CursosFaculdades

As Cinco melhores faculdades de Direito em BH

CINCO-MELHORES-FACULDADES-DE-DIREITO-EM-BHMelhores faculdades de Direito em BH
Sala do Saber - melhor cursinho online

Direito é um dos cursos mais antigos do país e também um dos mais procurados. Isso acontece porque essa tradicional graduação abre um leque de opções para a carreira profissional. A capital mineira reúne boas instituições superiores e resolvemos apresentar aqui quais são as melhores faculdades de Direito em BH.

Como saber quais as melhores faculdades de Direito em BH?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Direito em BH, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Não houve atualizações no ranking desde 2019. Estamos deixando o último registro aqui no artigo para consulta do histórico de melhores faculdades.

Melhores faculdades de Direito em BH

  1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  2. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)
  3. Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)
  4. Universidade Fumec (FUMEC)
  5. Centro Universitário Una (UNA)

Confira mais detalhes de cada uma das melhores faculdades de Direito em BH abaixo:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Eleita a melhor faculdade de direito em Belo Horizonte, essa é a única instituição pública no TOP 5 do RUF. Esta importante universidade federal está localizada no bairro Pampulha e foi criada em 1927 a partir da união de quatro escolas de ensino superior, sendo a faculdade de direito a mais antiga delas, fundada em 1892.

Além de liderar o ranking das melhores faculdades de direito em BH, a UFMG também aparece em destaque no QS World University Ranking, ocupando a 11 ª posição entre as melhores universidades da América Latina e a 5ª posição entre as do Brasil.

Para ingresso na UFMG, o caminho é por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Fundada em 1958, a PUC oferece um dos cursos de direito mais valorizados pelo mercado de trabalho. Ela conta atualmente com mais de 45 mil alunos divididos em 123 cursos.

De acordo com o RUF, a PUC Minas oferece o melhor curso de Direito em BH quando listamos apenas as instituições particulares.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

3ª – Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Localizada no bairro de Santa Efigênia, na capital mineira, a ESDHC tem boa avaliação por parte de alunos em relação ao conteúdo didático. Criada em 1998, a instituição dá continuidade a uma prática ético-social, por meio de atividades de promoção humana. Além de graduação, ela também oferece opções de mestrado, doutorado e especialização.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Fumec (FUMEC)

A instituição foi fundada em 1966 e conta com mais de 11 mil estudantes atualmente, divididos entre 50 cursos em suas unidades em BH e em Nova Lima, no interior. Mantida pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, a universidade foi a primeira instituição da América Latina a fechar uma parceria com a Apple. Além de graduação, também tem pós, extensão, cursos técnicos, mestrado e doutorado.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Centro Universitário Una (UNA)

Com unidades espalhadas por diversos bairros de Belo Horizonte, cidades do interior mineiro e ainda em Goiás, a UNA tem uma graduação em direito ministrada no período da manhã e da noite.

O Núcleo de Práticas Jurídicas promove aplicação das metodologias ativas do ensino jurídico em visitas técnicas e do circuito de práticas e estudos em direito, que é composto pelo: ESAJUna, NUSC e Sala de Práticas Jurídicas, atividades que servem para ampliar a experiência dos estudantes e que colocam a instituição entre as melhores faculdades de direito em BH.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni.

Teste aqui os seus conhecimentos com algumas questões de vestibular sobre ética e moral.

O que estuda o acadêmico de Direito?

Além das leis e da postura jurídica, os acadêmicos de Direito estudam outros assuntos como Sociologia e Economia. Confira as matérias geralmente ensinadas no primeiro período:

  • Teoria do Estado
  • Introdução à ciência do direito
  • História do direito
  • Antropologia jurídica
  • Economia
  • Introdução à filosofia ética

Saiba como é o curso de Direito.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Direito em BH? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

3 Comentários