Geografia

Exercícios sobre Camadas da Terra

Exercícios sobre Camadas da TerraExercícios sobre Camadas da Terra

A estrutura interna da Terra é composta por várias formas, temperaturas, aspectos e composições químicas. Existem características específicas que definem cada camada da Terra. As três camadas são: Crosta, Manto e Núcleo. Leia o resumo e faça os exercícios para compreender mais a matéria.

Saber quais são as camadas da Terra é essencial para entender a matéria de Geografia. O ENEM pode cobrar no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias questões que envolvem a formação da camada terrestre. Por isso não deixe de rever toda a matéria e fazer os exercícios sobre camadas da Terra.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Quais são as Camadas da Terra?

Você sabia que a Terra é formada por três camadas? As camadas que formam a Terra são: 

  1. Crosta terrestre: é a camada superficial da Terra, considerada fina e rochosa;
  2. Manto: é sólido e está presente abaixo da crosta;
  3. Núcleo: é a camada mais interna da Terra e que possui  temperatura altíssima. Ele é dividido em núcleo externo (composto por níquel e ferro líquido) e núcleo interno ( composto por níquel e ferro sólido). 
Exercícios sobre Camadas da Terra

Confira o artigo completo sobre as Camadas da Atmosfera Terrestre!

Cada camada possui características diferentes, como por exemplo a temperatura que aumenta de acordo com a proximidade que se está do núcleo. Esse é um dos motivos do ser humano nunca ter conseguido conseguiu chegar ao núcleo da Terra. No entanto, temos muitas informações sobre esse lugar, por meio das pesquisas e estudos geofísicos.

Esses estudos focam principalmente na sismologia, que analisa os fenômenos das ondas sísmicas e utiliza ferramentas para pesquisar as características de cada uma das camadas.

Entenda quais são os principais sobre problemas ambientais.

Vamos entender um pouco mais sobre cada camada da Terra.

1.Crosta terrestre

crosta-terrestre

Principais características da crosta terrestre:

  • Parte mais externa da Terra;
  • A crosta envolve todo o planeta;
  • Composta por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio;
  • Formada por 0 a 40 km de espessura;
  • A crosta tem muitas porções sólidas que foram definidas como placas tectônicas, que se movem sobre o manto terrestre;
  • A Descontinuidade de Mohorovicic divide a crosta do manto terrestre.

2.Manto

manto-terrestre

Principais características do manto:

  • Camada mais extensa da Terra;
  • Está abaixo da crosta da Terra;
  • Formada por rochas, como o silício e o magnésio que estão em estado líquido;
  • Dividido em duas partes: manto superior e manto inferior;
  • A litosfera, que é composta pela crosta terrestre e manto superior, possui entre 70 a 10 quilômetros de espessura;
  • O manto é dividido em várias porções chamadas de placas tectônicas;

3.Núcleo

Principais características do núcleo:

  • Mede quase um terço de toda massa terrestre;
  • Composto por metais como ferro e níquel;
  • Dividido em núcleo interno e núcleo externo;
  • A temperatura do núcleo terrestre é tão alta que o até ferro pode se fundir lá.

Agora teste os seus conhecimentos com os Exercícios sobre Camadas da Terra!

Exercícios sobre Camadas da Terra

1 – (UFPE-adaptada) O estudo das ondas sísmicas e dos campos magnéticos permitiu o descobrimento e a caracterização de três importantes camadas internas da Terra: a Litosfera, o Manto e o Núcleo. Com relação a esse tema, estão corretas as afirmações abaixo:

I. ( ) O Manto envolve o núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente.

II. ( ) A Crosta Oceânica, uma porção da Litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas.

III. ( ) Sob a Litosfera existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como Astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual “flutuam” as placas litosféricas.

IV. ( ) O Núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas.

V. ( ) A Litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como “placas”; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no Manto

a) V, F, V, F, V

b) V, V, F, F, V

c) F, F, V, V, V

d) V, F, V, F, F

e) F, V, F, F, V

2 – (UFJF)Leia o fragmento de texto a seguir:

Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.

(Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie in PRESS, frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006).

Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se afirmar que:

a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica dividida em duas seções.

b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.

c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas “descontinuidades”.

d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.

e) o núcleo divide-se em duas partes: superior e inferior e seu material é o magma.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

3 – (UTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na sequência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.  

questao-enem-Camadas da terra

a) I – Núcleo interno, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Crosta.

b) I – Núcleo externo, II – Núcleo interno, III – Manto e IV – Crosta.

c) I – Crosta, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Núcleo interno.

d) I – Núcleo interno, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Crosta.

e) I – Crosta, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.

4 – (Cesgranrio) Geomorfologia: As Camadas da Terra. Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 1960 e 1970, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme a possibilidade de que a Califórnia, nos próximos anos, venha a sofrer um grande terremoto, já que, nessa região, a crosta terrestre:

a) apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas com expansão do assoalho oceânico.

b) se encontra profundamente fraturada pela formação de uma dorsal oceânica.

c) está sendo empurrada para baixo, formando uma fossa abissal.

d) forma uma área de separação de placa com forte epirogênese.

e) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.

5 – (Unirio)Geomorfologia: As Camadas da Terra. Estruturas geológicas são diferentes tipos de rochas (e minerais) que compõem a litosfera. A respeito da estrutura geológica do Brasil, é INCORRETO afirmar que:

a) o território brasileiro é formado fundamentalmente por duas estruturas geológicas: os maciços antigos e as bacias sedimentares.

b) a base estrutural do nosso território é de natureza cristalina, portanto muito antiga e rígida.

c) os afloramentos superficiais do embasamento cristalino só representam cerca de 36% do total da superfície do país, ao passo que as áreas sedimentares representam em torno de 64%.

d) os terrenos formados na era proterozoica são de grande importância, porque geralmente aparecem associados às jazidas de minerais metálicos.

e) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de agentes internos.

6 – (PUCRS)Responder à questão com base no mapa e nas afirmativas abaixo.

Geomorfologia-As-Camadas-da-Terra-PUC

I. As áreas destacadas no mapa, situadas no setor oeste da América e no leste da Ásia e da Oceania, representam o Círculo de Fogo do Pacífico, em que ocorre o anel vulcânico da Terra.

II. Ao norte da Índia, localiza-se o Himalaia, com intensas atividades sísmicas, porém com ausência de vulcanismos, em função de não existir nesse ponto a subducção de placas tectônicas.

III. As áreas destacadas no mapa correspondem aos limites de placas tectônicas, que se movimentam como se estivessem à deriva.

IV. Os dobramentos jovens da Terra coincidem com as áreas de vulcanismo e terremotos, podendo-se destacar os Andes, na América do Sul, os Alpes e os Apeninos, na Europa, e o Atlas, na África.

Com base no mapa e nas afirmações, somente estão corretas:

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

7 – (Cesgranrio) Geomorfologia: As Camadas da Terra. Sobre os agentes que modelam o relevo terrestre, as modificações que ocorrem na crosta e as formas que assumem essas alterações, é INCORRETO afirmar que:

a) os movimentos tectônicos, que provocam dobras e falhas, são os mais duradouros e os que mais profundas alterações determinam nas paisagens.

b) o vulcanismo extrusivo determina derrames de rochas ácidas e básicas, sendo que as últimas formam depósitos mais extensos.

c) os falhamentos ocorrem, de um modo geral, em terrenos pouco resistentes, e são responsáveis pela formação de “horts” (blocos deprimidos) e “graben” (blocos levantados).

d) as águas correntes são os mais importantes agentes de erosão o sedimentação, exercendo sua ação, sobretudo por meio do trabalho fluvial.

e) a erosão eólia dá lugar a formas pitorescas (mais estreitas na base), em virtude da ação do vento ser mais intensa na superfície.

8 – (UFC) – Geomorfologia: As Camadas da Terra. A crosta terrestre é constituída por grande variedade de rochas, classificadas em ígneas, metamórficas e sedimentares, exemplificadas nos grupos abaixo.

I. Granito e basalto.

II. Gnaisse e mármore.

III. Arenito e calcário.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, exemplos de rochas ígneas e rochas sedimentares.

a) II e III.

b) I e II.

c) III e I.

d) II e I.

e) I e III.

9 – (Cesgranrio)Geomorfologia: As Camadas da Terra. Pelo menos, desde o fim do Pré-Cambriano, as áreas pertencentes a escudos não foram submetidas à ação de movimentos que caracterizam a orogênese. Assinale a opção que somente apresenta exemplos clássicos dessas áreas de escudo.

a) Canadense, Báltico, e Sul-Africano.

b) Andino, Báltico e Apalachiano.

c) Brasileiro, Havaiano e Sul-Africano.

d) Mexicano, Brasileiro e Californiano.

e) Apeninos, Cárpatos e Cáucaso.

10 – (UFC) – A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado Pangeia. O perfil do litoral de dois continentes possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale a opção que aponta corretamente esses continentes.

a) Oceania e América do Norte.

b) Europa e Oceania.

c) América do Sul e África.

d) África e América do Norte.

e) Antártica e Europa.

11 – (EsPCEX) Terremotos são fenômenos naturais que causam sérios transtornos à vida na Terra. O homem estuda-os há muito tempo, não conseguindo ainda prevê-los com confiabilidade, e muito menos controlá-los. A ciência já chegou a algumas conclusões, como, por exemplo, a de que os terremotos mais violentos são decorrentes de:

a) desmoronamentos internos da crosta terrestre.

b) tectonismos.

c) vulcanismos.

d) epicentrismos.

e) acomodações sedimentares.

12 – (UERJ) Geomorfologia: As Camadas da Terra.

Tremores na Itália

Desde 26 de setembro passado, quando um forte terremoto atingiu a Úmbria, matando 10 pessoas e causando grandes danos materiais, inclusive na Basílica de São Francisco, em Assis, esta região do Centro da Itália vem sofrendo abalos […]

Geomorfologia-As-Camadas-da-Terra

O fenômeno apresentado acima é resultado principalmente de:

a) instabilidade geológica com ocorrência de intensa atividade sísmica.

b) cristalização do material magmático no interior da Terra com expansão de gases.

c) movimentos de curta duração com localização distante das faixas de contato entre as placas tectônicas.

d) pressões verticais em camadas geológicas profundas com levantamento ou rebaixamento dos continentes.

Respostas dos Exercícios sobre Camadas da Terra

Exercício resolvido da questão 1 –

a) V, F, V, F, V

Exercício resolvido da questão 2 –

c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas “descontinuidades”.

Exercício resolvido da questão 3 –

d) I – Núcleo interno, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Crosta.

Exercício resolvido da questão 4 –

e) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.

Exercício resolvido da questão 5 –

e) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de agentes internos.

Exercício resolvido da questão 6 –

d) II e III.

Exercício resolvido da questão 7 –

c) os falhamentos ocorrem, de um modo geral, em terrenos pouco resistentes, e são responsáveis pela formação de “horts” (blocos deprimidos) e “graben” (blocos levantados).

Exercício resolvido da questão 8 –

e) I e III.

Exercício resolvido da questão 9 –

a) Canadense, Báltico, e Sul-Africano.

Exercício resolvido da questão 10 –

c) América do Sul e África.

Exercício resolvido da questão 11 –

b) tectonismos.

Exercício resolvido da questão 12 –

a) instabilidade geológica com ocorrência de intensa atividade sísmica.

Gostou dos nossos Exercícios sobre Camadas da Terra? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador