Filosofia

Ideologia na filosofia – ENEM

IDEOLOGIA-NA-FILOSOFIA-–-ENEMIdeologia na filosofia
Sala do Saber - melhor cursinho online

Ideologia é um conjunto de ideias que mascara a realidade tal como ela é, na tentativa de fazer com que o mundo se comporte da forma como se pensa.

Dentre os temas de filosofia que mais caem no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está o da ideologia. Não é difícil, porém também não tão simples e muita gente confunde o que é ideologia na filosofia. Mas não há nada com que se preocupar, pois o nosso artigo vai deixar tudo bem claro para você.

Saiba quais são as principais ideias de Karl Marx.

Este não é o primeiro artigo de filosofia que escrevemos. Você pode conhecer os filósofos que mais caem no ENEM e também ver as principais ideias de Platão.

Depois de ter lido as principais ideias de Platão você pode exercitar-se fazendo algumas questões de vestibular sobre Platão.

Filosofia pode te ajudar na redação, sabia? É muito importante saber escrever realizando intertextualidade com outras áreas do conhecimento. Já que você está lendo este artigo sobre ideologia na filosofia, não deixe de conferir como fazer alusão histórica e citação filosófica para o ENEM clicando aqui.

Estude para o Enem usando o nosso Simulado Online. É gratuito! Ah, e baixe também o nosso Plano de Estudos.

A origem da ideologia na filosofia

Ideologia na filosofia

Quem cunhou o termo foi um filósofo iluminista francês chamado Antoine Destutt de Tracy. Ele, imbuído do espírito iluminista quis desenvolver uma ciência das ideias. Sua intenção era entender cientificamente como funcionavam as ideias na cabeça de uma pessoa.

Esse é o início da ideologia na filosofia: uma tentativa de conhecer e explicar a origem e o desenvolvimento de todas as ideias e também suas combinações e consequências.

Esta ciência das ideias serviria para contribuir na educação das pessoas, baseada na análise das ideias delas. E mais do que isso, Destutt foi mais ambicioso querendo que essa ideologia na filosofia encontrasse um novo modelo de ordem política e social que estivessem em acordo com as necessidades e aspirações dos seres humanos.

Sua ideologia substituiria a moral, a teologia, a metafísica, etc.

O que é ideologia?

Em resumo, para esse filósofo trata-se do estudo da formação das ideias partindo da observação do ser humano e de seu meio ambiente.

Entendimento político de ideologia na filosofia

Atualmente o significado de ideologia mudou, pois assumiu uma conotação política. Por exemplo, ideologia pode ser a designação de um tipo de doutrina política:

  • Ideologia socialista
  • Ideologia comunista
  • Ideologia liberalista

Pode ser também um grupo de valores que orienta a ação dos homens no mundo.

Ideologia segundo Karl marx

Segundo o filósofo socialista/comunista Karl Marx, ideologia pode ser ilusão ou distorção da realidade.

A ideologia na vida política, na vida da sociedade, pode gerar muitos problemas, como historicamente pode se verificar na tentativa de implementação de regimes socialistas em que muitos opositores foram assassinados somente por apontarem erros ideológicos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O problema da ideologia na filosofia: Não é o mesmo que teoria

Muitas pessoas consideram que ideologia é o mesmo que teoria, ou apenas acreditam que seja o agrupamento (conjunto) de ideias, mas não é.

Trata-se de um discurso cuja origem é uma falsa visão do presente e que propõe a construção de um futuro que resolva os problemas percebidos. Porém, como é uma visão distorcida, o futuro idealizado também não apresenta soluções.

Um discurso ideológico é vazio, cheio de retórica. Ele não está comprometido cientificamente, mas politicamente, sua intenção não é ensinar a verdade, mas conduzir as pessoas da forma desejada.

Entendendo de forma ainda mais simples

Vamos resumir e exemplificar o problema da ideologia na filosofia. Imagine que um cientista já comece a pesquisar querendo chegar a um resultado X, mas ele chega ao resultado Y. Ele então manipula sua pesquisa para que consiga o X, mesmo que não seja o correto na realidade.

Desonesto, certo?

Isso acontece nas ideologias, elas não descrevem o mundo, não são científicas. Apenas refletem a vontade de alguém ou de algum grupo de que o mundo seja da forma como eles querem e eles vão te ensinar a ideologia deles mesmo sabendo que ela é falsa. Fique ligado.

A ideologia não descreve a realidade

Ideologia é um discurso que não compreende a realidade, sim o pensamento de algum pensador. Ela motiva as pessoas a substituir o presente lutando por uma realidade mal compreendida, utópica, sem embasamento, apenas esperando que dê certo.

Questões de ideologia na filosofia podem aparecer na prova em contextos políticos, principalmente nos períodos moderno e contemporâneo.

Gostou de aprender sobre ideologia na filosofia? Aproveite e veja outros artigos que vão te ajudar a estudar para o ENEM:

O Beduka é um buscador de cursos e faculdades privadas e públicas. Temos uma relação completa de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Aqui você encontra informações sobre cada curso, as avaliações, os endereços e os valores das mensalidades das universidades particulares.

Não perca nenhuma notícia, acompanhe o Beduka no Facebook e no Instagram.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.