Geografia

Exercícios sobre Atmosfera

Exercícios sobre AtmosferaExercícios sobre Atmosfera

Existem cinco camadas que compõe a atmosfera. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Cada camada possui características próprias importantes. A pressão atmosférica depende da altitude, posição do corpo e outros fatores para ser compreendida. Leia o artigo e teste os seus conhecimentos com os exercícios sobre atmosfera.

Entender mais sobre determinados temas de Geografia é fundamental para quem deseja se sair bem na prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou exercícios sobre Atmosfera para você se preparar para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Atmosfera

A atmosfera é composta por camadas de gases que envolvem toda a superfície terrestre e é mantida ao redor do planeta por causa da força gravitacional. Ela é uma das principais responsáveis pela manutenção das formas de vida presentes na terra.

A camada atmosférica é composta principalmente pelo nitrogênio e oxigênio. Existem outros gases que compõem a atmosfera, como o argônio, o hélio, neônio e o dióxido de carbono. Eles são denominados gases nobres, pois são encontrados de forma mais rara.

A atmosfera é dividida em cinco camadas:

  • Troposfera: é a camada mais importante, tanto para os estudos geográficos quanto para as práticas humanas. A partir dela, surgem os fenômenos meteorológicos.
  • Estratosfera: é importante pois é nessa camada que contém a camada de ozônio, que filtra os raios solares.
  • Mesosfera: essa camada está distante do calor médio da Terra. Sendo assim, a temperatura atmosférica é menor.
  • Termosfera: Contém gases ionizados que auxiliam na propagação de ondas de rádio.
  • Exosfera: é a camada onde os satélites artificiais estão localizados.

Veja a imagem abaixo:

Exercícios sobre Atmosfera

O que é Pressão Atmosférica?

A pressão atmosférica é a força exercida – por unidade de área – pela coluna de ar atmosférico que está acima de nós. A principal unidade que representa a pressão atmosférica é a atm (atmosfera) e o pascal (1 atm = 1,01.105 Pa).

A pressão depende da posição que o corpo está localizado na atmosfera, quanto maior for a altitude, menor será o módulo da pressão atmosférica.

A fórmula para calcular a pressão atmosférica é:

P = d.g.h

P: pressão

d: densidade (kg/m3)

g: gravidade

h: altura

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Desenvolvemos um simulado online 100% gratuito para te ajudar a se preparar para o ENEM.

Exercícios sobre Atmosfera

1 – (UNIFEI)A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:

a) estratosfera.

b) troposfera.

c) mesosfera.

d) termosfera.

e) exosfera.

2 – (MACK)Foi da junção de duas palavras gregas, atmós (vapor) e sphaîra (esfera), que surgiu o nome dado à estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: a atmosfera. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados aos distúrbios climáticos atuais ocorrem. No nosso planeta, ela é formada por diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro.

A respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações I, II, III e IV.

I. A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.

II. A camada de ozônio (O3) concentra-se na termosfera. Formada há cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à vida, emitidos pelo Sol. Sabemos, porém, que, em decorrência da emissão crescente de CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios.

III. A mesosfera estende-se da estratosfera a até, aproximadamente, 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C.

IV. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, de metano, de óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a aceleração do aquecimento global.

Estão corretas:

a) I e II, apenas

b) I, II e III, apenas

c) II, III e IV, apenas

d) I, III e IV, apenas

e) I, II, III e IV

3 – (ENEM)A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como pode ser lido no seguinte texto:

“A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em atitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório”.

(Fonte: Placar, edição fev.1995.)

A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:

a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.

b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio.

c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico

d) menor pressão e maior temperatura.

e) maior pressão e menor temperatura.

4 – (UDESC/2008 – com adaptações) A atmosfera possui três principais camadas: a ionosfera, a estratosfera e a troposfera. Sobre a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:

a) O ozônio encontra-se na estratosfera.

b) A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.

c) O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea.

d) O ar, ao contrário da terra e da água, não transforma a energia solar em calor. Por isso, os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e incidem sobre a superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso, os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.

e) Na troposfera, os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.

5 – (IFMT/2016) A Circulação geral da atmosfera é um fenômeno dinâmico que ocorre na troposfera influenciado pelas diferenças de temperaturas, pressão e também pela rotação da Terra, sendo assim pode-se afirmar que

a) na área de alta pressão dos pólos, os ventos se dirigem até as zonas de baixa pressão na latitude 60º, desviando-se para o Oeste.

b) o ar ascendente do equador forma os ventos alísios, que se resfriam ao subirem, provocando queda de temperatura na região.

c) a zona de convergência intertropical (ZCIT) é onde ocorrem as maiores precipitações da Terra.

d) em razão do movimento de rotação, no hemisfério Sul, os ventos sofrem um desvio do Nordeste para o Sudeste e, no hemisfério Norte, do Sudeste para o Nordeste, fenômeno conhecido como efeito Coriolls.

e) a região próxima à linha do equador é de baixa pressão, para ela convergem as massas de ar tropical independente das estações do ano e do relevo.

6 – (Fac. Cultura Inglesa SP/2015)Na ciência da atmosfera, usualmente é feita uma distinção entre tempo e clima. Por___________nós entendemos o estado médio da atmosfera em curto prazo, geralmente diário, sendo um dos seus fenômenos____________. Por outro lado, o_____________abrange um maior número de dados por inferir observações contínuas durante um longo período, sendo um dos seus fatores_______________.

(John O. Ayoade. Introdução à climatologia para os trópicos, 2003. Adaptado.)

No que tange à climatologia, as lacunas do texto são,correta e respectivamente, preenchidas por:

a) tempo – a latitude – clima – a continentalidade

b) tempo – a chuva – clima – a altitude

c) tempo – a maritimidade – clima – os ventos

d) clima – o granizo – tempo – as massas de ar

e) clima – as correntes marítimas – tempo – a neve

Agora que já respondeu todos os exercícios sobre atmosfera, confira no gabarito as respostas.

Respostas dos Exercícios sobre Atmosfera

Exercício resolvido da questão 1

b) troposfera.

Exercício resolvido da questão 2

d) I, III e IV, apenas

Exercício resolvido da questão 3

a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.

Exercício resolvido da questão 4

e) Na troposfera, os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.

Exercício resolvido da questão 5

c) a zona de convergência intertropical (ZCIT) é onde ocorrem as maiores precipitações da Terra.

Exercício resolvido da questão 6

b) tempo – a chuva – clima – a altitude

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador