IV. Clima Tropical tendendo a Seco ou Semiárido

V. Clima Subtropical Úmido.

( ) É um tipo de clima tropical, portanto quente, com médias anuais de pluviosidade geralmente inferiores a 1.000 mm. As chuvas se concentram num período curto como no interior do Estado da Paraíba, por exemplo.

( ) As médias pluviométricas oscilam entre 1.500 e 2.000 mm/ano; abrangendo a porção do território brasileiro próxima ao litoral, desde o Rio Grande do Norte até a parte setentrional do Estado de São Paulo.

( ) Abrange a porção do território brasileiro localizada ao sul do Trópico de Capricórnio; é o tipo de clima classificado como “mesotérmico”, isto é, de temperaturas médias.

( ) Abrange a Amazônia brasileira; quente e úmido, da convergência dos alísios.

( ) É um clima tropical típico, quente e semiúmido com uma estação chuvosa (verão) e outra seca

(inverno). Abrange Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, trechos da Bahia e do Ceará, Maranhão e Piauí.

a) IV; II; V; I; III.

b) II; V; IV; III; I.

c) III; IV; I; V; II.

d) IV; V; I; III; II.

e) III; V; IV; II; I.

Questão 3- (Vunesp) “Nas montanhas da China, do Japão, do Sudeste dos Estados Unidos e de algumas áreas da América do Sul ocorre este tipo de vegetação. Nele as chuvas são bem distribuídas durante o ano, alcançando 1500 mm anuais em média, mas as temperaturas são mais baixas do que na zona tropical.”

(J. B. Conti & S. A. Furlan. Geoecologia: o clima, os solos e a biota, in Jurandyr Ross (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008. Adaptado)

A paisagem vegetal descrita no texto corresponde

a) ao garrigue.

b) à floresta subtropical.

c) à floresta boreal.

d) aos campos temperados.

e) à savana.

Questão 4- (UFRJ) O texto a seguir refere-se aos grandes conjuntos climatobotânicos.

A vegetação é reflexo das condições naturais, principalmente do solo e do clima do lugar onde ocorre. O Brasil, por contar com grande diversidade climática, apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas florestas latifoliadas tropicais, que ocupam mais da metade de seu território, até formações xerófitas, como a Caatinga.

SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998. p. 484.

Correlacione as colunas, associando a vegetação aos tipos climáticos.

Coluna 1

1 – Floresta Amazônica

2 – Floresta de Araucária

3 – Floresta Atlântica

4 – Cerrado

5 – Caatinga

Coluna 2

( ) Clima tropical típico

( ) Clima equatorial úmido

( ) Clima tropical litorâneo úmido

( ) Clima subtropical

( ) Clima tropical semiárido

A sequência correta que representa a correlação acima está na opção:

a) 4, 1, 2, 3 e 5.

b) 4, 1, 3, 2 e 5.

c) 4, 1, 5, 2 e 3.

d) 1, 2, 3, 4 e 5.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) 2, 1, 3, 4 e 5.

Questão 5- (FGV-SP) Assinale a alternativa que associa corretamente um tipo climático ao tipo de vegetação zonal que a ele corresponde:

a) Clima Equatorial/ Vegetação esclerófila (chaparral, maqui)

b) Clima Tropical/ Savanas

c) Clima Mediterrâneo/ Florestas temperadas caducifólias

d) Clima Temperado / Florestas pluviais tropicais

e) Clima subtropical árido/ Estepes

  • Muito bem! Você chegou à metade dos Exercícios sobre clima e vegetação. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (PUC-RS) A Amazônia tem sofrido agressões ambientais incontestáveis, desde desmatamentos para a produção de madeiras até uma quase incontrolável biopirataria. Embora seja necessário promover o desenvolvimento, também é preciso distribuir as riquezas de forma justa e conservar o patrimônio para as gerações seguintes. Para isso, o caminho mais recomendado tem sido o planejamento regional com investimento em políticas públicas qualificadas, o qual deverá considerar, sobretudo:

a) a criação de novas zonas francas, como a de Manaus.

b) o incentivo para as políticas agroindustriais facilitadoras do ingresso de grupos estrangeiros com capital próprio e portadores de tecnologia moderna.

c) o ecoturismo de massa nas áreas de fácil acesso.

d) a criação de novas fronteiras agrícolas.

e) o desenvolvimento sustentável, com a participação das comunidades locais.

Questão 7- (FATEC) Analise a seguinte descrição geral de um tipo de vegetação.

Ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de inverno podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores têm em geral 40-50 m de altura e possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos. É vegetação das mais destruídas do mundo.

(CONTI, J. B. e FURLAN, S.A. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. São Paulo: Edusp, 1996. Adaptado).

Assinale o nome do tipo de vegetação correspondente à descrição.

a) Floresta tropical semiúmida.

b) Vegetação mediterrânea.

c) Floresta temperada.

d) Savana tropical.

e) Floresta boreal.

Questão 8- (UFG) A Mata das Araucárias cobria, nas primeiras décadas do século XX, quase todo o território dos estados do Paraná e de Santa Catarina, além de boa parte do estado do Rio Grande do Sul.

Hoje, essa vegetação original está reduzida a, apenas, 20% da sua extensão.

Identifique a opção que explica essa brutal redução.

a) A densa e veloz urbanização regional que provocou o desmatamento das áreas de araucária para dar lugar aos atuais subúrbios metropolitanos.

b) O plantio extensivo de eucaliptos que, por possuir maior valor econômico, passou a concorrer com a araucária pelo uso do solo regional.

c) As mudanças climáticas sucessivas que alteraram o ecossistema regional e reduziram as condições naturais de florescimento da araucária.

d) O desmatamento provocado pela exploração em grande escala do pinheiro-brasileiro e a expansão territorial da agricultura comercial.

e) A migração do litoral para o interior da Região Sul, promovendo uma ocupação desordenada das terras e difundindo o uso da queimada na agricultura.

Questão 9- (PUC-MG-2002) A Caatinga cobre uma extensa área do território brasileiro, especialmente na região Nordeste. Trata-se de um tipo de vegetação complexa, não se constituindo em um tipo exclusivamente florestal ou herbáceo. Nesse caso, seria semelhante ao Cerrado. A Caatinga distingue-se do Cerrado, principalmente, por sua acentuada:

a) xerofilia.

b) altimetria.

c) homogeneidade.

d) higrofilia.

Questão 10- (UECE) Considere as afirmações a seguir no que se referem ao contexto geoecológico da Terra:

I. A floresta das regiões temperadas tem um padrão fisionômico muito homogêneo: é pobre em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes médias, de 35 a 45°.

II. A floresta das regiões tropicais é associada a climas quentes e úmidos: é rica em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes baixas, de 0 a 20°.

III. A floresta secundária, em qualquer região da Terra, resulta de sucessão ecológica, tendo o recrescimento das plantas após a supressão total ou parcial da vegetação primária.

IV. A floresta subtropical tem associações arbóreas pouco diversificadas, muito homogêneas e com grande variedade florística, sendo encontrada em altas latitudes, de 60 a 80°.

É verdadeiro o que se afirma em

a) II, III e IV apenas.

b) I, II, e III apenas.

c) I e IV apenas.

d) I, II, III e IV.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre clima e vegetação. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre clima e vegetação.

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra d) Florestas Temperadas e Florestas Subtropicais.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra a) IV; II; V; I; III.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra c) Apenas I e II

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra b) 4, 1, 3, 2 e 5.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra b) Clima Tropical/ Savanas

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra e) o desenvolvimento sustentável, com a participação das comunidades locais.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra c) Floresta temperada.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra d) O desmatamento provocado pela exploração em grande escala do pinheiro-brasileiro e a expansão territorial da agricultura comercial.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra a) xerofilia.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra b) I, II, e III apenas.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre clima e vegetação? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.