Geografia

Os 13 Melhores Exercícios sobre Lixo com gabarito

Exercícios sobre LixoExercícios sobre Lixo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Atualmente, os problemas ambientais estão sendo discutidos frequentemente. Por isso, estudar a questão do lixo é fundamental para ir bem preparado para as provas . Leia o nosso resumo sobre o assunto e faça os exercícios sobre lixo.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Podemos te ajudar com isso. Faça o Simulado do Beduka. É gratuito!

O que é lixo?

O lixo é considerado um dos maiores problemas ambientais do mundo todo. Por esse motivo, entender as consequências e o seu significado é importante. O lixo é uma criação humana, ou seja, não provém da natureza, pois não possui propriedades de renovação e reconstrução.

Dentro da Geografia, o lixo é um assunto frequentemente discutido, pois possui grande importância, principalmente na atualidade. A prova do Enem costuma cobrar, na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, exercícios sobre as causas, consequências e outras características do lixo.

Ele pode ser encontrado no estado sólido, líquido e gasoso. São classificados em:

  • Lixo orgânico: Restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira, entre outros;
  • Lixo inorgânico: Plásticos, metais, vidros, entre outros. Os lixos inorgânicos podem ser reciclados, sendo reaproveitados de outras maneiras;
  • Lixo Tóxico: Pilhas, baterias, tintas, entre outros. Esse lixo não pode ser reutilizável;
  • Lixo Altamente Tóxico: Nuclear e hospitalar, não podendo ser reciclável.

O lixo pode ser originado de várias maneiras, como o descarte de resíduos domésticos, sólidos urbanos, industriais, hospitalares e nucleares. As cidades produzem uma enorme quantidade de lixo todos os dias e, com o aumento do consumo, a situação piora ainda mais.

A partir da Primeira Revolução Industrial e após a Segunda Guerra Mundial, várias transformações ocorreram no mundo, principalmente no quesito da evolução tecnológica e científica, crescimento populacional e das empresas. O sistema capitalista tem como objetivo lucrar diante desse desenvolvimento, por isso existe um alto incentivo em comprar e vender as mercadorias.

Os lixos são coletados e podem ser levados para:

Lixões: Detritos expostos a céu aberto

Exercícios sobre Lixo - lixão a céu aberto com dois catadores e muitos urubus

Aterros Sanitários: Lugar destinado a armazenar o lixo, os resíduos são enterrados e compactados.

Exercícios sobre Lixo aterro sanitario em várias camadas de terra, expostas em meio ao verde ao redor

Esses lugares próprios de armazenamento de lixo são considerados propícios ao desenvolvimento de doenças e possuem cheiros desagradáveis. Não é recomendado que esses lugares sejam próximos de cidades e o contato humano deve ser evitado por causa da insalubridade.

infográfico sobre lixo e as doenças, principalmente por insetos e animais peçonhentos

Os lugares que não possuem coleta de lixo podem desenvolver problemas ambientais e de saúde sérios, como:

  • Aumento de insetos que são transmissores de doenças, como a dengue, leptospirose e peste bubônica;
  • Odor desagradável;
  • Produção de chorume que polui o lençol freático;
  • Contaminação do solo e das pessoas em contato;
  • Deslizamento de encostas;
  • Assoreamento de mananciais e enchentes;
  • Armazenamento de materiais que não são considerados biodegradáveis;
  • Poluição visual.

O lixo deve ser um assunto discutido com maior frequência, pois pode agredir as reservas de recursos naturais e todo o meio ambiente.

Dessa forma, é necessário encontrar maneiras de diminuir os impactos causados pelo lixo, desenvolvendo maneiras mais eficientes em caráter ambiental e social.

Faça agora os exercícios sobre o lixo e teste seus conhecimentos.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Exercícios sobre Lixo

Esperamos que o resumo tenha te ajudado a lembrar o conteúdo. Agora faça os exercícios sobre o lixo.

Questão 1 – (UNIVAS) O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.

2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.

3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.

4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.

a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas

b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta

e) Quando todas as alternativas estiverem corretas

Questão 2 – (ADVISE 2009)O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

Questão 3 – (UFCG)A poluição nos dias atuais representa uma das maiores agressões ao ambiente. O lançamento de lixo é um das principais. A poluição industrial, hospitalar, agrícola, nuclear e urbana são alguns exemplos importantes. A poluição urbana, por exemplo, tem merecido a atenção de todos os governantes, pois é a que mais tem afetado a natureza. Sobre o lixo urbano, leia as assertivas abaixo e assinale as corretas:

I. A maior parte desse lixo é de matéria orgânica, que pode ser decomposta por microrganismos como fungos e bactérias. Outra parte é formada por componentes de matéria não biodegradável e substâncias tóxicas, como tintas, solventes e remédios.

II. Uma das formas mais eficazes de lidar com o lixo urbano é a incineração, que diminui o volume do lixo, elimina micróbios causadores de doenças e representa um método barato e relativamente simples de ser adotado.

III. Uma outra forma de lidar com o lixo é a adoção de aterros sanitários. Nesta técnica, o lixo é lançado em depressões formadas por uma camada de argila ou asfalto. A cada dia, esse procedimento tem-se mostrado uma importante técnica contra a lixiviação.

IV. Um outro método de gerenciamento do lixo é a reciclagem, com o aproveitamento total ou parcial de materiais recuperáveis. Nesse procedimento, o lixo orgânico é separado do lixo inorgânico e usado na produção de compostagem e gases (CH4) combustíveis.

V. A melhor prática para lidar com o lixo urbano é a reciclagem. Assim, a coleta seletiva, o uso racional dos recursos naturais, o uso de materiais biodegradáveis, a adoção de matrizes energéticas renováveis e a informação são requisitos primordiais.

Estão corretas as assertivas:

a) I, II, III, IV e V.

b) I, IV e V.

c) II, III e V.

d) II, III e IV.

e) I, II e III.

Questão 4 – (Covest) Estima-se que, em média, dois quilos de lixo sejam produzidos, a cada dia, por pessoa, incluindo o lixo doméstico. Apesar dos programas de reciclagem e do aproveitamento de produtos do lixo, essa quantidade vem aumentando perigosamente. Com relação à questão do lixo e do seu tratamento, analise as afirmações a seguir.

1. A maior vantagem da compostagem é a transformação de materiais não biodegradáveis em compostos úteis como fertilizantes.

2. Para que um aterro sanitário possa ser eficiente por muitos anos, periodicamente, deve ser feita a incineração dos resíduos orgânicos e inorgânicos.

3. Os lixões a céu aberto constituem-se em eficiente meio de tratamento do lixo porque as pessoas os utilizam para a garimpagem de produtos.

4. Uma alternativa eficaz para tratar o problema do lixo urbano envolve a redução da utilização de produtos descartáveis.

Está(ão) correta(s):

a) 4, apenas.

b) 1 e 2, apenas.

c) 3 e 4, apenas.

d) 2, apenas.

e) 1, 2, 3 e 4.

Questão 5 – (ENEM-2007) Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água.

Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações).

A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que

a) as substâncias químicas encontradas no lixo levam, frequentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.

b) o tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.

c) a produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.

d) o desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação.

e) o desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos.

Questão 6 – (ENEM-2007) Um poeta habitante da cidade de Poços de Caldas – MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade:

Hoje, o planalto de Poços de Caldas não

serve mais. Minério acabou.

Só mancha, “nunclemais”.

Mas estão “tapando os buracos”, trazendo para

cá “Torta II”1

aquele lixo do vizinho que você não gostaria

de ver jogado no quintal da sua casa.

Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil.

Hugo Pontes. In: M.E.M. Helene. A radioatividade e o lixo nuclear. São Paulo: Scipione, 2002, p. 4.

1Torta II – lixo radioativo de aspecto pastoso.

A indignação que o poeta expressa no verso “Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil” está relacionada com

a) a extinção do minério decorrente das medidas adotadas pela metrópole portuguesa para explorar as riquezas minerais, especialmente em Minas Gerais.

b) a decisão tomada pelo governo brasileiro de receber o lixo tóxico oriundo de países do Cone Sul, o que caracteriza o chamado comércio internacional do lixo.

c) a atitude de moradores que residem em casas próximas umas das outras, quando um deles joga lixo no quintal do vizinho.

d) as chamadas operações tapa-buracos, desencadeadas com o objetivo de resolver problemas de manutenção das estradas que ligam as cidades mineiras.

e) os problemas ambientais que podem ser causados quando se escolhe um local para enterrar ou depositar lixo tóxico.

  • Muito bem! Você já fez metade dos exercícios sobre lixo. Continue com o bom trabalho.

Questão 7 – (PUC-RS-2003) Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, devemos

I. evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d’água.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

II. incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo.

III. exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água.

IV. estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas

a) somente I, II e III

b) somente I, II e IV

c) somente I, III e IV

d) somente II, III e IV

e) I, II, III e IV

Questão 8 – (UFSCar-2006)Nas zonas urbanas das grandes cidades, cada habitante produz cerca de 1kg de lixo diariamente. A maior parte desse material acaba sendo depositada em lixões ou aterros sanitários. Sobre esses dois métodos de destinação do lixo, pode-se dizer que

a) os lixões são mais indicados que os aterros apenas quando localizados fora do perímetro urbano e quando houver controle sobre o acesso de pessoas.

b) lixões e aterros apresentam o inconveniente de inviabilizar a coleta seletiva do lixo e a reciclagem de material.

c) os aterros apresentam a vantagem de minimizar o risco de transmissão de doenças, mas são desvantajosos porque não impedem a contaminação do solo e das águas subterrâneas.

d) os lixões mantêm o lixo exposto a céu aberto, atraindo animais e provocando mau cheiro. Quando cobertos com lona ou mantidos sob galpão, são denominados aterros sanitários.

e) os aterros, assim como os lixões, produzem gás metano e chorume, mas nos aterros há controle sobre a produção e drenagem desses produtos, de modo a não contaminar o solo e a atmosfera.

Questão 9 – (UNIVAS)O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.

2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.

3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.

4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.

a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas. 

b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas.

c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas.

d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta. 

e) Quando todas as alternativas estiverem corretas.

Questão 10 – (VUNESP 2009) Todos os dias, o lixo é produzido em todas as cidades. Existem formas mais adequadas para o encaminhamento desses resíduos. Isso trará benefício econômico e ambiental. Por exemplo, restos de alimentos, lixo hospitalar (de clínicas médicas e odontológicas) e resíduos sólidos (vidros, plásticos, papéis, metais) devem ser encaminhados, respectivamente, para:

a) usina de compostagem, aterro sanitário e reciclagem.

b) biodigestor, lixão e usina de compostagem.

c) usina de compostagem, incineração e reciclagem.

d) incineração, incineração e lixão.

e) lixão, incineração e biodigestor.

Questão 11 – (Enem 2011)Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera.

Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é

a) aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.

b) fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.

c) aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo.

d) fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado.

e) diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica.

  • Oba! Você está indo muito bem. Faltam apenas duas questões sobre lixo.

Questão 12 – (Enem 2012) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.

Um exemplo de reciclagem é a utilização de

a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.

b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

c) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.

d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.

e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

Questão 13 – (Enem 2014) O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado — apenas pequena parte dos resíduos brasileiros é utilizada para gerar energia. Contudo, bons exemplos são os aterros sanitários, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida. Alguns aterros vendem créditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto.

Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, é o

a) etanol, obtido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias.

b) gás natural, formado pela ação de fungos decompositores da matéria orgânica.

c) óleo de xisto, obtido pela decomposição da matéria orgânica pelas bactérias anaeróbias.

d) gás metano, obtido pela atividade de bactérias anaeróbias na decomposição da matéria orgânica.

e) gás liquefeito de petróleo, obtido pela decomposição de vegetais presentes nos restos de comida.

  • Parabéns! Você fez todas as questões. Confira as respostas dos exercícios sobre lixo com o nosso gabarito abaixo.

Gabarito dos Exercícios sobre Lixo

Esperamos que tenha ido bem nos exercícios sobre lixo. Confira agora quantos você acertou.

Exercício resolvido da questão 1

b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

Exercício resolvido da questão 2

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

Exercício resolvido da questão 3

b) I, IV e V.

Exercício resolvido da questão 4

a) 4, apenas.

Exercício resolvido da questão 5

d) o desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação.

Exercício resolvido da questão 6

e) os problemas ambientais que podem ser causados quando se escolhe um local para enterrar ou depositar lixo tóxico.

Exercício resolvido da questão 7

b) somente I, II e IV

Exercício resolvido da questão 8

e) os aterros, assim como os lixões, produzem gás metano e chorume, mas nos aterros há controle sobre a produção e drenagem desses produtos, de modo a não contaminar o solo e a atmosfera.

Exercício resolvido da questão 9

b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas.

Exercício resolvido da questão 10

c) usina de compostagem, incineração e reciclagem.

Exercício resolvido da questão 11

b) fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.

Exercício resolvido da questão 12

b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

Exercício resolvido da questão 13

d) gás metano, obtido pela atividade de bactérias anaeróbias na decomposição da matéria orgânica.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre os temas mais cobrados no ENEM usando o Simulado Beduka. É totalmente online e gratuito. Você pode escolher quais matérias praticar, quantos exercícios, montar o seu próprio simulado, e muito mais. Treine quantas vezes quiser! Acesse o Simulado Beduka.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.