Química

Descubra por que a água é considerada um solvente universal! Resumo completo

por que a agua é considerada um solvente universalpor que a agua é considerada um solvente universal

A água possui uma capacidade acima do normal de dissolver grande parte das substâncias presentes no planeta como ácidos, sólidos iônicos, gases, açúcares, proteínas, sais, entre outras substâncias. 

Mas você já parou para pensar qual é a explicação científica por trás desse fenômeno? 

Neste resumo completo, você vai aprender por que a água é considerada um solvente universal, além de entender os conceitos de solução, soluto e solvente com exemplos do seu dia a dia!

A seguir, vamos responder sua dúvida sobre por que a água é considerada um solvente universal. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando em um desses tópicos:

Ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir? Faça o teste vocacional Raio-X do Beduka e descubra a melhor profissão para você! 

O que são soluções?

Antes de respondermos sua dúvida sobre porque a água é considerada um solvente universal, vamos explicar os conceitos de soluções, solutos e solventes.

Em nosso dia a dia, convivemos com diversos tipos de soluções, algumas delas são extremamente importantes para a manutenção da vida, como o ar atmosférico e a água potável, mineral, dos rios, lagos e oceanos.

As soluções são misturas homogêneas que podem ser encontradas nos estados líquido, sólido e gasoso.

As soluções são formadas por dois componentes: 

  • Soluto: componente que se encontra em menor quantidade.
  • Solvente: componente que se encontra em maior quantidade.

Para que uma solução seja formada, o soluto deve ser totalmente dissolvido no solvente. Em outras palavras, o solvente dissolve o soluto.

Leia nosso resumo completo sobre Soluções Químicas aqui!

Depois de aprender o que é solução, entenda porque a água é considerada um solvente universal.

Por que a água é considerada um solvente universal?

A água é fundamental para a existência da vida na Terra. 

Ela pode ser encontrada em todos os seres vivos e é essencial para o funcionamento das células, já que está presente em todas as soluções que compõem os organismos, atuando na absorção de nutrientes e no transporte e eliminação de substâncias.

Além disso, a água é um solvente tão poderoso que apresenta a capacidade de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso. 

Esse é o motivo do por que a água é considerada um solvente universal, mas isso nos induz a pensar que ela dissolve qualquer outra substância, o que na prática não acontece, já que a água não dissolve o óleo, por exemplo.

Na verdade, a água dissolve as substâncias iônicas. Isso ocorre em função de sua alta polaridade, que possibilita que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares.

Essa alta polaridade se dá por conta de dois fatores: a estrutura angular de suas moléculas e a diferença de eletronegatividade entre os átomos de hidrogênio e oxigênio.

Vale ressaltar que a eletronegatividade é a tendência que um átomo possui de atrair elétrons para si em uma ligação química. 

No caso da molécula de água, o átomo de oxigênio, que é mais eletronegativo que o átomo de hidrogênio, atrai os elétrons das ligações e fica parcialmente negativo, enquanto que os átomos de hidrogênio ficam parcialmente positivos. 

Isso resulta na polaridade da molécula, isto é, uma região (átomo de oxigênio) fica com densidade eletrônica maior que a outra (átomos de hidrogênio).

O que é solubilidade?

Por fim, outro ponto que pode te ajudar a entender porque a água é considerada um solvente universal é o conceito de solubilidade.

Como abordamos no primeiro tópico, os solventes se encontram em maior quantidade em uma solução do que os solutos. Além disso, o solvente é responsável por dissolver completamente o soluto.

Porém, para a obtenção de uma solução, dependemos do coeficiente de solubilidade, ou seja, da capacidade máxima que um soluto possui de se dissolver em uma quantidade-padrão de solvente, sob determinadas condições de temperatura e pressão.

Um exemplo prático desse fenômeno, é quando adoçamos o café:

No início, o sólido se dissolve completamente, entretanto, se continuarmos adicionando açúcar, observamos a formação de um depósito sólido no fundo da xícara que não se dissolve mesmo com a agitação.

Esperamos ter respondido a pergunta: “Por que a água é considerada um solvente universal?”. 

Resolva nossa lista com os melhores exercícios sobre Solubilidade!

Qual profissão mais combina comigo?

Nossa missão é te conectar à faculdade… mas antes você precisa escolher qual curso superior tem a sua cara, não é?

Ainda bem que o Beduka pensa em tudo e resolve seus problemas:

Com o Raio X do Beduka você recebe um panorama completo sobre seu perfil profissional de forma 100% gratuita! 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso artigo sobre por que a água é considerada um solvente universal.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.