Geografia

Os 9 Melhores exercícios sobre Recursos Naturais com gabarito

Exercícios sobre Recursos NaturaisExercícios sobre Recursos Naturais
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os recursos naturais são aqueles que estão disponíveis na natureza e podem ser utilizados pelo ser humano. Os tipos de energia oferecidos pelos recursos naturais podem ser renováveis ou não renováveis. Leia o nosso resumo e teste os seus conhecimentos com os nossos exercícios sobre recursos naturais.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Dentro da Geografia, os recursos naturais são frequentemente discutidos, pois são de grande importância – principalmente para a manutenção da vida humana. A prova do Enem costuma cobrar muito, na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, questões que abordam as fontes, consequências e benefícios dos recursos naturais.

O que são Recursos Naturais?

Os recursos naturais podem ser definidos como aquilo que é extraído da natureza de forma direta ou indireta, e que está à disposição do homem. Eles são usados para a manutenção do ser humano, promovendo a sobrevivência, bem-estar e conforto da humanidade,.

Em nosso cotidiano utilizamos frequentemente os recursos naturais, como a água e o ar, o petróleo, o carvão ou até mesmo a energia elétrica. Os problemas ambientais, principalmente a poluição do ar e da água, são preocupantes para todos. Se esses recursos forem prejudicados, o ser humano perderá a sua qualidade de vida e as ameaças à sua sobrevivência irão crescer.

Os alimentos são cultivados por meio da agricultura, sendo ela praticada no solo terrestre. Logo, a agricultura pode ser considerada também um recurso natural.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet. Deixe anotado nele que você fez exercícios sobre recursos naturais renováveis e não renováveis, assim você terá controle da matéria revisada.

Recursos Naturais Renováveis e Não Renováveis

recursos naturais renováveis

Aqueles recursos que podem ser renovados e não se esgotam, são chamados de recursos naturais renováveis. Como:

  • Energia eólica;
  • Energia solar;
  • Biomassa;
  • Etanol.
Recursos-naturais-não-renováveis

Já os recursos naturais não renováveis, são aqueles que se esgotam, ou seja, são recursos limitados. Como:

  • Carvão;
  • Ferro;
  • Petróleo;
  • Xisto;
  • Gás natural;
  • Ouro;
  • Alumínio.

Recursos Naturais Brasileiros

Os recursos naturais do Brasil são extremamente ricos, pois há diversas fontes que ajudam no desenvolvimento do país. O solo permite o cultivo do café, milho, açaí e de outros produtos. Estes são consumidos internamente pela população e também são exportados para outros países, o que possibilita o aumento da economia brasileira.

As florestas, a água em abundância, a energia solar e diversos outros recursos estão presentes nas terras brasileiras e são de grande valor. Por isso, o Brasil é mundialmente reconhecido pelas riquezas naturais. Os exercícios sobre recursos naturais podem cobrar matéria de biomas. Saiba mais aqui.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Exercícios sobre Recursos Naturais renováveis e não renováveis resolvidos

1 – (UERJ)O assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, deu expressão internacional à pequena cidade de Xapuri, no Acre, e voltou o olhar do mundo para milhares de cidadãos que fazem da extração do látex seu sustento e do Vale Amazônico sua morada. O que poucos sabem é que esse foi apenas mais um capítulo da saga da borracha. Durante a Segunda Guerra Mundial, um exército de retirantes foi mobilizado com pulso firme, propaganda forte e promessas delirantes para deslocar-se rumo à Amazônia e cumprir uma agenda do Estado Novo. Ao fim do conflito, em 1945, os migrantes que sobreviveram às durezas da selva foram esquecidos no Eldorado. Passadas décadas, os soldados da borracha hoje lutam para receber pensão equivalente à dos ex-pracinhas.

(Adaptado de revistaepoca.globo.com, 18/04/2011).

A extração de recursos naturais da Floresta Amazônica, como o látex, ainda hoje se insere em um contexto de problemas sociais, relacionados principalmente ao seguinte fator:

a) escassez de mão de obra qualificada

b) precariedade das condições de trabalho

c) insuficiência dos sistemas de transporte

d) insalubridade da infraestrutura habitacional

2 – (UEL – adaptada)“Se cada pessoa da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado.”

(Revista Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:

a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.

b) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.

c) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.

d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.

e) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.

3 – (Enem) Os Recursos Naturais do Mundo: Com o uso intensivo do computador como ferramenta de escritório, previu-se o declínio acentuado do uso de papel para escrita. No entanto, essa previsão não se confirmou, e o consumo de papel ainda é muito grande. O papel é produzido a partir de material vegetal e, por conta disso, enormes extensões de florestas já foram extintas, uma parte sendo substituída por reflorestamento homogêneo de uma só espécie (no Brasil, principalmente eucalipto).

Para evitar que novas áreas de florestas nativas, principalmente as tropicais, sejam destruídas para suprir a produção crescente de papel, foram propostas as seguintes ações:

I. Aumentar a reciclagem de papel, por meio da coleta seletiva e processamento em usinas.

II. Reduzir as tarifas de importação de papel.

III. Diminuir os impostos para produtos que usem papel reciclado.

Para um meio ambiente global mais saudável, apenas:

a) a proposta I é adequada.

b) a proposta II é adequada.

c) a proposta III é adequada.

d) as propostas I e II são adequadas.

e) as propostas I e III são adequadas.

4 – (UFRJ)Os Recursos Naturais do Mundo: A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um “quadro” que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: o desenvolvimento sustentável.

O uso dessa expressão tem a finalidade de:

a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.

b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.

c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.

d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.

e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.

5 – (Unifesp)Os Recursos Naturais do Mundo: “O modelo de desenvolvimento adotado pelos países centrais e por parte dos países periféricos gerou impactos ambientais que […] ultrapassam os limites territoriais das unidades políticas, sem respeitar os limites elaborados pela geografia e pela história dos lugares e de quem os habita.”

(RIBEIRO, W. C. A Ordem Ambiental Internacional. São Paulo: Contexto, 2001. p. 12.)

Ao se relacionar o texto apresentado com os cinco eventos seguintes:

I. Destruição da camada de ozônio.

II. Combate ao bioterrorismo.

III. Mudanças climáticas globais.

IV. Perda da diversidade biológica.

V. Fenômeno da ilha de calor. 

Verifica-se que está correto apenas o que se afirma em:

a) I, II e V.

b) I, III e IV.

c) I, IV e V.

d) II, III e IV.

e) II, III e V.

6 – (PUC Minas)Os Recursos Naturais do Mundo: Leia as afirmativas a seguir.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

I. O termo desenvolvimento sustentável pode ser concebido como um processo de mudança estrutural, global e contínua de liberação individual e social.

II. O desenvolvimento sustentável se reduz a variáveis micro e macroeconômicas, maximizando a disponibilidade dos recursos naturais para demandas produtivas, tendo em vista maximizar a geração de renda.

III. A sustentabilidade corresponde a um conjunto de estratégias dirigidas a melhorar a qualidade de vida humana dentro dos limites da capacidade de carga dos sistemas ambientais.

Pode-se afirmar que:

a) todas as definições são corretas.

b) são corretas apenas as definições I e II.

c) são corretas apenas as definições I e III.

d) apenas a definição II é correta.

7 – UEL 2011 Sobre o tema petróleo, considere as afirmativas a seguir. 

I. Petróleo significa “óleo de pedra” e é um hidrocarboneto formado pela fossilização de matéria orgânica animal ou vegetal. 

II. O petróleo vem sendo apontado como um poluidor do meio ambiente, seja pelas emissões para a atmosfera seja pelos acidentes envolvendo petroleiros.

III. Após ser refinado, a possibilidade de uso intensifica-se, podendo se transformar em tintas, fertilizantes, corantes e polímeros em geral.

IV. Após refinado, o petróleo pode gerar também borracha e látex. Assinale a alternativa correta. 

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. 

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. 

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. 

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. 

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas

  • Ufa! Faltam só dois exercícios sobre recursos naturais. Você está indo muito bem!

8 – CEFETCom base na discussão trazida pelo texto, e em seus conhecimentos, a criação da Petrobrás, em 1953, pode ser considerada uma grande vitória do 

a) projeto econômico liberal defendido, inicialmente, pelo presidente Juscelino Kubitschek. 

b) interesse financeiro internacional sobre a economia brasileira. 

c) projeto econômico nacionalista defendido pelo presidente Getulio Vargas. 

d) projeto econômico nacionalista retomado pelo presidente Juscelino Kubitschek. 

e) liberalismo econômico, praticado no Brasil anteriormente à 2.ª Guerra Mundial.

9 – CEFETA criação da Petrobrás ocorreu no governo nacionalista de Vargas, em 1953, quando o Estado fazia fortes investimentos no setor de infra-estrutura e indústria de base para promover o desenvolvimento industrial do Brasil. Quando foi criada, em 1953, a Petrobrás foi concebida como uma empresa

a) privada, detentora do monopólio sobre o refino de petróleo e a distribuição de gasolina no Brasil. 

b) privada, responsável pela pesquisa e extração das reservas petrolíferas brasileiras. 

c) privada, mas que devido à sua grande rentabilidade, foi estatizada pelo presidente João Goulart. 

d) estatal, mas que devido ao seu caráter deficitário, foi privatizada durante o regime militar.

e) estatal, detentora do monopólio sobre a prospecção e o refino de petróleo no Brasil.

  • Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre recursos naturais. Agora confira o gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Recursos Naturais

Esperamos que tenha ido muito bem nos exercícios sobre recursos naturais. Confira quantos acertou!

Exercício resolvido da questão 1

b) precariedade das condições de trabalho

Exercício resolvido da questão 2

d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.

Exercício resolvido da questão 3

e) as propostas I e III são adequadas.

Exercício resolvido da questão 4

d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.

Exercício resolvido da questão 5

b) I, III e IV.

Exercício resolvido da questão 6

c) são corretas apenas as definições I e III.

Exercício resolvido da questão 7

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. 

Exercício resolvido da questão 8

c) projeto econômico nacionalista defendido pelo presidente Getulio Vargas. 

Exercício resolvido da questão 9

e) estatal, detentora do monopólio sobre a prospecção e o refino de petróleo no Brasil.

Gostou dos nossos exercícios sobre Recursos Naturais? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Sabia que você pode ganhar uma bolsa de até 65% de desconto em faculdades de todo o Brasil?

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

E já que estamos falando de gestão, saiba que comprando uma bolsa, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.

Experimente agora!

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários