Geografia

Camadas da Atmosfera Terrestre

camadas da atmosfera terrestreCamadas da Atmosfera Terrestre

As camadas da atmosfera não se distribuem de forma igual e sua distância varia de acordo com a densidade dos elementos químicos que as constituem. À medida que se afastam da superfície da Terra, mais rarefeitas elas se tornam. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Você conhece quais as Camadas da Atmosfera Terrestre? Aprender este tema é essencial para quem deseja fazer uma prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo explicando melhor sobre esse tema para você se preparar para a prova do ENEM ou outros vestibulares.

Confira nossa lista de exercícios sobre atmosfera!

Aproveite e estude com o simulado do Beduka. Ele conta com questões de edições passadas do ENEM, e o melhor: é gratuito!

A Atmosfera Terrestre

A atmosfera terrestre é o conjunto de camadas de gases que circunda a Terra devido aos efeitos do campo gravitacional. A atmosfera terrestre absorve a radiação ultravioleta que vem do Sol, aquece a superfície por meio da retenção de calor – o chamado efeito estufa, e reduz os extremos de temperatura, protegendo assim a vida na Terra.

Camadas da Atmosfera Terrestre

As camadas da atmosfera representam as divisões da atmosfera terrestre em níveis com características particulares. A classificação baseada na temperatura divide a atmosfera em cinco camadas. São elas:

  1. Troposfera
  2. Estratosfera
  3. Mesosfera
  4. Termosfera
  5. Exosfera.

Aproveite e teste os seus conhecimentos com os Exercícios sobre Camadas da Terra!

É importante dizer que essa divisão não apresenta limites estabelecidos entre as camadas, visto que a atmosfera é um meio fluido constituído por diversos gases.

Cada camada possui uma composição específica de gases que são organizados conforme suas densidades. Os gases mais densos são puxados para mais perto da superfície terrestre enquanto os outros permanecem mais distantes do planeta.

1. Troposfera

A troposfera é a camada mais densa da atmosfera, e por isso a mais próxima da superfície terrestre. É nela onde vivem e respiram os seres vivos.

Sua extensão vai desde a superfície da terrestre até uma altitude variável entre 8 km (nos pólos) até 20 km (no Equador). A troposfera é constituída por aproximadamente 78,09% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de gases nobres e apenas 0,039% de gás carbônico.

A pressão e a temperatura na troposfera também diminui conforme a altitude aumenta. Isso acontece pois o solo absorve a maior parte da energia solar e aquece os níveis mais baixos da troposfera.

troposfera

O que pode ser encontrado na troposfera?

  • Clima;
  • Precipitações como chuva, neve e granizo;
  • Gases como nitrogênio, oxigênio, argônio e dióxido de carbono;
  • Nuvens;
  • Aves.

2. Estratosfera

A estratosfera é a segunda maior camada da atmosfera e a segunda mais próxima da superfície terrestre. Ela se estende por 35 km após o fim da troposfera.

A estratosfera é onde está a camada de ozônio (O3), que é a responsável por absorver a maior parte da radiação ultravioleta solar. Sem a camada de ozônio, a vida na Terra na forma que conhecemos não seria possível.

camada de ozonio

Por causa da inversão na dinâmica de temperaturas entre a troposfera e a estratosfera, a troca de ar entre as duas camadas é mínima, fazendo com que o vapor de água exista em menores quantidades na estratosfera.

Por esse motivo, a formação de nuvens nessa camada é extremamente difícil. A temperatura na estratosfera aumenta conforme a altitude aumenta, variando entre -51°C no ponto mais baixo e -3ºC no ponto mais alto.

O que pode ser encontrado na estratosfera?

  • Camada de ozônio;
  • Aviões e balões climáticos;
  • Algumas aves.

3. Mesosfera

A mesosfera é a última camada atmosférica onde os gases ainda estão misturados no ar e não organizados pela sua massa. É a camada mais difícil de se estudar, por esse motivos, as informações confirmadas sobre ela são muito escassas.

Balões climáticos e aeronaves são incapazes de chegar tão alto para atingir a mesosfera. Os satélites somente são capazes de orbitar acima dela mas não conseguem medir, de forma apropriada, as características da camada.

Atualmente, a única maneira de estudar a mesosfera é por meio do uso de foguetes sônicos, porém eles obtém poucas informações por missão. A temperatura na mesosfera diminui conforme a altitude aumenta, variando entre -3°C no ponto mais baixo e -143ºC no ponto mais alto.

foguete

O que pode ser encontrado na mesosfera?

  • Meteoros em combustão;
  • Nuvens noctilucentes (um tipo de nuvem que brilha à noite).

4. Termosfera

A termosfera está localizada acima da mesosfera e abaixo da exosfera. Ela mede aproximadamente 513 km, sendo muito maior do que todas as outras camadas inferiores.

É na termosfera que os satélites e a Estação Espacial Internacional (ISS) orbitam. Além disso, é na termosfera que ocorre a aurora boreal. A aurora boreal acontece por conta da colisão de partículas solares com a densidade atmosférica terrestre.

Diferente das demais camadas, onde os gases se misturam, na termosfera as partículas raramente se colidem, resultando em uma divisão uniforme de elementos.

A temperatura na termosfera pode variar de 500ºC a 2000ºC, o que acontece porque a maior parte da luz solar é absorvida nessa camada. Nas partes superiores da termosfera são compostas por oxigênio atômico, nitrogênio atômico e hélio.

O que pode ser encontrado na termosfera?

  • Satélites;
  • ISS;
  • Aurora boreal;
  • Ionosfera.

5. Exosfera

A exosfera é a mais exterior e extensa camada da atmosfera terrestre. Ela se estende por 600 km até afinar e se misturar com o espaço interplanetário. Isso faz com que sua espessura seja de 10000 km. A fronteira mais distante da exosfera chega à metade do caminho para a lua.

Nas regiões mais baixas da exosfera, pode-se encontrar hidrogênio, hélio, dióxido de carbono e oxigênio atômico, estando presos à Terra por causa do campo gravitacional.

As partículas na exosfera estão extremamente afastadas umas das outras e, por esse motivo, não são classificadas como gases, pois a densidade é baixa demais. Como a exosfera é praticamente vácuo, devido à ausência de interação entre as moléculas, a temperatura é constante e fria.

satélite exosfera

O que pode ser encontrado na exosfera?

  • Telescópio espacial Hubble;
  • Satélites.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Agora que você acabou de conferir uma explicação sobre Camadas da Atmosfera Terrestre, se prepare para o vestibular com outros conteúdos que o Beduka já disponibilizou. Aproveite para descobrir qual a importância dos biomas brasileiro, aprender mais sobre fontes de energia renováveis ou até mesmo conferir a importância da ecologia e meio ambiente.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer.

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre Camadas da Atmosfera Terrestre? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador