Entenda os impactos do desequilíbrio ambiental e como eles prejudicam a sociedade

Consequências do desequilíbrio ambientalConsequências do desequilíbrio ambiental

O desequilíbrio ambiental é um problema crescente em todo o mundo e que possui consequências graves. Desde o aquecimento global até as diversas formas de poluição, as ações humanas têm causado danos ao meio ambiente.

As consequências dessas atividades prejudiciais não se limitam apenas à natureza, mas também afetam a saúde humana, a economia e a sociedade em geral.

Neste texto, vamos explorar as diversas consequências do desequilíbrio ambiental e destacar a importância de adotar medidas urgentes para proteger nosso planeta.

Quando terminar, considere dar uma olhada no nosso Plano de Estudos 2023. Ele é uma excelente ferramenta para você estudar para o Enem de forma eficiente e relaxante. Adquira o seu e conheça a magia da aprovação.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é desequilíbrio ambiental?

O desequilíbrio ambiental é como chamamos as alterações no meio ambiente que resultam de maneira negativa em um ecossistema e trazem graves consequências. Ele pode ser causado tanto por ações humanas quanto por eventos naturais.

Mas para entender melhor, é preciso saber o que é um ecossistema, né?

Ecossistema é o nome dado ao conjunto de organismos que vivem em uma região e interagem entre si e com o ambiente ao redor. Assim, ele é composto de seres bióticos (vivos) e elementos abióticos (solo, água, clima etc.).

Em geral, os elementos de um ecossistema estão em equilíbrio. Isso significa que as espécies de animais e plantas estão em proporções adequadas, a qualidade do solo e da água é boa, e os ciclos de nutrientes e de energia ocorrem de forma equilibrada.

Porém, alguns eventos podem perturbar essa harmonia, gerando o desequilíbrio ambiental e suas consequências. Vamos descobrir quais são eles.

Quais são as causas do desequilíbrio ambiental?

Agora que já sabemos o que é desequilíbrio ambiental, vamos conhecer suas causas. Ele pode ser provocado tanto por eventos naturais quanto em decorrência da ação humana.

Fatores naturais

Apesar de as atividades humanas serem as mais comentadas, fatores naturais também podem ameaçar o equilíbrio ambiental.

Eventos como erupções vulcânicas, terremotos, furacões e enchentes, também podem causar desequilíbrios ambientais. Esses fenômenos podem afetar a biodiversidade e os processos ecológicos, causando a morte de espécies de animais e plantas, a erosão do solo e a degradação da qualidade da água.

Fatores humanos

Algumas atividades humanas podem ameaçar bastante o equilíbrio do ecossistema. Por exemplo:

• Poluição: pode ser da água, do solo ou do ar e causar a morte de espécies.
  • Desmatamento: por si só, já diminui as espécies vegetais de uma região. Mas isso leva à morte de espécies animais que dependem das plantas para sobreviver.
  • Queimadas: causam a perda de habitat para várias espécies e a morte de diversos organismos em decorrência das chamas.
  • Caça e pesca: a caça e a pesca excessivas podem diminuir a população de uma espécie, inclusive chegando à extinção dela.
  • Introdução de espécies exóticas: espécies exóticas muitas vezes não possuem predadores, então sua população aumenta e desequilibra o ecossistema local.

As atividades industriais também tiveram graves consequências sobre o meio ambiente. Entenda melhor com nosso resumo sobre a Revolução Industrial.

Vamos entender agora quais são as consequências do desequilíbrio ambiental.

Quais são as consequências do desequilíbrio ambiental?

1 – Aumento ou extinção de espécies

Devido à degradação dos habitats naturais, o desequilíbrio ambiental pode levar à redução da biodiversidade e à extinção de espécies. Isso pode ter um efeito cascata na cadeia alimentar e no funcionamento dos ecossistemas, pois as interações interespecíficas serão afetadas.

Algumas espécies podem aumentar sua população graças à extinção local de seus predadores, por exemplo.

Entenda melhor essas consequências do desequilíbrio ambiental com nosso texto sobre relações ecológicas.

2 – Redução de áreas verdes

O desequilíbrio ambiental pode levar à perda de áreas verdes, como florestas, parques e jardins, devido à urbanização desordenada, ao desmatamento, à mineração, entre outras atividades humanas.

Isso pode levar à perda de serviços ecossistêmicos. Por exemplo, a regulação do clima e a purificação do ar e da água. Com isso, se criam ilhas de calor em pontos específicos dos centros urbanos e se diminui a qualidade de vida nas cidades.

3 – Aumento de doenças

Uma das principais consequências do desequilíbrio ambiental é o aumento de doenças nos seres humanos.

Os fatores naturais e humanos podem alterar a dinâmica ecológica, fazendo com que o contato entre humanos e seres silvestres seja prejudicial. Algumas doenças, como a própria Covid-19, possuem suspeita de terem sido geradas através disso.

4 – Perda da qualidade do ar

O desequilíbrio ambiental pode ter como consequência a perda da qualidade do ar, devido à emissão de poluentes por atividades humanas. Isso pode afetar a saúde respiratória das pessoas, causando uma série de doenças.

Pode interferir também na capacidade das plantas de realizar a fotossíntese e de crescer. Além de prejudicar os sistemas respiratório e imunológico dos animais, aumentando a suscetibilidade a doenças e infecções.

As consequências do desequilíbrio ambiental são um importante assunto de Ecologia. Saiba mais sobre essa área da Biologia com nosso texto sobre o que é Ecologia.

5 – Prejuízos econômicos

A economia pode sofrer as consequências do desequilíbrio ambiental por exemplo, por meio da perda de produtividade agrícola, impactos no turismo e na pesca, e aumento de gastos em saúde pública.

6 – Intensificação de problemas climáticos

Alterações no meio ambiente também podem contribuir para mudanças climáticas. Elas podem ser a causa de fenômenos como o aquecimento global e a intensificação de eventos climáticos extremos, como tempestades, secas e inundações.

Ufa, chegamos ao fim das consequências do desequilíbrio ambiental. Vamos testar os conhecimentos!

A seguir, temos algumas questões do Enem para ajudar você a assimilar o conteúdo.

Questões sobre consequências do desequilíbrio ambiental

Questão 1 – (Enem) Os impactos ambientais das usinas hidrelétricas são motivo de polêmica nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Embora usualmente relacionadas ao conceito de “energia limpa” ou associadas à ideia de “sustentabilidade”, essas usinas podem causar vários problemas ambientais. Destaca-se a proliferação de determinadas espécies aquáticas em relação a outras, ocasionando a perda de diversidade das comunidades de peixes (ictiofauna) do local.

Disponível em: http://ciencia.hsw.com.br. Acesso em: 25 mar. 2013 (adaptado).

Em um primeiro momento, as mudanças na composição dessas comunidades devem-se

a) às alterações nos habitats causadas pela construção das barragens.

b) à poluição das águas por substâncias liberadas no funcionamento da usina.

c) ao aumento da concentração de CO2 na água produzido pelo represamento do rio.

d) às emissões de gases de efeito estufa pela decomposição da matéria orgânica submersa.

e) aos impactos nas margens da barragem em função da pressão exercida pela água represada.

Questão 2 – (Enem) Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.

Disponível em: www.mma.gov.br.

Acesso em: 30 nov. 2017 (adaptado).

Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque

a) propicia o fluxo gênico.

b) intensifica o manejo de espécies.

c) amplia o processo de ocupação humana.

d) aumenta o número de indivíduos nas populações.

e) favorece a formação de ilhas de proteção integral.

Gabarito das questões sobre consequências do desequilíbrio ambiental

Exercício resolvido da questão 1

a) às alterações nos habitats causadas pela construção das barragens.

As hidrelétricas fornecem uma energia limpa, mas as construções para construí-las necessitam de um vasto espaço a ser inundado, ocorrendo prejuízos ambientais por isso.

Exercício resolvido da questão 2

a) propicia o fluxo gênico.

Com a ajuda dos corredores, as populações podem continuar se reproduzindo, mantendo o fluxo gênico.

Continue estudando sobre esse assunto com nossas questões sobre Ecologia.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Ele é quem vai te trazer a magia de ser aprovado e conquistar uma vaga.

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido e que continua gratuito.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

• O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre as consequências do desequilíbrio ambiental. Bons estudos!