BiologiaGeografia

Questões de vestibular sobre meio ambiente com gabarito

Questões de vestibular sobre meio ambienteQuestões de vestibular sobre Meio Ambiente

Efeito estufa, aquecimento global, desmatamento são só alguns das diversas questões ambientais recorrentes nas provas de vestibulares. Por isso, selecionamos alguns exercícios desse tema para que você chegue bem preparado no dia da prova.

Teste hoje os seus conhecimentos sobre este assunto com as questões de vestibular sobre meio ambiente, tema sempre frequente nos processos seletivos e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

O meio ambiente é um assunto que costuma ser exigido nos vestibulares. Faz sentido, pois as mudanças climáticas e os efeitos da ação do ser humano na natureza são cada vez mais evidenciados.

Não é à toa que grandes universidades curtem colocar algumas questões de vestibular sobre meio ambiente para avaliar se o candidato está afiado e atualizado sobre o assunto. É muito importante estar sempre atento às últimas notícias sobre o tópico.

Entre alguns dos principais problemas ambientais que têm boas chances de serem abordados em vestibulares (e até no ENEM), estão:

Aquecimento global

Este é um tema controverso. Existem cientistas com argumentos favoráveis e outros que negam a existência do aquecimento global. Fato é que o assunto é tema constante nas salas de aulas e tem presença cativa nas provas dos mais diversos vestibulares.

Efeito estufa

Este é outro efeito natural, que existe para manter a temperatura estável, só que está sendo prejudicado pelas atitudes humanas, em especial as queimadas das florestas e a emissão de gases tóxicos.

Desmatamento

A destruição de áreas verdes para a construção de indústrias e a expansão da agricultura e pecuária não apenas mata diversos animais, como também causa efeitos terríveis à atmosfera.

Outros assuntos que podem cair nas questões de vestibular sobre meio ambiente e que você deve prestar atenção são as chuvas ácidas e a destruição da camada de ozônio. Coloque no seu plano de estudo os assuntos de biologia, geografia e atualidades.

Saiba mais sobre ecologia e meio ambiente e fique por dentro de toda a matéria. Clique aqui!

Para te ajudar a avaliar os seus conhecimentos, nós separamos algumas questões de vestibular sobre meio ambiente, tema também recorrente no ENEM.

Você pode também aprofundar os conhecimentos em:

7 questões de vestibular sobre meio ambiente

Depois de fazer um resumo sobre os principais assuntos que podem ser exigidos nos vestibulares sobre meio ambiente, é hora de validar o seu conhecimento sobre este tema. Pegue um papel e uma caneta para responder às questões de vestibular sobre meio ambiente. Não se esqueça de comparar as suas respostas com o gabarito no final!

Questões de vestibular sobre meio ambiente

1ª questão de vestibular sobre meio ambiente – UEA (2014) – A questão colocada em debate pela charge é:

a) o desenvolvimento que não pode ser alcançado com a presença de áreas verdes

b) a falta de materiais de proteção individual para as pessoas próximas às caçambas

c) o caráter efêmero das construções civis que um dia serão destruídas

d) a situação precária dos trabalhadores ligados ao transporte de carga no Brasil

e) o descarte irregular de lixo e os impactos ambientais e sociais implicados

2ª questão de vestibular sobre meio ambiente – ENEM (2015) – A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa.

PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).

Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na

a) prática econômica sustentável

b) contenção de impactos ambientais

c) utilização progressiva dos recursos naturais

d) proibição permanente da exploração da natureza

e) definição de áreas prioritárias para a exploração econômica

3ª questão de vestibular sobre meio ambiente – UFPA (2012) – Se considerarmos que existe uma relação direta entre a crise ambiental que o planeta enfrenta atualmente e a lógica da acumulação capitalista, qual das afirmações abaixo NÃO JUSTIFICA esta afirmação?

a) as estruturas de poder que controlam o uso dos recursos naturais e do meio ambiente comum estão baseadas no cálculo econômico privado das empresas, e este cálculo não considera as condições globais do meio ambiente, mas apenas os elementos mercantis

b) vivemos o risco de ruptura do equilíbrio ecológico do planeta pela incapacidade de os agentes econômicos se ajustarem às capacidades limitadas de suporte do meio ambiente

c) existem dois fatores de extrema importância que atuam simultaneamente no sentido do agravamento da crise ambiental: a concentração crescente do controle sobre os recursos naturais e a privatização do uso do meio ambiente comum

d) a solução da crise ambiental passa pela democratização do controle sobre os recursos naturais e pela desprivatização do meio ambiente comum, de tal forma que o acesso aos recursos naturais expressa uma vivência democrática efetiva

e) as proposições relativas à determinação de um elemento da sociedade por outro, como, por exemplo, a crise ambiental decorrente da forma como se dá a exploração econômica, não devem ser seriamente consideradas, pois há uma infinidade de outras causas não econômicas para a crise ambiental

