Biologia

Resumo completo das principais Doenças Bacterianas

Tudo sobre Doenças Bacterianas - prepare-se para o vestibular e para a vida!Tudo sobre Doenças Bacterianas - prepare-se para o vestibular e para a vida!

As doenças causadas por bactérias são conhecidas como bacterioses ou doenças bacterianas. Elas podem ser enfermidades cotidianas e de fácil tratamento como a cárie, podem ser ISTs como a Sífilis ou ser muito graves como Meningite, lepra, leptospirose, etc. Independe de qual tipo seja, sempre aparecem nos vestibulares!

Neste artigo sobre Doenças Bacterianas, você encontrará:

  1. O que são doenças bacterianas
  2. O que são bactérias
  3. Quais são as doenças causadas por bactérias
  4. Sintomas, causas, prevenção e tratamento das bacterioses

O que são doenças bacterianas

As doenças bacterianas são aquelas causadas por bactérias e também podem aparecer com o nome “bacterioses”. Apesar de serem causadas por seres semelhantes, cada uma delas é bem única.

Algumas dessas enfermidades podem ser muito simples, as vezes assintomáticas e até curadas naturalmente pelo próprio organismo, ou precisar de uma intervenção simples. Exemplo disso são as cáries.

Porém, elas também são causadoras de doenças muito antigas como a Lepra, e até doenças que devastaram a humanidade, como a Peste Negra. Ainda hoje, as doenças bacterianas são as responsáveis por infecções que podem levar à morte, como a Tuberculose, ou que deixam sequelas gravíssimas, como a Meningite.

Contudo, se não tratadas, até as doenças mais simples podem gerar complicações desconfortantes, isso porque as bactérias podem se reproduzir de forma muito rápida e viver em forma de colônias. Vamos conhecer mais um pouquinho desses seres:

O que são bactérias – todas causam doença?

As bactérias são seres microscópicos do Reino Monera que vivem em quase todos os ambientes, pode estar em florestas, oceanos, esgotos, centro urbanos e até dentro dos animais e do ser humano.

Elas são seres procariontes e unicelulares, de estruturas bem simples mas suficientes para causar ações impactantes. Elas podem ser encontradas tanto vivendo de forma isolada quanto formando colônias.

Apesar de termos algumas impressões negativas sobre elas, nem todas causam doenças! Talvez, para sua surpresa, muitas delas tem funções importantes para nossa vida: vivem no nosso intestino auxiliando na degradação dos alimentos, servem para fabricar alimentos e são utilizadas na biotecnologia para produção de medicamentos e vacinas!

Entretanto, estamos aqui para falar das bacterioses, então vamos lá:

Doenças bacterianas: causas, sintomas, transmissão,tratamento e diagnóstico 

  • As doenças causadas por bactérias são MUITO diversas. Por esse motivo, no próximo tópico, citaremos o nome de todas as principais e logo em seguida um resumo com causas, sintomas, transmissão, tratamento e diagnóstico DE CADA UMA! 

De modo geral, as bacterioses podem ser transmitidas por gotículas de saliva (tuberculose, lepra, difteria, coqueluche), contato com alimento ou objeto contaminado (disenteria bacilar, tétano, tracoma) ou por contato sexual desprotegido com um paciente (gonorreia, sífilis). Sua melhor forma de prevenção são as vacinas.

Ainda que cada uma tenha suas próprias características, todas elas costumam ser tratadas com antibióticos, visto que eles são remédios criados exclusivamente para matar bactérias. Porém, como cada uma tem seu nível de gravidade e sintomas variados, elas exigem outros tratamentos específicos para complementar a cura, os quais veremos adiante!

É importante ressaltar que o uso desse medicamento só pode ser feito com recomendação médica e seguindo rigorosamente as orientações desse profissional. Isso porque o uso inadequado pode selecionar cepas resistentes, fazendo com que a cura perca sua eficácia.

Quais são as doenças causadas por bactérias

As principais doenças bacterianas são:

  • Tuberculose
  • Difteria
  • Coqueluche
  • Sífilis
  • Gonorreia ou Blenorragia
  • Cárie
  • Meningite Meningocócica
  • Pneumonia
  • Lepra ou Hanseníase
  • Leptospirose
  • Tétano
  • Tracoma
  • Disenteria
  • Botulismo
  • Cólera
  • Clamídia
  • Febre Maculosa
  • Terçol

Vamos conhecer um pouquinho delas individualmente:

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de Bacilo de Koch, que ataca os pulmões. Ela é transmitida quando uma pessoa saudável se aproxima de doentes, ou em locais fechados, pois há exposição às gotículas da saliva e das vias respiratórias.

Os principais sintomas são fadiga, febre, tosse, emagrecimento, falta de apetite, sudorese, rouquidão e expectoração com sangue. Essa doença pode levar à morte se não for tratada, o que é feito utilizando um conjunto de três medicamentos. A melhor forma de prevenção é a vacinação infantil, alimentação adequada, cuidados de higiene e evitar contato com pessoas doentes.

O que é difteria?

A difteria é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Corynebacterium diphtheriae. Sua principal característica é a inflamação da garganta, principalmente em crianças. A sua transmissão se dá pelo contato com pessoas infectadas, através da saliva ou lesões da pele. 

Os principais sintomas são dor de garganta, aparecimento de placas nas amígdalas, febre, mal-estar, tosse, calafrios e coriza nasal. O agravamento da doença pode levar à morte por asfixia. O tratamento é por antibióticos e a melhor prevenção é a vacina tríplice.

O que é coqueluche?

A coqueluche é uma doença respiratória infectocontagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis. É muito comum em crianças e o contágio se dá por contato com espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas.

Os principais sintomas são febre, espirro, mal-estar, tosse seca prolongada e falta de ar.

O tratamento costuma ser repouso, beber muitos líquidos, analgésicos e anti-inflamatórios. Se for necessário, o médico indica antibiótico. A melhor prevenção é a vacinação infantil!

O que é sífilis?

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST ou DST) provocada pela bactéria Treponema pallidium, é uma das doenças bacterianas que também faz parte das doenças sexuais. Como o próprio nome indica, é transmitida ao ter relação sexiual desprotegida com um parceiro já contaminado.

A doença tem vários estágios, mas um dos sinais característicos é o aparecimento de cancro duro, uma ferida de bordas endurecidas, indolor, próxima aos órgãos sexuais. Se não tratada, a doença tem sérias consequências, atacando diversos órgãos inclusive o sistema nervoso. Sua prevenção mais comum é o uso de preservativos.

O que é gonorreia ou blenorragia?

A gonorreia é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST ou DST), causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Como o próprio nome indica, é transmitida ao ter relação sexual desprotegida com um parceiro já contaminado ou no parto, da mãe para o filho.

Os principais sintomas são dor e ardor ao urinar, sangramentos, corrimento amarelado e com forte odor. O tratamento deve ser administrado pelo médico, e utiliza de antibióticos. Sua prevenção mais comum é o uso de preservativos.

O que é cárie?

imagem-de-cárie-nos-dentes-a-mancha-preta-é-cárie-uma-doença-bacteriana

A cárie é uma infecção que afeta os dentes, causada pelas bactérias naturalmente presentes na boca que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas em casa. Esse acúmulo se dá pelo excesso de matéria orgânica nos dentes, quando não há boa alimentação ou escovação.

Com a fonte de alimento abundante, as bactérias vão produzindo ácidos que perfuram o esmalte do dente, causando dor e desconforto, atingindo partes profundas. Não é facilmente transmitida porque depende da fisiologia e da alimentação de cada pessoa. O modo de prevenção é boa alimentação e escovação adequada dos dentes.

O que é meningite meningocócica?

A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem e protegem o Sistema nervoso central. Ela pode ser provocada por vários seres mas a bacteriana pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada a tempo. 

Transmite-se através de espirro, saliva e tosse e os principais sintomas são dor de cabeça e no pescoço, rigidez na nuca, febre alta e manchas vermelhas. Deve ser administrado antibiótico aos doentes, na veia, o mais rápido possível, porque a doença pode resultar em surdez ou até na morte. A melhor prevenção é a vacinação.

O que é pneumonia?

A Pneumonia é uma infecção pulmonar causada por bactérias, vírus, fungos ou outros parasitas. A forma mais comum ocorre pela bactéria Streptococcus pneumoniae. A transmissão se dá através de espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas.

Os sintomas são dor no corpo, falta de ar persistente, febre alta, tosse, fraqueza e cansaço. No tratamento deve ser administrado antibiótico e com a evolução da doença, é necessário o internamento. A Prevenção é evitar o excesso de exposição ao ar-condicionado e cuidar adequadamente dos resfriados para que não evoluam.

O que é lepra ou hanseníase?

A hanseníase é uma doença crônica, conhecida antigamente como lepra. É causada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen. Quando o tratamento é feito a tempo, a recuperação é total. A transmissão se dá através de espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas.

Os sintomas são manchas e lesões na pele, surgem também caroços nos cotovelos, nas mãos e nas orelhas, inchaço nas mãos e pés, perda de força muscular e dor nas articulações. O tratamento depende do tipo de lepra e deve-se ir ao médico para fazer diagnóstico quando houver contato com pessoas doentes.

O que é leptospirose?

A leptospirose é uma doença bacteriana que afeta animais e humanos, causada por bactérias do gênero Leptospira. Existe risco de morte em 40% caso não seja tratada adequadamente. Seu vetor são roedores e é possível adquiri-la por meio do contato com água, alimentos ou animais contaminados.

Os sintomas são febre alta, dor muscular, mal-estar, tosse, olhos vermelhos e manchas vermelhas pelo corpo, danos aos rins, fígado e membrana do cérebro. Os doentes devem ser hidratados e tomar antibióticos e a prevenção é lavar bem os alimentos antes de consumi-los, fechar caixas d’água e vacinar os animais.

O que é tétano?

O tétano é uma doença infecciosa causada pela bactéria Clostridium tetani, ataca o sistema nervoso central, nervos e músculos. Se não for tratada, pode levar a pessoa à morte. A transmissão se dá através de pequenos cortes ou feridas que entrem em contato com fezes, plantas, objetos enferrujados e que podem ter a bactéria.

Os sintomas são rigidez dos músculos, febre, dor de cabeça, espasmos musculares e dificuldade para abrir a boca. O tratamento se dá pela administração de relaxante muscular e antibióticos, até o uso do soro antitetânico. A prevenção é a vacinação e a limpar feridas com água oxigenada, por causa da bactéria ser anaeróbica.

O que é tracoma?

O Tracoma é uma inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar à cegueira. A doença é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, de estrutura muito simples, semelhante a um vírus, e a transmissão se dá por contato com objetos contaminados. A prevenção se dá com boa higiene pessoal e o tratamento é feito com antibióticos.

O que é disenteria?

A disenteria é uma das principais causas de mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos, onde vivem em péssimas condições sanitárias. São causadas por diversas bactérias, como a Shigella e a Salmonella. São transmitidas pela ingestão de água e alimentos contaminados, exigindo todas pronto atendimento médico. 

Os sintomas são de infecção gastrointestinal, como dor de barriga, desidratação, vômitos, fraqueza e febre. Sua prevenção só pode ser feita por meio de medidas de saneamento e melhoria das condições socioeconômicas.

O que é botulismo?

O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, causada pela ação da toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Os primeiros casos da doença foram registrados pelo consumo de salsichas contaminadas e outros derivados da carne enlatados.

Os sintomas são prisão de ventre, tontura, visão distorcida e dificuldade de abrir os olhos na claridade. O agravamento da doença pode levar o doente à morte na sequência da paralisia dos músculos respiratórios. Deve haver internação e a prevenção é o cuidado na escolha de alimentos enlatados.

O que é cólera?

A cólera é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Vibrio cholerae. Caso não seja tratada, pode levar o paciente à morte por conta da intensa desidratação. A transmissão se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

Os sintomas são diarreia, desidratação, vômitos, fraqueza, perda de peso e cólicas abdominais. O tratamento é por meio da hidratação e do uso de antibióticos e a prevenção é lavar muito bem frutas e legumes antes de consumi-los, bem como lavar muito bem as mãos antes das refeições e melhoria do saneamento básico.

O que é clamídia?

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Como o próprio nome indica, é transmitida ao ter relação sexiual desprotegida com um parceiro já contaminado e no parto de mãe para filho.

Os sintomas são ardor ao urinar; vontade frequente de urinar; testículos doloridos e inchados, em homens; dor no baixo ventre, no caso das mulheres. Há administração de antibióticos para o casal, evitando a reinfecção e a prevenção é pelo uso de preservativos.

O que é terçol?

Sintomas-e-imagem-de-olho-inchado-com-terçol-uma-doença-bacteriana

Terçol ou hordéolo é uma inflamação das glândulas sebáceas de Zeiss e Mol, localizadas na pálpebra, perto das raízes dos cílios. Ocorre devido a infecção de bactérias, geralmente estafilococos e a transmissão é através do toque na lesão ou contato com a lágrima do doente.

Os sintomas são inchaço nas pálpebras, coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz e dor ao piscar. O tratamento é com colírio ou pomada e prevenção é lavar bem as mãos ao ter contato com os olhos, não dormir com maquiagens, falta de higiene em lentes de contato e evitar passar as mãos no local da lesão.

O que é febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. O tratamento precoce da Febre Maculosa é essencial para evitar formas mais graves da doença e até mesmo a morte da pessoa. 

O sintoma são dor de cabeça, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.

Atualmente não existe nenhuma vacina mas é possível adotar medidas como usar roupas claras quando em ambiente rural para facilitar reconhecer o carrapato, usar calças, botas e blusas com mangas nesse ambientes, evitar andar em locais de mato alto, usar repelentes de insetos e verificar os animais de estimação.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Gostou do nosso artigo sobre Doenças Bacterianas? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador