Biologia

Exercícios sobre Reino Animal

Exercícios sobre Reino AnimalExercícios sobre Reino Animal
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa ou Animalia, engloba vários organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Este reino vai dos seres mais simples, como os microscópicos, até os mais complexos, como os seres humanos. Leia o resumo sobre o assunto e faça os exercícios sobre reino animal.

No caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM, exercícios sobre o Reino Animal e o meio ambiente sempre aparecem com frequência. Pensando nisso, o Beduka preparou um resumo e exercícios sobre Reino Animal para você se preparar melhor para o ENEM e outros vestibulares.

Leia o nosso resumo sobre reino animal e depois teste os seus conhecimentos sobre o assunto com os exercícios da matéria.

Resumo Reino Animal

O Reino Animal, também conhecido como Reino Metazoa ou Reino Animalia, possui como principais características os seres pluricelulares, eucariontes e heterótrofos aeróbios. Ou seja, possuem diversas células que protegem o DNA por meio do núcleo, buscam por alimentos e necessitam de oxigênio para conseguir exercer as atividades.

Dentro desse reino, é possível observar a grande diversidade de organismos existentes e as suas complexidades, como, por exemplo, os poríferos. Eles são animais que não conseguem se locomover, já os elefantes, são bem maiores que os poríferos e se locomovem sozinhos. E ambos fazem parte desse reino.

Não é possível dizer que o Reino Animalia é oposto ao Reino Plantae, pois existem características semelhantes entre os dois reinos.

Características gerais do reino animal:

  • Eucariontes: Dentro das células, há um núcleo que possui a função de proteger o DNA.
  • Pluricelulares: Seres compostos por várias células.
  • Heterótrofos: Seres do Reino Metazoa têm a necessidade de ingerir outros seres vivos, pois não são capazes de produzir o próprio alimento.
  • Reprodução Sexuada: Precisa existir o gameta feminino e o gameta masculino para ter a reprodução.
  • Ausência de Clorofila: Os animais não são compostos por clorofila.
  • O Reino Animal é marcado pela capacidade de locomoção, apesar de existir seres desse reino que não contêm essa característica, como os poríferos.
  • Possuem células que formam tecidos. Exceto os poríferos.
  • Os animais podem ser encontrados em vários habitats, como ambientes aquáticos e terrestres.
  • Podem ser herbívoros, carnívoros, parasitas e saprófagos (alimentam-se de cadáveres de plantas e animais).

O Reino Animalia possui um papel fundamental para a manutenção do planeta terra. Os animais mantêm o ecossistema equilibrado, por meio da cadeia alimentar, pela polinização e outras interações.

Contudo, com o crescimento da população humana e a má estrutura organizacional dos centros urbanos, vários animais estão sendo afetados negativamente, o que gera a extinção de espécies e o desequilíbrio ambiental. Como, por exemplo, o mico leão dourado e a ararinha azul.

animais em extinção - Reino Animal

O Reino Metazoa pode ser classificado em dois sub-reinos: os invertebrados e os vertebrados.

Invertebrados – Reino Animal

Os animais invertebrados são aqueles que não são constituídos por vértebras, como os insetos, moluscos, minhocas, águas vivas, aranhas, corais, estrelas do mar, vermes, entre outros. Os filos que formam os invertebrados são: 

  • Cnidários ou celenterados;
  • Platelmintos;
  • Anelídeos;
  • Moluscos;
  • Equinodermos;
  • Nematódeos;
  • Artrópodes;
  • Poríferos.

Vertebrados – Reino Animal

Ao contrário dos invertebrados, os animais que são considerados vertebrados possuem uma coluna vertebral, como os seres humanos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. O filo Chordata engloba todos os animais vertebrados.

Principais Filos do Reino Animal

A seguir separamos em ordem os seres menos complexos para os mais complexos. Veja os principais filos do reino animal:

Poríferos

poríferos- Reino Animal

Vivem apenas em ambientes aquáticos e o seu corpo é repleto de poros. 

Exemplo: Esponjas do mar. Um exemplo é o personagem “Bob Esponja” que faz parte do desenho “Bob Esponja Calça Quadrada”.

Cnidários

agua_viva - Reino Animal

Vivem predominantemente na água e apresentam dois folhetos embrionários (diblásticos) e simetria radial. Há cavidade digestiva, que é denominada de cavidade gastrovascular. 

Exemplo: Águas Vivas, polipos, caravelas, hidras.

Platelmintos

tênias- Reino Animal

Corpo achatado dorsoventralmente, triblástcio e acelomado, possui simetria bilateral.

Exemplo: Planárias, tênias, entre outros.

Nematelmintos 

lombrigas- Reino Animal

Popularmente conhecido como vermes, os nematódeos possuem corpo em cilíndrico e com as extremidade afiladas, além disso o sistema digestório é considerado completo.

Exemplo: Lombrigas, ancilóstomas, entre outros.

Anelídeos

Minhoca- Reino Animal

Corpo cilíndrico dividido em anéis, ou seja, é segmentado. Podem existir em água doce, salgada e em terra úmida.

Exemplo: Minhocas, poliquetas, sanguessugas.

Artrópodes 

aranhas- Reino Animal

Corpo segmentado com apêndices articulados e revestido pelo exoesqueleto quitinoso. Os artrópodes compõe o filo com mais diversidade de organismos.

Exemplo: Insetos, aranhas, crustáceos, entre outros.

Moluscos

polvo- Reino Animal

O corpo é considerado mole comparado com os outros, por isso alguns animais apresentam um revestimentos mais duro, como conchas calcárias. Existem moluscos terrestres e aquáticos.

Exemplo: Lulas, polvos, lesma, caracóis, entre outros.

Equinodermos

estrelas-do-mar- Reino Animal

São triblásticos, celomados e deuterostômios, possuem alta diversidade de tamanho, modo de viver e forma. Eles são considerados livres e isolados, possuem o sistema de um equinodermo, como o digestivo, o nervo e o reprodutor.

Exemplo: Estrelas do mar, ouriços, entre outros.

Cordados

anfíbios- Reino Animal

São animais triblásticos, enterocelomados, metamerizados, deuterostômios, com simetria lateral e o sistema digestório é completo. 

Exemplo: Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Antes de fazer os exercícios sobre reino animal, leia o nosso artigo para relembrar a matéria e tirar as dúvidas. Temos um plano de estudos que te ajuda a se organizar na hora de estudar, você pode baixar ele clicando aqui.

Exercícios sobre Reino Animal

1 – (FUVEST) Indique a alternativa que lista somente doenças que têm artrópodes como transmissores ou hospedeiros intermediários do agente causador:

a) amarelão, doença de Chagas, esquistossomose e teníase.

b) dengue, esquistossomose, febre amarela e malária.

c) amarelão, doença de Chagas, filariose e malária.

d) dengue, febre amarela, filariose e malária.

e) dengue, febre amarela, filariose e teníase.

2 – (UEMS) Grupo exclusivamente marinho cujo corpo, na fase adulta, apresenta simetria pentarradial, podendo apresentar espinhos na superfície do corpo, endoesqueleto composto por ossículos calcários, animais verdadeiramente celomados, que possuem sistema hidrovascular:

a) Poríferos

b) Tubelários

c) Cnidários

d) Moluscos

e) Equinodermos

3 – (UEPB)A placenta é uma estrutura materno-fetal, característica dos mamíferos, que permite a passagem de nutrientes, gases respiratórios e excretas entre os dois organismos, durante o período gestacional.

Com base na ausência/presença rudimentar/desenvolvimento pleno da placenta, os mamíferos classificam-se em prototheria, metatheria e eutheria. Entre as ordens de mamíferos citados, assinale aquela onde os indivíduos não apresentam desenvolvimento placentário.

a) Chirópteros

b) Cetáceos

c) Marsupiais

d) Monotremados

e) Artiodáctilos

4 – (PUC – SP-2007)

platelminto Exercícios sobre Reino Animal

Na tira de quadrinhos, faz-se referência a um verme parasita. Sobre ele, foram feitas cinco afirmações. Assinale a única correta.

a) Trata-se de um nematelminto hermafrodita.

b) Apresenta simetria bilateral, corpo cilíndrico e amplo celoma.

c) Várias espécies desse verme, que utilizam o ser humano como hospedeiro definitivo, têm o porco como hospedeiro intermediário.

d) É o verme causador da esquistossomose no ser humano.

e) Ao ingerir ovos do parasita, o ser humano passa a ser seu hospedeiro intermediário, podendo apresentar cisticercose.

5 – (UEMG-2007)Considere o esquema corporal de um animal representado na ilustração a seguir:

molusco -Exercícios sobre Reino Animal

São características do grupo representado por esse animal, exceto:

a) Ausência de segmentação corpórea.

b) Presença de revestimento formado pelo manto.

c) Tubo digestório incompleto.

d) Sistema circulatório aberto.

6 – (UFMG) Estes animais costumam estar presentes no dia-a-dia dos seres humanos: Considerando-se esse conjunto de animais, é CORRETO afirmar que todos eles 

a) pertencem à classe Insecta. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) possuem exoesqueleto de quitina. 

c) são vetores de doenças. gabarito 

d) têm aparelho bucal sugador

7 – (PUC-MG) Uma esponja-viva é um animal multicelular com pequena diferenciação celular. Suas células podem ser mecanicamente desagregadas passando-se a esponja numa peneira. Se a suspensão celular é agitada por umas poucas horas, as células se reagregam para formar uma nova esponja. É o processo de adesão celular. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar: 

a) A agregação celular depende do reconhecimento que se estabelece entre as células e deve ser espécie específica. 

b) A simplicidade celular das esponjas se deve ao fato de elas não apresentarem reprodução sexuada. 

c) Se duas diferentes espécies de esponjas são desagregadas juntas, as células de cada espécie se reagregam isoladamente. 

d) O alto grau de regeneração celular observado nas esponjas se deve ao pequeno grau de diferenciação celular do animal.

8 – (UEL-PR) Nematódeos são animais vermiformes de vida livre ou parasitária, encontrados em plantas e animais, inclusive no homem. Sobre as características presentes em nematódeos, considere as afirmativas a seguir. 

I. Corpo não-segmentado coberto por cutícula. 

II. Trato digestório completo. 

III. Órgãos especializados para circulação. I

V. Pseudoceloma. 

Estão corretas apenas as afirmativas: 

a) I e III. 

b) I e IV. 

c) II e III. 

d) I, II e IV. 

e) II, III e IV

9 – (UFRRJ)João, aluno do ensino médio que estava fazendo uma revisão em seus apontamentos de zoologia, verificou que, ao contrário dos gastrópodes marinhos que apresentam respiração branquial, os gastrópodes dulcícolas (que vivem em água “doce”) utilizam oxigênio atmosférico através de sua cavidade paleal que é ricamente vascularizada, como um pulmão primitivo. Surgiu, então, uma dúvida: “Por que esses animais aquáticos respiram por pulmões? Outros moluscos, como os bivalves, respiram por meio de brânquias, quer vivam em água “doce” ou salgada e o mesmo acontece com os peixes. Por que, então, os gastrópodes dulcícolas não respiram por brânquias?” João, ao formular tais questões, não lembrava que 

a) vivendo em águas rasas, a respiração pulmonar permite um aproveitamento melhor do oxigênio atmosférico. 

b) os gastrópodes dulcícolas representam o retorno ao ambiente aquático depois que seus ancestrais conquistaram o ambiente terrestre. 

c) a pressão parcial do oxigênio em águas interiores é muito menor que na água do mar. 

d) próximo à superfície, a disponibilidade de alimentos é maior. 

e) os gastrópodes não são planctófagos, não podendo realizar a filtração.

10 – (Mack-2008)Em uma saída a campo, os alunos do curso de Biologia tiveram, como tarefa, demarcar uma área de 100m2 , próxima a uma mata, e determinar as densidades demográficas dos vários grupos vegetais e animais encontrados nessa área. Os organismos encontrados e suas quantidades estão relacinados abaixo. 

Musgos — 20 indivíduos (mesma espécie) 

Samambaias — 6 indivíduos (mesma espécie) 

Pinheiros — 4 indivíduos (mesma espécie) 

Tatuzinhos-de-jardim — 2 indivíduos (mesma espécie) 

Minhocas — 2 indivíduos (mesma espécie) 

Ácaros — 3 indivíduos (mesma espécie) 

Nessa área, as densidades demográficas das plantas criptógamas, das plantas fanerógamas e dos artrópodes são, respectivamente, 

a) 0,26; 0,04 e 0,05. 

b) 0,10; 0,04 e 0,05. 

c) 0,26; 0,04 e 0,03. 

d) 0,10; 0,04 e 0,02. 

e) 0,04; 0,26 e 0,05.

Gostou das questões sobre problemas ambientais? O Beduka deseja a sua aprovação na faculdade, então desenvolvemos um simulado online 100% gratuito para te ajudar a se preparar para o ENEM.

Agora que você já respondeu os exercícios sobre o reino animal, confira as respostas no nosso gabarito abaixo.

Respostas dos Exercícios sobre Reino Animal

Exercício resolvido da questão 1 –

d) dengue, febre amarela, filariose e malária.

Exercício resolvido da questão 2 –

e) Equinodermos

Exercício resolvido da questão 3 –

d) Monotremados

Exercício resolvido da questão 4 –

e) Ao ingerir ovos do parasita, o ser humano passa a ser seu hospedeiro intermediário, podendo apresentar cisticercose.

Exercício resolvido da questão 5 –

c) Tubo digestório incompleto.

Exercício resolvido da questão 6 –

b) possuem exoesqueleto de quitina. 

Exercício resolvido da questão 7 –

b) A simplicidade celular das esponjas se deve ao fato de elas não apresentarem reprodução sexuada. 

Exercício resolvido da questão 8 –

d) I, II e IV. 

Exercício resolvido da questão 9 –

b) os gastrópodes dulcícolas representam o retorno ao ambiente aquático depois que seus ancestrais conquistaram o ambiente terrestre. 

Exercício resolvido da questão 10 –

a) 0,26; 0,04 e 0,05. 

Gostou dos nossos Exercícios sobre Reino Animal? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.