MatériasQuímica

O que são Soluções Químicas? Aprenda com resumo e exemplos!

O que são Soluções QuímicasResumo sobre soluções químicas

Conteúdos de Química podem parecer muito complicados, principalmente se não soubermos os mais básicos. Soluções Químicas são um dos temas que podem te ajudar a ter um melhor entendimento dos processos que são estudados na disciplina! Por isso, neste artigo você vai encontrar um resumo completo com exemplos para saber tudo deste tema.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Problemas para descobrir a profissão ideal para você? Conheça o Raio-X do Beduka! Ele é um teste vocacional que te ajuda a nortear a escolha da sua carreira!

O que é uma solução química?

Solução química é uma mistura homogênea com apenas uma fase e que é formada por uma ou mais substâncias. Estas soluções são formadas por um componente chamado de soluto e outra substância denominada solvente, sendo o soluto aquele que se dissolve no solvente. 

Para que o soluto se dissolva é necessário que ele e o solvente possuam uma afinidade relacionada à polaridade. Substâncias apolares só irão se dissolver em solventes apolares, enquanto substâncias polares irão se dissolver em solventes polares.

Vamos entender isso com exemplos!

Ao colocar água e óleo em um copo, essas substâncias se misturam? Não! Por mais que estejam em contato, uma substância não se dissolve na outra e o copo fica com uma parte de água e uma parte de óleo, caracterizando duas fases dentro dessa mistura.

Isso acontece porque estamos tentando misturar uma substância polar (água) e uma substância apolar (óleo). Por isso, não ocorre a solubilidade de um composto no outro e a solução química não é formada.

Porém, se colocarmos sal em um copo com água, as substâncias se misturam? Sim! Isso ocorre porque o sal (NcCl) é um composto iônico e polar, de modo que é possível a solubilização desse composto na água, fazendo o papel de soluto e solvente, respectivamente.

Além disso, um ponto a mais para você relembrar, nesse caso o soluto será dissolvido de forma proporcional por todo o solvente, o que caracteriza uma substância homogênea.

Qual a diferença entre mistura e soluções químicas?

Mistura é o termo utilizado especificamente para as misturas heterogêneas. Veja bem, popularmente falando, se misturarmos duas ou mais substâncias teremos uma mistura, correto? Ok! 

Agora, pela classificação, entenda que se a mistura formada for heterogênea, continuará sendo chamada de mistura. Mas se a mistura for homogênea, receberá o nome de solução química.

Essa nomenclatura ocorre pois as soluções químicas possuem diversas propriedades físico-químicas e precisam ser separadas em um novo grupo para que possam ser melhor classificadas.

Como as soluções químicas podem ser classificadas?

A classificação das soluções químicas seguem os critérios de estado físico da solução ou referentes à natureza do soluto que participa da solução. Do seguinte modo: 

Quanto ao estado físico:

  • Soluções sólidas: soluto e solvente formam uma solução sólida. Exemplo: liga de aço (mistura de metais).
  • Soluções líquidas: o solvente está no estado líquido. Exemplo: água e açúcar.
  • Soluções gasosas: solvente e soluto formam uma solução gasosa. Exemplo: ar atmosférico (mistura dos gases oxigênio, nitrogênio, gás carbônico etc.)

Quanto à natureza do soluto:

  • Solução iônica: o soluto da solução é um composto iônico, capaz de se dissociar e formar íons livres. Exemplo: HCl – Cloreto de hidrogênio, ácido clorídrico.
  • Solução molecular: o soluto da solução é um composto molecular que não irá se ionizar ao ser solubilizado por outra substância. Exemplo: Glicose.

Depois de ficar sabendo tudo sobre soluções, que tal testar seus conhecimentos com exercícios sobre ligações químicas?

O que são soluções eletrolíticas?

Soluções eletrolíticas são as soluções químicas capazes de conduzir corrente elétrica. Essa capacidade está relacionada à natureza do soluto, que ao se dissolver acaba se dissociando em cátions (cargas positivas) e ânions (cargas negativas).

Deste modo, soluções eletrolíticas são um termo mais específico para abordar as soluções iônicas que vimos anteriormente.

O que é uma solução supersaturada?

Solução supersaturada é uma solução química que ultrapassou o seu coeficiente de solubilidade. Isso quer dizer que o solvente é incapaz de dissolver o soluto dentro de uma temperatura específica.

Para entender melhor, pense na seguinte situação:

Pela manhã você vai tomar seu café e preparar um copo de leite com achocolatado. Então coloca o leite (solvente) no copo e adiciona uma colher de achocolatado (soluto), que se dissolve tranquilamente no leite.

Contudo, você percebe que está um pouco fraco e quer mais gosto de chocolate, decidindo então adicionar mais duas colheres. Após fazer isso, você percebe que parte desse achocolatado não se dissolveu, mas se depositou no fundo, criando uma nova fase para essa mistura.

Ao adicionar mais duas colheres de achocolatado, você fez uma solução supersaturada. Para dissolver todo o achocolatado, você tem apenas duas opções: adicionar mais leite ou esquentar o leite.

Perceba que no início, o soluto (achocolatado) se dissolveu por inteiro no solvente (leite). Nesse momento, a solução estava saturada, ou seja, toda a capacidade de solubilização do soluto estava sendo utilizada. 

Com o acréscimo de soluto, a solução excedeu a quantidade que conseguiu dissolver e, consequentemente, criou-se uma solução supersaturada.

A partir desta situação, você deve aumentar a quantidade de solvente para que a solução saia desse estado de supersaturação. Mais solvente, mais “espaço” para o soluto se dissolver. O aumento da temperatura também favorece esse processo.

Observe que as pessoas utilizam muito a expressão “saturada” para falar que chegaram no próprio limite. “Hoje eu trabalhei demais, estou saturada”. Isso também pode te ajudar a decorar essa definição.

Gostou do nosso artigo sobre Soluções Químicas? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador