CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades de História do Brasil?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-HISTÓRIA-DO-BRASILMelhores faculdades de História do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

As melhores faculdades de História do Brasil são públicas e estão espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Veja neste artigo outros detalhes como: características do curso de história e o que faz o historiador.

Para manter a história de um povo viva é preciso documentar o caminho que a humanidade percorreu para chegar até aqui. Conhecer o passado é saber de onde viemos e assim determinar para onde vamos. Esses são alguns dos objetivos que levam diversos estudantes a procurar as melhores faculdades de História do Brasil todos os anos.

Se você vê a importância de pesquisar a história e preservar o patrimônio histórico, pode se juntar aos outros historiadores para refletir, preservar e ensinar a memória do nosso país e da nossa civilização. Quer saber quais são as melhores faculdades de História do Brasil? A gente separou uma lista com as principais para você.

Como saber quais as melhores faculdades de História do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de História do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de História do Brasil

1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

2. Universidade de São Paulo (USP)

3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

5. Universidade Federal Fluminense (UFF)

6. Universidade de Brasília (UnB)

7. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

9. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

10. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Veja mais detalhes de cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. Possui campus nas cidades de Limeira, Piracicaba e Paulínia.

O curso de História da Unicamp forma profissionais para atuar nos diferentes campos da produção e difusão do conhecimento histórico. Um dos pontos fortes do curso é o trabalho com documentos históricos. O aluno aprende a analisar diversos tipos de documentos e a interpretar e compreender as ações humanas ao longo do tempo a partir desses materiais.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país. Possui campus nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião.

O curso de História da USP é organizado para oferecer ao graduando uma sólida formação fundamentada no tratamento dos elementos necessários à compreensão da natureza do conhecimento histórico e ao domínio das práticas essenciais de sua produção. Além disso, proporciona experiências didáticas diversas e mantém sintonia com as questões do mundo contemporâneo, sempre ampliando campos de pesquisa com a oferta de disciplinas que contemplem diferentes sociedades, culturas e temas.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

O Departamento de História da UFRJ divide-se em seis áreas de conhecimento: História da América, História Antiga, História do Brasil, História Medieval, História Moderna, História Contemporânea e Teoria e Metodologia da História. Mantém diversos programas e laboratórios de pesquisa, cujos objetivos são levantar, classificar e divulgar o acervo documental e historiográfico.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de História da UFMG forma forma professores – na modalidade Licenciatura -, pesquisadores e assessores culturais – na modalidade Bacharelado. 

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

5ª – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fundada em 1960, é uma instituição pública com sede em Niterói. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 9º lugar no ranking da Center for World University Rankings das melhores universidades do país.

O curso de História da UFF, nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura, visa formar profissionais capazes de atuar na sociedade através das diversas áreas da pesquisa e do ensino da História.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso é oferecido em Niterói e em Campos dos Goytacazes.

6ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Brasília. Além disso, possui campus no Plano Piloto, em Planaltina, em Gama e em Ceilândia. Desde a sua criação, a UnB tem um papel extremamente importante tanto nacionalmente quanto regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso de História da UnB é oferecido nas modalidades Licenciatura – voltada para a preparação para o magistério no ensino fundamental e médio – e Bacharelado – destinado a habilitar o profissional para a pesquisa.

É possível ingressar na UnB através do vestibular tradicional da faculdade, do Sisu ou do Programa da Avaliação Seriada (PAS). Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo e com um campus em Sorocaba. Em 2018, foi considerada pelo QS World University Rankings como a 21ª melhor universidade da América Latina.

O curso de História da PUCSP divide-se em Bacharelado e Licenciatura e é norteado pela necessidade de capacitar os estudantes para responderem aos desafios do mundo contemporâneo e aos impactos gerados pela ampliação do território do historiador-professor.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de História oferece duas habilitações: Licenciatura e Bacharelado. Além da formação de licenciados em História, que atuam sobretudo nas redes pública e privada de ensino básico, o curso forma bacharéis em três linhas de atuação distintas: pesquisa histórica, pesquisa arqueológica e patrimônio histórico cultural.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

O curso de História da UNESP procura dosar adequadamente pesquisa, ensino e extensão, tanto nas disciplinas da grade curricular, quanto nas demais atividades que oferece para a formação discente. O ensino e a pesquisa contam com professores titulados nas diferentes áreas da História, com apoio de um excelente Centro de Documentação – o CEDAHP, e com substantivo volume de bolsas de Iniciação Científica e Iniciação à Docência.

O ingresso ocorre pelo vestibular da própria faculdade. O curso é oferecido em Assis e em Franca.

10ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública mantida pelo governo federal, sediada em Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste.

O curso de História da UFPE é oferecido nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. O Departamento de História da faculdade possui três laboratórios que integram atividades de pesquisa, ensino e extensão: o Laboratório de Pesquisa e Ensino de História (LAPEH), o Laboratório de História Oral e Imagem (LAHOI) e o Laboratório de Arqueologia Histórica.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Características do curso de História

disciplinas tradicionais do curso de história

Um bom historiador precisa de uma boa preparação, a grade curricular do curso abrange disciplinas tradicionais, tais como:

  • Introdução ao estudo da história
  • História antiga
  • História medieval
  • História moderna
  • História contemporânea
  • História do Brasil
  • História da América
  • Teoria da história

Descubra aqui algumas questões sobre a colonização da América Espanhola e também exercícios sobre a Era Vargas, além de ler um pouco sobre a queda da monarquia no Brasil.

Áreas de atuação do historiador

áreas de atuação do historiador

O trabalho do graduado em história vai muito além das salas de aula. E precisa ser assim, pois um povo que valoriza o seu passado desenvolve compromisso com o futuro. Veja onde este profissional também pode atuar.

  • Autoria e consultoria – Nesse nicho, o profissional orienta os interessados em assuntos de história. Costuma ser muito solicitado para conteúdos didáticos relacionados à produção de livros, apostilas ou preparação de cursos ou palestras. Outra área de atuação é às produções artísticas, tais como filmes, documentários, novelas ou peças teatrais
  • Ensino – É um importante segmento no qual o historiador transmite conhecimentos de sua área. A licenciatura tem vasto campo, havendo espaço no ensino básico e também no complementar, como os cursos pré-vestibulares, por exemplo.
  • Memória empresarial – A função do historiador nesse caso é resgatar os documentos históricos empresariais, bem com interpretar e preservar a memória da empresa
  • Pesquisa – Faz parte das atribuições do graduado preservar a história. Assim, as pesquisas têm por objetivo registrá-la. Isso pode ser feito por meio da análise de documentos diversos e de depoimentos, por meio dos quais o historiador tenta elucidar os fatos históricos
  • Documentação e preservação – Os historiadores participam da seleção e organização dos acervos e de exposições, além de atuar na preservação do patrimônio tombado

Gostou de saber quais as melhores faculdades de História do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

1 Comentário