Literatura

O que é Surrealismo?

O que é Surrealismo?O que é Surrealismo?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Surrealismo foi uma Vanguarda Europeia que surgiu oficialmente em 1924. O movimento teve influência dos estudos da psicanálise de Freud e tem como principal característica a valorização do inconsciente e a expressão do livre pensamento.

As Vanguardas Europeias são um tema importante no Enem e em outros vestibulares. Além disso, elas são importantes para entendermos as influências que o Pré-Modernismo e o Modernismo brasileiros tiveram. 

Pensando nisso, o Beduka preparou um texto te explicando o que é Surrealismo, um dos movimentos artísticos de grande importância. Se você estiver se preparando para o Enem, aproveite e estude com o nosso simulado. É gratuito!

Nesse artigo você verá:

  1. O que é Surrealismo;
  2. Características do movimento;
  3. Surrealismo no Brasil;
  4. Principais artistas e obras.

O que é Surrealismo?

Surrealismo é um movimento artístico e literário que surgiu na França no início do século XX. O marco inicial foi a publicação, em 1924, do Manifesto Surrealista, escrito por André Breton, poeta francês e ex-participante do Dadaísmo.

O Manifesto Surrealista trouxe uma nova maneira de encarar a arte. Além disso, nele são apresentados os princípios surrealistas, entre eles a isenção da lógica e a adoração de uma realidade superior, chamada “maravilhosa”.

Manifesto Surrealista
Manifesto Surrealista

Apesar do movimento ter surgido oficialmente na década de 1920, no ano de 1917 surgiu o termo “Surrealismo”, através do escritor Guillaume Apollinaire. O significado da palavra é “o que está acima do realismo”.

O Surrealismo surgiu a partir dos estudos da psicanálise por Sigmund Freud e devido às incertezas políticas da época. Esse clima fez com que fosse desenvolvido um tipo de arte que criticava a cultura europeia e, principalmente, a classe burguesa

O Surrealismo tinha como objetivo representar o irracional e ultrapassar os limites da imaginação que, de acordo com os artistas do movimento, tinham sido criados pelo pensamento da burguesia e pelas ideias artísticas que prevaleciam desde o Renascimento.

Os artistas surrealistas buscavam trazer o inconsciente para a arte, explorando os impulsos ocultos da mente. A partir disso, começaram a praticar a escrita e a pintura automática, pois seriam formas de transcrição imediata do inconsciente. Essa técnica buscava driblar os controles que fazem parte do consciente do artista.

Características do Surrealismo

"Man in a Bowler Hat", de René Magritte
“Man in a Bowler Hat”, de René Magritte

Agora que você já sabe o que é Surrealismo, veja quais as principais características desse movimento.

A principal característica do movimento surrealista é a expressão livre do pensamento, ultrapassando os limites do consciente, permitindo que o subconsciente se expresse através da arte.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Além disso, o movimento foi muito influenciado pelas ideias de Freud, que valorizavam a importância do inconsciente para estimular a criatividade humana. Para Sigmund Freud, as pessoas deveriam libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões sociais e valorizar os sonhos e tudo o que o inconsciente nos diz.

O Surrealismo também valorizava os sonhos, as fantasias e a reação automática em suas obras. Era comum que os artistas se deixassem levar pelo impulso e registrassem tudo o que viessem à sua mente.

Surrealismo na literatura

O Surrealismo não contemplou apenas as artes plásticas, tendo abrangido também a literatura, o teatro, a música e outros ramos da arte. Saiba agora como foi a literatura surrealista.

As poesias e os textos do Surrealismo também eram caracterizados pela liberdade e pelo uso da escrita automática, que consistia em escrever tudo aquilo que vem à mente sem excluir nenhum tipo de ideia. 

Além disso, os autores costumavam usar colagens de recortes de de revistas, jornais e imagens, formando frases que demonstravam as ideias vindas do subconsciente dessas pessoas. 

Surrealismo no Brasil

"Abaporu", de Tarsila do Amaral
“Abaporu”, de Tarsila do Amaral

O Surrealismo chegou ao Brasil após a Semana de Arte Moderna de 1922. Ou seja, o movimento surrealista foi absorvido pelos artistas modernistas e acabou não tendo tanto destaque como na Europa.

Os pintores Tarsila do Amaral e Cícero Dias, e o escritor Ismael Nery foram os artistas que mais tiveram suas obras influenciadas pelo Surrealismo, trazendo elementos do movimento para seus trabalhos.

Principais artistas do Surrealismo

"A persistência da memória", de Salvador Dalí
“A persistência da memória”, de Salvador Dalí
  • Salvador Dalí (1904-1989): Foi um importante pintor espanhol, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, com excelente qualidade plástica. Suas principais obras são “A Persistência da Memória” (1931) e “Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo” (1943).
  • Max Ernst (1891-1976): Foi um pintor alemão, naturalizado norte-americano e depois francês. Além disso, também praticou a poesia no movimento surrealista. Suas principais obras são “L’Ange du Foyer” (1934) e “Birds also Birds, Fish Snake and Scarecrow” (1921).
  • René Magritte (1898-1967): Foi um pintor surrealista belga. É considerado um dos principais artistas plásticos do movimento surrealista. Suas principais obras são “Golconda” (1953) e “A Traição das Imagens” (1929).
  • André Breton (1896-1966): Foi um escritor francês, poeta e teórico do Surrealismo. É considerado um dos fundadores do Surrealismo na literatura. Ficou muito conhecido pelos manifestos em que fez o anúncio do surgimento do movimento, sendo sua principal obra o “Manifesto do Surrealismo” de 1924.
  • Man Ray (1890-1976): Foi um pintor, fotógrafo e cineasta norte-americano, importante figura do Dadaísmo em Nova York e, depois, do Surrealismo em Paris. Contribuiu para o Surrealismo com obras como “O Violino de Ingres” (1924) e “Observatory Time: The Lovers” (1936).
  • Joan Miró (1893-1983): Foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista espanhol. É considerado um dos maiores representantes do Surrealismo, tendo contribuído para o movimento com obras como “Carnaval do Arlequim” (1925) e “Números e constelações em amor com uma mulher” (1941).

Gostou de saber o que é Surrealismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.