História

Qual foi o primeiro faraó do Egito Antigo? Aprenda como ele unificou esse império

qual-foi-o-primeiro-farao-do-egito-antigoqual foi o primeiro faraó do egito antigo
Sala do Saber - melhor cursinho online

No coração do Egito Antigo, floresceu um império lendário e duradouro. Com suas pirâmides majestosas, templos imponentes e uma rica cultura. O Egito Antigo cativa a imaginação do mundo inteiro até os dias de hoje.

Mas você já parou para se perguntar como tudo começou? Quem foi o responsável por unir esse vasto território e estabelecer as bases de um dos mais grandiosos impérios da história?

Para ter a resposta, é preciso voltar muito longe no tempo e descobrir qual foi o primeiro faraó do Egito Antigo. Continue lendo e descubra quem ele foi e como ele chegou ao poder.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Qual foi o primeiro faraó do Egito Antigo?

O primeiro faraó do Egito Antigo foi Narmer, também conhecido como Menés. Ele é reconhecido como o responsável pela unificação dos dois reinos e fundador da Primeira Dinastia.

O início do seu reinado possui data incerta, mas frequentemente se aponta que se deu no ano 3.100 a.C.

Narmer era governante do Alto Egito, sucessor do rei mítico Cá. Sua visão e habilidade militar o levaram a buscar a unificação do Egito, aproveitando-se das tensões existentes entre o Alto e o Baixo Egito.

Pela antiguidade do seu reinado, existem poucas fontes sobre ele e não é possível reconstituir inteiramente como ele foi. O principal artefato que indica algo sobre ele é a Paleta de Narmer, que possui imagens dele, uma com a coroa do Alto Egito, outra com a do Baixo Egito.

O intuito é mostrar que ele realizou a unificação dos dois reinos. A coroa dos faraós posteriores era dupla para indicar essa unidade, com uma parte branca representando o Alto Egito e outra vermelha, representando o Baixo Egito.

Agora você sabe qual foi o primeiro faraó do Egito Antigo, mas continue lendo porque a partir de agora vamos te contar como o Egito se tornou uma das maiores potências da história após a unificação. 

Resumo do Egito Antigo

O Egito Antigo foi uma das maiores e mais importantes civilizações da Idade Antiga. Situado no nordeste da África, às margens do rio Nilo, ele floresceu por milênios, deixando um legado significativo para a história.

Entenda a importância do rio Nilo para o Egito Antigo.

Com uma cultura rica e complexa, o Egito Antigo é conhecido por sua arquitetura impressionante, avanços tecnológicos, religião e escrita. Além do modelo de sociedade estamental que surgiu nele.

A história do Egito Antigo é dividida em diferentes períodos, como o Antigo Império (c. 2686-2181 a.C.), o Médio Império (c. 2040-1640 a.C.) e o Novo Império (c. 1550-1070 a.C.). Ela também pode ser dividida em dinastias, que foram iniciadas pelo primeiro faraó do Egito Antigo o qual você saberá qual foi já, já.

A religião era uma parte fundamental da vida no Egito Antigo. Os egípcios adoravam diversos deuses, acreditando na vida após a morte e na necessidade de preparação para a vida além-túmulo.

Essa crença levou à construção de elaborados túmulos e templos mortuários, onde rituais religiosos eram realizados e oferendas eram oferecidas aos deuses. Ela também foi a base para a mumificação dos faraós.

Entenda por que os egípcios antigos tinham múmias.

A sociedade egípcia era estratificada, com o faraó no topo da hierarquia social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, escribas, artesãos, agricultores e trabalhadores. A estrutura social estava fortemente ligada à religião e ao sistema de crenças, com cada grupo desempenhando um papel específico na sociedade.

Temos um resumo sobre o Egito Antigo em que contamos em detalhes como foi a história dele.

Quem eram os faraós?

Os faraós eram os governantes do Egito Antigo após a unificação do império por volta de 3200 a.C. Antes da unificação, o Egito era dividido em duas regiões distintas: o Alto Egito, ao sul, e o Baixo Egito, ao norte. Cada região tinha seu próprio governante, leis e tradições.

Eles possuíam um status divino e uma autoridade absoluta sobre o reino. Tinham a responsabilidade de ser a conexão entre o mundo humano e o mundo dos deuses e de garantir a estabilidade da ordem cósmica.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Eram também responsáveis por proteger o povo egípcio e garantir a sua prosperidade. Para cumprir essas responsabilidades, contavam com o apoio de uma estrutura administrativa complexa, composta por altos funcionários, escribas e sacerdotes.

Os egípcios acreditavam que o primeiro faraó tinha sido o deus Hórus e só depois eles passaram a ser governados por seres humanos.

A seguir, veja qual foi o primeiro faraó do Egito Antigo que foi uma pessoa humana.

O Feudalismo possuía uma estrutura estratificada também como no Egito Antigo. Conheça suas principais características.

Faraós famosos na história

Agora que já vimos qual foi o primeiro faraó do Egito Antigo, vamos ver outros que tiveram relevância na história desse império.

  • Quéops: Ele foi o faraó responsável pela construção da Grande Pirâmide de Gizé, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Quéops reinou durante a Quarta Dinastia, por volta de 2589-2566 a.C. Sua pirâmide monumental é um testemunho da habilidade e engenhosidade dos antigos egípcios na construção de estruturas duradouras.
  • Amenemhat I: foi o fundador da 12ª dinastia do Império Médio e governou por volta de 1991 a.C. a 1962 a.C. Seu reinado marcou uma época de estabilidade e prosperidade para o Egito. Ele ascendeu ao trono após a morte de seu predecessor, Mentuhotep IV cujo reinado foi um período de desordem e fragmentação política, mas Amenemhat I conseguiu restaurar a unidade e a estabilidade ao país
  • Hatshepsut: Ela foi uma das poucas rainhas-faraós do Egito Antigo e governou durante o período do Novo Império, aproximadamente entre 1479-1458 a.C. Hatshepsut é conhecida por sua governança bem-sucedida, suas expedições comerciais ao longo do Mar Vermelho e suas construções monumentais, como o Templo de Hatshepsut em Deir el-Bahari.
  • Akhenaton: foi um faraó do Egito Antigo que reinou durante a 18ª dinastia, por volta de 1353 a.C. a 1336 a.C. Ele é conhecido por sua tentativa de introduzir o monoteísmo ao Egito, adorando o deus Aton como a divindade suprema. Essa mudança religiosa resultou na criação de uma nova capital, Amarna, dedicada ao culto do deus sol Aton.
  • Tutancâmon: foi um dos faraós mais famosos do Egito Antigo, embora seu reinado tenha sido relativamente curto. Ele ascendeu ao trono quando era criança, por volta de 1332 a.C., durante a 18ª dinastia e sucedeu seu pai, Akhenaton. Tutancamon é conhecido principalmente por sua tumba, descoberta em 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter, praticamente intacta e repleta de tesouros.
  • Ramsés II: Também conhecido como Ramsés, o Grande, ele é um dos faraós mais proeminentes da história egípcia. Ramsés II governou durante o Novo Império, de 1279-1213 a.C., e é lembrado por seu longo reinado e conquistas militares. Ele também deixou um legado impressionante com seus muitos projetos de construção, incluindo os famosos templos de Abu Simbel.
  • Cleópatra VII: foi a última rainha do Egito Antigo, pertencente à dinastia ptolemaica, descendente de Ptolomeu, um dos generais de Alexandre, o Grande. Ela reinou de 51 a.C. a 30 a.C., durante um período turbulento que envolveu a luta pelo poder no Egito e a interferência das potências estrangeiras, como Roma.

As civilizações da Antiguidade como o Egito Antigo e seu primeiro faraó são temas recorrentes no Enem. Teste seus conhecimentos sobre elas com nosso Simulado do Enem. Ele é personalizável e gratuito, além de contar com o método TRI de correção, o mesmo usado pelo INEP!

Desejo fazer o Simulado

Para saber quais são os outros conteúdos que mais caem no exame e ser direcionado para artigos exclusivos sobre esses assuntos, conte com nosso Plano de Estudos para o Enem

Ele também é atualizado mensalmente! Então, tem um cronograma especial para você que quer começar a estudar esse mês. 

Obrigado por ler até o fim nosso artigo sobre qual foi o primeiro faraó do Egito Antigo. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.