4ª questão de vestibular sobre meio ambiente – ENEM (2016) – A linhagem dos primeiros críticos ambientais brasileiros não praticou o elogio laudatório da beleza e da grandeza do meio natural brasileiro. O meio natural foi elogiado por sua riqueza e potencial econômico, sendo sua destruição interpretada como um signo de atraso, ignorância e falta de cuidado.

PADUA, J. A. Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista (1786-1888). Rio de Janeiro: Zahar, 2002 (adaptado).

Descrevendo a posição dos críticos ambientais brasileiros dos séculos XVIII e XIX, o autor demonstra que, via de regra, eles viam o meio natural como

a) ferramenta essencial para o avanço da nação

b) dádiva divina para o desenvolvimento industrial

c) paisagem privilegiada para a valorização fundiária

d) limitação topográfica para a promoção da urbanização

e) obstáculo climático para o estabelecimento da civilização

5ª questão de vestibular sobre meio ambiente (UEPA)

O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais.

Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais, é correto afirmar que:

a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais, são grandes desafios das cidades na atualidade.

b) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano, têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem, contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.

c) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.

d) a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.

e) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências a destruição da cobertura vegetal e a alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.

6ª questão de vestibular sobre meio ambiente (Mackenzie-SP) Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomaste posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”.

O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo, em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores.

Esses efeitos podem ser causados por

I. liberação desenfreada de gases-estufa;

II. destruição da camada de ozônio;

III. uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas;

IV. desmatamento e queimadas.

É correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em:

a) I, II e III, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

e) II e IV, apenas.

7ª questão de vestibular sobre meio ambiente (UEFS) Em Salvador e na região metropolitana, são descartados, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos. Se não forem tomadas providências, em pouco tempo, os aterros sanitários não serão suficientes para manter tanto lixo.

Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros sanitários, pode-se incluir

a) a incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários.

b) o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em material reciclado.

c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.

d) a ampliação de aterros sanitários para aproveitar a energia gerada na biodecomposição de resíduos sólidos.

e) a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os grandes centros urbanos limpos.

Agora que você já testou os seus conhecimentos com as questões de vestibular sobre meio ambiente, que tal avaliar os resultados? Confira o gabarito abaixo:

GABARITO:

Confira as respostas das questões sobre meio ambiente.

Exercício resolvido da questão 1 – e) o descarte irregular de lixo e os impactos ambientais e sociais implicados

Exercício resolvido da questão 2 – d) proibição permanente da exploração da natureza

Exercício resolvido da questão 3 – e) as proposições relativas à determinação de um elemento da sociedade por outro, como, por exemplo, a crise ambiental decorrente da forma como se dá a exploração econômica, não devem ser seriamente consideradas, pois há uma infinidade de outras causas não econômicas para a crise ambiental

Exercício resolvido da questão 4 – a) ferramenta essencial para o avanço da nação

Exercício resolvido da questão 5 – a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais, são grandes desafios das cidades na atualidade.

Exercício resolvido da questão 6 – d) I, II, III e IV.

Exercício resolvido da questão 7 – c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.

Durante os seus estudos para passar no ENEM, todas as matérias merecem dedicação especial. Já ensinamos aqui como fazer uma boa redação para o vestibular, detalhamos as principais figuras de linguagem e as ideias de Émile Durkheim.

Estas questões de vestibular sobre meio ambiente? Deixe seu comentário no final deste texto. Se preferir, faça os outros testes que preparamos:

Nós aqui no Beduka, o buscador de faculdades e cursos, estamos preocupados com o seu aprendizado e ensinamos algumas técnicas de como se concentrar para estudar e como estimular a criatividade.

Além das já citadas questões de vestibular sobre meio ambiente, veja também:

Beduka também está no Facebook. Curta nossa página e receba as atualizações.

Faça o download do melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador