CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades de história do Brasil?

Melhores faculdades de História do BrasilMelhores faculdades de História do Brasil

As melhores faculdades de história do Brasil são públicas e estão espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Veja neste artigo outros detalhes como: características do curso de história, o que faz o historiador e seu mercado de trabalho.

Para manter a história de um povo viva é preciso documentar o caminho que a humanidade percorreu para chegar até aqui. Conhecer o passado é saber de onde viemos e assim determinar para onde vamos. Esses são alguns dos objetivos que levam diversos estudantes a procurar as melhores faculdades de história do Brasil todos os anos.

Será que essa é a sua vocação?

Se você vê a importância de pesquisar a história e preservar o patrimônio histórico, pode se juntar aos outros historiadores para refletir, preservar e ensinar a memória do nosso país e da nossa civilização. Quer saber quais são as melhores faculdades de história do Brasil? A gente separou uma lista com as principais para você.

Aproveite para testar seus conhecimentos:

Quais são as 5 melhores faculdades de história do Brasil?

as 5 melhores faculdades de história do Brasil

  1. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  3. Universidade Federal do Minas Gerais (UFMG)
  4. Universidade de São Paulo (USP)
  5. Universidade Federal Fluminense (UFF)

Saiba as notas de corte Sisu e ProUni de história em cada uma dessas faculdades em Beduka.com

O nosso levantamento foi feito com base no Ranking Universitário Folha 2018 (RUF), elaborado pelo jornal Folha de São Paulo.

O RUF leva em conta diversas informações das bases do Censo da Educação Superior Superior do Inep, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, fundações estaduais de fomento à ciência, além de duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha, para elaborar o ranking com as melhores faculdades de história do Brasil.

1 – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

A qualidade do ensino da UNICAMP vem se destacando. No último censo, ela foi apontada como a melhor universidade do Brasil segundo o RUF. Isso sem contar que é a universidade mais prestigiada da América Latina, de acordo com a revista britânica Times Higher Education.

Sediada em Campinas, essa importante instituição é mantida pelo governo de São Paulo e o ensino é gratuito.

2 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A UFRJ conta com quase 40 mil estudantes distribuídos entre os seus 180 cursos, em unidades nas cidades de Duque de Caxias, Macaé e Rio de Janeiro. Fundada em 1920, a instituição se destaca pela inovação e bom reconhecimento do mercado de trabalho.

3 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A universidade é uma das mais concorridas do país, com uma relação de 23 candidatos por vaga. Hoje ela conta com mais de 32 mil alunos em seus 95 cursos. A UFMG aparece na 3ª posição das melhores faculdades de história do Brasil e ficou em 1º lugar na avaliação da qualidade do ensino.

4 – Universidade de São Paulo (USP)

A instituição pública tem unidades em diversas cidades do interior e da capital de São Paulo. A USP tem uma relação média de 22 candidato por vaga e um dos vestibulares mais tradicionais do país, a FUVEST. São mais de 60 mil estudantes em 242 cursos da universidade.

5 – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Essa instituição tem unidades espalhadas em diversas cidades do estado e conta com mais de 45 mil estudantes em seus 133 cursos. Além de aparecer entre as melhores faculdades de história do Brasil, a UFF também é destaque nos cursos de psicologia e geografia.

Como você deve ter notado, as cinco instituições que aparecem nas primeiras posições do curso de história são todas públicas. Algumas contam com vestibulares próprios, como é o caso da USP, já as demais selecionam os estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a nota do ENEM.

Sempre destacamos que o conceito de melhores faculdades de história do Brasil pode ser subjetivo. Aquilo que é melhor para mim pode não ser para você. Tem que levar em consideração as possibilidades de formação, a distância entre seu trabalho e residência, valor da mensalidade, laboratórios e outras condições que podem ser mais interessantes para seu objetivo acadêmico.

Organize-se para estudar com o nosso plano de estudos gratuito.

Veja também o TOP 5 dos melhores cursos de história nas faculdades particulares:

  1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  2. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  3. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)
  4. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  5. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Características do curso de história

disciplinas tradicionais do curso de história

Um bom historiador precisa de uma boa preparação, a grade curricular do curso abrange disciplinas tradicionais, tais como:

  • Introdução ao estudo da história
  • História antiga
  • História medieval
  • História moderna
  • História contemporânea
  • História do Brasil
  • História da América
  • Teoria da história

Descubra aqui algumas questões sobre a colonização da América Espanhola e também exercícios sobre a Era Vargas, além de ler um pouco sobre a queda da monarquia no Brasil.

Áreas de atuação do historiador

áreas de atuação do historiador

O trabalho do graduado em história vai muito além das salas de aula. E precisa ser assim, pois um povo que valoriza o seu passado desenvolve compromisso com o futuro. Veja onde este profissional também pode atuar.

  • Autoria e consultoria – Nesse nicho, o profissional orienta os interessados em assuntos de história. Costuma ser muito solicitado para conteúdos didáticos relacionados à produção de livros, apostilas ou preparação de cursos ou palestras. Outra área de atuação é às produções artísticas, tais como filmes, documentários, novelas ou peças teatrais
  • Ensino – É um importante segmento no qual o historiador transmite conhecimentos de sua área. A licenciatura tem vasto campo, havendo espaço no ensino básico e também no complementar, como os cursos pré-vestibulares, por exemplo.
  • Memória empresarial – A função do historiador nesse caso é resgatar os documentos históricos empresariais, bem com interpretar e preservar a memória da empresa
  • Pesquisa – Faz parte das atribuições do graduado preservar a história. Assim, as pesquisas têm por objetivo registrá-la. Isso pode ser feito por meio da análise de documentos diversos e de depoimentos, por meio dos quais o historiador tenta elucidar os fatos históricos
  • Documentação e preservação – Os historiadores participam da seleção e organização dos acervos e de exposições, além de atuar na preservação do patrimônio tombado

Mercado de trabalho do Historiador

Os profissionais dessa área não costumam encontrar problemas no mercado de trabalho, uma vez que podem atuar em diversos segmentos. Os conhecimentos do historiador são requisitados em instituições como museus, escolas, editoras, prefeituras e empresas.

O povo brasileiro e as autoridades estão despertando para a importância da preservação de todos os artefatos e documentos que contam a nossa história. Embora o que apareça na mídia sejam os descasos, temos muitos exemplos de instituições em que prevalece a conservação e a valorização.

História é um desses temas apaixonantes, em que o profissional busca no passado as respostas para o presente e assim pode determinar com ciência o futuro. Um povo sem memória é uma nação sem referências. Resgatar a memória de um povo também representa fortalecer a sua autoestima. Você aceita esse desafio?

Sobre o Beduka

Já apresentamos aqui no Beduka várias listas com indicação dos melhores cursos do país. Por exemplo:

O Beduka é um buscador de universidades e cursos, privados ou públicos, que surgiu em 2017 e traz uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de ajudar a entender quais são as melhores faculdades de história do Brasil e apresentar várias opções de faculdades, nós também temos dois produtos bem úteis para os estudantes:

Simulador de nota de corte do Sisu – Aqui o estudante tem a possibilidade de avaliar se a sua nota permite ou não ingressar em determinada universidade pública e no curso desejado, de acordo com a nota de corte da última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Simulado do ENEM – Sistema gratuito de geração de provas do ENEM com a possibilidade de criar seu próprio caderno de questões por matérias, por dia da prova ou apenas para testar os seus conhecimentos. Tudo isso de graça e online.

Ainda não descobriu qual é o curso certo para você? Veja aqui nossas dicas.

Após descobrir quais são as melhores faculdades de história do Brasil, aproveite para ver também:

O que achou da nossa lista com as melhores faculdades de história do Brasil. Deixe o seu comentário. Você já conhece nosso canal no Youtube? Temos vários vídeos com profissionais explicando a rotina em suas profissões. Acesse agora!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

1 Comentário

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador