Português

Aprenda o que são Orações Subordinadas Adjetivas

Orações Subordinadas AdjetivasOrações Subordinadas Adjetivas
Sala do Saber - melhor cursinho online

Orações subordinadas adjetivas são as orações que têm como função acompanhar outras orações, e caracterizam um termo principal delas, ou seja, exercem a mesma função de um adjetivo.

Você já ouviu falar de Orações Subordinadas Adjetivas? O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas a respeito dessa matéria e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Orações Subordinadas Adjetivas!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Oração Subordinada;
  • O que são Orações Subordinadas Adjetivas;
  • Tipos de Orações Subordinadas Adjetivas;

O que é Oração?

Oração é o conjunto de palavras estruturadas, que tem como núcleo um verbo, e que transmitem uma mensagem. Para que uma estrutura linguística seja uma oração ela precisa necessariamente de ter um verbo em sua estrutura.

As orações são constituídas por diversos termos que podem aparecer em todas as orações ou não. Toda oração possui como estrutura básica:

Sujeito + predicado

As orações podem possuir outros termos que não aparecem tão frequentemente ou que possuem utilidade situacional: complementos e adjuntos. A oração tem como função transmitir uma mensagem, e ela pode ser complementada com uma outra oração ou frase.

Tipos de Orações

  • Orações Coordenadas: Orações que são sintaticamente independentes uma da outra (não precisam da outra para terem sentido completo);
  • Orações Subordinadas: São orações que desempenham uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu significado e sendo dependente dela.

O que é Oração Subordinada?

Orações subordinadas são orações que desempenham uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu significado e sendo dependente dela.

Exemplo:

Aguardo que você venha.

No exemplo acima temos duas orações: “Aguardo” e “que você venha”. A oração “que você venha” está completando o sentido do verbo transitivo direto “aguardo”, portanto esta oração exerce função sintática de objeto direto sendo considerada uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

Dependendo da função sintática que exercem, as orações subordinadas podem ser classificadas em: substantivas, adjetivas ou adverbiais.

Confira o artigo completo sobre o que é Oração Subordinada.

Orações Subordinadas Adjetivas

Orações subordinadas adjetivas são as orações que têm a função de caracterizar um termo da oração principal, ou seja, funcionam como adjunto adnominal, exercendo a mesma função de um adjetivo.

As orações subordinadas adjetivas são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.). São classificadas de acordo com sua capacidade de ampliar ou reduzir o sentido do termo a que se referem.

Aprenda mais sobre quais são os pronomes.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
exemplo oração subordinada

O substantivo pessoas foi caracterizado pelo adjetivo estudiosas. Nessa situação, pode-se formar uma outra construção, que desempenha exatamente o mesmo papel.

exemplo oração subordinada adjetiva

A oração subordinada adjetiva e o termo da oração principal que ela modifica são conectados pronome relativo que.

Não deixe de conferir nossos exercícios de oração subordinadas adjetivas.

Tipos de Orações Subordinadas Adjetivas

Orações Subordinadas Adjetivas Explicativas

Nesse tipo de oração adiciona-se uma informação acessória, ampliando ou esclarecendo um detalhe de um conceito que já está definido. Sempre aparece separada por vírgulas e pode ser removida da frase sem que haja modificação no sentido dela.

Exemplos:

  • O gato, que é um animal doméstico, come cerca de 6 vezes por dia;
  • A estudante Fernanda, que é a estudante mais nova da escola, não veio à aula hoje.

Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas

Traz o sentido específico do termo a que se refere, restringindo seu significado a este único termo. Não existe pausa em vírgulas entre este tipo de oração e a oração principal, e são imprescindíveis para a compreensão da frase.

Exemplos:

  • Ele é um dos poucos supervisores que é admirado por todos os funcionários;
  • Todas as roupas que são largas são mais confortáveis.

Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas

As orações reduzidas, diferentemente das orações desenvolvidas, não são introduzidas por conjunções ou pronomes e apresentam verbos numa das formas nominais.

Exemplos:

  • Já foram comidos os chocolates comprados por mim;
  • A bailarina, a dançar no lado esquerdo do palco, é minha irmã.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Você acabou de conferir um artigo sobre Orações Subordinadas Adjetivas, agora se prepare para o vestibular com outros conteúdos que o Beduka já disponibilizou. Aproveite para conferir o que é uma preposição, aprender o que é um verbo transitivo direto e saber quais os elementos do texto narrativo.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre Orações Subordinadas Adjetivas? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.