Geografia

Os 10 Melhores Exercícios sobre Atmosfera

Exercícios sobre AtmosferaExercícios sobre Atmosfera
Sala do Saber - melhor cursinho online

Existem cinco camadas que compõe a atmosfera. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Cada camada possui características próprias importantes. A pressão atmosférica depende da altitude, posição do corpo e outros fatores para ser compreendida. Leia o artigo e teste os seus conhecimentos com os exercícios sobre atmosfera.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Entender mais sobre determinados temas de Geografia é fundamental para quem deseja se sair bem na prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou exercícios sobre Atmosfera para você se preparar para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O que é Atmosfera?

A atmosfera é composta por camadas de gases que envolvem toda a superfície terrestre e é mantida ao redor do planeta por causa da força gravitacional. Ela é uma das principais responsáveis pela manutenção das formas de vida presentes na terra.

A camada atmosférica é composta principalmente pelo nitrogênio e oxigênio. Existem outros gases que compõem a atmosfera, como o argônio, o hélio, neônio e o dióxido de carbono. Eles são denominados gases nobres, pois são encontrados de forma mais rara.

Quais são as camadas da atmosfera?

A atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas:

  • Troposfera: é a camada mais importante, tanto para os estudos geográficos quanto para as práticas humanas. A partir dela, surgem os fenômenos meteorológicos.
  • Estratosfera: é importante pois é nessa camada que contém a camada de ozônio, que filtra os raios solares.
  • Mesosfera: essa camada está distante do calor médio da Terra. Sendo assim, a temperatura atmosférica é menor.
  • Termosfera: Contém gases ionizados que auxiliam na propagação de ondas de rádio.
  • Exosfera: é a camada onde os satélites artificiais estão localizados.

Veja a imagem abaixo:

Exercícios sobre Atmosfera

O que é Pressão Atmosférica?

A pressão atmosférica é a força exercida – por unidade de área – pela coluna de ar atmosférico que está acima de nós. A principal unidade que representa a pressão atmosférica é a atm (atmosfera) e o pascal (1 atm = 1,01.105 Pa).

A pressão depende da posição que o corpo está localizado na atmosfera, quanto maior for a altitude, menor será o módulo da pressão atmosférica.

A fórmula para calcular a pressão atmosférica é:

P = d.g.h

P: pressão

d: densidade (kg/m3)

g: gravidade

h: altura

Desenvolvemos um simulado online 100% gratuito para te ajudar a se preparar para o ENEM.

Exercícios sobre Atmosfera

Questão 1 sobre atmosfera – (UNIFEI)A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:

a) estratosfera.

b) troposfera.

c) mesosfera.

d) termosfera.

e) exosfera.

Questão 2 dos exercícios sobre atmosfera – (MACK)Foi da junção de duas palavras gregas, atmós (vapor) e sphaîra (esfera), que surgiu o nome dado à estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: a atmosfera. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados aos distúrbios climáticos atuais ocorrem. No nosso planeta, ela é formada por diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro.

A respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações I, II, III e IV.

I. A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.

II. A camada de ozônio (O3) concentra-se na termosfera. Formada há cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à vida, emitidos pelo Sol. Sabemos, porém, que, em decorrência da emissão crescente de CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios.

III. A mesosfera estende-se da estratosfera a até, aproximadamente, 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C.

IV. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, de metano, de óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a aceleração do aquecimento global.

Estão corretas:

a) I e II, apenas

b) I, II e III, apenas

c) II, III e IV, apenas

d) I, III e IV, apenas

e) I, II, III e IV

Questão 3 sobre atmosfera – (ENEM)A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como pode ser lido no seguinte texto:

“A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em atitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório”.

(Fonte: Placar, edição fev.1995.)

A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:

a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.

b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio.

c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico

d) menor pressão e maior temperatura.

e) maior pressão e menor temperatura.

Questão 4 dos exercícios sobre atmosfera – (UDESC/2008 – com adaptações) A atmosfera possui três principais camadas: a ionosfera, a estratosfera e a troposfera. Sobre a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:

a) O ozônio encontra-se na estratosfera.

b) A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.

c) O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea.

d) O ar, ao contrário da terra e da água, não transforma a energia solar em calor. Por isso, os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e incidem sobre a superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso, os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.

e) Na troposfera, os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.

Questão 5 sobre atmosfera – (IFMT/2016) A Circulação geral da atmosfera é um fenômeno dinâmico que ocorre na troposfera influenciado pelas diferenças de temperaturas, pressão e também pela rotação da Terra, sendo assim pode-se afirmar que

a) na área de alta pressão dos pólos, os ventos se dirigem até as zonas de baixa pressão na latitude 60º, desviando-se para o Oeste.

b) o ar ascendente do equador forma os ventos alísios, que se resfriam ao subirem, provocando queda de temperatura na região.

c) a zona de convergência intertropical (ZCIT) é onde ocorrem as maiores precipitações da Terra.

d) em razão do movimento de rotação, no hemisfério Sul, os ventos sofrem um desvio do Nordeste para o Sudeste e, no hemisfério Norte, do Sudeste para o Nordeste, fenômeno conhecido como efeito Coriolls.

e) a região próxima à linha do equador é de baixa pressão, para ela convergem as massas de ar tropical independente das estações do ano e do relevo.

  • Você já fez metade das questões sobre atmosfera. Continue com o bom trabalho!

Questão 6 dos exercícios sobre atmosfera – (Fac. Cultura Inglesa SP/2015)Na ciência da atmosfera, usualmente é feita uma distinção entre tempo e clima. Por___________nós entendemos o estado médio da atmosfera em curto prazo, geralmente diário, sendo um dos seus fenômenos____________. Por outro lado, o_____________abrange um maior número de dados por inferir observações contínuas durante um longo período, sendo um dos seus fatores_______________.

(John O. Ayoade. Introdução à climatologia para os trópicos, 2003. Adaptado.)

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

No que tange à climatologia, as lacunas do texto são,correta e respectivamente, preenchidas por:

a) tempo – a latitude – clima – a continentalidade

b) tempo – a chuva – clima – a altitude

c) tempo – a maritimidade – clima – os ventos

d) clima – o granizo – tempo – as massas de ar

e) clima – as correntes marítimas – tempo – a neve

Questão 7 sobre atmosfera – (UFRGS 2019) Assinale a afirmação correta sobre a atmosfera terrestre.

a) A atmosfera é mais densa em altas altitudes, e os gases mais abundantes são nitrogênio, vapor d’água e oxigênio.

b) A camada da atmosfera chamada estratosfera suporta a biosfera e é a principal região da atividade do tempo atmosférico.

c) Aproximadamente 90% do total da massa da atmosfera está na troposfera, onde a altitude da camada superior limite (tropopausa) varia conforme a estação e a latitude.

d) As temperaturas na troposfera aumentam em altitude, pois o ozônio absorve a radiação ultravioleta e a irradia em ondas longas.

e) A pressão do ar aumenta com a altitude, ao contrário da temperatura do ar, pois ela é produzida por movimento, tamanho e número de moléculas do ar.

Questão 8 dos exercícios sobre atmosfera – (Udesc 2018) A existência de vida no planeta Terra está associada a um fenômeno natural, o qual permite o equilíbrio térmico na atmosfera por meio da reflexão e absorção dos raios solares. Se este fenômeno não existisse, a temperatura média da superfície terrestre poderia ser inferior a -18 °C. Esse fenômeno natural, ao qual a informação se refere, é denominado:

a) Aquecimento global.

b) Efeito estufa.

c) Radiação ultravioleta.

d) Inversão térmica.

e) El Niño.

Questão 9 sobre atmosfera – (Famerp 2014) Em estudos de Geografia Física, um dos fenômenos climáticos que possui destaque é o efeito estufa, caracterizado como

a) um fenômeno antrópico originado pela combinação de gás carbônico e água na atmosfera, capaz de causar danos em coberturas vegetais durante as precipitações.

b) um fenômeno natural que dissipa o calor presente em superfície, para que as temperaturas médias do planeta não atinjam valores elevados.

c) um fenômeno natural que retém parte do calor irradiado pela superfície terrestre e partículas de gases e de água em suspensão.

d) um fenômeno antrópico intensificado pela urbanização e industrialização mundial que absorve poluentes como o metano e os clorofluorcarbonetos.

e) um fenômeno natural intermitente de resfriamento das águas oceânicas, que provoca alterações da direção dos ventos e massas de ar.

Questão 10 dos exercícios sobre atmosfera – (UEA 2019) Ninguém duvida que o problema essencial da mudança climática seja o aquecimento provocado pelo efeito estufa. Nem que sejam gases como vapor d’água, dióxido de carbono ou metano os principais causadores do aumento da temperatura ambiente. Uma função que é, aliás, positiva. Se não ocorresse, a humanidade nem sequer existiria, pois a temperatura média do planeta seria 33 graus inferior à que temos.

José Eli da Veiga. A emergência socioambiental, 2015.

Um dos principais problemas desencadeados pelo efeito estufa diz respeito

a) ao aquecimento espacialmente desigual que ele traz à superfície terrestre.

b) à sua responsabilidade na determinação pouco precisa das estações do ano.

c) à revisão das unidades climáticas que o aquecimento terrestre fomenta.

d) ao aumento excessivo do aquecimento que ele tem provocado.

e) à sua interferência na composição química da atmosfera.

Agora que já respondeu todos os exercícios sobre atmosfera, confira no gabarito as respostas.

Gabarito dos Exercícios sobre Atmosfera

Exercício resolvido da questão 1

b) troposfera.

Exercício resolvido da questão 2

d) I, III e IV, apenas

Exercício resolvido da questão 3

a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.

Exercício resolvido da questão 4

e) Na troposfera, os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.

Exercício resolvido da questão 5

c) a zona de convergência intertropical (ZCIT) é onde ocorrem as maiores precipitações da Terra.

Exercício resolvido da questão 6

b) tempo – a chuva – clima – a altitude

Exercício resolvido da questão 7

c) Aproximadamente 90% do total da massa da atmosfera está na troposfera, onde a altitude da camada superior limite (tropopausa) varia conforme a estação e a latitude.

Exercício resolvido da questão 8

b) Efeito estufa.

Exercício resolvido da questão 9

c) um fenômeno natural que retém parte do calor irradiado pela superfície terrestre e partículas de gases e de água em suspensão.

Exercício resolvido da questão 10

d) ao aumento excessivo do aquecimento que ele tem provocado.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.