Geografia

Os 19 Melhores Exercícios sobre Camadas da Terra com Gabarito

Exercícios sobre Camadas da TerraExercícios sobre Camadas da Terra
Sala do Saber - melhor cursinho online

A estrutura interna da Terra é composta por várias formas, temperaturas e composições químicas. Existem características específicas que definem cada camada da Terra, que são três: Crosta, Manto e Núcleo. Leia o resumo e faça os exercícios sobre camadas da Terra para compreender a matéria completamente!

Antes de resolver as questões, vamos te dar um resumo! Depois de lê-lo, você estará  preparado para arrasar nos exercícios sobre camadas da Terra, que vem logo depois junto ao gabarito!

Clique em um dos tópicos abaixo para ir direto ao conteúdo da sua escolha:

Quando você terminar os exercícios sobre camadas da terra, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Quais são as Camadas da Terra?

Você sabia que a Terra é formada por três camadas? As camadas que formam a Terra são: 

  1. Crosta terrestre: é a camada superficial da Terra, considerada fina e rochosa;
  2. Manto: é sólido e está presente abaixo da crosta;
  3. Núcleo: é a camada mais interna da Terra e que possui  temperatura altíssima. Ele é dividido em núcleo externo (composto por níquel e ferro líquido) e núcleo interno ( composto por níquel e ferro sólido). 

Cada camada possui características diferentes, como por exemplo a temperatura que aumenta de acordo com a proximidade que se está do núcleo.

Esse é um dos motivos do ser humano nunca ter conseguido conseguiu chegar ao núcleo da Terra. No entanto, temos muitas informações sobre esse lugar, por meio das pesquisas e estudos geofísicos.

Esses estudos focam principalmente na sismologia, que analisa os fenômenos das ondas sísmicas e utiliza ferramentas para pesquisar as características de cada uma das camadas.

1.Crosta terrestre

Principais características da crosta terrestre:

  • Parte mais externa da Terra;
  • A crosta envolve todo o planeta;
  • Composta por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio;
  • Formada por 0 a 40 km de espessura;
  • A crosta tem muitas porções sólidas que foram definidas como placas tectônicas, que se movem sobre o manto terrestre;
  • A Descontinuidade de Mohorovicic divide a crosta do manto terrestre.

2.Manto

Principais características do manto:

  • Camada mais extensa da Terra;
  • Está abaixo da crosta da Terra;
  • Formada por rochas, como o silício e o magnésio que estão em estado líquido;
  • Dividido em duas partes: manto superior e manto inferior;
  • A litosfera, que é composta pela crosta terrestre e manto superior, possui entre 70 a 10 quilômetros de espessura;
  • O manto é dividido em várias porções chamadas de placas tectônicas;

Existem também as Camadas da Atmosfera Terrestre! Depois de fazer os exercícios sobre Camadas da Terra, leia este artigo para aprender mais!

3.Núcleo

Principais características do núcleo:

  • Mede quase um terço de toda massa terrestre;
  • Composto por metais como ferro e níquel;
  • Dividido em núcleo interno e núcleo externo;
  • A temperatura do núcleo terrestre é tão alta que o até ferro pode se fundir lá.

Agora teste os seus conhecimentos com os Exercícios sobre Camadas da Terra!

Exercícios sobre Camadas da Terra

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (UFPE-adaptada) O estudo das ondas sísmicas e dos campos magnéticos permitiu o descobrimento e a caracterização de três importantes camadas internas da Terra: a Litosfera, o Manto e o Núcleo. Com relação a esse tema, estão corretas as afirmações abaixo:

I. ( ) O Manto envolve o núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente.

II. ( ) A Crosta Oceânica, uma porção da Litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas.

III. ( ) Sob a Litosfera existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como Astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual “flutuam” as placas litosféricas.

IV. ( ) O Núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas.

V. ( ) A Litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como “placas”; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no Manto

a) V, F, V, F, V

b) V, V, F, F, V

c) F, F, V, V, V

d) V, F, V, F, F

e) F, V, F, F, V

Questão 2 – (UFJF)Leia o fragmento de texto a seguir:

Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.

(Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie in PRESS, frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006).

Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se afirmar que:

a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica dividida em duas seções.

b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.

c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas “descontinuidades”.

d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.

e) o núcleo divide-se em duas partes: superior e inferior e seu material é o magma.

Questão 3 – (UTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na sequência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.  

questao-enem-Camadas da terra

a) I – Núcleo interno, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Crosta.

b) I – Núcleo externo, II – Núcleo interno, III – Manto e IV – Crosta.

c) I – Crosta, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Núcleo interno.

d) I – Núcleo interno, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Crosta.

e) I – Crosta, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.

Questão 4 – (Cesgranrio) Geomorfologia: As Camadas da Terra. Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 1960 e 1970, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme a possibilidade de que a Califórnia, nos próximos anos, venha a sofrer um grande terremoto, já que, nessa região, a crosta terrestre:

a) apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas com expansão do assoalho oceânico.

b) se encontra profundamente fraturada pela formação de uma dorsal oceânica.

c) está sendo empurrada para baixo, formando uma fossa abissal.

d) forma uma área de separação de placa com forte epirogênese.

e) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.

Questão 5 – (Unirio)Geomorfologia: As Camadas da Terra. Estruturas geológicas são diferentes tipos de rochas (e minerais) que compõem a litosfera. A respeito da estrutura geológica do Brasil, é INCORRETO afirmar que:

a) o território brasileiro é formado fundamentalmente por duas estruturas geológicas: os maciços antigos e as bacias sedimentares.

b) a base estrutural do nosso território é de natureza cristalina, portanto muito antiga e rígida.

c) os afloramentos superficiais do embasamento cristalino só representam cerca de 36% do total da superfície do país, ao passo que as áreas sedimentares representam em torno de 64%.

d) os terrenos formados na era proterozoica são de grande importância, porque geralmente aparecem associados às jazidas de minerais metálicos.

e) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de agentes internos.

  • Boa! Você está indo bem! Continue a fazer os exercícios sobre camadas da terra.

Questão 6 – (PUCRS)Responder à questão com base no mapa e nas afirmativas abaixo.

Geomorfologia-As-Camadas-da-Terra-PUC

I. As áreas destacadas no mapa, situadas no setor oeste da América e no leste da Ásia e da Oceania, representam o Círculo de Fogo do Pacífico, em que ocorre o anel vulcânico da Terra.

II. Ao norte da Índia, localiza-se o Himalaia, com intensas atividades sísmicas, porém com ausência de vulcanismos, em função de não existir nesse ponto a subducção de placas tectônicas.

III. As áreas destacadas no mapa correspondem aos limites de placas tectônicas, que se movimentam como se estivessem à deriva.

IV. Os dobramentos jovens da Terra coincidem com as áreas de vulcanismo e terremotos, podendo-se destacar os Andes, na América do Sul, os Alpes e os Apeninos, na Europa, e o Atlas, na África.

Com base no mapa e nas afirmações, somente estão corretas:

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

Questão 7 – (Cesgranrio) Geomorfologia: As Camadas da Terra. Sobre os agentes que modelam o relevo terrestre, as modificações que ocorrem na crosta e as formas que assumem essas alterações, é INCORRETO afirmar que:

a) os movimentos tectônicos, que provocam dobras e falhas, são os mais duradouros e os que mais profundas alterações determinam nas paisagens.

b) o vulcanismo extrusivo determina derrames de rochas ácidas e básicas, sendo que as últimas formam depósitos mais extensos.

c) os falhamentos ocorrem, de um modo geral, em terrenos pouco resistentes, e são responsáveis pela formação de “horts” (blocos deprimidos) e “graben” (blocos levantados).

d) as águas correntes são os mais importantes agentes de erosão o sedimentação, exercendo sua ação, sobretudo por meio do trabalho fluvial.

e) a erosão eólia dá lugar a formas pitorescas (mais estreitas na base), em virtude da ação do vento ser mais intensa na superfície.

Questão 8 – (UFC) – A crosta terrestre é constituída por grande variedade de rochas, classificadas em ígneas, metamórficas e sedimentares, exemplificadas nos grupos abaixo.

