Português

Você sabe quais são os substantivos comuns? Aprenda e use-os para arrasar na redação

quais são os substantivos comunsquais são os substantivos comuns

Olhe a sua volta! O que está vendo? Deixa eu tentar adivinhar: provavelmente há no mínimo um celular ou computador, talvez um lápis e um caderno, especialmente se você estiver se preparando para o Enem.

Lápis, caderno, celular – esses são nomes que usamos para nos comunicar e foram padronizados para que qualquer pessoa que fale a língua portuguesa consiga entender. Esse é o papel dos substantivos: nomear tudo que está ao nosso redor.

Os substantivos comuns nomeiam objetos, animais e outros seres e coisas que são comuns e podem ser encontrados em muitos lugares. Para descobrir quais são os substantivos comuns, basta ler o artigo até o final. Depois, tem exercícios que selecionamos para você praticar. Não esqueça de conferir o gabarito comentado. 

Não basta apenas saber quais os substantivos comuns para passar no Enem, é preciso estudar de forma organizada. E isso só mesmo o Plano de Estudos do Beduka pode fazer por você. Baixe já e descubra o que, como e por quanto tempo estudar!

Este artigo vai te ajudar a entender de uma vez por todas quais são os substantivos comuns.Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que são substantivos?
  2. O que são substantivos comuns?
  3. Classificação dos substantivos (conheça todos os tipos)
  4. Exercícios sobre substantivos comuns (com gabarito comentado)
  5. O Beduka te ajuda a passar no Enem 2023 (Simulado e Plano de Estudos)

O que são substantivos?

Substantivos são uma das classes de palavras, ou seja, são um conjunto de palavras com uma função específica. Se você olhar ao redor, verá uma série de coisas e imediatamente sua mente formulará uma palavra: seja oralmente ou de forma mental.

Mas então, quais são os substantivos comuns? O céu, o cachorro, a parede,  o celular ou o computador são nomes de objetos, seres e espaço, e só podemos ter esse diálogo agora porque eles foram nomeados e padronizados pela língua portuguesa. Ou seja, qualquer pessoa falante do nosso idioma entenderá a que estamos nos referindo.

Há diversos tipos de substantivos comuns, próprios, simples, compostos, concretos, abstratos, coletivos, entre outros. E tudo vai depender de a quem eles estão dando o nome.

Por exemplo, ao falarmos “saudade” estamos nos referindo a um sentimento, algo que não pode ser tocado. Logo, não faria sentido classificar a palavra como substantivo concreto (algo que é possível tocar), por isso, a saudade entra no grupo dos abstratos.

Também é preciso se atentar a variação que os substantivos sofrem, seja em número (singular e plural), seja em grau ( aumentativo e diminutivo), ou seja em gênero (feminino e masculino).

Depois de você conhecer quais os substantivos comuns, pode contar com outros artigos para aprofundar seus estudos. Confira:

Quais são os substantivos comuns?

Substantivos comuns são aqueles que nomeiam algo bem abrangente ou genérico. Parece difícil? Vamos simplificar.

O celular ou computador que você tem na mão são nomes de objetos gerais. Ou seja, há milhares de celulares e computadores espalhados por aí e todos recebem o mesmo nome.

Agora, se você quiser batizar seu celular de João ou Joana, estará o transformando em algo único e especial com um nome próprio (que se refere somente a ele).

Então, substantivos comuns dão nomes genéricos de objetos, pessoas, seres, sentimentos, ideias, emoções e assim por diante. 

Logo, esse nome será usado de forma geral (neste momento, há milhares de pessoas falando a palavra celular para se referir a um aparelho móvel telefônico). E isso vale para nomear pessoas também, mas de forma abrangente.

Professor, estudante e médico são substantivos comuns também. Há milhares por aí e eles só se tornam específicos quando sabemos seus nomes próprios (Professor Joaquim, Estudante José, Médica Joaquina).

Só nestes poucos parágrafos, você teve uma pequena listinha de quais são os substantivos comuns. O importante é você lembrar que tudo precisa de um nome e que se esse nome puder ser dado a mais de uma coisa ao mesmo tempo, é porque ele é comum.

Classificação dos substantivos (conheça todos os tipos)

Neste artigo sobre quais são os substantivos comuns, falamos um pouquinho sobre substantivo próprio também. Mas tem muito mais, a lista abaixo vai ser bem útil para você entender o que é cada um e a que grupo eles dão nomes.

1 – Substantivo Comum: dá nome a  um ser, objeto, lugar, sentimentos, emoções ou a um conceito de forma geral, são genéricos, sem especificação particular, exemplos de quais são os substantivos comuns: celular, computador, casa, animal, cidade.

2 – Substantivo Próprio: dá nome a um ser, objeto, lugar ou conceito de forma específica, particular, exemplo: João, Brasil, Rio de Janeiro, Eterno Retorno (conceito filosófico único).

3 – Substantivo Concreto: dá nome a algo que pode ser percebido pelos sentidos, ou seja, tocado, cheirado, visto etc, exemplos: objetos físicos, animais, plantas, pessoas, entre outros.

4 – Substantivo Abstrato: dá nome a algo que não pode ser visto, tocado nem nada do tipo, exemplo: sentimentos, ideias, conceitos, entre outros.

5 – Substantivo Coletivo: dá nome a  um conjunto de seres ou objetos da mesma espécie ou categoria, exemplo: cardume, matilha, rebanho.

6 – Substantivo Simples: é formado por apenas um radical (simplificando, possuem apenas uma palavra), como por exemplo: flor, sol, bola.

7 – Substantivo Composto: é formado pela união de dois ou mais radicais (geralmente possuem duas palavras) ainda que elas estejam unidas por uma letra a mais, como girassol, outros exemplos: guarda-chuva, paraquedas.

8 – Substantivo Primitivo: é aquele que não deriva de outra palavra, exemplo: pedra, árvore, sol.

9 – Substantivo Derivado: é aquele que é formado a partir de outro substantivo, adjetivo ou verbo, exemplo: pedreiro, arborização, ensinar.

10 – Substantivo Epiceno: é aquele que possui um único nome para os dois gêneros, exemplo: a cobra e o jacaré.

11 – Substantivo Sobrecomum: é aquele que não sofre flexão de gênero, ou seja, não muda nada nem em relação à palavra, nem em relação ao artigo utilizado, exemplo: a criança, o cônjuge.

12 – Substantivo Comum de Dois Gêneros: é aquele que apresenta uma única forma para os dois gêneros, mas sofre flexão por meio do uso do artigo, exemplo: o artista, a artista.

Exercícios para fixar quais são os substantivos comuns (com gabarito comentado)

Não adianta saber quais são os substantivos comuns se você não praticar. É na hora de resolver as questões que surgem a maioria das dúvidas. Por isso, selecionamos dois exercícios para você e explicamos cada uma das alternativas. Confira:

Questão 1 –  (UFJF-MG) Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.

a) Água, vinho

b) Pedro, Jesus

c) Pilatos, verdade

d) Jesus, abaixo-assinado

e) Nova Iorque, Deus

Questão 2 –  (IFSC/2016) Observe a tirinha abaixo, na qual há referências à Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.

saiba quais são os substantivos comuns

Caso os balõezinhos dessa tirinha não estivessem com todas as falas dos personagens escritas em letras maiúsculas, a palavra palmeiras, que aparece em uma frase entre aspas, no segundo quadrinho, deveria ser escrita

a) com inicial maiúscula, por se tratar de um substantivo próprio, nome do famoso time brasileiro de futebol.

b) com inicial minúscula, por se tratar de um substantivo comum, nome da planta referida por Gonçalves Dias, na “Canção do exílio”.

c) com inicial maiúscula, por se tratar de um substantivo comum, nome da planta referida por Gonçalves Dias.

d) com inicial minúscula, por se tratar de um substantivo com valor de adjetivo, a designar um time brasileiro de futebol.

e) com inicial minúscula, por se tratar de um substantivo próprio, nome da planta referida na “Canção do exílio”.

Gabarito comentado dos exercícios sobre quais são os substantivos comuns

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) Pilatos, verdade

Pense comigo, antes de tudo, a questão pede substantivos simples, não confunda com quais são os substantivos comuns! Comuns são aqueles que nomeiam algo abrangente, por exemplo, casa. Há milhares de casas ao redor do mundo. 

Os simples são aqueles que apresentam apenas uma palavras, então, você já pode eliminar a letra D, já que abaixo-assinado é um substantivo composto.

Continuando a análise, o primeiro que a questão pede é o concreto (pense em algo que pode ser tocado, visto), todas as alternativas iniciam com substantivos que se enquadram nesse critério. Logo, vamos para as segundas palavras.

Precisamos de um que seja abstrato (sentimentos, emoções, ideias ou conceitos). 

Vinho e abaixo-assinado podem ser tocados. Deus e Jesus apesar de serem uma representação de fé, não são considerados abstratos (já anota aí porque é uma pegadinha comum).

Resta-nos a palavra verdade (o nome dado a um conceito, algo que não pode ser visto, tocado, cheirado, etc, apenas entendido e praticado). Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b

Esse é um tipo de questão que exige também uma análise de contextos! 

Vamos iniciar pela letra A, Gonçalves Dias viveu lá no período de 1800, em um tempo que nem existia o time de futebol Palmeiras, então chega a ser uma alternativa absurda.

A letra C fala que é substantivo comum e deveria ser escrito com letra maiúscula, mas substantivos comuns são nomes gerais (referem-se a algo que possui existência ampla) e devem iniciar com letra minúscula. 

Nem preciso comentar a alternativa D, né? Além de não ter nada a ver com o time, uma palavra só pode estar inserida na frase com o papel de substantivo ou com o papel de adjetivo, nunca os dois.

E a letra E diz que se trata de um substantivo próprio. Isso só seria verdade se estivesse realmente se referindo ao Palmeiras, time de futebol. 

No caso, Gonçalves Dias estava falando de uma planta da espécie palmeira, ou sejam um substantivo comum, já que existem milhares delas espalhadas por aí.

Portanto, a alternativa correta é a letra B e a palavra deve iniciar com letra minúscula.

O Beduka te ajuda a passar no Enem (Simulado e Plano de Estudos)

Nosso objetivo sempre é ajudar você! Por isso, pegamos assuntos chatinhos como quais são os substantivos comuns e deixamos eles leves e fáceis de entender. Mas não é a única forma que encontramos de te ajudar não. Tem mais!

Que tal treinar respondendo questões do próprio Enem? Você pode fazer isso com o Simulado Beduka. 

Ele utiliza o método TRI, o mesmo do Exame. Ou seja, a nota que você tirar no simulado será muito semelhante à que você tiraria na prova. 

E ainda não acabou. Sabemos que a maioria dos estudantes fica estudando de um modo muito aleatório, pensando em um assunto e simplesmente jogando no Google. Por isso, criamos um Plano de Estudos exclusivo para você! Nele, você encontra:

  • Tempo de estudo acessível;
  • O que e como estudar em cada dia;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

Além disso, os assuntos que você deve estudar em dia sempre têm um link que te direciona para um artigo exclusivo! Baixe já e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.