Português

Questões de vestibular sobre substantivo

questões de vestibular sobre substantivoQuestões de vestibular sobre substantivo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O estudo de substantivos é fundamental para a língua portuguesa. Trata-se de um dos tópicos que compõem a tão temida gramática e que é comum ser exigido nas perguntas dos mais diversos processos seletivos.

Você sabe tudo sobre o tema? Que tal responder algumas questões de vestibular sobre substantivo?

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Para te ajudar, elaboramos um pequeno resumo sobre o tema e selecionamos algumas questões de vestibular sobre substantivo para que você possa testar seus conhecimentos.

Aqui no Beduka você também consegue entender melhor como usar a crase, dicas sobre o uso da vírgula, como fazer uma citação indireta e também o que são os pronomes oblíquos.

O que é um substantivo?

O substantivo é uma das classes gramaticais da língua portuguesa. Ele se destina à função de dar nome para tudo o que existe. Nisso, estão incluídos objetos e até mesmo sentimentos.

No que diz respeito às classes gramaticais, além de substantivos, temos outros 8 tipos, como, por exemplo: verbo, adjetivo, artigo e pronome. Estes são assuntos que abordaremos em outros textos.

Quais são os tipos de substantivos?

É necessário ressaltar que há uma divisão entre os tipos de substantivos existentes. Ao todo, são 9 diferentes classificações, sendo elas:

  • substantivos concretos
  • substantivos abstratos
  • substantivos próprios
  • substantivos comuns
  • substantivos simples
  • substantivos compostos
  • substantivos primitivos
  • substantivos derivados
  • substantivos coletivos

Quais as flexões do substantivo?

Bem como outros tipos de palavras da língua portuguesa, os substantivos também precisam passar por algumas mudanças para se adequar aos diferentes contextos em que são aplicados. Sendo assim, chamamos essas mudanças de flexões, que podem ser divididas em três tipos: de gênero, número e grau.

A flexão de gênero para um substantivo consiste em adequar a palavra ao feminino ou masculino. Avó e avô, por exemplo, são duas flexões de gênero de um substantivo. É importante destacar que há palavras que têm o sentido alterado de acordo com o gênero, como a moral x o moral. E há ainda aquelas que aceitam o uso no masculino e no feminino sem ter seu sentido alterado, como a alface x o alface.

A flexão de número é a adequação quanto ao singular e plural de cada palavra de acordo com a situação estabelecida. Algumas palavras admitem apenas uma forma de plural, tal como lei/leis, enquanto outras admitem várias, como verão/verãos ou verões, como registra o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

Por fim, temos a flexão de grau, que se refere às palavras no aumentativo ou diminutivo. Como exemplo, podemos tomar a palavra livro, que no aumentativo se transforma em livrão e no diminutivo assume palavras como livrinho ou livreto.

Você pode aprofundar os seus conhecimentos aqui sobre como começar uma redação, os principais elementos do texto narrativo e também ver um resumo da biografia de Eça de Queiroz.

Tendo revisado aqui um pouco sobre o conteúdo mencionado, chegou o momento de responder algumas questões de vestibular sobre substantivo. O gabarito poderá ser encontrado ao final do texto.

Questões de vestibular sobre substantivo

Gramática existe muita atenção. Por isso, escolha um local calmo para concentrar-se no exercício. Separe um papel (caderno), lápis ou caneta e borracha. Apresentamos a seguir algumas questões de vestibular sobre substantivo que caíram em diversas provas para que você possa avaliar o seu desempenho neste assunto. Vamos lá!?

1ª questão de vestibular sobre substantivo – PUC-SP – Indique a alternativa correta no que se refere ao plural dos substantivos compostos:

casa-grande, flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor

a) casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-íris, beija-fior

b) casas-grandes, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores

c) casas-grande, as flor-de-cubas, arcos-íris, os beija-flor

d) casas-grande, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores

e) casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-flores

2ª questão de vestibular sobre substantivo – UFF – Assinale a única frase em que há erro no que diz respeito ao gênero das palavras.

a) O gerente deverá depor como testemunha única do crime.

b) A personagem principal do conto é o Seu Rodrigues.

c) Ele foi apontado como a cabeça do motim.

d) O telefonema deixou a anfitriã perplexa.

e) A parte superior da traqueia é o laringe.

3ª questão de vestibular sobre substantivo – PUC-SP – Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo:

Dois artigos, ___ por um jornalista que foi___, grandes vítimas de um episódio envolvendo parlamentares, bem esclarecem em que medida a impunidade é um desrespeito aos___ deste país.

a) recéns-publicados, um dos, cidadãos

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) recéns-publicado, uma das, cidadãos

c) recém-publicados, um dos, cidadões

d) recém-publicados, uma das, cidadãos

e) recém-publicado, uma das, cidadões

4ª questão de vestibular sobre substantivo – UFSM – Identifique a alternativa em que o plural do diminutivo das palavras escritor, informações, ligação e material está de acordo com a língua-padrão:

a) escrítorezinhos, informaçãozinhas, ligaçãozinhas, materialzinhos

b) escrítorzinhos, informaçãozinhas, ligaçãozinhas, materialzinhos

c) escritorezinhos, informaçõezinhas, ligaçõezinhas, materiaizinhos

d) escritorezinhos, informaçãozinhas, ligaçõezinhas, materialzinhos

e) escrítorzinhos, informaçõezinhas, ligaçõezinhas, materialzinhos

5ª questão de vestibular sobre substantivo – UFV – O plural dos nomes compostos está correto em todas as alternativas, exceto:

a) Ele gosta de amores-perfeitos e cultiva-os.

b) Os vice-diretores reunir-se-ão na próxima semana.

c) As aulas serão dadas às segundas-feiras.

d) Há muitos beijas-flores no seu quintal.

e) A moda está voltando às saias-balão.

Gabarito dos exercícios de vestibular sobre substantivo

  • Exercício resolvido da 1ª questão: e) casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-flores
  • Exercício resolvido da 2ª questão: c) Ele foi apontado como a cabeça do motim
  • Exercício resolvido da 3ª questão: d) recém-publicados, uma das, cidadãos
  • Exercício resolvido da 4ª questão: c) escritorezinhos, informaçõezinhas, ligaçõezinhas, materiaizinhos
  • Exercício resolvido da 5ª questão: d) Há muitos beijas-flores no seu quintal

O que achou das perguntas, foi fácil encontrar as respostas corretas das questões de vestibular sobre substantivo?

Reunimos aqui algumas questões de diversos vestibulares para que você treinasse seus conhecimentos e pudesse revisar o conteúdo estudado. Compreender os assuntos que envolvem a língua portuguesa, saber compor um texto dissertativo, entender de interpretação de texto e como fazer a resenha de um filme, dentre outros, é importante para a realização do vestibular ou mesmo para o ENEM.

Sobre o Beduka, seu buscador de universidades

Estamos muito preocupados com a sua preparação para os diversos processos seletivos e ENEM. Temos aqui no Beduka uma série de questões que você pode responder para testar os seus conhecimentos. Por exemplo:

O Beduka é um buscador de universidades e cursos, privados ou públicos, que surgiu em 2017 e traz uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de ajudar a estudar com questões de vestibular sobre substantivo, nós também temos dois produtos bem úteis para os estudantes:

Simulador de nota de corte do Sisu – Aqui o estudante tem a possibilidade de avaliar se a sua nota permite ou não ingressar em determinada universidade pública e no curso desejado, de acordo com a nota de corte da última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Simulado do ENEM – Sistema gratuito de geração de provas do ENEM com a possibilidade de criar seu próprio caderno de questões por matérias, por dia da prova ou apenas para testar os seus conhecimentos. Tudo isso de graça e online.

Você acabou de conferir uma série de questões de vestibular sobre substantivo, aproveite para ver também uma relação com as melhores faculdades de direito em BH e as melhores universidades do Rio de Janeiro.

E aí, qual o grau de dificuldade que você encontrou nestas questões de vestibular sobre substantivos que apresentamos? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos conteúdos. Deixe seu comentário!

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.