Literatura

Resumo do Futurismo

Resumo do FuturismoResumo do Futurismo
Seu nome na lista de aprovados do Enem

O Futurismo é uma Vanguarda Europeia que tem como característica a ruptura com o passado e a valorização do novo, ou seja, das inovações tecnológicas e industriais. Confira nosso resumo sobre essa vanguarda e descubra mais sobre ela!

O Futurismo é uma Vanguarda Europeia, matéria que cai com frequência no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias do Enem e de outros vestibulares. Pensando nisso, preparamos um resumo do Futurismo para te ajudar. Confira!

Aproveite e se prepare com o Simulado do Beduka! Ele conta com questões das edições anteriores do Enem e é corrigido com base na nota TRI.

Nesse artigo você verá:

  1. Resumo do Futurismo;
  2. Características do Futurismo;
  3. Futurismo no Brasil;
  4. Principais autores.

Resumo do Futurismo

O Futurismo foi um movimento artístico que surgiu de forma oficial em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista por Filippo Marinetti, poeta italiano, no jornal  francês Le Figaro.

Manifesto Futurista publicado no jornal Le Figaro

O movimento futurista defendia o fim do moralismo e ovacionava a revolução tecnológica e industrial. Além disso, negava e se desprendia da arte e da cultura do passado, celebrando e reconhecendo unicamente o progresso, as novas tecnologias e a vida urbana, ideias que eram representadas pelos sentidos de intensa velocidade e energia.

O desprendimento ao passado e a necessidade do “novo” eram características tão fortes no movimento futurista que os artistas que mais se identificavam chegaram a propor a destruição de museus e de cidades antigas. Além disso, os futuristas consideravam a guerra uma forma de “higienizar” o mundo.

O Futurismo fez parte das vanguardas artísticas europeias que ganharam mais adeptos no século XX e influenciou a pintura, a literatura, a música e várias outras vertentes artísticas. Os artistas futuristas posteriormente instituíram outros movimentos modernistas.

Além disso, repercutiu principalmente na França e na Itália, onde vários artistas se identificavam com o Fascismo, já que, originalmente, o Futurismo, em seu discurso político-social, era defensor dos ideais fascistas.

O movimento futurista perdeu forças após a Primeira Guerra Mundial, mas continuou inspirando outros estilos artísticos. O Cubismo, o Dadaísmo e Surrealismo são exemplos de vanguardas que possuem características futuristas. 

Mestre da redação

Características do Futurismo

Como já citamos, uma das principais características do Futurismo é a valorização dos avanços tecnológicos e industriais. Outras características marcantes desse movimento são:

  • Valorização da velocidade;
  • Ruptura com o passado, incluindo o moralismo e as tradições;
  • Uso de publicidade;
  • Ligação ideológica com o Fascismo;
  • Uso de onomatopeias;
  • Obras e poesias transmitiam a ideia de velocidade;
  • Pinturas com cores vivas e contrastantes.

Futurismo no Brasil

No Brasil, o Futurismo teve influência nas obras de alguns artistas modernistas brasileiros. Esses artistas citados entraram em contato com o Manifesto Futurista e utilizaram algumas de suas ideias e conceitos em seus trabalhos.

Apesar de terem se inspirado em algumas ideias, os artistas brasileiros não tentavam imitar os padrões europeus. Pelo contrário, eles ansiavam por definir uma identidade original e própria para a produção de arte nacional.

Principais artistas do Futurismo

Veja quais os principais autores futuristas, separados por ramo artístico:

Principais pintores do Futurismo

“Simultaneous Visions”, de Umberto Boccioni
  • Umberto Boccioni (1882-1916): foi um pintor e escultor italiano. É talvez o mais célebre futurista italiano. Suas principais obras são “Simultaneous Visions” (1912) e “States of Mind II: Those Who Go” (1911).
  • Carlo Carrà (1881-1966): foi um pintor italiano do Futurismo. Participou em diversas edições da Bienal de Arte de São Paulo. Suas principais obras são “O Funeral do Anarquista Galli” (1911) e “O cavaleiro vermelho” (1913).
  • Giacomo Balla (1871:1958): foi um pintor e escultor italiano, sendo um dos expoentes do futurismo na Itália. Utilizou as técnicas de pontilhado para forjar os principais temas do Futurismo: a dinâmica e a velocidade. Suas principais obras são “Velocidade do Automóvel” (1913) e “Fireworks” (1917).

Principais músicos do Futurismo

  • Luigi Russolo (1885-1947): foi um pintor e compositor italiano, futurista e o autor da “L’Arte dei Rumori”(1913) – um manifesto futurista escrito em uma carta de 1913 ao amigo e compositor futurista Francesco Balilla Pratella.
  • Francesco Balilla Pratella (1880-1955): foi um compositor, musicólogo e ensaísta italiano. Era um dos principais defensores do Futurismo na música italiana.

Principais escritores do Futurismo

  • Vladimir Maiakovski (1893-1930): também chamado de “o poeta da Revolução”, foi um poeta, dramaturgo e teórico russo, frequentemente citado como um dos maiores poetas do século XX.
  • Filippo Marinetti (1876-1944): foi um escritor, poeta, editor, ideólogo, jornalista e ativista político italiano. Um dos fundadores  do movimento futurista, Filippo teve seu manifesto publicado no jornal parisiense Le Figaro.

Gostou do resumo do Futurismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Estude com ajuda do Beduka
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado pelo time de redação do Beduka. Todos dias, milhares de estudantes acessam nossos textos, produzidos por especialistas em cada área do conhecimento, para revisar informações e se preparar os principais vestibulares e o ENEM.