I. Granito e basalto.

II. Gnaisse e mármore.

III. Arenito e calcário.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, exemplos de rochas ígneas e rochas sedimentares.

a) II e III.

b) I e II.

c) III e I.

d) II e I.

e) I e III.

Questão 9 – (Cesgranrio)Geomorfologia: As Camadas da Terra. Pelo menos, desde o fim do Pré-Cambriano, as áreas pertencentes a escudos não foram submetidas à ação de movimentos que caracterizam a orogênese. Assinale a opção que somente apresenta exemplos clássicos dessas áreas de escudo.

a) Canadense, Báltico, e Sul-Africano.

b) Andino, Báltico e Apalachiano.

c) Brasileiro, Havaiano e Sul-Africano.

d) Mexicano, Brasileiro e Californiano.

e) Apeninos, Cárpatos e Cáucaso.

Questão 10 – (UFC) – A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado Pangeia. O perfil do litoral de dois continentes possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale a opção que aponta corretamente esses continentes.

a) Oceania e América do Norte.

b) Europa e Oceania.

c) América do Sul e África.

d) África e América do Norte.

e) Antártica e Europa.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre Camadas da Terra!

Questão 11 – (EsPCEX) Terremotos são fenômenos naturais que causam sérios transtornos à vida na Terra. O homem estuda-os há muito tempo, não conseguindo ainda prevê-los com confiabilidade, e muito menos controlá-los. A ciência já chegou a algumas conclusões, como, por exemplo, a de que os terremotos mais violentos são decorrentes de:

a) desmoronamentos internos da crosta terrestre.

b) tectonismos.

c) vulcanismos.

d) epicentrismos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) acomodações sedimentares.

Questão 12 – (UERJ) Geomorfologia: As Camadas da Terra.

Tremores na Itália

Desde 26 de setembro passado, quando um forte terremoto atingiu a Úmbria, matando 10 pessoas e causando grandes danos materiais, inclusive na Basílica de São Francisco, em Assis, esta região do Centro da Itália vem sofrendo abalos […]

Geomorfologia-As-Camadas-da-Terra

O fenômeno apresentado acima é resultado principalmente de:

a) instabilidade geológica com ocorrência de intensa atividade sísmica.

b) cristalização do material magmático no interior da Terra com expansão de gases.

c) movimentos de curta duração com localização distante das faixas de contato entre as placas tectônicas.

d) pressões verticais em camadas geológicas profundas com levantamento ou rebaixamento dos continentes.

Questão 13 – (USP – 2021) O Sistema Aquífero Guarani abrange parte dos territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Possui um volume acumulado de 37.000 km3 e área estimada de 1.087.000 km2. Na parte brasileira, estende-se por oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Disponível em https://www.mma.gov.br/.

Sobre os aquíferos e seus usos para atividades humanas, é correto afirmar que:

a) ocorrem em formações geológicas que contêm água em quantidades significativas, que se movimentam no seu interior em condições naturais, permitindo seu uso para abastecimento público e estâncias turísticas de águas minerais e termais.

b) consistem em reservatórios de águas superficiais formados a partir de processos de vulcanismo e tectonismo em áreas de intensa atividade sísmica; seus fluxos são passíveis de uso na produção de energia geotérmica, obtida por meio do calor proveniente do interior do planeta Terra.

c) os aquíferos apresentam volume de águas de grandes proporções, contudo os custos de bombeamento e tratamento inviabilizam sua utilização e seus usos para atividades humanas, limitando-se atualmente à dessedentação animal.

d) os aquíferos são formados pela ação dos ventos, que acumulam areia na superfície, facilitando a infiltração e acúmulo de água nas camadas mais profundas; seus usos para atividades humanas dependem da escavação de poços muito profundos com uso de tecnologia indisponível no país.

e) os aquíferos estão em profundidades que impossibilitam seu uso para atividades humanas, incluindo aqueles usos destinados a fins menos nobres, como lavagem de calçadas e praças.

Questão 14 – (Unespar 2016) Geologia é uma das chamadas Ciência da Terra (…). Como ciência, a Geologia procura decifrar a história geral da Terra, desde o momento em que se formaram as rochas até o presente. Um conjunto de fenômenos físicos, químicos, físico-químicos e biológicos compõe o seu complexo histórico.

(LEINS, V. AMARAL, S. E. Geologia Geral. 12. Ed. São Paulo; Nacional, 1995. P.3)

Com relação à Geologia do Planeta Terra, analise as preposições e assinale a incorreta.

a) Para datar uma rocha, utiliza-se a geocronologia, processo de cálculo fundamentado no decaimento radioativo, também chamado de “meia-vida”, de elementos químicos, como o urânio-238, o potássio-40 e o rubídio-87. “Meia-vida” equivale ao tempo necessário para que a metade de um núcleo atômico deixe de emitir radiação, transformando-se, com isso, em outro elemento químico.

b) Nosso planeta está internamente estruturado em três camadas principais: a litosfera, o manto e o núcleo, que se diferenciam pela temperatura, pressão, espessura, composição química e estado físico.

c) As rochas são agregados naturais de minerais que se formaram e se formam naturalmente na crosta terrestre e, de acordo com a origem, podem ser ígneas (magmáticas), sedimentares ou metamórficas.

d) Há milhões de ano havia um único bloco continental, “Pangeia”, e um único oceano, “Pantalassa”. Esse bloco continental se fragmentou e deu origem a dois continentes, Laurásia e Gondwana, que, por sua vez, deram origem aos atuais continentes e mares. A causa dessas separações tem como hipótese principal o impacto de um grande meteorito.

e) A crosta terrestre (camada sólida da Terra) não é constituída por um único bloco, e sim por diversos. Esses blocos são denominados de placas tectônicas. Como as placas flutuam sobre o manto, há movimentos verticais e horizontais, por isso uma placa pode ser “empurrada” sobre outra ou pode se afastar. O Brasil ocupa uma posição bem centralizada na Placa Sul-Americana e, por isso, não temos vulcanismos e nem abalos sísmicos de grande intensidade.

Questão 15 – (IFBA 2013) O planeta Terra configura-se como um sistema formado pelas camadas terrestres, que estabelecem entre si uma relação permanente de troca de energia e matéria. Assim, para o entendimento da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza nos dias atuais, faz-se necessária a compreensão da dinâmica dos elementos naturais no Geossistema. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:

a) a modelagem da superfície terrestre é determinada pela ação natural e isolada da água, que define os processos de intemperismo, erosão e sedimentação hídrica.

b) a radiação solar é a principal fonte de energia do geossistema, propagando-se através de ondas longas de calor, que são diretamente absorvidas pelos gases-estufa na atmosfera.

c) o intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem na superfície terrestre, dando origem aos solos.

d) o campo magnético da Terra origina-se no núcleo terrestre, que é constituído pelos compostos físico-químicos do silício + alumínio (sial) e sílicio + magnésio (sima).

e) a plataforma continental é a zona de transição entre a crosta terrestre e a crosta oceânica, apresentando uma espessura pouco variável em decorrência do princípio da isostasia terrestre.

Questão 16 – (IFMT 2017) No Brasil, têm sido registrados, mesmo que esporadicamente, tremores de terra, geralmente de pequena magnitude, especificamente nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Ceará.

A explicação para esses tremores deve-se:

a) à homogeneidade das rochas locais, que provoca liberação de energia do núcleo da Terra no processo de resfriamento.

b) ao acomodamento das camadas sedimentares, em razão do seu peso.

c) às explosões internas ou às acomodações de materiais nos bolsões ou vazios que surgem com a agitação do magma.

d) à localização dos estados, pois estão muito próximos das bordas da placa tectônica sul-americana.

e) aos desmoronamentos de camadas de rochas no interior da Terra.

Questão 17 – (ACAFE) A litosfera é a camada sólida mais superficial de nosso planeta. Ela é formada por rochas e minerais, sendo parte do cenário onde se desenvolve a vida, junto às outras camadas ou esferas.

Sobre a litosfera, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) As bacias sedimentares resultam dos acúmulos de sedimentos em depressões a partir da era Paleozoica; nelas são encontrados os combustíveis fosseis, como o carvão mineral e o petróleo.

b) A litosfera está dividida em placas tectônicas que flutuam sobre um material pastoso e cujos limites estão sempre em movimento, provocando instabilidades geológicas como vulcanismo e abalos sísmicos.

c) As relações entre a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera não interferem no modelado terrestre, não afetam o ciclo das águas e nem os fenômenos meteorológicos, pois cada camada ou esfera age independente uma da outra.

d) Das três estruturas geológicas que aparecem na crosta terrestre, ou seja, os maciços ou escudos antigos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos, somente a terceira estrutura não existe no Brasil.

  • Ufa, estamos quase lá! Faça as 2 últimas atividades sobre Realismo!

Questão 18 – (Famerp – 2016) Os terremotos e os tsunamis são eventos que passaram a ser melhor compreendidos com o estudo da estrutura interna da Terra, especialmente a partir da:

a) verificação da alta densidade dos materiais que compõem a crosta terrestre, cuja composição, rica em magnésio, ferro e silício, promove falhas e rupturas.

b) descoberta do campo magnético gerado pelo núcleo terrestre, cuja interferência provoca instabilidade na consolidação do embasamento rochoso.

c) identificação das espessuras de cada camada, cuja proporcionalidade explica a fragilidade da porção mais externa.

d) constatação de que a crosta terrestre é descontínua e fragmentada, cujos fragmentos respondem à convecção do magma.

e) coleta de amostras ao longo das diferentes camadas, cujos materiais permitiram identificar graus de porosidade e resistência distintos.

Questão 19 – (UCPEL-2007) Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo. Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

a) Movimento tectônico.

b) Epirogênese.

c) Vulcanismo.

d) Desmoronamento.

e) Erosão.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Camadas da Terra!

Gabarito dos Exercícios sobre Camadas da Terra

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra a) V, F, V, F, V

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas “descontinuidades”.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra d) I – Núcleo interno, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Crosta.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra e) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra e) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de agentes internos.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra d) II e III.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra c) os falhamentos ocorrem, de um modo geral, em terrenos pouco resistentes, e são responsáveis pela formação de “horts” (blocos deprimidos) e “graben” (blocos levantados).

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra e) I e III.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra a) Canadense, Báltico, e Sul-Africano.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra c) América do Sul e África.

Exercício resolvido da questão 11 –

Alternativa correta: letra b) tectonismos.

Exercício resolvido da questão 12 –

Alternativa correta: a) instabilidade geológica com ocorrência de intensa atividade sísmica.

Exercício resolvido da questão 13 –

Alternativa correta: letra a) ocorrem em formações geológicas que contêm água em quantidades significativas, que se movimentam no seu interior em condições naturais, permitindo seu uso para abastecimento público e estâncias turísticas de águas minerais e termais.

Exercício resolvido da questão 14 –

Alternativa correta: letra d) Há milhões de ano havia um único bloco continental, “Pangeia”, e um único oceano, “Pantalassa”. Esse bloco continental se fragmentou e deu origem a dois continentes, Laurásia e Gondwana, que, por sua vez, deram origem aos atuais continentes e mares. A causa dessas separações tem como hipótese principal o impacto de um grande meteorito.

Exercício resolvido da questão 15 –

Alternativa correta:letra  c) o intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem na superfície terrestre, dando origem aos solos.

Exercício resolvido da questão 16 –

Alternativa correta: letra e) aos desmoronamentos de camadas de rochas no interior da Terra.

Exercício resolvido da questão 17 –

Alternativa correta: letra c) As relações entre a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera não interferem no modelado terrestre, não afetam o ciclo das águas e nem os fenômenos meteorológicos, pois cada camada ou esfera age independente uma da outra.

Exercício resolvido da questão 18 –

Alternativa correta: letra d) constatação de que a crosta terrestre é descontínua e fragmentada, cujos fragmentos respondem à convecção do magma.

Exercício resolvido da questão 19 –Alternativa correta: letra a) Movimento tectônico.

Gostou dos nossos Exercícios sobre Camadas da Terra?  Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários