História

Saiba o que foi a Revolta de Vila Rica

Revolta de Vila RicaSaiba o que foi a Revolta de Vila Rica

A Revolta de Vila Rica foi um movimento nativista que ocorreu em 1720, mais precisamente durante o Ciclo do Ouro. A revolta ocorreu devido ao aumento dos impostos pela Coroa Portuguesa.

As revoltas e guerras que aconteceram no Brasil são muito importantes para a matéria de História e caem, recorrentemente, no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM e de outros vestibulares. 

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo sobre a Revolta de Vila Rica, um movimento muito importante para a história brasileira. Nesse artigo você encontrará:

  1. O que foi a Revolta de Vila Rica;
  2. O contexto histórico desse conflito;
  3. Principais causas da revolta;
  4. Como aconteceu a revolta e suas consequências. 

Aproveite para estudar para o vestibular com o Simulado do Beduka. É grátis!

O que foi a Revolta de Vila Rica?

A Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos – nome de seu líder – foi um movimento que ocorreu em 1720, ou seja, durante o período do Ciclo do Ouro com o objetivo de mudar o Brasil economicamente e socialmente

A Revolta de Vila Rica refletiu a insatisfação popular, gerada devido aos monopólios portugueses e a forte tributação. O objetivo dos participantes da revolta era implantar o regime republicano para que o país pudesse deixar de ser uma colônia de Portugal.

Essa revolta é considerada um movimento nativista e também um dos precursores da Inconfidência Mineira.

Contexto Histórico da Revolta de Vila Rica

Durante o século XVIII, a região de Minas Gerais produzia muito ouro. A Coroa Portuguesa elevou bastante a taxa de impostos cobradas na região. Foi então que os portugueses instituíram  o quinto, um imposto que dava à Coroa 20% de todo ouro extraído.

Confira quais foram as Revoltas do Período Colonial e teste os seus conhecimentos com os nossos exercícios.

A cobrança do imposto era realizada em Casas de Fundição, estabelecimentos criados pela Coroa Portuguesa para cobrarem sua parte do ouro e da prata encontrados no Brasil. Para evitar o contrabando e a sonegação passou a ser proibido a circulação de ouro em pó ou em pepitas

Contexto Histórico da Revolta de Vila Rica

Quem fosse apanhado desrespeitando as leis impostas por Portugal era, normalmente, preso ou degredado para a África. A partir disso, surgiu uma inquietação na região de Minas Gerais, já que a população era contra às normas impostas. Não havia nenhuma simpatia – por parte da população de Vila Rica – pela Coroa Portuguesa e sua forma de governar o Brasil.

Causas da Revolta de Vila Rica

As novas medidas da Coroa Portuguesa estavam prejudicando os donos das minas de ouro. Essas medidas visavam acabar com o contrabando do ouro em pó e consistiam no aumento de impostos, das punições e da fiscalização

A Coroa Portuguesa decidiu instalar algumas Casas de Fundição, onde todo o ouro deveria ser fundido e transformado em barras, com o selo do Reino de Portugal. Nessa mesma ocasião, era recolhido o quinto – a cada 5 barras de ouro, 1 ficava para Portugal. 

Dessa forma, apenas o ouro em barras que tivesse o selo real deveria ser comercializado. Essas medidas tinham como objetivo acabar com o contrabando paralelo do ouro em pó e em pepitas e, consequentemente, também prejudicava o lucro dos donos das minas. 

Causas da Revolta de Vila Rica
Barras de ouro com selo da Coroa Portuguesa

Então, esses donos das minas organizaram a Revolta de Vila Rica para acabar com as Casas de Fundição, com os impostos e com o forte controle que Portugal exercia.

O líder da Revolta de Vila Rica

Felipe dos Santos Freire, considerado o líder da Revolta de Vila Rica, era um rico fazendeiro e tropeiro – dono de tropas de mulas que faziam transporte de mercadorias. Por ser um grande orador, atraía multidões formadas pelas camadas mais populares e da classe média de Vila Rica. 

Felipe dos Santos realizava comícios revolucionários, onde defendia o fim das Casas de Fundição e da diminuição da fiscalização da Coroa Portuguesa. Ele conseguiu induzir o povo a se posicionar contra o governador, formando-se uma pequena multidão em frente ao palácio. 

Felipe dos Santos e as pessoas que o apoiavam entregaram uma série de reivindicações, entre elas a redução de tributos. Eles também queriam o fim do monopólio português sobre gado, sal, fumo e aguardente.

Como aconteceu a Revolta de Vila Rica

Como aconteceu a Revolta de Vila Rica

A Revolta durou quase um mês. Os envolvidos na rebelião estavam armados e chegaram a ocupar Vila Rica. O governador, Conde de Assumar, diante dessa grave situação chamou os revoltosos para negociar, solicitando que abandonassem suas armas. 

Após acalmar os revoltosos, o Conde de Assumar prometeu atender seus pedidos. Os revoltosos aclamaram a vitória, depuseram as armas e voltaram para suas casas. A partir disso, o conde convocou cerca de 1500 soldados para que invadissem a vila e prendessem os rebeldes

Os líderes da Revolta de Vila Rica, além de terem sido presos, tiveram suas casas incendiadas. Felipe dos Santos foi julgado e condenado à forca e no dia 15 de julho de 1720 é enforcado, tendo o seu corpo esquartejado em praça pública.

Antes de morrer, Felipe dos Santos teria dito a frase: “Jurei morrer pela liberdade. Cumpro minha palavra.”.

Consequências da Revolta de Vila Rica

Com o fim da Revolta de Vila Rica, Portugal intensificou a fiscalização na região. Outra consequência foi a criação da Capitania de Minas Gerais, que se emancipou de São Paulo.

Só que diversas outras revoltas ocorreram contra a dominação de Portugal, como a de Monte Carlos, em 1736.

Embora os ideais da Revolta de Vila Rica não tenham sido alcançados, essa revolta é considerada precursora da Inconfidência Mineira.

Gostou de aprender sobre a Revolta de Vila Rica? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador